quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mulheres que sofrem de enxaqueca com aura têm mais risco de desenvolver AVC

No decorrer da vida, é comum a manifestação de algumas ‘doenças’ que incomodam nosso dia a dia. Poucas horas de sono, má alimentação, estresse, pré-disposição genética... Estes são alguns itens que favorecem a enfermidades como as enxaquecas.

Mas o que é enxaqueca? Trata-se de um desequilíbrio químico no cérebro que envolve hormônios e substâncias denominadas peptídeos, que resulta em outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais. Assim, o paciente pode manifestar diversos sintomas. Dentre eles, o mais comum são as dores de cabeça, moderadas ou fortes. Incomodo a claridade, ao barulho, cheiros e visão embaraçada também são associados à enxaqueca.

Segundo pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo de hoje, cerca de 15% da população sofre de enxaqueca. Para os que apresentam enxaqueca com aura (caracterizada por alguns sintomas neurológicos, principalmente visuais que aparecem antes da dor) têm 73% mais risco de desenvolver um AVC isquêmico, que é um acidente vascular cerebral causado pela obstrução de um vaso do cérebro, que resulta na falta de circulação na região. Isso corre devido à diminuição da atividade dos neurônicos na parte posterior do cérebro, responsável pela visão.

Pesquisadores concluíram que entre as mulheres, o risco é duas vezes maior; idade inferior a 45 anos, tabagismo e o uso de anticoncepcionais hormonais também representam maior risco de derrame aos pacientes do sexo feminino. O motivo é que os hormônios aumentam a viscosidade e coagulação do sangue, o que pode causar o entupimento do vaso sanguíneo. Já o tabagismo, propicia a formação de placas dentro do vaso.

Mulheres que têm enxaqueca com aura devem fazer acompanhamento médico regular. Associado a isso é importante controlar o nível de colesterol e hipertensão. Por isso, fique atenta! Cuide da sua saúde!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CONSEG LAPA RECEBE VEREADOR PAULO FRANGE

Ontem, dia 26, vereador PAULO FRANGE esteve no Centro Universitário São Camilo, em reunião com moradores da Lapa juntamente com o Conseg, a delegada Dra. Gabriela do 7o DP, representantes da SPTrans, CET, Polícia Militar e Ongs para debater as principais necessidades do bairro. Entre os assuntos abordados, PAULO FRANGE detalhou a atual situação da Operação Urbana Água Branca. Ele apresentou as propostas que a EMURB trouxe à Câmara Municipal na semana passada. E colocou sua opinião em algumas ressalvas sobre as intervenções necessárias para o novo projeto.

Esteve presente também, uma representante do ‘Movimento Boa Praça’ que apresentou projetos de revitalização e conservação para as praças da região. No último domingo de cada mês realizam piqueniques comunitários com parcerias de empresas privadas que levam para a comunidade a oportunidade de obter informação e recreação como, orientações de saúde, aprender a desenhar grafite, mosaico, ‘troca troca cultural’ incentivando a prática da leitura, entre outros. E além disso, os freqüentadores se tornam zeladores das praças melhorando suas condições dia a dia.

Entre as praças beneficiadas estão, "Praça Amadeu Decome", "Praça Françóis Belanger" e a "Praça Paulo Schiesari", esta última denominada através da Lei 12.871/1999 de autoria do vereador PAULO FRANGE.


domingo, 25 de outubro de 2009

PARABÉNS...

AMIGO DENTISTA!

A escolha da profissão é uma decisão difícil e crucial na vida de todos. Mas, certamente, cada um de nós temos múltiplos talentos e habilidades. Você optou por zelar pela saúde bucal dos seres humanos! Sem dúvida, em sua formação foi preciso muita dedicação, seriedade, horas de estudo e pesquisas. Tudo isso lhe confere muito louvor!

É por acreditar no seu profissionalismo, seriedade e ética que entregamos a você nossa confiança. Sabendo que seu principal objetivo é contribuir de maneira significativa na vida dos pacientes que almejam um sorriso saudável e esteticamente bonito.

Hoje, quero parabenizá-lo pelo seu dia, pela expressiva dedicação diária. Sem dúvida, é merecedor de respeito e reconhecimento.


FELIZ DIA DO DENTISTA!

sábado, 24 de outubro de 2009

PAULO FRANGE ENTREGA MEDALHA ANCHIETA E DIPLOMA DE GRATIDÃO AO PROF REINALDO PASSADORI

Ontem, 23, na Câmara Municipal de São Paulo, VEREADOR PAULO FRANGE entregou Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao professor Reinaldo Passadori, (escritor, palestrante, professor e especialista em Recursos Humanos, Comunicação e Programação Neurolinguística).

Paulistano do bairro do Jaçanã, Reinaldo é presidente e criador do Instituto Passadori, que existe desde 27 de outubro de1984. “A comunicação é uma ferramenta para se alcançar o sucesso na vida. Mesmo assim, com raras exceções, as escolas não preparam a pessoa para falar. Dificuldades como timidez, medo e ansiedade atrapalham a entrada no mundo corporativo. Nós oferecemos cursos que ensinam organizar melhor as ideias , trabalhar com a postura, entre outras coisas”, explicou o homenageado

“Reinaldo ensina as pessoas a romper a barreira do medo. Pessoas simples que passam a trabalhar falando com desenvoltura. Ele é um facilitador das relações humanas, produzindo pessoas mais capacitadas promovendo a auto-estima”, afirma o VEREADOR PAULO FRANGE.

Presidente e Fundador do Instituto Passadori, Prof. Reinaldo já treinou mais de 45.000 profissionais. Nesta, próxima terça-feira, o Instituto comemora 25 anos de sucesso. Durante esse tempo promoveu soluções de Comunicação Verbal aplicada ao negócio e a Comunicação Empresarial de várias empresas listadas entre as 500 Melhores & Maiores no Brasil.

Atualmente, o presidente do Instituto marca sua presença como convidado especial de programas de rádio, mídia impressa, internet e TV. Reinado é articulista da revista Você S.A. da Editora Abril, além de eventualmente colaborar com diversos portais especializados em consultoria de negócios com ênfase em comunicação, tais como a Revista Seguro Total, o Portal Consultores, o Portal RH, o Jornal de Comunicação Corporativa, a Rádio Mega Brasil, o Jornal Carreira & Sucesso.

Participaram da mesa solene, além do vereador e do homenageado, Alexandre Grett, editor e Publisher da Revista Gestão & RH; Amadeu Gonçales Filho, Antonio Geraldo Wolff, presidente do Conselho Deliberativo da AAPSA; Edna Vasselo Goldoni, superintendente Comercial da Admix; José Maurício da Fonseca Maia, executivo de Marketing da Sabesp; Milton Luis Figueiredo Pereira Maia, diretor de desenvolvimento humano para a América Latina da Serasa Experian; Orlando Franzini, diretor CTO Comunicação Total; Roberto Wong, CEO DA Roberto Wong Consultoria Executiva; Vanderlei Macris, deputado federal; João Albana Carvalho, coordenador regional da 1º Região Maçônica.

Crédito das fotos: RenattodSousa

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOVAS REGRAS PARA TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Nesta quinta-feira, o jornal Estado de São Paulo divulgou uma notícia importante, de caráter social que traz esperança a muitas famílias: a partir de hoje, passa a vigorar uma nova regulamentação do Sistema Nacional de Transplantes, que prioriza crianças e jovens menores de 18 anos a receber doação de órgão de pessoas da mesma faixa etária.

Outra mudança é que este público passa a ter direito a se inscrever em transplante de rim, sem a necessidade de entrar na fase terminal ou ter indicação para diálise. Além disso, doadores que tenham doenças transmissíveis, como hepatite, podem doar seus órgãos a portadores da mesma enfermidade.

Para quem conhece e precisa sabe que as filas de espera para receber órgãos são demoradas. Esta legislação determina que até o final do ano seja implantado um sistema informatizado, que permitirá à equipe médica a atualização online do prontuário do paciente. Isso pode garantir transparência a quem precisa receber a doação, pois o paciente tem acesso via internet para acompanhar sua posição e o andamento da fila.

Será possível ter um controle maior sobre a ordem correta de cada paciente, inibindo também a comercialização de órgãos como fígado e rim, que podem ser doados em vida. A doação entre pessoas que não são parentes passa a depender do aval de uma comissão de ética formada por funcionários dos hospitais, procedimento que antes era possível somente mediante ordem judicial.

Campanhas para dar agilidade à captação de prováveis doadores serão criadas pelo Governo; cem equipes de Organizações de Procura de Órgãos, formada por médico, enfermeiro e auxiliar administrativo terão a missão de estimular as equipes intra-hospitalares a identificar e buscar consentimento das famílias.

Fica aqui esta importante informação de relevância para todos nós.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PAULO FRANGE QUESTIONA RUBENS CHAMMAS SOBRE OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA



Hoje, 21, pela manhã, a Comissão de Política Urbana recebeu novamente Rubens Chammas, diretor da EMURB, para prestar esclarecimentos sobre a Operação Urbana Água Branca.

De acordo com a apresentação, as premissas visam priorizar o público que utiliza os equipamentos de transporte já existentes, diversificar a atividade econômica, aproximar moradia e emprego, e aperfeiçoar os equipamentos instalados. Os recursos gerados na Operação já ultrapassam R$ 72 milhões.

O vereador Paulo Frange (PTB) questionou: “quando vamos receber um projeto de lei para diminuir nossa tensão com o tema? Pois, até o momento, não conseguimos nenhum avanço em drenagem, por exemplo. As enchentes continuam na região.”

Chammas ressaltou que “a revisão da lei depende uma série de estudos, e, desde 2007, a Prefeitura tem se esforçado para realizar estudos de drenagem, do sistema viário e de áreas verdes, para posteriormente apresentar outro projeto de lei.” Chammas ainda reiterou que no site da Emurb todos os protocolos e contratos podem ser encontrados, pois “a intenção é dar a maior transparência possível a respeito do assunto.” Ainda de acordo com ele, o objetivo “é consolidar todos os estudos já feitos.”

Afirmou também que inicialmente houve dificuldade em se conseguir investimentos da iniciativa privada. “A lei da Operação Urbana previa uma série de intervenções no sistema viário, sistema de drenagem e habitação social e estamos agora perseguindo isso. O principio base de uma Operação Urbana é que ela arrecade o suficiente para contratar projetos, algumas consultorias e as obras. Porém, só conseguimos recursos a partir de 2006 para a realização das propostas porque a iniciativa privada começou a “ descobrir” aquela região”, justificou Chammas.

"A Operação Urbana Água Branca é nociva para a região de sua aplicabilidade. Foi estudada no início da década de 90 e aprovada em 1995. Em comparação com as outras operações do município, esta é, sem dúvida, a pior de todas, principalmente em legislação. Não atingiu nenhum dos seus objetivos reais: melhorar o sistema viário, qualificar e requalificar a região, tudo em busca da melhoria da qualidade de vida. Entretanto, trouxe consigo, muito trânsito, a região virou rota de fuga das avenidas principais atendendo os milhares de motoristas da Zona Oeste, as enchentes continuaram e a situação se agrava a cada dia que passa, o ruído e a poluição estão no mesmo ritmo. Hoje, com R$ 61 milhões em caixa e nada foi feito efetivamente pela EMURB, gestora da Operação Urbana Água Branca. A não ser manter o dinheiro aplicado ao longo do tempo, o que gerou no mercado financeiro quase R$ 10 milhões. Sem dúvida, essa não é a finalidade da Operação Urbana.", explica o vereador PAULO FRANGE.

O objetivo geral é promover o desenvolvimento urbano e melhorar a qualidade de vida dos atuais e dos futuros moradores da região da Água Branca, promovendo a valorização da paisagem urbana, a melhoria da infra-estrutura e da sua qualidade ambiental.

Durante esse período, o vereador PAULO FRANGE vem brigando para o seu cumprimento da Operação e, pedindo atenção do Poder Público.
Depois de 14 anos, quase nada foi feito. Em 29 de abril de 2009, os vereadores da Comissão de Política Urbana, na qual PAULO FRANGE é membro, convocaram a EMURB (Empresa Municipal de Urbanização), órgão que coordena a Operação Urbana Água Branca, para prestar esclarecimentos. Apesar das mudanças que a região sofreu ao longo do tempo nenhuma mudança foi realizada no projeto inicial. Contudo, a EMURB concordou com a necessidade de apresentação de um novo projeto de lei com atualizações. E comprometeu-se em enviar à Câmara Municipal ainda no primeiro semestre deste ano.

“Entretanto, apresentei quatro indicações encaminhadas à Secretaria da Habitação, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e ao Prefeito de São Paulo, no qual pugnei pelo encaminhamento de novo projeto sobre a Operação Água Branca em caráter de urgência, bem como solicitei a suspensão em todas as instâncias de aprovação de projetos/plantas na referida região, tendo em vista que a iniciativa privada vem promovendo a rápida aprovação de plantas no entorno, o que certamente tornaria em vão a apreciação e cotação de novo projeto.”, relata o vereador PAULO FRANGE.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CPI DISCUTE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS

Em reunião ordinária da CPI de Danos Ambientais estiveram presentes a empresa de Águas Petrópolis, e a Água Mineral Cristalina.

Por solicitação da CPI a Empresa de Águas Petrópolis, vai pagar a realização de análises bacteorológica e de radioatividade de suas águas minerais em laboratório. A escolha fica por conta dos componentes da CPI, conforme determina legislação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Informações técnicas

“As informações dadas pelos representantes da Petrópolis e Cristalina são bastante técnicas. E a discussão quando caminha pela área técnica nós temos de buscar entender e administrar essa informação. O grande problema que o vereador tem numa CPI, quando esbarra numa técnica difícil, é administrar a informação”, reagiu o vereador Paulo Frange (PTB).

Frange explicou: “os números e informações que nós tínhamos vieram de grupos técnicos, mas não com uma expertise tão grande quanto nós encontramos quando falamos com técnicos de empresas que estão instaladas há décadas”.

O vereador disse que agora que “a CPI vai confrontar as informações e buscar outras com a Cetesb, Cnen, Covisa para que possamos ter um juízo de valor a respeito de cada uma dessas situações”.

Para Frange foi “consistente a discussão, porque vieram pessoas preparadas para responder, trouxeram informações novas e nos deram a oportunidade de refazer os exames que estamos em dúvida, assumindo eles o ônus dessas análises”.

A preocupação com relação à contaminação das águas das duas empresas se deve ao fato que de que as fontes se localizam próximas a uma área contaminada por resíduos radioativos da Nuclemon e resíduos organoclorados da Novartis.

Olívia, representante da Cristalina, tranquilizou os vereadores, informando que, por determinação do Ministério Público, foram realizadas análises a cada três meses durante três anos e não foi detectada contaminação da água.

Já o presidente da Petrópolis destacou que a conformação geológica do terreno onde se encontram as fontes impede a contaminação de seu produto. E esclareceu que a água mineral de sua empresa não é captada do lençol freático. “A nossa água é retirada a partir de 130 metros de profundidade (Fonte Santa Ana), a 300 metros (Fonte Santa Lúcia) e a 500 metros de profundidade (Fonte Santa Catharina), todas localizadas no aquífero contido, onde as águas estão armazenadas de 500 a mil anos”, informou Lopes Júnior.
Crédito da Foto: Juvenal Pereira

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE RECEBE PRÊMIO DE MELHOR VEREADOR DE 2009

Na noite do dia 19, no espaço Hasbaya, vereador PAULO FRANGE recebeu prêmio referência como melhor vereador de 2009 de iniciativa do Jornal Notícias e Negócio.

Acompanhe abaixo algumas fotos do evento:

domingo, 18 de outubro de 2009

AMIGO MÉDICO...

Quando nascemos, recebemos diferentes missões.
A sua é zelar pela saúde!

Não basta ter a técnica que os anos de trabalho trataram de lhe oferecer. É preciso ter ética acima de tudo, para poder perceber e compreender as necessidades de cada ser humano.

Na luta pela vida, você opera milagres e trás luz aos corações descompassados. Como colega de trabalho, despido de roupagem política, hoje, paro para cumprimentá-lo pelo seu dia.


FELIZ DIA DO MÉDICO!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LENTES DE CONTATO DEVEM SER LIMPAS COM PRODUTO ESPECÍFICO

Geralmente quem adere ao uso das lentes de contato precisa ter alguns cuidados, principalmente na higienização diária que muitas vezes é realizada com soro fisiológico. Esta é uma prática comum. O problema é que o uso incorreto delas e a utilização do soro podem causar sérias infecções e alergias nos olhos, alterações na superfície da córnea e conjuntivite. Além disso, em alguns casos específicos o usuário sofre com a descamação superficial da córnea devido à úlcera de córnea, desenvolvida pelo acúmulo de micro-organismos, ocasionando a inflamação e até a perfuração da córnea.

Segundo o Jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (14), a substância não limpa nem desinfeta corretamente a lente de contato, favorecendo ao acúmulo de bactérias, gordura e proteínas. A maioria dos soros vendidos em farmácias contém em sua composição substâncias química que podem ser tóxicas.

Aos que optam por higienizar as lentes com o soro fisiológico acabam sentindo o desconforto com o olho irritado e vermelho. Quando isso ocorre, a pessoa atribui este efeito a lente, mas, na verdade, o que ocasiona isso é o soro, usado para limpar ou pingado diretamente nos olhos. Por isso o recomendado é desinfetar as lentes diariamente com o produto específico conhecido como solução multiúso para limpeza das lentes. É fundamental também limpar o estojo uma vez por semana e trocá-lo a cada três meses para evitar a adesão de bactérias. Certamente, com estes pequenos cuidados é possível proteger os olhos e evitar muitos problemas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS PELO SEU DIA!


AMIGO PROFESSOR!

Ser professor é optar por uma profissão indispensável na vida de todos os seres humanos. Afinal, você é responsável por exercer a nobre função de educar, ensinar e orientar àqueles que buscam o conhecimento. Seu papel é ser o canal para novas descobertas. Para isso, contamos com sua especial forma de lidar com as pessoas, sempre benevolente e paciente. Porém, esta é uma jornada que requer muito estudo, disciplina, organização e dedicação.

É admirável sua capacidade de liderança e dinamismo. Sem dúvida é imensa sua satisfação a cada conquista no desenvolvimento do aluno durante o processo de aprendizado. Para um mestre como você, a educação de qualidade é prioridade! Mas, não é nada fácil ensinar... Certamente, não basta ter a técnica que os anos de trabalho trataram de lhe oferecer. Acima de tudo, para lecionar é preciso ter ética e seriedade.

Seguramente nobres profissionais como você, já fizeram parte da vida de cada um de nós. É uma das profissões mais antigas e importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela para obter sucesso. Sabedoria, competência, força de vontade, sensibilidade... Isso faz parte do seu profissionalismo, movido pelo amor da arte de ensinar. É louvável seu empenho em acompanhar as atuais tendências educacionais.

Sem dúvida, somos gratos pelo seu árduo trabalho, merecedor de respeito e reconhecimento. Como ser humano e profissional, hoje, paro para cumprimentá-lo pelo seu dia. Meus sinceros agradecimentos por fazer parte da minha vida.


FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

HORÁRIO DE VERÃO ALTERA RITMO DO ORGANISMO

Esse fim de semana a população paulistana terá que se adaptar ao novo ritmo: o horário de verão.

Às 0h do próximo domingo todos deverão adiantar uma hora seus relógios. O nobre objetivo, como já se conhece, é melhorar o aproveitamento de energia elétrica.

Mas como tudo na vida os fatores positivos e negativos estão presentes, é preciso lembrar os danos que essa mudança causa no organismo do ser humano.

Especialistas afirmam que o corpo leva mais de uma semana para assimilar as mudanças.

Segundo reportagem do Site Globo.com, o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o organismo trabalha dentro de um ritmo de 24 horas e a mudança de horário atrapalha esse funcionamento.

“É como se todo esse ritmo começasse mais cedo, o que afeta todo o organismo. Mexe com a produção e a curva de hormônio, a produção de melatonina etc. No relógio mecânico, basta adiantar ou atrasar uma hora. No nosso relógio biológico não é só dar uma volta no ponteiro.”

O médico disse que a maior parte da população dorme entre 23h e 7h, em média, mas existe um grupo com características próprias – correspondente a 10% da população brasileira – que acaba dormindo muito cedo ou muito tarde.
“90% da população têm uma certa flexibilidade, demora uma semana, mas acaba se adaptando até o organismo entrar no ritmo novo. No entanto, especialmente os que dormem tarde e acordam tarde têm dificuldade maior de adaptação, justamente porque já têm dificuldade de dormir cedo”, afirmou.

Para o neurologista, principalmente quem costuma acordar sem despertador precisa redobrar o cuidado nos primeiros dias após o horário de verão entrar em vigor. “Há uma tendência natural a dormir tarde. É o que acontece nas férias e nos fins de semana. As crianças também, até porque o horário escolar já é muito cedo.”

Os profissionais que atuam em áreas que exigem muita atenção e que impõem rotinas muito irregulares de trabalho, como motoristas e plantonistas, estão entre os mais prejudicados pela mudança de horário.

O QUE FAZER PARA AMENIZAR OS TRANSTORNOS?

Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar, aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse. Quando chegar a hora de deixar a cama, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar.

Outra dica para os primeiros dias do horário de verão é evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas. O álcool pode dar a sensação de um gostoso relaxamento, mas pode retardar o sono. É bom procurar não pular as refeições. Isso pode causar queda no nível de açúcar, o que resultará em cansaço, e não reservar um prato pesado como último do dia, você terá mais dificuldades para adormecer.

Um banho quente antes de ir para cama pode ser uma boa alternativa caso o sono esteja demorando para chegar. Não tenha pressa, esqueça o relógio. Feche bem as cortinas, escureça seu quarto, não tente ficar lendo e vendo TV ao mesmo tempo. E não fique cobrando resultados.

A alimentação também tem grande participação nesse processo. É preciso que as pessoas não passem longos períodos sem alimentação, mas que evitem pratos pesados em diferentes horários. Dessa forma elas podem se sentir mais fortalecidas para responder às necessidades impostas pelos horários.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AMIGO AÇOUGUEIRO - HOJE É SEU DIA!

Hoje, comemoramos o seu dia! Parabéns açougueiro! Afinal, você merece esse reconhecimento. Em sua atividade profissional você é o canal entre o produtor e consumidor. É graças ao seu trabalho a carne chega fresquinha até a mesa dos brasileiros.

Casas especializadas em carnes, frigoríficos, mercados, supermercados... Nesta atividade profissional, você precisa acompanhar desde o recebimento das peças de carnes, verificar sua qualidade, separá-las e armazená-las com segurança e higiene. E além do mais, é necessário entender toda a anatomia aviária, bovina e suína, suas características, formas de corte e técnicas para o melhor preparo e degustação. Por isso, só um especialista como você

Para tanto, seu carisma e percepção são essenciais para atender a preferência de cada cliente. Certamente, seu papel é fundamental e insubstituível para a alimentação e qualidade da saúde humana que tanto necessita das proteínas provenientes das carnes.

Sem dúvida, somos gratos pelo seu trabalho, merecedor de respeito. Como ser humano e profissional, hoje, paro para cumprimentá-lo pelo seu dia. Meus sinceros agradecimentos por fazer parte da minha vida.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PROJETO DE LEI PEDE ATENÇÃO QUANTO AO DESCARTE DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES

Economizar é algo difícil para todas as pessoas. Quando se trata de energia elétrica, esta prática requer bom senso e consciência. Mesmo assim, existem excelentes alternativas que contribuem de forma significativa para poupar energia. Uma delas é o uso das lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas fluorescentes são capazes de reduzir o consumo de energia em até 80%. Hoje, ela conquistou o gosto da população, estando presente em 27% dos lares brasileiros. Porém, sua utilização e descarte requerem cuidados especiais, uma vez que quebrada ou rompida acaba por liberar vapores provenientes do mercúrio existente em seu interior. Este é um dos principais componentes da lâmpada fluorescente, um metal pesado, extremamente tóxico e altamente nocivo para o meio ambiente e para a saúde humana. Seu contato direto pode desencadear problemas no sistema nervoso central e no sangue.

Quantas vezes já jogamos pilhas e lâmpadas fluorescentes no lixo? Pois é, muitos ainda fazem isso por falta de informação ou opção para depositarem estes objetos. Na verdade, são diversos os impactos que eles podem causar no ambiente. Pensando nisso, elaborei o Projeto de Lei nº 219/2009, que “torna obrigatório que os estabelecimentos situados no Município de São Paulo, que comercializem lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e acumuladores de energia coloquem à disposição dos consumidores sistemas de coleta quando descartadas ou inutilizadas”.

Há, contudo, a necessidade de educar e orientar a população quanto à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final desses geradores de energia, para finalmente sofrerem o processo de descontaminação, sendo separado o mercúrio (que é reutilizado), do metal e do vidro. Por isso, tenha consciência! Nunca jogue nenhum objeto gerador de energia diretamente no lixo, evitando diversas contaminações no meio ambiente. A iniciativa de proteger a natureza é competência do Poder Público e de cada munícipe. Temos o deve de contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta. Esta é uma luta de todos nós!

FIM DA CONTAMINAÇÃO NA ÁREA DE SÃO MATEUS!

Em reunião ordinária da CPI Danos Ambientais de ontem, os vereadores receberam a visita de representantes da Covisa que trouxeram boas notícias: cessou a contaminação do solo e das água causada por empresas recicladoras de alumínio que estavam instaladas na região da Estrada do Palanque, próxima ao Córrego Aricanduva, em São Mateus, na zona leste.

A novidade foi anunciada pela coordenadora da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), Inês Suarez Romano. “A apresentação da doutora Inês demonstrou que a ação efetiva desenvolvida pela Covisa desde 2004 na região fez com as empresas de reciclagem de alumínio encerrassem suas atividades em São Mateus”, destacou o vereador Paulo Frange (PTB). “Toda aquela região do Aricanduva, de preservação, que estava degradada, com a destruição da vegetação e com o solo e a água contaminada por alumínio, com os detritos sendo jogados no Córrego Aricanduva , foi recuperada e os moradores não estão mais se queixando do cheiro de amônia.”

Na opinião de Frange a descontaminação do local é importante “porque está comprovado que há uma incidência muito maior de alumínio no cérebro das pessoas que morreram com Mal de Alzenheimer ou da doença de Parkinson, conforme confirmaram as necropsia. O acúmulo do alumínio no organismo das pessoas é danoso e perigoso, pois provoca alterações de eletrocelafo, letargia e irritabilidade. Nos países que têm maior concentração de alumínio na água e no solo é maior a incidência de Alzenheimer do que nos países que não têm alumínio na água e no solo”.

Daee e Anatel

Já os vereadores não ficaram satisfeitos com as informações dadas pela diretora de Outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Leila Gomes, e do representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Everaldo Gomes Ferreira.

“Nós ficamos preocupados com a exposição feita pela representante do Daee, pois depois de 28 anos da denúncia da existência de contaminação das águas subterrâneas da região sul da cidade, mais especificamente na de Jurubatuba, ela fez uma apresentação a respeito de um relatório da Servmar, contratada pelo Daee, para fazer um mapeamento da contaminação”, reagiu o vereador Frange. “É impossível aceitar isso passivamente. Não podemos permitir que nada seja feito para coibir essa contaminação.”

O parlamentar lembrou que “as empresas de água mineral Petrópolis e Cristalina vêm sendo alvo das discussões na Câmara há um bom tempo, mas até o momento não temos nenhuma segurança em relação à qualidade dessas águas. A CPI de Danos Ambientais está completando cinco meses de existência e não tivemos nenhuma evolução”.

De acordo com Frange, existe um conflito de fiscalização. “O DNPM se diz responsável pelas análises da qualidade da água pois trata-se de um mineral; o Daee só pode cuidar de poços que não sejam de água mineral e a Covisa, órgão da Prefeitura, só pode examinar a água a partir da torneira destinada ao engarrafamento. No Estado de São Paulo existem pelo menos 250 empresas que exploram água mineral e o DNPM possui apenas três fiscais para cuidar de todo o Estado, portanto nada é fiscalizado. Por isso, muito cuidado ao consumir água mineral”.

Inês lembrou que, em 2005, época que o Daee emitiu uma portaria de restrição na região do Jurubatuba, a área de fiscalização era de 31 km², onde estavam distribuídas 140 empresas que utilizavam água subterrânea. Dos poços dessas empresas, 62 foram desativados porque apresentavam contaminação, enquanto foram mantidas as outorgas de 44 empresas. Os poços são monitorados pelos técnicos do Daee a cada três meses.

“Agora, estamos propondo uma área maior. Tem 60 km², onde estão localizadas entre 300 a 400 empresas que se utilizam de água subterrânea”, informou a coordenadora. “Das empresas que estão cadastradas no Daee temos os seguintes números: 331 poços, deste 93 estão em área de alta restrição, 188 em área média e 50 na de baixa restrição. Assim que a resolução for publicada as águas desses poços serão novamente analisadas”.

Rádio-base

A respeito da existência de estações de rádio-base (equipamentos que fazem a conexão entre telefones celulares) em locais não permitidos pela legislação, como creches, hospitais e locais tombadas pelo patrimônio, Frange disse que “temos uma lei específica, a de nº 13756 de janeiro de 2004, aprovada pela Câmara Municipal, que determina os pré-requisitos para a instalação das antenas no município. Apesar disso, as operadoras estão instalando suas estações de rádio-base como querem. Estima-se que 70% delas são irregulares.

Ele lembrou que o representante da Anatel informou que a Agência tem o poder de desligar na hora o sinal das antenas irregulares. “Tem, mas não faz”, reagiu. “Demos aqui três exemplos de irregularidades, cujas antenas estão em franco funcionamento: na esquina da Avenida São João com a Alameda Glete, no Autódromo de Interlagos e no Relógio do Jaguaré. Mas nós vamos colocar uma ordem nesse galinheiro que é o galinheiro das antenas celulares na cidade”.

(Matéria publicada no site da CMSP)

sábado, 3 de outubro de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO AO JORNALISTA ANTONIO AGUILLAR

RenattodSousa
Na noite de sexta-feira, 02, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador PAULO FRANGE homenageou o jornalista Antonio Aguillar com o Título de Cidadão Paulistano, um reconhecimento da cidade por toda contribuição oferecida ao longo da vida e trabalho do jornalista.

PAULO FRANGE enalteceu a coragem de Aguillar em sair do interior e mudar-se para São Paulo. “Era uma época muito difícil, foi um ato de aventura. Ele venceu barreiras, fez amigos, construiu uma carreira e consolidou a memória de São Paulo”.

Na Sessão Solene, vereador Paulo Frange aproveitou a presença do cantor Carlos Gonzaga para entregar a ele a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão, que foi uma iniciativa do ex-vereador Emilio Meneghini, em 1992.

Participaram da mesa solene, além do vereador e do homenageado; Paulo Ribeiro, escritor; Geraldo Nunes, jornalista ; José Abrão, publicitário; José Xavier de Aquino, desembargador; Walter Abrahão, ex-vereador e o padre Armênio Rodrigues Nogueira.

CONHEÇA MAIS...

Natural de São José do Rio Preto, Antonio Aguillar veio para São Paulo aos 18 anos e daqui não saiu mais. “Tentei mudar, mas não consegui. Essa cidade prende a gente, é uma cidade mãe”, elogia o homenageado. Nascido em 18 de outubro de 1929, teve a oportunidade de conviver com personalidades do rádio, TV e da música popular brasileira. Este mês completa 80 anos de vida.

De 1950 à 1960 foi repórter fotográfico do Jornal O Estado de São Paulo. Fotografou fazendas para o Suplemento Agrícola e grandes personalidades para o Suplemento Feminino. Entre os furos de reportagem, fotografou:

• O momento do pronunciamento na Faculdade de Direito que Carlos Lacerda levou um tiro no pé dos capangas de Getúlio (na época o Estadão era contra Getúlio por causa da família Mesquita);
• Em 1954 – 4º Centenário da Cidade de São Paulo;
• Inauguração do Monumento a Bandeira – Vitor Brecheret;
• Incêndio do Joelma
• Famosos artistas do cinema americano que estiveram em SP.

Na época, o espaço que hoje é o Hotel Jaraguá foi palco de muito encontros políticos e de personalidades da alta sociedade. Do Estado de São Paulo, passou a pertencer ao Diário de São Paulo, e hoje hotel tem amostra definitiva de 30 fotos históricas nas paredes dos corredores do hotel de autoria de Antonio Aguillar.

Seu sonho sempre foi ser locutor, porém como não tinha uma voz padrão para a profissão, iniciou na Rádio 9 de julho em 1959 no departamento de jornalismo. Logo a oportunidade chegou, um ano depois foi convidado pela rádio Excelsior para fazer comerciais para a Casa Pernambucanas e para o Mappim, (início da vida como locutor), pouco tempo depois, já estava com seu programa “Ritmos para a Juventude” na Rádio Nacional.

Em 1961 fez um trabalho fotográfico cobrindo uma apresentação do Bill Harley e percebeu como a juventude estava voltada ao Rock´n´roll daí decidiu levar esse sucesso para a rádio.

Em 1962 passou pela TV Excelsior com o programa “Festival da Juventude”. Nessa época Carlos Imperial, no RJ entrou em contato com Aguillar para trazer um jovem cantor ao seu programa, afinal ele tinha muita audiência. Foi aí que Roberto Carlos se apresentou a São Paulo. Em 1964, na TV Record apresentou o programa “Reino da Juventude”, no qual o cantor Roberto Carlos também fazia muitas apresentações.

Um defensor da boa música, lançou os conjuntos: The Jordans, The Jet Blacks e os The Clevers (hoje com nova formação).

Atualmente, possui acervo fotográfico com mais de 250 fotos contando a história de São Paulo entre as décadas de 40 e 50.

Curiosidades:
• Casado com a Sra. Célia há 37 anos;
• Gosta de ser chamado apenas de Aguillar, mas por Roberto Carlos é carinhosamente apelidado de Guigui;
• Trabalhou 25 anos na Rede Globo e de lá só saiu quando se aposentou;
• Devoto de Nossa Senhora Aparecida;
• Seu hobby é cozinhar. Adora saborear as delícias da cozinha Síria. Seu prato predileto é Kibe cru. Aprendeu a gostar dessas especiarias quando criança com os vizinhos;
• Descendente de espanhóis, de personalidade forte e marcante: homem determinado, trabalhador e de um nobre coração.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CAMPANHA OUTUBRO ROSA É MARCADA PELA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Outubro Rosa - assim é batizado este mês internacionalmente. Escolhido há mais de 10 anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o mês de outubro é de grande importância social, pois é marcado pela luta contra o câncer de mama. A campanha, que tem a cor-de-rosa como símbolo, promoverá eventos em 60 países, sendo monumentos decorados e ilumunados com a ‘luz símbolo’ da campanha. A finalidade é chamar a atenção para a saúde das mulheres e conscientizar sobre a importancia da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Esculturas da Musa da Engenharia e da Musa da Arquitetura, na esquina da avenida Faria Lima com a rua Amauri, foram escolhidas pela Associação Breast Cancer Awareness para a campanha. Além delas serão iluminadas também, lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo, e monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

CURIOSIDADE:

Diversos estudos já foram promovidos para desvendar a cura do câncer. Recentemente, nos Estados Unidos, especialistas descobriram que os cães têm capacidade de detectar se o paciente é portador de câncer de mama e pulmão, os que mais afetam pessoas no mundo. Eles podem ajudar na descoberta da doença através da respiração exalada pelo doente. Segundo cientistas, o cérebro e o nariz desses animais formam um dos mais sofisticados dispositivos de detecção de cheiros no planeta, inclusive substâncias químicas produzidas pelos seres humanos durante a respiração. Realmente, esta é uma descoberta curiosa e, ao mesmo tempo, simples e significativa. Se aprovada, será de grande importância social.

De fato, a campanha ‘Outubro Rosa’ visa conscientizar a população sobre a importância da mamografia periódica, indicadas às mulheres acima de 40 anos. Vale lembrar que este exame é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. Nesta caminhada contra o câncer de mama, todos podem participar! Divulgue... fale com as amigas, vizinhas, primas e tias... quanto mais pessoas atentas menos casos da doença serão registrados. Use e abuse dos tons rosa em tudo que puder, na roupa, para decoração em casa, escritórios, carro... Enfim, basta ter criatividade! Uma iniciativa aparentemente simples pode mudar o destino de alguém e até salvar vidas.