quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CAMPANHA OUTUBRO ROSA É MARCADA PELA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Outubro Rosa - assim é batizado este mês internacionalmente. Escolhido há mais de 10 anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o mês de outubro é de grande importância social, pois é marcado pela luta contra o câncer de mama. A campanha, que tem a cor-de-rosa como símbolo, promoverá eventos em 60 países, sendo monumentos decorados e ilumunados com a ‘luz símbolo’ da campanha. A finalidade é chamar a atenção para a saúde das mulheres e conscientizar sobre a importancia da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Esculturas da Musa da Engenharia e da Musa da Arquitetura, na esquina da avenida Faria Lima com a rua Amauri, foram escolhidas pela Associação Breast Cancer Awareness para a campanha. Além delas serão iluminadas também, lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo, e monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

CURIOSIDADE:

Diversos estudos já foram promovidos para desvendar a cura do câncer. Recentemente, nos Estados Unidos, especialistas descobriram que os cães têm capacidade de detectar se o paciente é portador de câncer de mama e pulmão, os que mais afetam pessoas no mundo. Eles podem ajudar na descoberta da doença através da respiração exalada pelo doente. Segundo cientistas, o cérebro e o nariz desses animais formam um dos mais sofisticados dispositivos de detecção de cheiros no planeta, inclusive substâncias químicas produzidas pelos seres humanos durante a respiração. Realmente, esta é uma descoberta curiosa e, ao mesmo tempo, simples e significativa. Se aprovada, será de grande importância social.

De fato, a campanha ‘Outubro Rosa’ visa conscientizar a população sobre a importância da mamografia periódica, indicadas às mulheres acima de 40 anos. Vale lembrar que este exame é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. Nesta caminhada contra o câncer de mama, todos podem participar! Divulgue... fale com as amigas, vizinhas, primas e tias... quanto mais pessoas atentas menos casos da doença serão registrados. Use e abuse dos tons rosa em tudo que puder, na roupa, para decoração em casa, escritórios, carro... Enfim, basta ter criatividade! Uma iniciativa aparentemente simples pode mudar o destino de alguém e até salvar vidas.

Nenhum comentário :