quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOVAS REGRAS PARA TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Nesta quinta-feira, o jornal Estado de São Paulo divulgou uma notícia importante, de caráter social que traz esperança a muitas famílias: a partir de hoje, passa a vigorar uma nova regulamentação do Sistema Nacional de Transplantes, que prioriza crianças e jovens menores de 18 anos a receber doação de órgão de pessoas da mesma faixa etária.

Outra mudança é que este público passa a ter direito a se inscrever em transplante de rim, sem a necessidade de entrar na fase terminal ou ter indicação para diálise. Além disso, doadores que tenham doenças transmissíveis, como hepatite, podem doar seus órgãos a portadores da mesma enfermidade.

Para quem conhece e precisa sabe que as filas de espera para receber órgãos são demoradas. Esta legislação determina que até o final do ano seja implantado um sistema informatizado, que permitirá à equipe médica a atualização online do prontuário do paciente. Isso pode garantir transparência a quem precisa receber a doação, pois o paciente tem acesso via internet para acompanhar sua posição e o andamento da fila.

Será possível ter um controle maior sobre a ordem correta de cada paciente, inibindo também a comercialização de órgãos como fígado e rim, que podem ser doados em vida. A doação entre pessoas que não são parentes passa a depender do aval de uma comissão de ética formada por funcionários dos hospitais, procedimento que antes era possível somente mediante ordem judicial.

Campanhas para dar agilidade à captação de prováveis doadores serão criadas pelo Governo; cem equipes de Organizações de Procura de Órgãos, formada por médico, enfermeiro e auxiliar administrativo terão a missão de estimular as equipes intra-hospitalares a identificar e buscar consentimento das famílias.

Fica aqui esta importante informação de relevância para todos nós.

Nenhum comentário :