sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LENTES DE CONTATO DEVEM SER LIMPAS COM PRODUTO ESPECÍFICO

Geralmente quem adere ao uso das lentes de contato precisa ter alguns cuidados, principalmente na higienização diária que muitas vezes é realizada com soro fisiológico. Esta é uma prática comum. O problema é que o uso incorreto delas e a utilização do soro podem causar sérias infecções e alergias nos olhos, alterações na superfície da córnea e conjuntivite. Além disso, em alguns casos específicos o usuário sofre com a descamação superficial da córnea devido à úlcera de córnea, desenvolvida pelo acúmulo de micro-organismos, ocasionando a inflamação e até a perfuração da córnea.

Segundo o Jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (14), a substância não limpa nem desinfeta corretamente a lente de contato, favorecendo ao acúmulo de bactérias, gordura e proteínas. A maioria dos soros vendidos em farmácias contém em sua composição substâncias química que podem ser tóxicas.

Aos que optam por higienizar as lentes com o soro fisiológico acabam sentindo o desconforto com o olho irritado e vermelho. Quando isso ocorre, a pessoa atribui este efeito a lente, mas, na verdade, o que ocasiona isso é o soro, usado para limpar ou pingado diretamente nos olhos. Por isso o recomendado é desinfetar as lentes diariamente com o produto específico conhecido como solução multiúso para limpeza das lentes. É fundamental também limpar o estojo uma vez por semana e trocá-lo a cada três meses para evitar a adesão de bactérias. Certamente, com estes pequenos cuidados é possível proteger os olhos e evitar muitos problemas.

Nenhum comentário :