quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mulheres que sofrem de enxaqueca com aura têm mais risco de desenvolver AVC

No decorrer da vida, é comum a manifestação de algumas ‘doenças’ que incomodam nosso dia a dia. Poucas horas de sono, má alimentação, estresse, pré-disposição genética... Estes são alguns itens que favorecem a enfermidades como as enxaquecas.

Mas o que é enxaqueca? Trata-se de um desequilíbrio químico no cérebro que envolve hormônios e substâncias denominadas peptídeos, que resulta em outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais. Assim, o paciente pode manifestar diversos sintomas. Dentre eles, o mais comum são as dores de cabeça, moderadas ou fortes. Incomodo a claridade, ao barulho, cheiros e visão embaraçada também são associados à enxaqueca.

Segundo pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo de hoje, cerca de 15% da população sofre de enxaqueca. Para os que apresentam enxaqueca com aura (caracterizada por alguns sintomas neurológicos, principalmente visuais que aparecem antes da dor) têm 73% mais risco de desenvolver um AVC isquêmico, que é um acidente vascular cerebral causado pela obstrução de um vaso do cérebro, que resulta na falta de circulação na região. Isso corre devido à diminuição da atividade dos neurônicos na parte posterior do cérebro, responsável pela visão.

Pesquisadores concluíram que entre as mulheres, o risco é duas vezes maior; idade inferior a 45 anos, tabagismo e o uso de anticoncepcionais hormonais também representam maior risco de derrame aos pacientes do sexo feminino. O motivo é que os hormônios aumentam a viscosidade e coagulação do sangue, o que pode causar o entupimento do vaso sanguíneo. Já o tabagismo, propicia a formação de placas dentro do vaso.

Mulheres que têm enxaqueca com aura devem fazer acompanhamento médico regular. Associado a isso é importante controlar o nível de colesterol e hipertensão. Por isso, fique atenta! Cuide da sua saúde!

Nenhum comentário :