quarta-feira, 14 de outubro de 2009

HORÁRIO DE VERÃO ALTERA RITMO DO ORGANISMO

Esse fim de semana a população paulistana terá que se adaptar ao novo ritmo: o horário de verão.

Às 0h do próximo domingo todos deverão adiantar uma hora seus relógios. O nobre objetivo, como já se conhece, é melhorar o aproveitamento de energia elétrica.

Mas como tudo na vida os fatores positivos e negativos estão presentes, é preciso lembrar os danos que essa mudança causa no organismo do ser humano.

Especialistas afirmam que o corpo leva mais de uma semana para assimilar as mudanças.

Segundo reportagem do Site Globo.com, o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o organismo trabalha dentro de um ritmo de 24 horas e a mudança de horário atrapalha esse funcionamento.

“É como se todo esse ritmo começasse mais cedo, o que afeta todo o organismo. Mexe com a produção e a curva de hormônio, a produção de melatonina etc. No relógio mecânico, basta adiantar ou atrasar uma hora. No nosso relógio biológico não é só dar uma volta no ponteiro.”

O médico disse que a maior parte da população dorme entre 23h e 7h, em média, mas existe um grupo com características próprias – correspondente a 10% da população brasileira – que acaba dormindo muito cedo ou muito tarde.
“90% da população têm uma certa flexibilidade, demora uma semana, mas acaba se adaptando até o organismo entrar no ritmo novo. No entanto, especialmente os que dormem tarde e acordam tarde têm dificuldade maior de adaptação, justamente porque já têm dificuldade de dormir cedo”, afirmou.

Para o neurologista, principalmente quem costuma acordar sem despertador precisa redobrar o cuidado nos primeiros dias após o horário de verão entrar em vigor. “Há uma tendência natural a dormir tarde. É o que acontece nas férias e nos fins de semana. As crianças também, até porque o horário escolar já é muito cedo.”

Os profissionais que atuam em áreas que exigem muita atenção e que impõem rotinas muito irregulares de trabalho, como motoristas e plantonistas, estão entre os mais prejudicados pela mudança de horário.

O QUE FAZER PARA AMENIZAR OS TRANSTORNOS?

Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar, aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse. Quando chegar a hora de deixar a cama, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar.

Outra dica para os primeiros dias do horário de verão é evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas. O álcool pode dar a sensação de um gostoso relaxamento, mas pode retardar o sono. É bom procurar não pular as refeições. Isso pode causar queda no nível de açúcar, o que resultará em cansaço, e não reservar um prato pesado como último do dia, você terá mais dificuldades para adormecer.

Um banho quente antes de ir para cama pode ser uma boa alternativa caso o sono esteja demorando para chegar. Não tenha pressa, esqueça o relógio. Feche bem as cortinas, escureça seu quarto, não tente ficar lendo e vendo TV ao mesmo tempo. E não fique cobrando resultados.

A alimentação também tem grande participação nesse processo. É preciso que as pessoas não passem longos períodos sem alimentação, mas que evitem pratos pesados em diferentes horários. Dessa forma elas podem se sentir mais fortalecidas para responder às necessidades impostas pelos horários.

Nenhum comentário :