terça-feira, 6 de outubro de 2009

PROJETO DE LEI PEDE ATENÇÃO QUANTO AO DESCARTE DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES

Economizar é algo difícil para todas as pessoas. Quando se trata de energia elétrica, esta prática requer bom senso e consciência. Mesmo assim, existem excelentes alternativas que contribuem de forma significativa para poupar energia. Uma delas é o uso das lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas fluorescentes são capazes de reduzir o consumo de energia em até 80%. Hoje, ela conquistou o gosto da população, estando presente em 27% dos lares brasileiros. Porém, sua utilização e descarte requerem cuidados especiais, uma vez que quebrada ou rompida acaba por liberar vapores provenientes do mercúrio existente em seu interior. Este é um dos principais componentes da lâmpada fluorescente, um metal pesado, extremamente tóxico e altamente nocivo para o meio ambiente e para a saúde humana. Seu contato direto pode desencadear problemas no sistema nervoso central e no sangue.

Quantas vezes já jogamos pilhas e lâmpadas fluorescentes no lixo? Pois é, muitos ainda fazem isso por falta de informação ou opção para depositarem estes objetos. Na verdade, são diversos os impactos que eles podem causar no ambiente. Pensando nisso, elaborei o Projeto de Lei nº 219/2009, que “torna obrigatório que os estabelecimentos situados no Município de São Paulo, que comercializem lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e acumuladores de energia coloquem à disposição dos consumidores sistemas de coleta quando descartadas ou inutilizadas”.

Há, contudo, a necessidade de educar e orientar a população quanto à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final desses geradores de energia, para finalmente sofrerem o processo de descontaminação, sendo separado o mercúrio (que é reutilizado), do metal e do vidro. Por isso, tenha consciência! Nunca jogue nenhum objeto gerador de energia diretamente no lixo, evitando diversas contaminações no meio ambiente. A iniciativa de proteger a natureza é competência do Poder Público e de cada munícipe. Temos o deve de contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta. Esta é uma luta de todos nós!

Nenhum comentário :