sábado, 3 de outubro de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO AO JORNALISTA ANTONIO AGUILLAR

RenattodSousa
Na noite de sexta-feira, 02, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador PAULO FRANGE homenageou o jornalista Antonio Aguillar com o Título de Cidadão Paulistano, um reconhecimento da cidade por toda contribuição oferecida ao longo da vida e trabalho do jornalista.

PAULO FRANGE enalteceu a coragem de Aguillar em sair do interior e mudar-se para São Paulo. “Era uma época muito difícil, foi um ato de aventura. Ele venceu barreiras, fez amigos, construiu uma carreira e consolidou a memória de São Paulo”.

Na Sessão Solene, vereador Paulo Frange aproveitou a presença do cantor Carlos Gonzaga para entregar a ele a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão, que foi uma iniciativa do ex-vereador Emilio Meneghini, em 1992.

Participaram da mesa solene, além do vereador e do homenageado; Paulo Ribeiro, escritor; Geraldo Nunes, jornalista ; José Abrão, publicitário; José Xavier de Aquino, desembargador; Walter Abrahão, ex-vereador e o padre Armênio Rodrigues Nogueira.

CONHEÇA MAIS...

Natural de São José do Rio Preto, Antonio Aguillar veio para São Paulo aos 18 anos e daqui não saiu mais. “Tentei mudar, mas não consegui. Essa cidade prende a gente, é uma cidade mãe”, elogia o homenageado. Nascido em 18 de outubro de 1929, teve a oportunidade de conviver com personalidades do rádio, TV e da música popular brasileira. Este mês completa 80 anos de vida.

De 1950 à 1960 foi repórter fotográfico do Jornal O Estado de São Paulo. Fotografou fazendas para o Suplemento Agrícola e grandes personalidades para o Suplemento Feminino. Entre os furos de reportagem, fotografou:

• O momento do pronunciamento na Faculdade de Direito que Carlos Lacerda levou um tiro no pé dos capangas de Getúlio (na época o Estadão era contra Getúlio por causa da família Mesquita);
• Em 1954 – 4º Centenário da Cidade de São Paulo;
• Inauguração do Monumento a Bandeira – Vitor Brecheret;
• Incêndio do Joelma
• Famosos artistas do cinema americano que estiveram em SP.

Na época, o espaço que hoje é o Hotel Jaraguá foi palco de muito encontros políticos e de personalidades da alta sociedade. Do Estado de São Paulo, passou a pertencer ao Diário de São Paulo, e hoje hotel tem amostra definitiva de 30 fotos históricas nas paredes dos corredores do hotel de autoria de Antonio Aguillar.

Seu sonho sempre foi ser locutor, porém como não tinha uma voz padrão para a profissão, iniciou na Rádio 9 de julho em 1959 no departamento de jornalismo. Logo a oportunidade chegou, um ano depois foi convidado pela rádio Excelsior para fazer comerciais para a Casa Pernambucanas e para o Mappim, (início da vida como locutor), pouco tempo depois, já estava com seu programa “Ritmos para a Juventude” na Rádio Nacional.

Em 1961 fez um trabalho fotográfico cobrindo uma apresentação do Bill Harley e percebeu como a juventude estava voltada ao Rock´n´roll daí decidiu levar esse sucesso para a rádio.

Em 1962 passou pela TV Excelsior com o programa “Festival da Juventude”. Nessa época Carlos Imperial, no RJ entrou em contato com Aguillar para trazer um jovem cantor ao seu programa, afinal ele tinha muita audiência. Foi aí que Roberto Carlos se apresentou a São Paulo. Em 1964, na TV Record apresentou o programa “Reino da Juventude”, no qual o cantor Roberto Carlos também fazia muitas apresentações.

Um defensor da boa música, lançou os conjuntos: The Jordans, The Jet Blacks e os The Clevers (hoje com nova formação).

Atualmente, possui acervo fotográfico com mais de 250 fotos contando a história de São Paulo entre as décadas de 40 e 50.

Curiosidades:
• Casado com a Sra. Célia há 37 anos;
• Gosta de ser chamado apenas de Aguillar, mas por Roberto Carlos é carinhosamente apelidado de Guigui;
• Trabalhou 25 anos na Rede Globo e de lá só saiu quando se aposentou;
• Devoto de Nossa Senhora Aparecida;
• Seu hobby é cozinhar. Adora saborear as delícias da cozinha Síria. Seu prato predileto é Kibe cru. Aprendeu a gostar dessas especiarias quando criança com os vizinhos;
• Descendente de espanhóis, de personalidade forte e marcante: homem determinado, trabalhador e de um nobre coração.

Nenhum comentário :