sábado, 30 de maio de 2009

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DO TROTE SOLIDÁRIO REAFIRMA O RESPEITO AO SER HUMANO E ESTIMULA A CRIATIVIDADE E AS INOVAÇÕES!


Ontem, em solenidade Vereador PAULO FRANGE recepcionou o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos Alan Neto.

O "Prêmio de Cidadania Universitária Edson Tsung-Chi Hsueh" - Prêmio Trote Solidário foi instituído pela Resolução 06/2003 da Câmara Municipal de São Paulo, de autoria dos vereadores Aldaiza Spozati e William Woo. O prêmio é concedido às entidades estudantis que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.


Através deste Prêmio pretende-se estimular a prática do trote solidário que respeite a dignidade da pessoa humana e incentivar a adoção de valores éticos como a solidariedade, a coletividade e a amizade. É nosso dever reconhecer os que realmente visam a integração dos calouros aos veteranos, professores e funcionários do ensino superior.


Ao todo foram 17 instituições que se inscreveram para o Prêmio.

Os ganhadores foram:

1o lugar: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
















2o lugar: Faculdade de informática e Administração Paulista - FIAP
















3o lugar: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

sexta-feira, 29 de maio de 2009

RECOMENDAÇÃO

Abaixo coloco um artigo como indicação de leitura, escrito pelo grande Prof. Dr. João Gilberto Rodrigues da Cunha no Jornal da Manhã de Uberaba. É um texto rico pela simplicidade, porém de extrema inteligência na abordagem. Prof. Dr. João Gilberto, um dos mais importantes médicos do Brasil e pertencente ao grupo dos mais habilidosos cirurgiões do mundo. Tenho orgulho de poder contar sempre que foi meu professor e, trabalhei num período ainda estudante, no Hospital São José, de propriedade da família Rodrigues da Cunha, onde o grande mestre, e o irmão José Humberto, já falecido, por várias décadas foram referência no atendimento do centro-oeste do Brasil. Como pecuarista, Dr. João Gilberto também não foi menor. Reconhecido pela coragem, pioneirismo, habilidade, astúcia e inteligência, tem o respeito de todos os mineiros e está hoje, entre uma das referências do Estado de Minas Gerais na história contemporânea.



O CRIME SEM CASTIGO



Está na Bíblia, meus leitores: não há crime sem castigo. Adão e Eva comeram da maçã proibida e foram expulsos do paraíso – é culpa deles a dureza em que vivemos eternamente.


Também o homem, que se diz ser figura de Deus, recebeu esta herança: o crime merece e tem que ser castigado. Criaram-se nesta base os alicerces da sociedade humana: crime e castigo são figuras não apenas legendárias, além de Dostoyewsky e através da cultura civilizada. A ideia do castigo não era apenas punição do criminoso, servia igualmente como ameaça e prevenção de outros crimes, a certeza de que seriam castigados. Não vou esticar filosofia nem exemplos, eles existem desde a história da humanidade. Qualquer um sabe da lei de Talião, olho no olho, dente por dente e até das punições cruéis, amputações, a fogueira, a sufocação respiratória, o afogamento – e a decapitação pelo machado do carrasco. Aconteceram erros e crueldades no castigo, a humanidade ficou mais cuidadosa no julgamento e mais leve na punição. Tudo bem até aí: permanecia vigente a ligação intrínseca do crime com seu castigo. Agora, chegamos à idade moderna que se diz humanista, caridosa e pronta para o perdão do pecado – no caso, dos crimes do pecado. Vou tentar encurtar, porque, no que se segue, tenho a vasta experiência da idade e das convivências com a atual medicina e a atual humanidade. Existe um crime, um gravíssimo crime, que a sociedade conhece e sofre, mas não sabe o que fazer, mesmo porque nossos comandantes do pensamento e da sociedade jogam este lixo debaixo do tapete. Refiro-me ao que me parece ser o maior e mais difundido crime da sociedade: a droga. Sutil, protegida e até utilizada por nossos poderosos e nossas leis, a droga invade e digere nossa sociedade, ricos e pobres, homens e mulheres, jovens e idosos, educados e ignorantes. As notícias dos crimes bárbaros e cruéis aparecem na imprensa, gente queimada viva, castrada, violentada, assassinatos com meios bárbaros... É, meu amigo, isso pra mim é o de menos, uma simples cortina de fumaça sobre o crime maior, que está na propagação, na degradação e aceitação da droga com o simples: ah, isto não tem jeito... Eu vejo a Isolina santa morrer de infarto por um irmão drogado e ladrão; a Valdete com filho assassinado e outro drogado dizendo que vai pôr fogo na casa se ela não lhes der dinheiro... que dinheiro, coitada, de uma cozinheira na vila? E os outros que se prostituem, homens usuários que devem tornam-se traficantes, como suas mulheres e, depois, seus filhos. A lei?... diz que usuário é um coitado inimputável, não pode ser preso, é vítima, não criminoso, pelo menos enquanto não roubar ou matar, fisicamente ou pelo sofrimento de pais e mães. Os traficantes? Bem, existem os multinacionais, acima e além das leis, que usam o braço dos seus aliados inferiores, criminosos, assassinos, porque a sua lei é a violência como arma e convicção. Enquanto tudo isso passa e acontece, os nossos comandantes estão desorientados, preferem não fazer nada... em certos casos que conheço, por medo puro e simples.
Curiosamente, eu já escrevi sobre isso, e sobre a fórmula de conviver e honestizar a inevitável droga. É possível conviver com a droga, aí estão o fumo e o álcool, devidamente aceitos e legalizados. Deixará de ser crime, apenas terá legislação – e quem sabe até determinadas indicações, o que já existe... Se quiserem continuar, me escrevam. Se não... caramba, Dino, vamos pescar de novo!

(*) Médico e pecuarista

http://www.jmonline.com.br/


Imagem extraída do site: http://www.anda.ca/fotos/2007/01/144931.jpg

ACOMPANHE A SEQUÊNCIA DE FOTOS DA VISTORIA REALIZADA ONTEM AO CAC


Calçada localizada em frente a entrada do terreno.
Verificamos que por praticamente toda a extensão existe terra contaminada com resíduos tóxicos num contato direto com pedestres e crianças que circulam diariamente por ali.


Um dos galpões apresenta situação modificada em relação as fotos tiradas em 2002 (arquivadas em processo na CETESB) Aparentemente, montes e montes foram retirados irregularmente sem CADRI ou licença de transporte pelas ruas do município.




Nesta imagem é possível verificar que, entre um galpão e outro há a formação de uma valeta que escorre água da chuva contaminada pelos poluentes da terra. Tudo isso, resultado de um acondicionamento irregular gerando perigo a população através das galerias pluviais.


Infelizmente, a Vigilância do Trabalho não enviou representantes para a dirigência, mas com certeza esta não é a vestimenta e aparatos adequados para os trabalhadores que lidam com esse material.

Na imagem à esquerda é possível constatar a presença de vegetação nascida no meio do monte ainda não mexido.

Na imagem acima, verificamos que à beira do muro, que divide o terreno à rua, existe uma canaleta que escoa água da chuva contaminada pelos compostos tóxicos contidos na terra. Essa canaleta vai de ponta a ponta do terreno.

Ao final da trajetória do líquido contaminado é possível ver que todo esse material desemboca na rua.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE FAZ VISTORIA EM TERRENO DA ANTIGA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE COTIA

Logo pela manhã, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura e investiga danos ambientais e seus respectivos passivos, decorrentes de atividades e práticas industriais e econômicas inadequadas, irregulares ou ilegais no âmbito do município, a partir de denúncias e fatos específicos estão minuciosamente estudando cada centímetro que compete ao terreno da antiga Cooperativa Agrícola de Cotia. Já constatado local de alta contaminação, definido como risco de nível tipo 1. São ao todo 17.000 toneladas de montanhas de lixo tóxico com misturas dos compostos: Cádmio, Cloreto, Fenóis, Fluoreto, Manganês, Nitrato, Sódio, Sulfato e Zinco.

Junto ao vereador PAULO FRANGE estavam outros dois vereadores também da CPI, representantes da CETESB, DECONT, COVISA, Vigilância do Trabalho, Defesa Civil, e, a imprensa televisiva, impressa e rádio acompanhando a vistoria aos galpões.

“As condições do local são precárias e muito preocupantes. A contaminação é tão agressiva que durante a vistoria os olhos lacrimejavam numa forte irritação. Ao chegar em frente ao abandonado terreno logo notamos a falta de preparo no manuseio e cuidado com o solo. Os portões de madeira que dividem a entrada ao terreno e a calçada dos pedestres repleta da mesma terra contaminada, numa extensão de mais de 20 metros. Adentramos e a segunda constatação logo veio, e de extrema gravidade, observamos que, a terra em lama remexida e cheia de poças de água da chuva escoam para a rua irradiando a contaminação para o entorno. A preocupação é que parte desse líquido tem seu trajeto rumo as galerias pluviais.”, conta o vereador PAULO FRANGE.

DETERMINAÇÃO!

Com a visita, a Construtora São José, empresa que hoje é responsável pelo terreno, terá que cumprir alguns prazos: 15 dias para realizar a cobertura dos galpões, 60 para retirar a terra contaminada e 120 para entregar a investigação confirmatória do solo e subsolo.


terça-feira, 26 de maio de 2009

SOLENIDADE DE ABERTURA DA SEMANA DE PREVENÇÃO AO GLAUCOMA

Hoje pela manhã, o vereador PAULO FRANGE participou da “Semana de Combate à Cegueira Pelo Glaucoma”, promovida pela Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma e a Prefeitura de São Paulo. O acontecimento é sempre realizado na última semana do mês de maio. O vereador PAULO FRANGE é proponente da solenidade. Como Médico, ele tem uma sensibilidade e cuidado maior com a saúde pública e sabe o quão é significativo a divulgação do combate ao Glaucoma.

É de autoria do vereador PAULO FRANGE a Lei N. 14.227/06 que confere a Semana de Prevenção ao Glaucoma e a Lei N. 13.463/02 que dispõe sobre a realização de exames de catarata e glaucoma congênitos nos recém-nascidos em hospitais públicos da rede municipal de saúde.

O glaucoma é uma doença que atinge de 1% a 2% da população, e em geral a incidência aumenta com o avanço da idade, chegando a 7% nos pacientes acima dos 60 anos. É extremamente importante o diagnóstico precoce para evitar a cegueira irreversível. Por isso, usamos todos os recursos para divulgar o problema. Para isso, estamos trabalhando junto a Secretaria Municipal da Saúde segundo orientação do Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, especialista em Oftalmologia e Presidente Científico da ABRAG. Esta prevista para o ano que vem a realização uma intensa divulgação do “Combate ao Glaucoma” junto às campanhas de vacinação nos postos de saúde, dessa forma é possível atingir um público específico e obter excelentes resultados. Essa será uma ação extremamente importante, e o melhor, sem ônus algum, uma vez que, o município dispõe de uma estrutura planejada e adequada para as campanhas, com um público específico, o apoio será oferecido gratuitamente pela ABRAG.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, e contou com a presença de importantes autoridades da área médica como o Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, especialista em Oftalmologia e Presidente Científico da ABRAG, Prof. Dra. Denise de Freitas, Chefe de Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, Maurício Barbosa, Diretor-Presidente do Instituto Bionexo e Dr. Ivan Maynart, Chefe de Setor de Glaucoma e Prof. Afiliado da UNIFESP.

Na ocasião, o Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello palestrou sobre as principais causas que levam ao diagnóstico do glaucoma, como a doença atinge a visão humana, seu gradativo desenvolvimento e, em alguns casos, a perda completa da visão. O especialista frisou também sobre a importância do diagnóstico logo no início do problema, para que o doente responda melhor ao tratamento. Assim que detectada a doença, o paciente deve fazer acompanhamento médico contínuo. Vale lembrar que o Glaucoma não tem cura, porém, com o avanço da medicina é possível controlar a enfermidade. Para obter mais informações acesse o site www.abrag.com.br

Há anos o vereador PAULO FRANGE procura definir o público alvo que é mais atingido pela doença, bem como os cuidados que as pessoas idosas devem ter.

“Este evento realizado pela ABRAG é de vasta importância para que a população seja orientada sobre o Glaucoma. Atualmente, esta doença atinge quase 1 milhão de pessoas no Brasil, na qual a maioria delas nem sabem que sofrem deste problema. Por isso, o Poder Público, em parceria com a ABRAG, realiza encontros como este, para informar as pessoas diretamente. Nossa função é zelar a saúde dos munícipes de São Paulo”, afirma do vereador Paulo Frange.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ministério Público investiga a falta de sinalização no trânsito de São Paulo

A cada dia que passa, é mais precária a sinalização do tráfego na cidade de São Paulo. Atualmente, o trânsito paulistano torna-se um problema crítico para os motoristas e, principalmente, aos pedestres. Embasados nisso, o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar a falta de sinalização de trânsito nas ruas da capital paulistana, bem como a fiscalização das faixas de pedestres e divisão de pistas que, com freqüência, observamos apagadas.

Segundo a promotora Maria Amélia Nardy Pereira, responsável pelo inquérito, as multas inflacionárias cometidas por falta de sinalização devem ser anuladas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela afirma ainda que a Secretaria Municipal de Transportes e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram comunicadas oficialmente que deverão esclarecer os motivos da má sinalização em até 60 dias.

O vereador PAULO FRANGE é autor da Lei nº 14.488, de 19 de julho de 2007, criado junto à Secretaria Municipal de Trânsito, o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito – FMDT, com o fundamental objetivo de financiar ações destinadas à melhoria do trânsito do Município de São Paulo.

“A Lei foi sansionada com o propósito de destinar as verbas arrecadadas em multas diretamente para o Município, ou seja deixa de ir para o Tesouro destinando diretamente para o trânsito, repassado à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para que a verba seja aplicada ás necessidades do trânsito. Um exemplo disso são os semáforo que já funcionam com Leds, com durabilidade média de 10 anos, o que diminui os transtornos causados por lâmpadas queimadas e uma visibilidade mais limpa e forte. Todos os problemas de trânsito são deficiências graves da cidade, que devem ser investigadas com seriedade e responsabilidade, visto que a segurança da população é de competência do Poder Público. Por isso, é fundamental que a Lei seja cumprida, em respeito aos munícipes que habitam esta cidade”, afirma o Vereador PAULO FRANGE.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

PCB - ACOMPANHE ESTE ALERTA!

Nem o leite materno escapa de contaminação pelas bifenilas policloradas (PCB)

Se já não bastassem a poluição do ar, dos solos, dos alimentos e da água, o leite materno revela-se também passível de contaminação pelas bifenilas policloradas (PCB), que são compostos organoclorados sintéticos. O leite materno é considerado o alimento mais completo do ponto de vista nutricional, já que sua composição é tida como essencial para o bom desenvolvimento físico e mental dos recém-nascidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que todas as crianças sejam alimentadas exclusivamente com o leite materno até os quatro ou seis meses de idade.

Essa alimentação exclusiva em uma fase em que alguns órgãos ainda estão em desenvolvimento torna os recém-nascidos o segmento da população mais vulnerável aos PCB, explica a pesquisadora Cláudia Hoffmann Kowalski Schröder, que acaba de apresentar tese ao Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, orientada pela professora Helena Teixeira Godoy e co-orientada pelo professor Fabio Augusto do Instituto de Química (IQ) da Unicamp. Na sua pesquisa, Cláudia avalia a contaminação do leite materno brasileiro por PCB e propõe metodologia analítica para sua determinação.

O estudo objetivou um conhecimento mais amplo dessa problemática no Brasil. Para tanto, 200 amostras de leite foram coletadas em Bancos de Leite Humano (BLH) de nove estados brasileiros, e questionários contendo 35 perguntas sobre hábitos alimentares, condições socioeconômicas, locais de habitação, entre outras, foram aplicados às mães que concordaram em participar da pesquisa. Os resultados obtidos na análise das amostras e os dados extraídos dos questionários, devidamente correlacionados através de técnicas adequadas, levaram à constatação de que em cidades metropolitanas o acúmulo de PCB no leite materno é mais expressivo que em outras regiões, a exemplo de São Paulo, onde 58% das amostras se revelaram contaminadas. Outra conclusão é a de que o leite maduro, que passa a ser liberado entre a 2º e a 3º semanas de amamentação e possui maior porcentagem de gordura, é o mais contaminado.

O estudo mostrou ainda que o primeiro filho normalmente recebe dose maior de PCB dos que o sucedem, o que sugere um efeito cumulativo dessas substâncias no organismo ao longo dos anos. Os resultados mostram também que os maiores índices de contaminações verificaram-se no leite de mães que moram nas proximidades de indústrias ou rios poluídos, comprovando que esses compostos chegam facilmente ao meio ambiente e em seguida aos seres humanos.
Características

Os PCB têm uma estrutura básica constituída por dois anéis benzênicos interligados em que átomos de cloro podem substituir átomos de hidrogênio nas dez posições indicadas (veja figura nesta página). Teoricamente, dependendo do numero de átomos de cloro que substituem os átomos de hidrogênio e de suas posições relativas, 209 congêneres são possíveis, mas somente 130 deles foram sintetizados para uso comercial.

O sucesso tecnológico desses produtos deve-se à diversidade de usos conferidos pelas suas notáveis propriedades químicas e físicas: não-inflamáveis, pouco reativos, termicamente estáveis e alta resistência elétrica, características que os fizeram amplamente empregados como fluidos dielétricos em transformadores e capacitores, fluidos hidráulicos, retardadores de fogo e isolantes térmicos. Foram também usados na composição de graxas e óleos lubrificantes, tintas, papeis copiativos sem carbono, tintas de impressão e pesticidas.

Sua produção em escala comercial teve início em 1930 em empresas como a Monsanto, Bayer entre outras. Em 1966 esses compostos foram detectados pela primeira vez no meio ambiente e já na década de 70 sua produção e uso foram restritos e banidos na Europa e Estados Unidos. Até 1993, ano em que sua produção mundial foi interrompida, mais de 1,3 milhão de toneladas de PCB foram produzidas.

A comercialização do PCB no Brasil foi proibida pela Portaria 19 de 29 de janeiro de 1981, mas seu uso é tolerado em equipamentos em funcionamento até que sejam desativados ou substituídos. No estado de São Paulo a lei nº 12.288, de 22 de fevereiro de 2006, determina a eliminação de todos os equipamentos com PCB até o ano de 2020.

Os PCB chegaram ao meio ambiente pela deposição intencional ou acidental em solos, rios, lagos e aterros sanitários de óleos, detritos contaminados ou artefatos como antigos transformadores e capacitores. Ocorre também volatilização a partir dos locais de produção, uso e armazenamento e ainda durante o processo de incineração de lixo urbano que contenha artefatos ou detritos contaminados por PCB. Nos seres humanos, a contaminação pode ocorrer por inalação, contato com a pele e principalmente por ingestão de alimento contaminado.

Os PCB foram incluídos entre os dez poluentes com maior potencial de biotoxicidade e compõem a lista dos doze poluentes prioritários do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que tem como escopo a redução e a eliminação de poluentes orgânicos persistentes de elevada toxicidade. Encontram-se disseminados como poluentes do ar, da água, do solo e dos alimentos. São hidrofóbicos - e por isso não se unem às moléculas da água; lipofílicos - o que os levam a se unirem a partículas de gorduras; semivoláteis - o que facilita a sua disseminação no ar; e quimicamente inertes e altamente persistentes - o que lhes garante extenso poder de contaminação face ao tempo em que permanecem na natureza. Além disso, são bioacumulados ao longo da cadeia alimentar, sendo o homem e os animais superiores os seres vivos mais contaminados.

Devido à sua natureza lipofílica, no caso das mulheres, ocorre um maior acúmulo desses compostos nas glândulas mamárias, e consequentemente, nos recém-nascidos por elas amamentados. A concentração encontrada no leite materno é, em média, de quatro a dez vezes maior do que aquelas detectadas no sangue. Assim sendo, afirma Cláudia , “vale lembrar que mesmo antes do nascimento, o recém-nascido já é contaminado pela transferência dos PCB através da placenta”.

Em vista disso, as crianças estão expostas a esses contaminantes antes do nascimento e à contaminação contínua através do leite das mães. Como conseqüência podem apresentar calcificação anormal do crânio, pigmentação escura da pele e das membranas mucosas, hiperplasia gengival, baixo peso, anemia, crescimento reduzido e baixo QI. Além disso, as crianças com maiores níveis de PCB no organismo estarão mais propensas a problemas hepáticos, à imunossupressão, a neuropatias e ao aumento de risco de melanoma maligno, distúrbios respiratórios e do sistema nervoso central, alterações imunológicas e endócrinas. Muitos desses efeitos puderam ser constatados nas vítimas de dois acidentes ocorridos no Japão e Taiwan, onde cerca de 3900 pessoas foram contaminadas após o consumo de óleo de arroz contendo concentrações altíssimas de PCB.
Importância da pesquisa

Cláudia lembra que a partir de 1970 surgiram as primeiras legislações restringindo o uso desses produtos, mas até hoje muitos países não estabeleceram restrições. Atualmente, nos países que realizam rigoroso controle, os limites máximos (LMR) permitidos para a soma dos PCB no leite materno variam de 20 a 60 µg kg-1. No Brasil, não há legislação especifica para os níveis desses compostos no leite materno. Estudos feitos com outros alimentos levaram a maioria dos países a estabelecer como LMR para a soma de PCB a concentração de 200 a 300 µg kg-1, a exemplo de carnes e pescados. O Brasil também está se adequando a essas normas internacionais já que a exportação desses produtos pode ficar comprometida caso sejam detectados valores acima desses limites.

A pesquisadora justifica sua motivação para a pesquisa: “Os estudos que existiam no Brasil sobre esse tema eram localizadas e pontuais. Além disso, devido às características dos PCB, imaginávamos que mães que habitassem em regiões altamente industrializadas ou próximas à costa brasileira poderiam apresentar maiores contaminações por PCB. Por isso decidimos trabalhar com amostras de varias regiões do Brasil para poder compará-las, como São Paulo - bairros de Belenzinho e Santo Amaro -, Vitória (ES), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Curitiba (PR), Natal (RN), Araxá (MG) e São Luiz (MA). Com efeito, na região de São Paulo, cerca de 58% das amostram analisadas estavam contaminadas, seguindo-se Vitória e Florianópolis. Já em Rio Branco, Araxá e São Luís nenhuma amostra apresentou contaminação”.
A pesquisa mostrou também que o colostro e o leite de transição liberados nas primeiras semanas de amamentação - que possuem mais proteínas e menos gorduras - apresentaram menor contaminação que o leite maduro - que contém cerca de 4% de gordura - o que corrobora estudos já realizados em outros países.

Outra constatação é a de que as mães que amamentam pela primeira vez apresentavam o leite mais contaminado do que as mais que amamentaram outras vezes, o que comprova o efeito cumulativo do PCB no organismo da mãe ao longo da sua vida. Verificou-se, ainda, que quanto maior o tempo entre as primeira e segunda gestações, maior o re-acúmulo de PCB no leite.
Ferramentas

Cláudia considera que um dos elementos fundamentais para a realização do trabalho foi o emprego da técnica de Micro-Extração em Fase Sólida (SPME) que utiliza pequena quantidade da amostra, o que foi fundamental porque muitas vezes as amostras que chegavam continham somente alguns mL de leite. Ela lembra que essa técnica, apesar de bastante difundida, não tinha ainda sido utilizada para a pesquisa desses compostos no leite materno no Brasil.

A pesquisadora explica as inovações que a nova metodologia exigiu: “Parti do zero para determinar as melhores condições de temperatura, tempo e efeito de solventes para a extração dos doze principais PCB presentes no leite. Para conseguir uma condição ótima, lancei mão de um tratamento quimiométrico conhecido como neuro-genético. Foram essas ferramentas que possibilitaram chegar a bons resultados para os doze compostos analisados. Além disso, essas ferramentas nos possibilitaram correlacionar os dados obtidos nas análises cromatográficas com os dados obtidos nos questionários e chegar às conclusões já mencionadas, o que seria impossível diante da multiplicidade e diversidade dos dados disponíveis”.

Em relação à situação encontrada nas varias regiões do Brasil, mesmo naquelas que apresentam maiores índices de PCB no leite materno, Claudia considera os índices ainda baixos, o que não inviabiliza a utilização do leite materno e não impõe sua substituição por qualquer outro tipo de alimento. Esclarece ainda que com a produção dos PCB foi interrompida em 1993 e alguns países o baniram definitivamente a partir de 1970, se tem ainda um efeito residual e daí a necessidade de se manterem controles rígidos.

Os estudos desenvolvidos por Cláudia a levaram a iniciar um projeto de dois anos no Ministério da Agricultura com o objetivo de desenvolver metodologias analíticas para determinar a presença de PCB e pesticidas em matrizes como gordura animal, leite, mel e pescados, para que o Brasil possa ter um controle maior sobre esses produtos e assim evitar problemas na exportação para países da Comunidade Européia e Estada Unidos. Ela espera ainda que o trabalho possa começar a despertar no Brasil a preocupação pelo estabelecimento de legislações mais rígidas de controle de vários produtos alimentícios, inclusive do alimento mais rico e necessário para nossos recém-nascidos: o leite materno.










A pesquisadora Cláudia Hoffman Kowalski Schöder: desenvolvimento de metodologias analíticas para determinar a presença de PCB. (Foto: Antonio Scarpinetti)












Estrutura das bifenilas policradas, numeradas as dez posições passíveis de substituição por cloro




Matéria de Carmo Gallo Netto, do Jornal da Unicamp, ANO XXIII – Nº 423


[EcoDebate, 25/03/2009]

MEMBROS DA CPI VISITAM ÁREA CONTAMINADA DA BAYER NA ZONA SUL DE SÃO PAULO

Os vereadores PAULO FRANGE, Ítalo Cardoso e Antonio Goulart, acompanhados de representantes da Subprefeitura de Capela do Socorro e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, visitaram hoje pela manhã, terreno de propriedade da Bayer, uma das maiores empresas do setor químico-farmacêutico.

O terreno passa pelo processo de remediação do solo (contaminação) por ter sido utilizado como destino final de produtos tóxicos, classe 1 (perigosos), conhecidos como TUGON e CUPROVIT. Em se tratando de produtos classe 1, e, portanto altamente perigosos, para o processe de remedição foi contratada uma empresa especializada do Rio de Janeiro para a retirada do solo numa altura de o,5m à 1,5m e, assim acondicionada em BAGS (sacos gigantes em branco nas fotos) e que em seguida são transportados em carretas para o município de Belford Roxo, RJ. Chegando lá, esse material é acondicionado para receber um produto que neutraliza as ações danosas ao ambiente.

Trata-se de uma operação extremamente perigosa onde todos os funcionários utilizam roupas e equipamentos apropriados e aparatos de segurança, tudo isso previsto em legislação.

A empresa tratou do assunto junto a CETESB que orientou a tramitação. Infelizmente, qualquer assunto ainda funciona como uma Torre de Babel, ou seja, os órgãos que tratam do mesmo caso não se comunicam, não trocam nenhuma informação, assim agravando e muito o andamento natural do processo. Sendo assim, a dificuldade em pesar a responsabilidade sobre a Bayer e a empresa especializada na retirada do solo é muito grande. No estacionamento da empresa pudemos observar que as carretas não atendiam a legislação municipal. A documentação pertinente, entre elas, o CADRI estavam junto com todas as outras necessárias, mas o que não havia era a licença do município, detectando-se assim irregularidade. Dessa forma, as carretas por não atenderem as normas foram autuadas.

Resultado, as regras impostas pelo município através da legislação sempre dificultam o processo final. Para os próprios empresários que buscam alternativas vão esbarrar sempre em proibições que estimulam a ilegalidade.

Agora, quanto a contaminação, cabe aos membros da CPI analisarem a documentação que solicitaram a Bayer sobre os laudos de investigação do solo, e o relatório que mostra o processo de remediação.

(A foto ao lado mostra as placas que identicam o moterial a ser transportado pelas carretas - Segundo informações do site da CETESB, os numerais 3077 significa: Substâncias que apresentam risco para o meio ambiente, sólidas, N.E.)

terça-feira, 19 de maio de 2009

CPI Danos Ambientais discute a contaminação do subsolo do Campo de Marte e de Congonhas

Nesta terça-feira, dia 19, a Comissão que investiga os Danos Ambientais no município de São Paulo discutiu sobre a possível contaminação das áreas do Campo de Marte e de Congonhas.

As denúncias revelam que, nas áreas citadas existe um produto altamente tóxico para o ser humano e poluidor ao meio ambiente, conhecido por percloroetileno, muito utilizado como solvente desengraxante de peças, na lavagem de roupas e limpeza de estofamentos a seco. Contaminado, os sintomas são: enjôos, fadiga, dores de cabeça, perda da consciência, podendo causar até mesmo um câncer.


O percloroetileno é utilizado por empresas aéreas na limpeza das poltronas das aeronaves e pelas oficinas de manutenção dos aviões. Para explicar a utilização e os cuidados na armazenam do produtos, a CPI recebeu o procurador-chefe da Regional Sul da Infraero, Fábio Luis de Araujo Rodrigues; o superintendente do Aeroporto Campo de Marte, Alex Barroso Júnior, e o gerente de operações do Aeroporto de Congonhas, de Douglas Alves da Costa.

“Hoje foi positiva a análise feita pelos representantes da Infraero. As informações foram precisas. Nós queríamos saber qual é o destino dado aos resíduos desse produto contaminante tão perigoso à saúde no Aeroporto Campo de Marte, e fomos informados que a Infraero já havia encaminhado aos concessionários dos hangares do Campo de Marte pedido de informação se eles estavam utilizando o produto. Os concessionários responderam que não”, destacou o vereador e médico Paulo Frange (PTB).

Ainda assim, PAULO FRANGE questinou a informação dada pelos concessionários. “Trata-se apenas de uma declaração. Nós ainda não temos segurança nessa informação dos concessionários, pois é quase impossível se trabalhar sem utilizar esses produtos em limpeza a seco de aeronaves”, reagiu. Os integrantes da CPI solicitaram que os técnicos da Infraero façam a mesma pergunta aos concessionários que atuam no Aeroporto de Congonhas.

“O percloroetileno é um produto de alta densidade e, por isso, penetra subsolo e contamina rapidamente o lençol freático. A contaminação das pessoas pode ocorrer quando elas respiram ar ou ingerem água ou alimento atingido pela substância que escapa das máquinas de lavagem na forma de gás”, explica PAULO FRANGE.

Com o objetivo de reduzir a contaminação, a ANVISA baixou a Resolução – RDC nº 161, de 23 de junho de 2004, proibindo a instalação de novas máquinas que não tenha sistema de absorção de gases capaz de esgotar o resíduo de percloroetileno do tambor de lavagem.

As máquinas antigas de lavagem a seco devem ser adaptadas, acrescentando bandeja de recolhimento do produto, capaz de coletar todo o volume de solvente armazenado nos tanques.

ALTAMENTE RELEVANTE!

Outra preocupação dos vereadores é o descarte dos produtos. Dos 22 hangares do Campo de Marte, 14 estão de frente para a Avenida Olavo Fontoura, desses, 12 possuem coleta de esgoto tratado pela Sabesp, sendo que seis tem coleta com tanque específico para tratamento de seus resíduos. “Os detritos dos outros 10 são destinados a fossas e há uma investigação em curso que descarte dos produtos de limpeza das aeronaves e das peças está sendo feito em galerias pluviais e no córrego Tenente Rocha que deságua no Rio Tietê”, afirma PAULO FRANGE.

O superintendente do Aeroporto Campo de Marte informou que no dia 23 de abril técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, acompanhados por colegas da Cetesb e da Sabesp, estiveram vistoriando os hangares e que Infraero ofereceu todos os mapas do solo e por onde caminha a rede pluvial e de esgoto. “Não há necessidade de se questionar mais os concessionários quem utiliza ou não a rede de esgoto, a Infraero está concluindo estudo para instalação de nova rede de esgoto”, disse Barroso Júnior.

Com relação a possível contaminação do subsolo por percloroetileno, o representante da Infraero informou que vai relatar o fato a administração da empresa e a Superintendência de Meio Ambiente da Infraero que vão verificar a melhor linha de trabalho com relação ao problema.


CONGONHAS - UM PROBLEMA ANTIGO!


O Aeroporto de Congonhas tem problemas de meio ambiente e foi multado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente em R$ 10 milhões. "Nós questionamos que o Município não tem interesse de multar e receber esse dinheiro. O processo é mais pedagógico. Há em curso um Termo de Ajuste de Conduta, onde a multa seria reduzida para R$ 1 milhão, que iria para o Fundo de Meio Ambiente, e o restante seria destinado ao plantio de árvores no entorno do aeroporto e arborização dos parques da região", destacou PAULO FRANGE.
Crédito de Imagem: RenattodSousa

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O SONHO DA CASA PRÓPRIA AGORA VAI VIRAR REALIDADE!!!

Acompanhe abaixo as novas possibilidades de você adquirir seu imóvel e sair do aluguel:


PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA


Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional do Governo Federal, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada. O programa viabiliza a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, no qual será oferecido um financiamento aos interessados que atendam aos requisitos exigidos pelo programa.

No município de São Paulo, terão prioridades às famílias de baixa renda, residentes na cidade de São Paulo há mais de quatro anos, que morem em área considerada de risco, que trabalhem próximo à unidade habitacional disponível, que tenham integrantes portadores de deficiência ou mobilidade reduzida e idosos. Segundo a COHAB, somente as famílias cadastradas ou com os dados atualizados nos últimos 12 meses serão chamadas para as entrevistas de seleção.

Para participar, é necessário fazer o cadastro ou atualizá-lo, através do site www.cohab.sp.gov.br/demanda ou pessoalmente na Rua Boa Vista, 128, região central, de 2ª à 6ª feira, das 8h às 12h.

Tanto pela internet quanto presencial, é fundamental que o solicitante informe o endereço da residência e do local de trabalho, bem como o número do RG (próprio), CPF e data de nascimento – individual e do grupo familiar que contribui com a renda. Além disso, outras informações pessoais específicas deverão ser fornecidas.

Para maiores informações, acesse o site www.minhacasaminhavida.gov.br


x

domingo, 17 de maio de 2009

DRENAGEM DOS SOLOS - UMA EMERGÊNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

Em breve, a cidade de São Paulo ganhará uma praça diferente que, além de proporcionar lazer à população, contribuirá para a preservação do meio ambiente. Trata-se da praça Dolores Ibarruri (também conhecida como praça Corujas), localizada no bairro de Pinheiros. No local, será implantado um sistema de drenagem para o armazenamento de águas pluviais. A água da chuva é guardada, infiltrada ou evaporada.

A praça é situada em um ponto baixo. Com isso, quando a intervenção estiver concluída, a água da chuva será escoada por “biovaletas”, de piso drenagem. O fluxo será encaminhado para uma espécie de piscina de pequena profundidade que, além de drenar para o subsolo a água coletada, irá jogar o excedente já limpo para o córrego das Corujas.

O vereador PAULO FRAGE é autor de Projeto de Lei 678/2006, que institui o Plano Municipal de Drenagem Urbana, um planejamento que objetiva regulamentar a ocupação do solo, disciplinando medidas estruturais relacionadas ao sistema de drenagem da cidade.

“É fundamental a instalação de sistemas de drenagem em todas as praças da cidade. É de competência do Poder Público investir em obras como esta, que visa à proteção ambiental e a qualidade de vida da população. Por isso, esta é uma bandeira que levanto! Uma solução para o acúmulo de água parada, bem como a proliferação de insetos, causadores de doenças graves, como a Dengue. Vale lembrar que é dever de cada munícipe desta cidade cuidar e preservar nossas praças afinal a fauna e a flora não podem desaparecer entre os arranha céus da cidade”, afirma o Vereador PAULO FRANGE.

X

quinta-feira, 14 de maio de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM SUBSECRETÁRIO DE FINANÇAS WILSON ARAÚJO ESCLARECE IMUNIDADE DO ISS ATRAVÉS DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA


MAIS UMA VITÓRIA!!!

ENTENDA A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SÃO PAULO:



IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS

Legislação e procedimentos exigidos pela Secretaria de Finanças do Município de São Paulo:


Art. 150, VI, ‘c’ da CF/1988:

***Limitação ao poder de tributação sobre patrimônio, renda ou serviços dos: partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituições de educação e de assistência social.

***Imunidade abarca impostos exclusivamente (ISS, ITBI e ITPU no caso dos municípios). Taxas e contribuições são devidas, salvo eventual previsão legal de isenção.


•Condições para reconhecimento da imunidade:

***Enquadramento da entidade como assistencial ou educacional (análise prévia)

***Cumprimento dos requisitos previstos no artigo 14 do Código Tributário Nacional:
I.Não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título;
II.Aplicarem integralmente, no país, os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais; e
III.Manterem escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.


•Procedimentos exigidos para reconhecimento da imunidade:

***Apresentação de pedido (Anexos 1 e 2 da IN SF nº 3/2008) dirigido à DIESP – Divisão de Imunidades, Isenções e Regimes Especiais. Protocolo na própria Divisão (Rua Pedro Américo, nº 32, 6º andar), devendo ser conjugado os pedidos relativos a IPTU, ISS e ITBI

***Distribuição do processo a um auditor-fiscal. Início dos procedimentos de auditoria para verificação de cumprimento do artigo 14 do CTN.

***Despacho de reconhecimento de imunidade abrangerá somente os balanços analisados pelo auditor.

***Para exercícios seguintes: não apresentar novo pedido, exceto no caso de incorporação de novo imóvel ou abertura de novo CCM. Caberá à DIESP, dentro do prazo decadencial, realizar de ofício nova fiscalização para confirmar a manutenção da imunidade.

***Entidades devem apenas entregar anualmente a declaração prevista no anexo 3 da IN SF nº 3/2008

***Como regra, não será mais fornecida declaração por DIESP atestando a existência de processos pendentes de análise.

***Obrigatoriedade de emissão de nota-fiscal de serviços pela entidade, informando no campo respectivo sua condição de imune, ainda quando não definitivamente julgado seu pedido.

***Imunidade formalmente reconhecida por DIESP não implica dispensa de emissão de nota-fiscal. Entidades imunes que não emitirem documento fiscal estarão sujeitas à retenção do ISS pela fonte pagadora.

***Casos pendentes de julgamento: auditoria abrangerá todos exercícios com balanços já concluídos, condicionando-se tal medida ao aditamento dos processos pelas entidades

X


Representantes das entidades sociais participaram ativamente da audiência tirando suas dúvidas

x

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PAULO FRANGE VISITA TERRENO DO HOSPITAL DA BRASILÂNDIA

Hoje, pela manhã Vereador Paulo Frange visitou terreno que será construído o hospital da Vila Brasilândia junto com o José Maria Orlando, Secretário Municipal da Saúde, Dr. Adib Jatene e outros vereadores.

Agora, com o Decreto de Utilidade Pública renovado, terreno está liberado para que este projeto comece a sair do papel. Líderes da comunidade acompanharam a visita.





quarta-feira, 6 de maio de 2009

É PRECISO IMPOR LIMITES!

Em reunião com a Comissão de Política Urbana o vereador PAULO FRANGE debateu sobre os altos riscos a saúde pública que causam as antenas de operadoras de celulares. Pesquisas apontam que as ondas produzidas pelas antenas são altamente danosas ao seres humanos, principalmente à crianças até os 7 anos.

Hoje, o que presenciamos é a tecnologia tomando conta do dia a dia de todos de forma desordenada e irresponsável. Essas antenas, por exemplo, são instaladas em zonas residenciais, nas proximidades de parques, escolas, hospitais, e outros locais públicos, o que nos preocupa muito! A radiação eletromagnética não causa apenas problemas a saúde da população, mas também destrói a natureza.

É preciso planejar e observar as normas legais e técnicas pertinentes às atividades de instalação desses equipamentos. Não é deixar de acompanhar a evolução tecnológica, mas procurar a qualidade de vida que temos perdido com atos imprudentes realizados na ânsia do alcance a perfeição.

Este é um alerta também para moradores de prédios que responsáveis pelo condomínio alugam o espaço nas torres para instalação de antenas e nem imaginam que estão trocando a saúde dos condôminos por poucas moedas, afinal quanto vale uma vida? Nesta situação temos outro agravante a ser considerado, o licenciamento. Existe autorização da prefeitura para instalação desses equipamentos? Enfim, este é um tema que não pode ser descartado e precisa ser muito discutido e explorado. Na Câmara Municipal de São Paulo, este é mais um compromisso para o vereador PAULO FRANGE.

terça-feira, 5 de maio de 2009

APNÉIA DO SONO TRIPLICA RISCO DE ENFARTE

Para aqueles que acham que roncar é um problema inofensivo ou apenas um desconforto pode se surpreender com os altos riscos que sofre.

A apnéia do sono é uma doença que pode afetar a pressão arterial, aumentando o risco de enfarte e derrame cerebral. O risco de hipertensão é três vezes maior em pessoas que roncam de maneira (crônica) todas as noites. Isso porque prejudica a entrada de ar no sangue, ou seja, com menos oxigênio, o organismo está sujeito a sofrer sérias lesões. A complicação é ainda maior quando a pessoa apresenta excesso de peso. Outros fatores característicos que explicam este problema são alterações anatômicas (queixo retraído), musculatura flácida devido envelhecimento e pré-disposição genética.

O vereador PAULO FRANGE vem discutindo na Câmara Municipal de São Paulo sobre este tema. Acesse o link abaixo e assista a entrevista sobre apnéia do sono: http://www.paulofrange.com.br/dnn/Videos/tabid/56/VideoId/2/language/pt-BR/Apnia.aspx
x

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Depois de muito empenho e dedicação do Vereador PAULO FRANGE, finalmente no dia 1º de maio foi publicado em Diário Oficial a Lei Nº 14.920 de 28 de abril de 2009, que estabelece a data de 14 de outubro como o Dia do Maquilador.

Com sua vasta capacidade de percepção e visão sobre as carências e necessidades dos munícipes desta cidade, Vereador PAULO FRANGE sempre se preocupa em atender a população com seriedade e responsabilidade, buscando respeitar as particularidades individuais de cada cidadão.

O trabalho do Maquilador é de grande importância para enaltecer a beleza natural e intrínseca dos seres humanos. É extremamente merecida a titulação de um dia próprio para ser comemorado por todos que exercem esta digna atividade, bem como pelas pessoas que os admiram.

Esta é mais uma conquista, fruto de um trabalho sério e competente.

“É com muita alegria que parabenizo a todos os Maquiladores pela criação do seu dia. Certamente, esta é mais uma vitória aos profissionais desta categoria, que merecem reconhecimento perante a sociedade”, declara do Vereador PAULO FRANGE.

sábado, 2 de maio de 2009

POLUIÇÃO É PREJUDICIAL À SAÚDE

O jornal Folha de São Paulo publicou nesta última quinta-feira, um estudo promovido pela Escola de Saúde Pública de Harvard. Ele revela que a poluição atmosférica tem aumentado o risco de desenvolvimento de doenças autoimunes – distúrbios que aparecem quando as células de defesa agem contra o organismo – como tireóide crônica autoimune e lúpus eritematoso sistêmico.

A elevação da poluição do ar causa doenças respiratórias e cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, infarto, pneumonia, câncer de pulmão, entre outros. Agora, com o resultado da pesquisa, realizada com 90.297 mulheres, constatou-se que, viver a menos de 50 metros de vias de tráfego intenso aumentou de 31% para 63% as chances de desenvolverem artrite reumatóide.

A doença desencadeia inflamações nas articulações, como nos pés e nas mãos. Isso pode causar perda de movimentos e deformações nas regiões atingidas.

De acordo com os pesquisadores, os poluentes agridem o organismo humano, pois ele não reconhece as substâncias impróprias do ar. Por isso, o corpo reage e produz anti-corpos para combatê-los. Esta produção sem controle acaba prejudicando células saudáveis do corpo.

Ainda não se sabe exatamente quais partículas de poluentes são as causadoras por desencadear tais doenças. Porém, é comprovado que pessoas que residem ou freqüentam áreas industriais, com grande emissão de poluentes, são mais propícias aos riscos.

Por isso, é muito importante as pessoas cuidarem da saúde, principalmente aquelas que já apresentam complicações respiratórias. Fazer acompanhamento médico, sempre que possível, é fundamental para se diagnosticar a doença em estágio inicial, na qual o paciente tem maiores chances de responder ao tratamento com maior eficácia.
x

sexta-feira, 1 de maio de 2009

DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE ALERTA POPULAÇÃO MUNDIAL

Mais uma vez o tema vem à tona e promete ter muitas discussões. Solução? Não será imediata. É preciso atitude individualizada e vontade política.

Ontem, o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre um grave problema ambiental: o aquecimento global. O ALERTA É GERAL! Na publicação, é apresentado um estudo divulgado no periódico “Nature”, no qual revela que o mundo deverá emitir, no máximo, 1 trilhão de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050. Claro, isso se quiser ter a chance de evitar um aquecimento de mais de 2ºC da temperatura terrestre – limite considerado seguro para prevenção do excesso de calor. Porém, nos últimos nove anos, já foi lançado na atmosfera o equivalente a um terço disso.

Segundo o líder do estudo, o pesquisador Malte Meinshausen, do Instituto de Pesquisa de Impactos Climáticos de Potsdam (Alemanha), caso continuarmos no mesmo ritmo atual de queima de combustíveis fosseis (carvão mineral, combustível e gás natural) e sem nenhuma medida de urgência contra o efeito estufa, atingiremos a cota de mais de 3 trilhões de toneladas de CO2 até 2050, ou seja, será inevitável controlar o aumento de temperatura acima dos 5ºC.

O estudo mostrar ainda que, mesmo que haja uma redução na emissão dos gases que provocam o efeito estufa, e sejam emitidos no máximo 700 bilhões de toneladas de CO2 no ambiente, o risco do aquecimento acima de 2ºC até 2050 é de 25%. Contudo, os cientistas acreditam que de qualquer maneira, o ecossistema está em risco, mesmo com seu aquecimento limitado a tal temperatura.

Porém, fica claro, que a questão do aquecimento global deve ser encarada com responsabilidade de caráter social, já que esta é uma preocupação mundial e responsabilidade de todos os seres que habitam o planeta.

Se não houver uma comoção e conscientização entre todos os seres, ocorrerá uma verdadeira catástrofe na Terra. Por isso, é fundamental que cada cidadão tenha ciência sobre este fato e tome como princípios a proteção e conservação do nosso meio ambiente.

x