quinta-feira, 28 de maio de 2009

VEREADOR PAULO FRANGE FAZ VISTORIA EM TERRENO DA ANTIGA COOPERATIVA AGRÍCOLA DE COTIA

Logo pela manhã, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura e investiga danos ambientais e seus respectivos passivos, decorrentes de atividades e práticas industriais e econômicas inadequadas, irregulares ou ilegais no âmbito do município, a partir de denúncias e fatos específicos estão minuciosamente estudando cada centímetro que compete ao terreno da antiga Cooperativa Agrícola de Cotia. Já constatado local de alta contaminação, definido como risco de nível tipo 1. São ao todo 17.000 toneladas de montanhas de lixo tóxico com misturas dos compostos: Cádmio, Cloreto, Fenóis, Fluoreto, Manganês, Nitrato, Sódio, Sulfato e Zinco.

Junto ao vereador PAULO FRANGE estavam outros dois vereadores também da CPI, representantes da CETESB, DECONT, COVISA, Vigilância do Trabalho, Defesa Civil, e, a imprensa televisiva, impressa e rádio acompanhando a vistoria aos galpões.

“As condições do local são precárias e muito preocupantes. A contaminação é tão agressiva que durante a vistoria os olhos lacrimejavam numa forte irritação. Ao chegar em frente ao abandonado terreno logo notamos a falta de preparo no manuseio e cuidado com o solo. Os portões de madeira que dividem a entrada ao terreno e a calçada dos pedestres repleta da mesma terra contaminada, numa extensão de mais de 20 metros. Adentramos e a segunda constatação logo veio, e de extrema gravidade, observamos que, a terra em lama remexida e cheia de poças de água da chuva escoam para a rua irradiando a contaminação para o entorno. A preocupação é que parte desse líquido tem seu trajeto rumo as galerias pluviais.”, conta o vereador PAULO FRANGE.

DETERMINAÇÃO!

Com a visita, a Construtora São José, empresa que hoje é responsável pelo terreno, terá que cumprir alguns prazos: 15 dias para realizar a cobertura dos galpões, 60 para retirar a terra contaminada e 120 para entregar a investigação confirmatória do solo e subsolo.


Nenhum comentário :