domingo, 17 de maio de 2009

DRENAGEM DOS SOLOS - UMA EMERGÊNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

Em breve, a cidade de São Paulo ganhará uma praça diferente que, além de proporcionar lazer à população, contribuirá para a preservação do meio ambiente. Trata-se da praça Dolores Ibarruri (também conhecida como praça Corujas), localizada no bairro de Pinheiros. No local, será implantado um sistema de drenagem para o armazenamento de águas pluviais. A água da chuva é guardada, infiltrada ou evaporada.

A praça é situada em um ponto baixo. Com isso, quando a intervenção estiver concluída, a água da chuva será escoada por “biovaletas”, de piso drenagem. O fluxo será encaminhado para uma espécie de piscina de pequena profundidade que, além de drenar para o subsolo a água coletada, irá jogar o excedente já limpo para o córrego das Corujas.

O vereador PAULO FRAGE é autor de Projeto de Lei 678/2006, que institui o Plano Municipal de Drenagem Urbana, um planejamento que objetiva regulamentar a ocupação do solo, disciplinando medidas estruturais relacionadas ao sistema de drenagem da cidade.

“É fundamental a instalação de sistemas de drenagem em todas as praças da cidade. É de competência do Poder Público investir em obras como esta, que visa à proteção ambiental e a qualidade de vida da população. Por isso, esta é uma bandeira que levanto! Uma solução para o acúmulo de água parada, bem como a proliferação de insetos, causadores de doenças graves, como a Dengue. Vale lembrar que é dever de cada munícipe desta cidade cuidar e preservar nossas praças afinal a fauna e a flora não podem desaparecer entre os arranha céus da cidade”, afirma o Vereador PAULO FRANGE.

X

Nenhum comentário :