terça-feira, 26 de maio de 2009

SOLENIDADE DE ABERTURA DA SEMANA DE PREVENÇÃO AO GLAUCOMA

Hoje pela manhã, o vereador PAULO FRANGE participou da “Semana de Combate à Cegueira Pelo Glaucoma”, promovida pela Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma e a Prefeitura de São Paulo. O acontecimento é sempre realizado na última semana do mês de maio. O vereador PAULO FRANGE é proponente da solenidade. Como Médico, ele tem uma sensibilidade e cuidado maior com a saúde pública e sabe o quão é significativo a divulgação do combate ao Glaucoma.

É de autoria do vereador PAULO FRANGE a Lei N. 14.227/06 que confere a Semana de Prevenção ao Glaucoma e a Lei N. 13.463/02 que dispõe sobre a realização de exames de catarata e glaucoma congênitos nos recém-nascidos em hospitais públicos da rede municipal de saúde.

O glaucoma é uma doença que atinge de 1% a 2% da população, e em geral a incidência aumenta com o avanço da idade, chegando a 7% nos pacientes acima dos 60 anos. É extremamente importante o diagnóstico precoce para evitar a cegueira irreversível. Por isso, usamos todos os recursos para divulgar o problema. Para isso, estamos trabalhando junto a Secretaria Municipal da Saúde segundo orientação do Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, especialista em Oftalmologia e Presidente Científico da ABRAG. Esta prevista para o ano que vem a realização uma intensa divulgação do “Combate ao Glaucoma” junto às campanhas de vacinação nos postos de saúde, dessa forma é possível atingir um público específico e obter excelentes resultados. Essa será uma ação extremamente importante, e o melhor, sem ônus algum, uma vez que, o município dispõe de uma estrutura planejada e adequada para as campanhas, com um público específico, o apoio será oferecido gratuitamente pela ABRAG.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, e contou com a presença de importantes autoridades da área médica como o Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, especialista em Oftalmologia e Presidente Científico da ABRAG, Prof. Dra. Denise de Freitas, Chefe de Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, Maurício Barbosa, Diretor-Presidente do Instituto Bionexo e Dr. Ivan Maynart, Chefe de Setor de Glaucoma e Prof. Afiliado da UNIFESP.

Na ocasião, o Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello palestrou sobre as principais causas que levam ao diagnóstico do glaucoma, como a doença atinge a visão humana, seu gradativo desenvolvimento e, em alguns casos, a perda completa da visão. O especialista frisou também sobre a importância do diagnóstico logo no início do problema, para que o doente responda melhor ao tratamento. Assim que detectada a doença, o paciente deve fazer acompanhamento médico contínuo. Vale lembrar que o Glaucoma não tem cura, porém, com o avanço da medicina é possível controlar a enfermidade. Para obter mais informações acesse o site www.abrag.com.br

Há anos o vereador PAULO FRANGE procura definir o público alvo que é mais atingido pela doença, bem como os cuidados que as pessoas idosas devem ter.

“Este evento realizado pela ABRAG é de vasta importância para que a população seja orientada sobre o Glaucoma. Atualmente, esta doença atinge quase 1 milhão de pessoas no Brasil, na qual a maioria delas nem sabem que sofrem deste problema. Por isso, o Poder Público, em parceria com a ABRAG, realiza encontros como este, para informar as pessoas diretamente. Nossa função é zelar a saúde dos munícipes de São Paulo”, afirma do vereador Paulo Frange.

Nenhum comentário :