sábado, 2 de maio de 2009

POLUIÇÃO É PREJUDICIAL À SAÚDE

O jornal Folha de São Paulo publicou nesta última quinta-feira, um estudo promovido pela Escola de Saúde Pública de Harvard. Ele revela que a poluição atmosférica tem aumentado o risco de desenvolvimento de doenças autoimunes – distúrbios que aparecem quando as células de defesa agem contra o organismo – como tireóide crônica autoimune e lúpus eritematoso sistêmico.

A elevação da poluição do ar causa doenças respiratórias e cardiovasculares, como acidente vascular cerebral, infarto, pneumonia, câncer de pulmão, entre outros. Agora, com o resultado da pesquisa, realizada com 90.297 mulheres, constatou-se que, viver a menos de 50 metros de vias de tráfego intenso aumentou de 31% para 63% as chances de desenvolverem artrite reumatóide.

A doença desencadeia inflamações nas articulações, como nos pés e nas mãos. Isso pode causar perda de movimentos e deformações nas regiões atingidas.

De acordo com os pesquisadores, os poluentes agridem o organismo humano, pois ele não reconhece as substâncias impróprias do ar. Por isso, o corpo reage e produz anti-corpos para combatê-los. Esta produção sem controle acaba prejudicando células saudáveis do corpo.

Ainda não se sabe exatamente quais partículas de poluentes são as causadoras por desencadear tais doenças. Porém, é comprovado que pessoas que residem ou freqüentam áreas industriais, com grande emissão de poluentes, são mais propícias aos riscos.

Por isso, é muito importante as pessoas cuidarem da saúde, principalmente aquelas que já apresentam complicações respiratórias. Fazer acompanhamento médico, sempre que possível, é fundamental para se diagnosticar a doença em estágio inicial, na qual o paciente tem maiores chances de responder ao tratamento com maior eficácia.
x

Nenhum comentário :