quarta-feira, 31 de agosto de 2011

APROVADO PROJETO QUE INSTITUI PROGRAMA DE ATENDIMENTO DOMICILIAR EM SÃO PAULO

Ontem, dia 30/08, foi aprovado em 2ª votação o PL 98/2011, que institui o Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM de autoria do vereador PAULO FRANGE, na Câmara Municipal de São Paulo. Agora, o PL vai para sanção do prefeito Gilberto Kassab.

"Como médico cardiologista, vejo a precariedade da falta de leitos hospitalares por todo lado na cidade de São Paulo. Certamente, algumas regiões são mais carentes e sofrem mais, como por exemplo, a Brasilândia, Guaianases, entre outros. Aqui na Câmara tentamos buscar meios e soluções para os diversos problemas que os paulistanos passam no seu cotidiano. É o atendimento a saúde é direito de todos.


Ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, busquei ampliar este importante projeto que é o PROHDOM para que mais pessoas possam ter esse benefício e ao mesmo tempo os leitos hospitalares ficarem disponíveis para casos que não há tratamento em casa. No início deste ano, apresentei o PL 98/2011 com o objetivo de tornar esta iniciativa em Lei e assim expandi-lo por todo município. Hoje, a cada 10 pacientes internados, 3 deles pode ser cuidado em casa, com toda assistência necessária, de forma humanizada e junto ás suas família. A internação domiciliar para os casos especiais, já é sucesso no mundo todo. Agora, será realidade em São Paulo. Os benefícios para o paciente são muitos e significativos. O tratamento passa a ser realizado com o carinho da família e amigos. Muitos dos exames são realizados em casa, com conforto e tranqüilidade. As equipes de saúde visitam os pacientes diariamente, com cuidadores profissionais até mesmo em apoio psicológico à família. O sentimento de amparo e proteção reagem extremamente positivos nesse processo de tratamento. Portanto, este é um grande ganho para os 11 milhões de habitantes da cidade de São Paulo.”, afirma o vereador PAULO FRANGE.

Atualmente, o PROHDOM atende cerca de 550 pessoas, 135 delas “internadas”, as outras têm atendimento ambulatorial. Em 2010, o Programa de Internação Domiciliar do SUS está presente em apenas 75 hospitais de 15 estados, foram assistidas 11.242 pessoas.

Conheça o projeto na íntegra:

PROJETO DE LEI 98/2011 do Vereador Paulo Frange (PTB)

“Institui o Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM, e dá outras providências.

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:

Art. 1º Fica instituído o Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM no município de São Paulo.

Art. 2º Para os efeitos do Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM, define-se como:

I – atenção Domiciliar: o termo genérico que envolve ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio;

II – Assistência Domiciliar: o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio;

III – Internação Domiciliar: o conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção emtempo integral ao paciente com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.

Art. 3º O Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM desenvolverá suas atividades objetivando:

I – contribuir para a otimização de leitos hospitalares, reduzindo o tempo de permanência e aumentando a rotatividade dos leitos clínicos e cirúrgicos;

II – desospitalizar em tempo adequado os pacientes com perfil de internação hospitalar;

III – evitar hospitalização desnecessária;

IV – reduzir taxas de re-internações;

V – minimizar riscos de infecção hospitalar;

VI – intensificar os períodos livres de intercorrências hospitalares em pacientes crônicos;

VII – prevenir as complicações no domicílio;

VIII – permitir melhores condições para a reintegração no grupo familiar ou de apoio;

IV – humanizar o tratamento.

Art. 4º O gerenciamento e o planejamento das ações do Programa de que trata esta lei serão estabelecidos pelo competente órgão do Executivo.

Art. 5º O Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM será coordenado por um médico de “notório saber” e integrado por Equipes Matriciais de Apoio e Equipes multiprofissionais.

Art. 6º Os critérios de elegibilidade, acessibilidade e aplicabilidade da assistência no Programa Hospitalar Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM, assim como os procedimentos a serem adotados para o atendimento, serão estabelecidos por um Informe Técnico publicado pelo competente órgão de saúde do Executivo Municipal.

Art. 7º Para a instalação do Atendimento e Internação Domiciliar serão necessárias as seguintes aprovações:

I – do Gerente Médico da Equipe do PROHDOM, uma vez preenchidos os critérios de elegibilidade, acessibilidade e aplicabilidade da assistência, definindo o plano terapêutico;

II – do Médico Assistente, concordando com o plano terapêutico;

III – do paciente/família ou responsável, concordando com o plano terapêutico.

Parágrafo único. É obrigatória a assinatura e a concordância, por parte dos responsáveis pelo paciente, de um Termo de Compromisso para o Atendimento e Internação Domiciliar.

Art. 8º O Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM é destinado a pacientes moradores no Município de São Paulo, de todas as idades, admitidos segundo critérios de elegibilidade objetivos.

Art. 9º O Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM será implementado gradativamente nas Unidades Hospitalares e em outros estabelecimentos de saúde do Município de São Paulo, obedecendo prioridades que incluem disponibilidade de recursos necessários previstos para cada equipamento de saúde, área geográfica contemplando as várias regionais de saúde e interação com os programas existentes.

Art. 10º O Poder Púbico Municipal, na execução do Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no Município de São Paulo – PROHDOM, poderá utilizar-se dos serviços privados, preferencialmente sem fins lucrativos, na forma e condições permitidos na lei.

Art. 11º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 12º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ SOLUÇÕES PARA ACIDENTES DE TRÂNSITO - PARTICIPE!!!

Como Presidente da Comissão de Política Urbana e autor do Projeto de Lei nº 296/2010 que institui o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte - COMDATT, quero convidá-los a participar da Audiência Pública para discussão do tema, no dia 02/09/2011 às 10:00h no Plenário 1o de Maio, Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100).

No Brasil, mais de 40 mil pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito, no município de São Paulo não é diferente, nos últimos 5 anos, mais de 7 mil pessoas morreram por este motivo.

Veja o projeto abaixo na íntegra e venha partipar, contribuir com seu aprimoramento!

PROJETO DE LEI 01-0296/2010 do Vereador Paulo Frange (PTB)



“Institui o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT e dá outras providências.


A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:


Artigo 1º - Fica instituído, junto ao Gabinete do Secretário dos Transportes, o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT, órgão colegiado de caráter consultivo e de assessoramento.


Artigo 2º - O COMDATT tem por finalidade propor e opinar acerca de medidas tendentes a reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito urbano e rodoviário.


Artigo 3º - O COMDATT será integrado pelos seguintes membros:


I - o Secretário dos Transportes, que será seu Presidente;


II - um representante de cada uma das seguintes Secretarias:


a) Secretaria dos Transportes;


b) Secretaria da Educação;


c) Secretaria do Meio Ambiente;


d) Secretaria da Segurança Urbana;


e) Secretaria da Segurança Pública;


f) Secretaria da Saúde;


g) Secretaria do Governo Municipal;


h) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho;


i) Secretaria Municipal de Planejamento;


j) Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida;


k) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano;


III - um representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades:


a) Companhia de Engenharia de Tráfego - CET;


b) Um membro indicado pela Câmara Municipal de São Paulo;


c) Um membro indicado pela São Paulo Turismo S.A – SPTURIS;


d) Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET;


e) Associação Brasileira de Ciclomotores, Bicicletas e Motocicletas - ABRACICLO;


f) Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo - SETPESP;


g) Associação Brasileira de Pedestres - ABRASPE;


h) Associação Nacional de Transportes de Cargas - NTC;


i) Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA;


j) Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP;


k) erviço Nacional de Aprendizagem ao Trabalhador em Transportes - SEST- SENAT;


I) Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo;


m) Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP.


§ 1º - Cada membro do Conselho terá um suplente que o substituirá em seus impedimentos.


§ 2º - As entidades referidas nas alíneas c a I do inciso III serão convidadas a integrar o COMDATT e indicar seus representantes.


§ 3º - Os membros do COMDATT e seus suplentes serão designados pelo Prefeito do Município de São Paulo, com mandado de 2 (dois) anos, permitida a recondução e a substituição.


§ 4º - O exercício das funções de membro do Conselho não será remunerado, porém, considerado serviço público relevante.


§ 5º - Poderão integrar o Comitê, a critério dos representantes governamentais:


I - personalidades;


II - técnicos;


III - representantes de Pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado;


IV - representantes de entidades da sociedade civil;


V - representantes do Ministério Público, e


VI - representantes do Poderes Legislativo e Judiciário.


Artigo 4º - Compete ao COMDATT;


I - propor a implementação de ações que visem à redução de acidentes e número de vítimas no trânsito e no transporte em vias e rodovias do Município de São Paulo;


II - opinar sobre projetos atinentes aos sistemas de transportes, propondo soluções e fazendo sugestões com vista à melhoria das condições de segurança dos usuários;


III - levantar, analisar e divulgar os dados estatísticos sobre acidentes de trânsito e transportes;


IV - coordenar campanhas de conscientização da população quanto à gravidade do problema, desenvolvendo a consciência coletiva com a finalidade de aumentar o nível de responsabilidade individual e social;


V - articular a troca de informações e a implantação de programas de educação e comportamento no trânsito junto às esferas federal, estadual e municipal;


VI - integrar as estruturas de transporte rodoviário e urbano na discussão e busca de soluções para problemas localizados, tais como, pontos críticos, populações lindeiras, acidentes de trajeto e outros;


VII - interagir com os órgãos públicos e entidades privadas, nacionais e internacionais, priorizando ações nas áreas de educação e saúde.


Artigo 5º - Compete ao Presidente do COMDATT:


I - dirigir os trabalhos do Conselho;


II - convocar e presidir as reuniões do Conselho;


III - representar o Conselho nas suas relações com terceiros;


IV - dar posse os membros titulares e suplentes.


Parágrafo único – O COMDATT contará com o apoio de uma Secretaria Executiva.


Artigo 6º - Compete ao Colegiado a elaboração do seu Regimento Interno, que, homologado pelo Secretário dos Transportes, será publicado no Diário Oficial do Município.


Artigo 7º - O Secretário dos Transportes adotará as providências necessárias à instalação do COMDATT.


Artigo 8º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Sala das sessões, 22 de junho de 2010. Às Comissões competentes.”

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE BATISMO DA QUADRANGULAR ELE VIVE

Karina, Pastor Orestes e Vereador PAULO FRANGE
Ontem, (28/08) o vereador PAULO FRANGE esteve entre amigos da Igreja Quadrangular Ele Vive em São Mateus.

Recebido com grande carinho e de forma muito receptiva, o vereador PAULO FRANGE acompanhou algumas apresentações de música e louvor a Jesus. Foi convidado a discursar algumas palavras, onde aproveitou para cumprimentar os presentes e agradecer a oportunidade de estar junto a pessoas de bem por uma causa divina. Deixou uma mensagem de amor e paz, desejando poder compartilhar de momentos como àquele, novamente, nos próximos anos.


Abelino, Pastor Orestes, Ver. PAULO FRANGE, Jânio e Júnior
 Ao lado de Júnior, membro da Igreja Ele Vive, o Pastor Orestes e a irmã Marly, o vereador PAULO FRANGE pode conhecer um pouco dos costumes e 'rituais' da Quadrangular. Foi apresentado aos irmãos presentes e com grande respeito assistiu o ritual de batismo por imersão previsto para ser realizado em 127 pessoas durante todo o domingo.

"Este é um momento de muita emoção para todos nós. É um ritual de passagem onde a pessoa precisa estar consciente, crer e aceitar Jesus entrando em sua vida. É com grande satisfação que estivemos juntos a esses irmãos e estaremos, certamente, em outras oportunidades.", fala o vereador PAULO FRANGE

Vereador PAULO FRANGE ao lado de Júnior da Igreja Ele Vive

Comunidade participa de evento da Quadrangular Ele Vive

Vereador PAULO FRANGE cumprimenta irmãs da igreja ao lado de Marly

Vereador PAULO FRANGE cumprimenta Sra. Wilma

Vereador PAULO FRANGE é recebido com grande carinho por todos da Igreja Ele Vive

Vereador PAULO FRANGE conversa com participantes e colaboradores do evento

Vereador PAULO FRANGE cumprimenta os membros da Igreja

Vereador PAULO FRANGE cumprimenta uma das irmãs que foi batizada

Vereador PAULO FRANGE e Dona Therezinha

Vereador PAULO FRANGE com o grupo de Jovens da Igreja

Vereador PAULO FRANGE com os filhos da Quadrangular

Priscila Salvador de Guaianases ao lado do vereador PAULO FRANGE e a
banda de louvor "Pleno Louvor"

Vereador cumprimenta os jovens da Igreja Quadrangular Ele Vive

Inicialização do Batismo de dois membros da Igreja Ele Vive


Saiba mais sobre o significado deste batismo:

“O Batismo águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de “sepultamento ”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura” ali enterramos o nosso “ velho homem ” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo.É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando de que o “ batismo não salva ”, etc. Porém NÃO existe outra forma bíblica, pela qual, o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja o crente precisa ser batizado, caso ele não seja batizado, ele pode até frequentar um igreja mas não faz parte da Igreja de cristo, esta fora. O crente ao ser batizado passar a participar da mesa do Senhor, ou seja, da Santa Ceia, o crente que não é batizado não pode participar pois ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo. Ora todo crente tem a necessidade de “comer o corpo e beber o sangue de Jesus” pois Jesus mesmo disse em João 6:53 “Quem não comer o meu corpo (pão da santa ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da santa ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”, em outras palavras : “ quem não comer o pão e não beber o sangue de Jesus NÃO tem a vida eterna veja : 1o ) A pessoa crê; 2o ) A pessoa é batizada; 3o ) A pessoa participa da Ceia , esta pessoa esta de acordo com a Palavra, esta pessoa esta salva ! É verdade que só batizar não garante a salvação, é preciso primeiro CRER em JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.

O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS


A – O Batismo é símbolo de morte – Romanos 6:3,4


B – O Batismo é revestimento de Cristo – Gálatas 3:27


C – O Batismo é ressurreição com Cristo – Colossenses 2:12,13

TIPOS DE BATISMO

ASPERSÃO (borrifamento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa usado na Igreja Católica


AFUSÃO ( derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional


IMERSÃO ( mergulhamento ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.

Destes três tipos de batismo o mais correto é o batsimo por IMERSÃO pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água , então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e NÃO ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão, deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco, diz “ pararam a carruagem e desceram ambos na agua”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora eu te pergunto como é que sepulta a pessoa ? em pé ou deitada ? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa alí irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.


Fonte: Site Abibliaresponde.xpg.com.br

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATENÇÃO À SEGURANÇA!

Hoje, no período da tarde, foram divulgados dados alarmantes sobre os homicídios e latrocínios em São Paulo. Mesmo não estando na lista dos locais epidemicos precisamos reduzir esses números. Vejam, a matéria abaixo na íntegra. Divulguem!

NÚMERO DE HOMICÍDIOS CAI E DE LATROCÍNIOS AUMENTA EM SP


Dados foram divulgados nesta quinta (25) pela Secretaria da Segurança.
Polícia diz que problema merece atenção especial das autoridades.

O número de homicídios caiu 8,35% em todo o estado e 23,69% na capital paulista entre janeiro e julho de 2011, em comparação com os primeiros sete meses de 2010, de acordo com as estatísticas mensais da criminalidade, divulgadas nesta quinta-feira (25) pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Segundo a CAP, até julho de 2011 ocorreram 2.370 homicídios dolosos no estado, 216 a menos do que os 2.586 até julho de 2010. No município de São Paulo, foram 570 casos em sete meses, 177 a menos do que os 747 registrados entre janeiro e julho de 2010.

Segundo a SSP, o número de latrocínios no estado teve aumento de 15,92%, de 157 entre janeiro e julho de 2010 para 182 de janeiro a julho de 2011. No acumulado de 12 meses, a alta é de 6,92%. Segundo a secretaria, uma das hipóteses para essa alta é que as pessoas estejam reagindo aos assaltos. A PM orienta nunca reagir a um roubo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o número de homicídios intencionais registrados nos sete primeiros meses do ano coloca SP fora da zona considerada epidêmica pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS considera epidêmica o limite acima de 10 mortes intencionais por grupo de 100 mil habitantes/ano. A taxa de homicídios paulista até julho é de 9,75 por 100 mil habitantes.

Fonte: Site G1

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PROJETO ZELADORIA DE PRAÇAS ABRE INSCRIÇÕES

Fonte: Site Rede Lapa
O projeto Zeladoria de Praças da Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas hoje e amanhã, para 187 vagas. Os interessados podem se inscrever nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), desde que morem na cidade de São Paulo, tenham entre 18 e 65 anos, estejam desempregados há mais de quatro meses e não estejam recebendo o seguro-desemprego.

Também é critério de seleção que a renda da família seja de até meio salário mínimo (R$ 272,50) por pessoa da família, conforme declaração do candidato.

Na Zona Leste, 35 zeladores selecionados atuarão em Aricanduva; 40 em Itaquera; 10 em Guaianases; e 22 em Vila Prudente. Na Zona Sul, são 20 vagas na Capela do Socorro e mais 20 no Campo Limpo. Na Zona Norte, 20 zeladores atuarão em Jaçanã/Tremembé e outros 20 em Santana. Para atuar nos bairros mencionados é preciso residir no local.

O projeto é desenvolvido desde 2008 em uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Verde e do Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras. As ações promovem o cuidado com as áreas verdes e geram empregos. O Zeladoria de Praças já foi adotado em 16 subprefeituras, capacitando e empregando 1.100 trabalhadores para cuidar da vegetação, fazer pequenos reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso a 1.732 praças e áreas verdes na Cidade.


Fonte: Diário Oficial da Cidade de São Paulo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VEREADOR DISCURSA SOBRE NECESSIDADES DO HOSPITAL SANTA MARCELINA

Hoje, dia 23/08, em plenário o vereador PAULO FRANGE discursou sobre o momento delicado que passa o Hospital Santa Marcelina. Veja abaixo:

O momento é oportuno para a abordagem no que tange ao atendimento médico-hospitalar, em especial na região Leste de São Paulo, por causa da situação que vem sendo noticiada o Hospital Santa Marcelina.


É importante deixar bem claro que em nenhum momento as Marcelinas faltaram com a sua responsabilidade e missão com a cidade de São Paulo. Em nenhum momento também o Hospital Santa Marcelina de Itaquera foi ou é organização social de saúde. É um convênio com o SUS, diferentemente do que ocorre com o Hospital do Itaim e Cidade Tiradentes.

É um hospital de propriedade das irmãs há 50 anos, fundado por elas mesmas e que carrega todo atendimento de complexidade da zona Leste. Por isso, tanta gente confunde o Hospital das Clínicas de São Paulo, na zona Oeste, com o da zona Leste, que é o Hospital Santa Marcelina. Não se trata de um hospital comum. Ele tem tomografia, ressonância, hemodiálise, transplante renal e cirurgia cardíaca, enfim, é de alto custo, um hospital terciário. E nós temos de trabalhar no sentido de fazer a gestão do atendimento da zona Leste, de forma integrada e hierarquizada.

Senhores Vereadores, não podemos encaminhar para a porta do Hospital Santa Marcelina de Itaquera os casos comuns, porque, hoje, a alta complexidade da região é toda atendida ali. E quando verificamos a receita das Marcelinas, vemos que praticamente o que é recebido do SUS paga apenas a folha de pagamento dos funcionários. A diferença fica sem contrapartida do Governo. É diferente do Hospital da Cidade Tiradentes, onde a complexidade é outra, com um custo menor. Não tem cirurgia cardíaca, por exemplo, aliás, hospital municipal não deveria ter atendimento de alta complexidade e se dedicar aos casos de média complexidade. Nós temos de ter uma hierarquia no sistema de atendimento do Sistema Único de Saúde, em especial na Zona Leste de São Paulo.

Agora é hora de ajudar as Marcelinas. Fizemos uma proposta aqui no ano passado e existe uma emenda de R$ 1,4 milhão, com projeto feito, tudo certinho, pronto para ser iniciada a construção de uma AMA dentro do terreno das irmãs, que se comunicará pelo hospital. Essa AMA, com certeza, aliviará muito o atendimento da porta das Marcelinas e, portanto, o atendimento de pequena e média complexidade terá resolutividade ali mesmo, sem precisar adentrar ao hospital. Isso está no Município e SMS, é de nossa responsabilidade, está no orçamento, aprovado, tem dinheiro, projeto, o Governo também quer, mas a obra ainda não iniciou. Parece até que obra em São Paulo só pode começar quando se iniciam as chuvas. Aí, para tudo e culpamos as chuvas.

O Governo do Estado também tem que ajudar. Como ele pode ajudar? Nós não podemos ficar sem aquele centro de referência, hoje, na zona Leste. Ele pode ajudar dando uma mãozinha às irmãs, readequando e ampliando o Pronto Socorro, porque é importante para a Zona Leste e, portanto, para o Estado. Vejam a beleza do Hospital Mandaqui, na Zona Norte, um hospital próprio do Estado que recebeu muito investimento. Aliás, quem não tem visitado hospital, visite o Hospital Mandaqui para ver em que nível e em que qualidade ficou aquele hospital depois do trabalho feito na gestão do Governador José Serra e do Sr. Geraldo Alckmin. Que maravilha ficou! Está bem estruturado. A diferença é ter investimento.

Aqui é uma questão de dar uma mãozinha. Quem mais tem responsabilidade com as Marcelinas daquela região? O Governo Federal e o Sistema Único de Saúde. O que paga não paga a complexidade que está instalada hoje em Itaquera. Quando pagamos um hospital como das Marcelinas, que é referência e de alta complexidade, pagamos a mesma tabela que se paga a um hospital do Nordeste, onde os custos são extraordinariamente menores. Nós temos de tratar os diferentes de forma diferente sim.

Nós temos que colocar o que existia antes, um indexador de valorização da atividade para pagar mais aqueles que são referência hospitalar. Quando falamos do Hospital Santa Marcelina, falamos de um hospital que tem aproximadamente 70 leitos. Não é um hospital pequeno e essa conta é muito grande.

Portanto, se não adequarmos as tabelas de pagamento do SUS e não investirmos na hierarquização do Sistema, bem como integração do Município, Estado e União, para que juntos possam tratar de forma diferenciada, vamos acabar perdendo novos parceiros.

Esse é um momento muito importante, para que todas as esferas, todos os níveis de Governo trabalhem juntos. Quem sabe, a Câmara também possa colaborar com isso, pois todos nós aqui temos o nosso espaço de relacionamento com todas as esferas de Governo e também com as Irmãs Marcelinas.

Muito obrigado.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SALA DE CINEMA DA SUBPREFEITURA DE ITAQUERA É MAIS CULTURA PARA REGIÃO

A sala de cinema da Subprefeitura de Itaquera, inaugurada em 30/06 em menos de dois meses já é um sucesso. Todas as sextas-feiras o público da região tem lotado as 112 poltronas da Sala de Cinema.

Nesta sexta-feira (19/08) a Subprefeitura de Itaquera exibe a animação O Grilo Feliz. O filme será exibido em duas sessões, uma às 10h e a outra às 15h. Dirigida por Walbercy Ribas, a animação conta a história de um grilo habitante de um pequeno povoado da floresta amazônica, que se destaca dos demais por ser sensível, sábio e protetor. Além disso, ele é músico e compõe novas músicas para sua companheira Estrela Linda, estrela mais brilhante do céu e alvo de Maledeto, um lagarto ambicioso que acredita que ela seja na verdade um diamante.


A sala de cinema é uma parceria da Subprefeitura Itaquera com a produtora Rede Brazucah e a Associação Cultural e Beneficente ABC Dinda, ONG que trabalha com projetos culturais para crianças e jovens.


Haverá sessões todas às sextas-feiras do mês, sendo uma às 10h e outra às 15h, para turmas fechadas. A entrada é gratuita, porém há necessidade de agendamento pelo telefone: 2944-6555, ramais 2009 ou 2010. A sala de cinema da Subprefeitura Itaquera localiza-se na rua Augusto Carlos Bauman, 851.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MOOCA 455 ANOS DE TRADIÇÃO E HISTÓRIA

É com grande satisfação que hoje, dia17/08/2011, comemoramos o 455º aniversário da Mooca. Para tanto é importante lembrar um pouquinho da história da formação desta região de São Paulo. E compartilhar com você que conhece ou não as origens de um bairro tipicamente italiano. Transmita estas informações aos amigos e familiares para que possam referendar este momento.

A Mooca é um bairro de características singulares. Fundado em 17 de agosto de 1556 era rodeada de cachoeiras e localizada as margens do conhecido rio Tamanduateí. Inicialmente as terras eram habitadas por índios, mas foi durante o Século XVI, quando os homens brancos começaram a construir suas casas que a região ficou conhecida como “Mooca”, expressão de origem indígena que significa ‘moo = faz , oca = casa’.

Na época do império, na República, a região possuía enormes casas, rodeadas por belas chácaras. Em 10 de agosto de 1867, a Câmara Municipal de São Paulo, então chamada de Câmara Régia, começou a doar terras para a formação de um povoado. Em 1869 já se notava muitas casas pequenas e pobres e, assim, o povoado foi crescendo. Poucos anos depois instalou-se o Jóquei Club da Mooca, em seguida vieram as fábricas e usinas. A área foi sendo ocupada por operários imigrantes italianos. A Mooca teve uma grande importância na história e desenvolvimento da economia da cidade de São Paulo, com a indústria têxtil e outros setores.

Os imigrantes, sua maioria vindos da Itália, trouxeram para a Mooca uma peculiaridade de cultura européia que se conserva até os dias de hoje. Um bairro histórico com passado fortemente industrial. Grandes transformações fizeram compuseram o cenário atual. As mansões deram espaço aos grandes e luxuosos edifícios. Edifícios comerciais e bancos se instalaram em várias avenidas do entorno nos últimos anos.

Vista panorâmica do bairro da Mooca
(Foto do Site Diario de SP)
Hoje, com seus 7 quilômetros quadrados de área e população de 64 mil habitantes, a Mooca é um bairro em constante crescimento e dispõe de grande infraestrutura para atender turistas e novos moradores. Muitos patrimônios são tombados e cuidados para que a história da região seja preservada, demonstrando um intenso contraste entre as modernas construções e as estreitas ruas acolhedoras e românticas.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE PROMOVE SAÚDE DO HOMEM EM 1ª CORRIDA E CAMINHADA NO PARQUE DO CARMO

Vereador PAULO FRANGE e o Padre Rosalvino fazem abertura da Caminhada
Neste último sábado (13/08), o vereador PAULO FRANGE esteve no Parque do Carmo para a “1ª Corrida e Caminhada pela Saúde do Homem”. O evento que contou com a participação de cerca de 400 pessoas foi um sucesso! A caminhada teve um percurso de 3 quilômetros com início às 9:30h e a corrida com distância de 5 quilômetros com largada às 10h.

Na abertura do evento o vereador PAULO FRANGE falou sobre a preocupação que devemos ter em relação aos problemas de saúde da classe masculina. “Esta é a primeira corrida para chamar a atenção da população para prevenção de doenças. Assim como as mulheres, os homens também precisam de cuidados específicos de profissionais especializados.”, explicou o vereador.

O evento visou promover a saúde do homem, já que pesquisas comprovam que, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. Apresentam índices elevados de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.

Vereador PAULO FRANGE agradece apoio dos colaboradores
E contou com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura de Itaquera, Entidades Filantrópicas e vários comerciantes e empresários.

Ainda durante discurso o vereador garantiu que até o ano que vem a campanha para a saúde do homem estará bem maior. “Esta semana, na Câmara Municipal de São Paulo protocolei três projetos de lei voltados à saúde do homem: O PL 385/11 institui a Política Municipal de Atenção integral à Saúde do Homem, o PL 384/11 pede para incluir no Calendário Oficial do Município a “Corrida e Caminhada pela Atenção Integral a Saúde do Homem, a ser realizada anualmente, no primeiro domingo de agosto e o PL 383/11 que institui a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Saúde do Homem. Tenho absoluta certeza que com estes projetos aprovados os índices vão mudar. E os homens certamente terão mais chances de cura e até mesmo aumento no tempo vida.”, explica PAULO FRANGE.

No final da corrida os participantes receberam medalhas e os cinco primeiros colocados foram contemplados com troféus. Veja abaixo, a colocação:

1º lugar: André Luiz Silva Antonio
2º lugar: Paulo Manoel
3º lugar: Agostinho dos Santos Lima
4º lugar: Marcelo Cosmo Dias
5º lugar: Peterson Ladislau Silveira




Subprefeito de Itaquera Paulo Máximo ao lado do vereador PAULO FRANGE e do
mestre de cerimônias agradece a participação da população da Zona Leste

Vereador PAULO FRANGE entrega troféu ao primeiro lugar

Padre Rosalvino entrega troféu ao lado do vereador PAULO FRANGE

Subprefeito Paulo Máximo, Vereador PAULO FRANGE,
Coordenador de Esportes Francisco Bertulino e o Chefe de Gabinete Wanderley

Adicionar legenda

Vereador PAULO FRANGE e a Irmã Monique, Diretora Técnica do
Hospital Santa Marcelina

Vereador PAULO FRANGE com os cinco primeiros colocados da corrida

Vereador PAULO FRANGE fala com bonecos da Guarda Civil Metropolitana

Vereador PAULO FRANGE ao lado de Padre Rosalvino, Irmã Monique, Eduardo Pinheiro,
Francico Bertulino, Irmã Monique e colaboradores do evento

Irmã Monique, Eduardo Pinheiro, Padre Rosalvino, Vereador PAULO FRANGE,
Francisco Bertulino ao lado de colaboradores do evento

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE ENTREGA SALVA DE PRATA AOS 50 ANOS DO HOSPITAL SANTA MARCELINA

Ontem, dia 11/08, o vereador PAULO FRANGE entregou a Salva de Prata ao Hospital Santa Marcelina pelo Jubileu de Ouro à Presidente Irmã Rosane Ghedin. A mesa solene da cerimônia foi composta: em representação ao Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário da Saúde Januário Montone, o coordenador de gestão hospitalar do SAMU, Paulo Kron Psanquevich, o subprefeito de Itaquera, Coronel Paulo Máximo, o subprefeito de Cidade Tiradentes, Coronel Paulo Régis Salgado; a diretora técnica do hospital, irmã Monique Borget; e a diretora regional das irmãs Marcelinas no Brasil, irmã Romilda Longo, a presidente do HSM, Rosane Ghedin e o vereador PAULO FRANGE.

Em discurso o vereador falou sobre a importância do Hospital Santa Marcelina para a cidade de São Paulo “É impossível dissociar a história das Irmãs Marcelinas com a história de São Paulo. De origem italiana, a Irmã Josefina trouxe consigo uma missão de vida e cumpriu ao lado de todas as irmãs que abraçaram a causa de servir, doar, educar e proporcionar qualidade de vida a população. Com muita habilidade e uma velocidade incrível as Irmãs Marcelinas trouxeram para a Zona Leste esperança de vida nova, a luz da saúde, através da complexidade de atendimento referência. Hoje, são 11 mil pacientes diariamente que passam pelo hospital, pessoas de todos os lados, muitos até de fora da cidade. São verdadeiras guerreiras enviadas por Deus para batalha contra as adversidades causadas pelos próprios humanos. Enfim, com tecnificação, acolhimento e humanização no atendimento as Irmãs são verdadeiras maestrinas em identificar e diagnosticar as necessidades e a emergência de cada paciente que por lá passa. Por tudo isso, pela maravilhosa história de luta diária, pelas conquistas e por toda a dedicação e doação sempre cedida a todos nós que este reconhecimento do município é muito justo.”, fala o vereador PAULO FRANGE.

Após a Placa ser entregue, a Irmã Rosane também registrou seus agradecimentos “Para nós é gratificante receber esse reconhecimento da cidade e do nosso povo, porque vivemos a vida deles. É um momento de elevação e impulso novo para continuar o trabalho e dar cada vez mais a esse povo que reconhece aquilo que vem sendo feito. Vivemos isso com muita alegria”, disse Rosane.

Além da presidente do hospital mais nove irmãs receberam homenagens por toda a contribuição que ofereceram nesses 50 anos: Irmã Maria Thereza Lorenzzoni, Irmã Giuseppina Raineri, Irmã Gema Catarina Denardi, Irmã Rosália Libera Giaretton, Irmã Diva Gazzi, Irmã Égide Santina Oss, Irmã Odiva Palla, Irmã Gelsomina Bordin, Irmã Anna Dal Santo.

Paulo Kron Psanquevich, ao lado do vereador PAULO FRANGE e as Irmãs Marcelinas

 Subprefeito de Itaquera, Coronel Paulo Máximo, Sr. Paulo Kron Psanquecich,
Irmã Monique, Vereador PAULO FRANGE, Irmã Rosane e Subprefeito de Cidade Tirandentes Paulo Regis Salgado

Vereador PAULO FRANGE e a Presidente do Hospital Santa Marcelina, Irmã Rosane Ghedin

No Salão Nobre da Câmara o vereador conduz a Sessão Solene


Convidados e componentes da mesa solene aguardam para execusão do Hino Nacional
pela Banda da Guarda Civil Metropolitana

Durante o evento o Coral Santa Marcelina apresentou seu talento e
emocionou a todos os presentes

Vereador PAULO FRANGE ao lado do Subprefeito Paulo Máximo entregam
homenagem a Irmã Teresa

Vereador PAULO FRANGE ao lado do Subprefeito Paulo Régis entregam homenagem
a Irmã Josefina, fundadora do HSM

As Irmãs Marcelinas posam para foto oficial ao lado do vereador PAULO FRANGE

terça-feira, 9 de agosto de 2011

STRESS: DOENÇA UNIVERSAL


Fonte: Site Mundo das Tribos

Cada dia mais ouvimos alguém falar que está com stress. Não há lugar no mundo que não se fala neste problema que tomou proporções inimagináveis com as mais diversas conseqüências. É, portanto, uma preocupação Universal.

O Stress provoca um ciclo perverso capaz de gerar doenças em todo o corpo humano. A pessoa estressada tem uma produção maior de um hormônio chamado de ‘hidrocortizona’ que reduz a produção de anticorpos que são os responsáveis naturais pela nossa defesa contra os vírus invasores e as bactérias.

Como resultado, acompanhando o stress, surge a depressão e esta sucessão se multiplica cada vez mais rápido e coloca em risco a saúde de milhões de pessoas.

Nos últimos anos temos assistido a uma busca de status, acreditando a população que viver bem e ser mais feliz significa ter mais quartos e mais banheiros em casa. Ter mais de um carro e se possível, até a qualquer custo, importado. O modelo americano de ser e viver passou a ser objetivos de vida de muita gente.

Foi analisando este perfil de consumo e objetivos que empresas hoje traçam estratégicas através de projetos de qualidade de vida para oferecer aos seus funcionários. Estatísticas mostram que mais de 70% dos freqüentadores dos departamentos médicos das empresas são funcionários estressados e sedentários. E atrás de tudo isso o corpo acaba sofrendo graves conseqüências, como alterações de pressão arterial, infarto do miocárdio, gastrite, úlcera, depressão, insônia, queda de cabelo, baixa produtividade no trabalho, entre outras situações adversas.

Um aspecto relevante dessa discussão é a atenção sobre as mulheres. Considerando a expansão de espaço no mercado de trabalho, alta produtividade, geralmente com jornada dupla. Sem deixar de cumprir com seus compromissos de dona de casa, esposa e mãe, as mulheres tem sido relevante item de preocupação entre os médicos e pesquisadores na questão do stress. Para dar conta de tudo isso, não sobra tempo para as atividades físicas tão primordiais e o ganho de peso é certo. A ingestão de comidas rápidas e álcool tem sido presentes no cotidiano das mulheres modernas. E este não é um problema apenas do Brasil.

Vejam... um estudo (julho/2011) calculou que cerca de 67% das brasileiras se consideram estressadas frequentemente. O levantamento foi realizado em 21 países emergentes e desenvolvidos pela consultoria Nielsen.

A Índia é o país com a maior proporção de mulheres que se dizem estressadas (87%), seguida por México (74%) e Rússia (69%). As brasileiras ocupam o quarto lugar desse ranking 'arranca cabelos'.

Entre os países desenvolvidos, as mais estressadas seriam as espanholas (66%) e as francesas (65%). Já as suecas e as malaias aparecem com 44% de índice de stress.

Os números levantados pela consultoria revelam mulheres em países emergentes tendem a sentir maior pressão. Três quartos dessas mulheres dizem que computadores e celulares mudaram suas vidas para melhor. Contudo essa proporção cai para menos de 50% para as mulheres de países desenvolvidos.

Para escapar do stress é preciso entender que competitividade não é caminho para felicidade, e que além do limite da carga de trabalho é essencial buscar qualidade de vida em qualquer idade ou momento da vida.