terça-feira, 9 de agosto de 2011

STRESS: DOENÇA UNIVERSAL


Fonte: Site Mundo das Tribos

Cada dia mais ouvimos alguém falar que está com stress. Não há lugar no mundo que não se fala neste problema que tomou proporções inimagináveis com as mais diversas conseqüências. É, portanto, uma preocupação Universal.

O Stress provoca um ciclo perverso capaz de gerar doenças em todo o corpo humano. A pessoa estressada tem uma produção maior de um hormônio chamado de ‘hidrocortizona’ que reduz a produção de anticorpos que são os responsáveis naturais pela nossa defesa contra os vírus invasores e as bactérias.

Como resultado, acompanhando o stress, surge a depressão e esta sucessão se multiplica cada vez mais rápido e coloca em risco a saúde de milhões de pessoas.

Nos últimos anos temos assistido a uma busca de status, acreditando a população que viver bem e ser mais feliz significa ter mais quartos e mais banheiros em casa. Ter mais de um carro e se possível, até a qualquer custo, importado. O modelo americano de ser e viver passou a ser objetivos de vida de muita gente.

Foi analisando este perfil de consumo e objetivos que empresas hoje traçam estratégicas através de projetos de qualidade de vida para oferecer aos seus funcionários. Estatísticas mostram que mais de 70% dos freqüentadores dos departamentos médicos das empresas são funcionários estressados e sedentários. E atrás de tudo isso o corpo acaba sofrendo graves conseqüências, como alterações de pressão arterial, infarto do miocárdio, gastrite, úlcera, depressão, insônia, queda de cabelo, baixa produtividade no trabalho, entre outras situações adversas.

Um aspecto relevante dessa discussão é a atenção sobre as mulheres. Considerando a expansão de espaço no mercado de trabalho, alta produtividade, geralmente com jornada dupla. Sem deixar de cumprir com seus compromissos de dona de casa, esposa e mãe, as mulheres tem sido relevante item de preocupação entre os médicos e pesquisadores na questão do stress. Para dar conta de tudo isso, não sobra tempo para as atividades físicas tão primordiais e o ganho de peso é certo. A ingestão de comidas rápidas e álcool tem sido presentes no cotidiano das mulheres modernas. E este não é um problema apenas do Brasil.

Vejam... um estudo (julho/2011) calculou que cerca de 67% das brasileiras se consideram estressadas frequentemente. O levantamento foi realizado em 21 países emergentes e desenvolvidos pela consultoria Nielsen.

A Índia é o país com a maior proporção de mulheres que se dizem estressadas (87%), seguida por México (74%) e Rússia (69%). As brasileiras ocupam o quarto lugar desse ranking 'arranca cabelos'.

Entre os países desenvolvidos, as mais estressadas seriam as espanholas (66%) e as francesas (65%). Já as suecas e as malaias aparecem com 44% de índice de stress.

Os números levantados pela consultoria revelam mulheres em países emergentes tendem a sentir maior pressão. Três quartos dessas mulheres dizem que computadores e celulares mudaram suas vidas para melhor. Contudo essa proporção cai para menos de 50% para as mulheres de países desenvolvidos.

Para escapar do stress é preciso entender que competitividade não é caminho para felicidade, e que além do limite da carga de trabalho é essencial buscar qualidade de vida em qualquer idade ou momento da vida.

Nenhum comentário :