quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MOOCA 455 ANOS DE TRADIÇÃO E HISTÓRIA

É com grande satisfação que hoje, dia17/08/2011, comemoramos o 455º aniversário da Mooca. Para tanto é importante lembrar um pouquinho da história da formação desta região de São Paulo. E compartilhar com você que conhece ou não as origens de um bairro tipicamente italiano. Transmita estas informações aos amigos e familiares para que possam referendar este momento.

A Mooca é um bairro de características singulares. Fundado em 17 de agosto de 1556 era rodeada de cachoeiras e localizada as margens do conhecido rio Tamanduateí. Inicialmente as terras eram habitadas por índios, mas foi durante o Século XVI, quando os homens brancos começaram a construir suas casas que a região ficou conhecida como “Mooca”, expressão de origem indígena que significa ‘moo = faz , oca = casa’.

Na época do império, na República, a região possuía enormes casas, rodeadas por belas chácaras. Em 10 de agosto de 1867, a Câmara Municipal de São Paulo, então chamada de Câmara Régia, começou a doar terras para a formação de um povoado. Em 1869 já se notava muitas casas pequenas e pobres e, assim, o povoado foi crescendo. Poucos anos depois instalou-se o Jóquei Club da Mooca, em seguida vieram as fábricas e usinas. A área foi sendo ocupada por operários imigrantes italianos. A Mooca teve uma grande importância na história e desenvolvimento da economia da cidade de São Paulo, com a indústria têxtil e outros setores.

Os imigrantes, sua maioria vindos da Itália, trouxeram para a Mooca uma peculiaridade de cultura européia que se conserva até os dias de hoje. Um bairro histórico com passado fortemente industrial. Grandes transformações fizeram compuseram o cenário atual. As mansões deram espaço aos grandes e luxuosos edifícios. Edifícios comerciais e bancos se instalaram em várias avenidas do entorno nos últimos anos.

Vista panorâmica do bairro da Mooca
(Foto do Site Diario de SP)
Hoje, com seus 7 quilômetros quadrados de área e população de 64 mil habitantes, a Mooca é um bairro em constante crescimento e dispõe de grande infraestrutura para atender turistas e novos moradores. Muitos patrimônios são tombados e cuidados para que a história da região seja preservada, demonstrando um intenso contraste entre as modernas construções e as estreitas ruas acolhedoras e românticas.

Nenhum comentário :