segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM TABACO

Hoje eu quero falar de um assunto muito importante para a população. Como médico e vereador, é meu dever alertar sobre os riscos que o cigarro causa na vida das pessoas.

É do conhecimento cientifico e incontestável os males do tabagismo sobre a saúde humana. Nunca é demais lembrar que a associação do tabagismo com outras situações que envolvem à saúde faz parte do cotidiano médico na orientação das pessoas que não conseguem abandonar o cigarro, mas podem viver com risco menor.

Assim é o tabagismo nas mulheres que usam contraceptivos orais. Essa associação é muito perigosa.

O tabagismo em pacientes de ambos sexos com diabetes mélitos é outra situação que leva a uma aceleração muito grande da aterosclerose e suas conseqüências como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. A mesma coisa acontece em pacientes com hipertensão arterial e ou hipercolesterolemia (dislipidemia).

Outro aspecto muito importante que não poderia deixar de falar é o risco do tabagismo que não abandonado, ainda persiste nas pessoas o desejo incontrolável que os levam a fumar à noite, pela madrugada e inclusive pela manhã. Aqui cabe o conselho e a orientação médica de, se não é possível abandonar o tabagismo, é importante não fumar após às 22h00 e o primeiro cigarro nunca antes das 10h00 para manter 12 horas sem fumo para que o pulmão possa proceder à higienização necessária que é feita através dos cílios pulmonares evitando assim doenças como bronquiectasias, DPOC e enfisema pulmonar.

Tudo isso sem contar a redução do risco de câncer de pulmão.

Uma vez tomada essa decisão é importante o tabagista estabelecer uma meta de cigarros. E assim, é mais fácil tirar um cigarro por mês a cada 12 horas até o total desmame da dependência causada pelo tabagismo.

Essa é uma forma prática e real de abandonar o tabagismo sem as conseqüências do abandono súbito e as alterações decorrentes da dependência que levam a tremores, alterações do humor, depressão, tristeza, e o pior de tudo, ficar o tempo todo procurando por um “culpado” que agora o tabagista não tem mais a companhia do inseparável cigarro.

O Dia Mundial sem Tabaco comemorado em todo mundo no dia 31 de maio, tem pó objetivo conscientizar a população sobre os males causados pelo cigarro no organismo e incentivar os fumantes a deixarem ou reduzirem o consumo de tabaco.

O tema deste ano é “Gênero e Tabaco tem Ênfase no Marketing para Mulheres”.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável pela morte de 40% das mulheres com menos de 65 anos.

Em vários países, entidades e associações promovem ações gratuitas como exames, palestras e atividades recreativas. No ano da Copa do Mundo, um hospital brasileiro realiza campanhas, brincadeiras e atividades temáticas ao futebol.

Já na Capital Federal, duas exposições marcam o Dia Mundial sem Tabaco. As mostras alertam sobre os riscos do cigarro para fumantes ativos e passivos.

Dados:

- 1,25 bilhão de fumantes no mundo consomem aproximadamente 6 trilhões de cigarros por ano; - 24,6 milhões de brasileiros acima dos 15 anos de idade são fumantes;
- 3 milhões pessoas morrem no mundo em decorrência de doenças associadas ao fumo;
- No Brasil morrem 200 mil pessoas por ano de doenças relacionados ao fumo.
- 1/3 das mortes no mundo é relacionado ao fumo.
- O cigarro chega a roubar em média 22 anos de vida dos fumantes;

domingo, 30 de maio de 2010

PTB REUNE MAIS DE 2 MIL MULHERES DE TODO O ESTADO!!!

Neste domingo, dia 30, o PTB Mulher realizou um mega evento que reuniu cerca de 2 mil representantes do partido vindas de todo o Estado de São Paulo. O I Encontro das Mulheres Trabalhistas de 2010 organizado e comandado por Dona Marlene Matos acolheu carinhosamente a Geraldo Alckmin e sua esposa Dona Lu Alckmin. Na ocasião o partido reiterou suas forças no apoio a pré-candidatura de Alckmin ao Governo.

“O Estado de São Paulo não pode prescindir de um administrador da qualidade de Geraldo Alckmin, pela sua experiência já conhecida pelos paulistas, pela probidade e pela facilidade em que elege as prioridades. Características que o faz líder nas pesquisas e assegura a confiança de todos nós.”, afirma o vereador PAULO FRANGE.

Geraldo Alckmin fez questão de agradecer a presença de todos e salientar o apoio do vereador PAULO FRANGE ao qual se refere carinhosamente como “nobre colega”, ambos médicos de formação.


O evento também contou com a ilustríssima presença do Deputado Campos Machado e outros membros do partido de cidades vizinhas. Em discurso o Deputado frisou a importância da mulher como membro integrante e atuante da sociedade, hoje presente em todos os campos.

“A presença de tantas mulheres no evento é uma manifestação do PTB que hoje se agrupa de forma temática, buscando na especialização de cada uma das causas, a eficiência política.”, ressalta o vereador PAULO FRANGE.

Outro discurso muito aplaudido foi o da prefeita de Monte Alto, Silvia Aparecida Meira. Com muita simpatia e intimidade com o microfone conquistou rapidamente o público presente. Em poucas palavras, entretanto bastante expressivas, destacou o valor da mulher nas decisões políticas.

“A prefeita Silvinha com a capacidade administrativa cunhou o nome de Monte Alto na agenda do Governo do Estado e o faz com muita habilidade política.”, descreve o vereador PAULO FRANGE.








sexta-feira, 28 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PROPÕE MUDANÇAS NO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO

Em reunião realizada na terça-feira, dia 25 de maio, os vereadores de São Paulo decidiram marcar um novo encontro para debater a proposta de substitutivo do Plano Diretor Estratégico da capital paulista.
Membro da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, o Vereador PAULO FRANGE vem trabalhando exaustivamente na Câmara Municipal de São Paulo para aprimorar cada um de seus conceitos da proposta inicial do Plano Diretor.
Entre os assuntos está em questão um estudo de IMPACTO DE SEGURANÇA para a inclusão da política do ordenamento e planejamento da cidade, ou seja, um sistema de inteligência e interação entre a Secretaria de Segurança e o município.
“São Paulo morre e nasce todos os dias, casas antigas e galpões são derrubados. Nesses locais surgem empreendimentos residenciais, com grande adensamento urbano, universidades, escolas, shoppings centers e supermercados. É compreensível que com o número de veículos e de uma população economicamente ativa com uma classe média ascendente, o alvo dos bandidos já está escolhido”, ressalta o parlamentar.
PAULO FRANGE também vem discutindo junto aos vereadores e ao presidente da Casa, Antonio Carlos Rodrigues,a revisão da lei de uso e ocupação de solo com prazo determinado na aprovação do Plano Diretor que se prende a uma situação de fato e conhecida pela sociedade paulistana. “Tenho a convicção de que esse é o caminho certo, pois é uma das maiores demandas que temos hoje, nos gabinetes da Câmara Municipal de São Paulo quando os munícipes procuram por ajuda no sentido de entender o que está valendo como regras para o uso e ocupação do solo”, afirma PAULO FRANGE.

Plano Diretor

O que é?
È uma lei municipal que estabelece as diretrizes do crescimento da cidade na cidade de São Paulo nos próximos 10 anos. Temas como habitação, saúde, segurança, educação e políticas sociais são contemplados no texto do Plano Diretor Estratégico.

Votação
O projeto substitutivo ao Plano Diretor Estratégico será discutido pelos vereadores na Câmara Municipal de São Paulo. A partir do dia 8 de junho, serão discutidos pelo público no plenário.

Mais informações no site da Cãmara Municipal de São Paulo


FOTO: Prefeitura de São Paulo

http://www.camara.sp.gov.br/cr0309_net/forms/frmNoticiaDetalhe.aspx?n=1135

quinta-feira, 27 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE DEBATE OS DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DO RELACIONAMENTO PÚBLICO PRIVADO NA MAIOR FEIRA DO SETOR DA AMÉRICA LATINA

Os Desafios do Setor Público para Implantação de Modelos de RPPS – Relacionamento Público Privado na Saúde foi o tema proferido pelo vereador PAULO FRANGE durante palestra realizada na terça-feira, dia 25 de maio, na 17ª edição da Hospitalar.
Ao lado do Diretor de Desenvolvimento da Pró – Saúde, Antonio Sérgio Vulpe Fausto e do Secretário Municipal de Saúde de Araguaina em Tocantis, Dr. Eduardo Novaes Medrado Santos, PAULO FRANGE debateu os desafios, as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos na prestação de serviços privados, públicos e filantrópicos, além dos recursos destinados à saúde da população brasileira.
Na apresentação o Vereador PAULO FRANGE também debateu sobre o histórico da legislação, passando pelas Leis das Concessões (1995); Leis das Organizações Sociais (1998); Leis das Organizações Sociais de Interesse Público (1999); Leis de Parceria Público Privado (2004); Lei Municipal São Paulo das Organizações Sociais (2006) e Lei Municipal Público Privado (2007).
O encontro que foi promovido pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares reuniu autoridades, diretores de hospitais e gestores de saúde. O superintendente executivo da entidade, Marcio Moreira destacou a importância da presença do vereador PAULO FRANGE no evento principalmente pela sua enorme atuação na Câmara Municipal de São Paulo em prol da comunidade paulista.
A Hospitalar é considerada a maior feira e fórum de saúde da América Latina conta com 1.250 empresas expositoras que oferecem produtos e equipamentos e serviços para área médico – hospitalar.
A feira conta com cinco pavilhões em 93 mil metros quadrados de exposição do Expo Center Norte.


O superintendente Marcio Moreira e o vereador Paulo Frange na Hospitalar 2010


Fotos: Ana Cláudia Sacomani
Assessora de imprensa

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MAIS UMA CONQUISTA DO VEREADOR PAULO FRANGE: APROVADO O PROJETO DE LEI 189/10

Proprietários de Imóveis irregulares na sua construção ou em relação à documentação tiveram uma grande vitória nesta terça-feira, dia 26 de maio, junto à Câmara Municipal de São Paulo.
Os vereadores aprovaram em Plenário o texto do projeto de lei de nº 189/10 que diz respeito a criação de uma Licença Preliminar de Funcionamento para todos imóveis de uso não residencial - são 240 mil no município de São Paulo.
O prazo desta licença vai até 2012, pois nessa data haverá a revisão do Plano Diretor. Até lá não mais poderá ser votada nova anistia para imóveis.
Serão beneficiados o microempreendedor individual, obras embargadas e o comércio em geral.
A partir de agora o projeto de lei vai à sanção do prefeito Gilberto Kassab que tem se mostrado muito decidido no sentido de buscar ferramentas possíveis de transparência na gestão do município.
Uma vez transformado em lei, o projeto vai beneficiar milhares de pessoas na cidade de São Paulo.
A aprovação mostra mais uma conquista do mandato do vereador PAULO FRANGE que não mede esforços e rompe barreiras. “Este projeto de lei prevê a alteração mais importante do meu mandato”, afirma o parlamentar
Elaborado pelo Grupo de Estudo para Análise das Propostas de Regulamentação de Licenças para Funcionamento e Atividades este projeto passa a ser de autoria de todos os vereadores da Casa.

Foto: Juvenal Pereira

terça-feira, 25 de maio de 2010

Semana de Prevenção ao Glaucoma informa a população sobre a doença e incentiva à realização de exames preventivos

Cerca de 900 mil brasileiros sofrem com uma doença silenciosa e que pode levar à cegueira: o glaucoma. Com base neste dado alarmante é meu dever chamar a atenção da população e do poder público sobre a importância de conhecer o glaucoma, seus fatores de risco, prevenção, desenvolvimento, sintomas e tratamento. Por isso, em virtude do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído no dia 26 de maio, a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG) realiza de 24 a 28 de maio um ciclo de palestras com a finalidade de informar as pessoas sobre a enfermidade. A abertura aconteceu ontem, 24, aqui, na Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Solenidade da Semana de Prevenção ao Glaucoma, prevista na Lei 14.227/06, de minha autoria.

Na ocasião, o Médico especialista em Oftalmologia Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, que também é Presidente Científico da (ABRAG) e Professor Adjunto do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, iniciou a palestra já com a realização de testes nos participantes, para verificar se estes apresentam chances de desenvolver a doença no futuro. Além disso, Mello tirou as dúvidas da população, desde o que é o glaucoma, seus sintomas, tratamentos e prevenção, como as formas de diagnóstico e as novas pesquisas desenvolvidas atualmente acerca do tema.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma é responsável por 13% da cegueira no mundo. Além disso, segundo o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), divulgados em 2009, a estimativa é que até este ano 8,4 milhões da população mundial poderão perder a visão por conseqüência da enfermidade.

Entenda o que é...

O glaucoma é uma doença progressiva do nervo óptico que afeta a visão e causa cegueira se não for tratada a tempo. Pelo fato de agir lentamente, na maioria dos casos, até o portador perceber algo estranho com os olhos já há uma perda de 40 a 50% das fibras nervosas que constituem o nervo óptico (via que conduz as impressões visuais do olho até o cérebro).

Para tanto, o maior fator de risco para o surgimento da doença é pressão ocular elevada. Mesmo assim, nem sempre este é o único fator considerável, pois, em alguns casos, a pressão ocular é normal e a doença acaba surgindo por conta da nutrição sanguínea deficiente do nervo óptico do paciente. Enquadram-se no grupo de risco: portadores de miopia, hipertensão arterial elevada, pessoas da raça negras (que têm três vezes mais probabilidade de desenvolver glaucoma do que os brancos), mulheres (mais propensas que os homens por vivem mais e ter a estrutura do olho mais compacta), entre outros. Logo, para quem não se enquadra no grupo de risco deve começar a fazer exames oftalmológicos específicos, no qual o médico faz a medida da pressão intraocular, o conhecido exame de fundo de olho, a partir dos 40 anos.

O tratamento deve ser cuidadoso. Geralmente é receitado colírios e, em casos de maior gravidade é aconselhado a cirurgia. Isso vai depender do estado do nervo óptico do doente.

Em outras oportunidades, já tratei deste assunto e venho constantemente ressaltando sua relevância na sociedade. Minha preocupação, como médico e vereador de São Paulo, é informar a população e promover acesso à prevenção do glaucoma, bem como aos tratamentos que envolvem os problemas da saúde ocular. Desta forma, prevenir a doença é, sem dúvida, o melhor e mais eficaz caminho. Pensando nisso, também elaborei a Lei N. 13.463/02 que “dispõe sobre a realização de exames de catarata e glaucoma congênitos nos recém-nascidos em hospitais públicos da rede municipal de saúde”, com o intuito de, desde muito cedo, fiscalizar se há registros e sinais desta doença.

E, para quem ainda não conhece o glaucoma é importante informar-se. Sua saúde também depende de você! Observe o seu corpo sempre, diariamente, e, caso note alguma coisa estranha, não deixe de procurar um médico imediatamente!

Abaixo, confira a programação completa da Semana de Prevenção do Glaucoma de 2010, realizada pela ABRAG, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Glaucoma:


• 24 de maio – Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre – Bela Vista - São Paulo - SP
Abertura da Semana de Combate ao Glaucoma
11h00 - palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello

• 25 de maio – Parque Villa Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros – São Paulo - SP
10h00 às 13h00
1° Passeio Ciclístico -
Com bicicletas à disposição dos interessados

• 26 de maio – vão livre do MASP - Av. Paulista, 1758 – São Paulo - SP
Das 9 h às 15h – Fale com o Doutor - Posto de orientação médica, com médicos oftalmologistas à disposição da população para orientação sobre o glaucoma, tratamento, grupos de risco.

• 13h00- pequeno auditório - palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Carlos Akira Omi

• 27 de maio – CRI- Centro de Referência do Idoso - Zona Norte - Rua Voluntários da Pátria, 4301 – Mandaqui - São Paulo - SP
11h00- palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Thiago Müller

• 28 de maio – Tribunal de Justiça de São Paulo
11h00 – palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dra. Christiane Rolim de Moura


Para mais informações, acesse: www.abrag.com.br

segunda-feira, 24 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE CERIMÔNIA QUE MARCA INÍCIO DAS OBRAS DA FATEC ITAQUERA

Ao lado do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, do prefeito da cidade, Gilberto Kassab, da superintendente do Centro Paula Souza , professora Laura Laganá, e lideranças da região, o Vereador PAULO FRANGE participou nesta segunda-feira, 24 de maio, da cerimônia que marcou o início das obras de construção da Fatec – Faculdade de Tecnologia Itaquera, na zona leste da capital paulista.

Em seu discurso, PAULO FRANGE que tem acompanhado de perto o desenvolvimento da região falou da importância deste empreendimento e dos recursos destinados às obras que beneficiarão a comunidade.”A Fatec é fruto de planejamento do Governo do estado integrado com o Governo municipal”.

PAULO FRANGE também lembrou dos investimentos direcionados ao transporte ferroviário como metrô, estações da CPTM e São Miguel Paulista, Complexo Viário Jacu Pêssego, a USP Leste, entre outros.

Este empreendimento contemplará um sonho de 8 milhões de pessoas numa região com maior reduto eleitoral da cidade. A Fatec Itaquera beneficiará tanto os itaquerenses como toda a população da zona leste.

Com muita luta e apoio de vários líderes políticos, o Vereador PAULO FRANGE vem trabalhando incansavelmente para conseguir melhorias e geração de empregos.

A previsão para implantação da Fatec Itaquera deverá acontecer em 2012 e oferecerá quatro cursos de graduação tecnológicos: Mecânica modalidade Projetos, Mecânica modalidade Soldagem, Automoção Industrial e Sistemas Biomédicos.

O empreendimento contará com 24 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios. A nova unidade será construída no mesmo complexo onde será o Parque Tecnológico da Zona Leste, uma ação conjunta do Estado com a Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico na região, ampliando a interação entre universidades, institutos de pesquisa, setor privado e órgãos públicos , além de estimular a expansão de indústrias intensivas em conhecimento, fomentando o surgimento de novas empresas de base tecnológica.
A Fatec Itaquera já está localizada na Avenida Miguel Ignácio Curi, no Distrito de Itaquera, entre a Avenida Prof Engº Ardevan Machado e a Rua Dr. Luis Aires, próximo à estação do metrô Corinthians – Itaquera.


Vereador Paulo Frange, Subprefeito Roberto Tamura, Deputado Jorge Tadeu e o Governador Alberto Goldman


Crédito das Fotos: Ana Cláudia Sacomani

Ei você!

Hoje quero falar sobre um assunto muito importante e de saúde pública. Tenho acompanhado diversas notícias em torno de estudos desenvolvidos para o tratamento de esclerose múltipla. Uma doença da modernidade que precisa de muita atenção. A boa notícia é a descoberta sobre os benefícios da vitamina D nesse processo. Primeiro entenda o que é essa doença, como ela se desenvolve e como podemos tratar. Nos ajude nesse alerta... divulgue!

VITAMINA D – UMA ESPERANÇA PARA O TRATAMENTO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA


A esclerose múltipla é uma doença crônica do Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal) que se desenvolve lentamente e progressivamente ao longo dos anos. A doença faz com que as células do sistema imunológico ataquem o sistema nervoso ao invés de agredirem vírus e bactérias. Deve ser diagnosticada por um neurologista e o tratamento requer disciplina e muitos cuidados. Infelizmente a causa ainda é desconhecida pela literatura médica, porém os tratamentos têm trazido fortes esperanças de recuperação e regressão das seqüelas.



Surgimento:

O primeiro registro da doença foi em 1869, caracterizada também como doença desmielinizante, pois lesa a mielina, prejudicando a neurotransmissão. A mielina é um complexo de camadas lipoproteicas formado no início do desenvolvimento pela oligodendroglia no SNC, a qual envolve e isola as fibras nervosas (axônios), permitindo que os nervos transmitam seus impulsos rapidamente, ajudando na condução das mensagens que controlam todos os movimentos conscientes e inconscientes do organismo. Inicialmente a doença se manifesta com a fraqueza muscular chegando à incapacidade para as atividades mais simples do dia a dia. Entre os sintomas estão a rigidez nas articulações, perda de coordenação motora levando a insuficiência respiratória, incontinência urinária e em alguns casos perda de visão e audição.

Vitamina D – Um santo remédio!

Atualmente, no Brasil há cerca de 35 mil casos da doença, segundo levantamento realizado pela Associação brasileira de Esclerose Múltipla (Abem). Com a evolução das pesquisas dentro e fora do país, os tratamentos têm obtido resultados realmente surpreendentes. A maior inovação terapêutica vem da vitamina D. Quem afirma essa descoberta é o neurologista Cícero Galli Coimbra, professor da Universidade Federal de São Paulo. “Em breve a vitamina D será a base do tratamento não só da esclerose múltipla, mas de toda doença autoimunitárias. Sua função é produzir o que se chama de tolerância imunológica ou seja impedir que essas células agridam o próprio organismo.”

Já se sabe que os riscos para o desenvolvimento de esclerose múltipla aumentam quando os níveis de vitamina D estão baixos. Portanto, com essa constatação a aplicação de altas doses dessa vitamina tem sido utilizada experimentalmente com verificação de pleno sucesso. Um grande avanço! Mas atenção... os níveis dessa aplicação são bastante superior aos encontrados em compostos farmacêuticos. Portanto, devem ser ingeridos com rigorosa orientação médica.

Verificou-se que em países mais frios há grande incidência de esclerose múltipla em sua população. Como se sabe, o sol ajuda na produção natural do organismo da vitamina D. Sendo assim, é preciso separar pelo menos 10 minutos do nosso dia para tomar um pouco de sol. Lembrando que, só é saudável nos horários corretos, como no início da manhã ou fim da tarde.

Tratamento...

Mas não podemos deixar de ressaltar que os tradicionais tratamentos devem continuar. O uso contínuo de medicamentos e a fisioterapia são essenciais para a evolução positiva da regressão da doença.

Principais vítimas:

Grande parte dos portadores de esclerose multiplica são mulheres adultas jovens. Para tanto foi descoberto que beber leite e ingerir vitamina D durante a gravidez pode ajudar a reduzir as chances de o filho desenvolver esclerose múltipla quando adulto. Estudo apresentado em abril deste ano no 62º Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia, em Toronto, Canadá. Segundo reportagem do Site Terra, as chances de ter a doença entre as filhas de mulheres que consumiram quatro copos de leite por dia foi 56% menor em comparação com as nascidas de quem não consumiu a quantidade indicada. "Encontramos também que o risco de esclerose múltipla entre as filhas de mães que estavam no topo dos 20% de ingestão de vitamina D durante a gravidez foi 45% menor do que as filhas de mães com ingestão inferior a 20%", disse Fariba Mirzaei, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, ao site Science Daily.


Inclua no seu cardápio alimentos ricos em vitamina D

Vitamina D desempenha papel importante na manutenção dos sistemas dos órgãos:


* Regula os níveis de cálcio e fósforo no organismo promovendo sua absorção dos alimentos nos intestinos e a reabsorção de cálcio nos rins.
* Promove a formação óssea e mineralização, sendo essencial para um esqueleto forte. Porém, em níveis muito altos, promove a reabsorção dos ossos.
* Afeta o sistema imunológico promovendo a imunossupressão, fagocitose e atividade anti-tumor.

Fontes e alimentos ricos em vitamina D

A maior parte da ingestão dessa vitamina vem de produtos fortificados como leite, leite de soja e cereais.


É importante para pessoas com limitação de exposição ao sol incluir boas fontes de vitamina D na dieta. Além dos alimentos fortificados com vitamina D, fontes naturais incluem óleo de fígado de peixe, peixes gordurosos (salmão, bagre, sardinha, atum, cavalinha), cogumelos e ovos.



Fonte Imagem:
http://bluelogs.net/drexplica/files/2009/10/Esclerose.gif

sábado, 22 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE ENCONTRO PARA MELHORIAS EM PROL DA POPULAÇÃO DE ITAQUERA

Sexta Feira, dia 21, o Vereador PAULO FRANGE participou de encontro entre amigos na zona leste da capital ao lado do subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura e os Deputados Samuel e Jorge Tadeu. Durante a reunião os participantes falaram sobre as melhorias necessárias para a região e os recursos direcionados às obras que beneficiarão toda a comunidade. Esses recursos estão no orçamento atual.

Em discurso, o vereador PAULO FRANGE ressaltou a evolução da verba orçamentária da região de Itaquera. Em 2009, durante a Comissão de Finanças, o vereador PAULO FRANGE protocolou um pedido junto ao relator para elevar esse orçamento. Passando de R$ 26 para R$ 36 milhões. Uma grande conquista para todos os moradores!

O Deputado Federal Jorge Tadeu também direcionou uma atenção especial para aquela área destinando mais R$ 6 milhões.

Já o Deputado Estadual Samuel tem buscado apoio do Governo do Estado mais recursos que, com certeza farão uma enorme diferença até o final deste ano com a requalificação da mais importante região da zona leste.

No encontro, o subprefeito Roberto Tamura, enfatizou a importância no envolvimento de todos em prol do crescimento da Zona Leste. Ressaltou principalmente a participação do Vereador PAULO FRANGE, inclusive para atender a expectativa do prefeito Gilberto Kassab, de implantar na região o maior pólo de desenvolvimento econômico, bem como outros projetos que irão atrair a iniciativa privada e gerar mais empregos.
Vereador PAULO FRANGE e o subprefeito de Itaquera Roberto Tamura

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GOVERNO FEDERAL DEVERÁ CRIAR DIA NACIONAL DE COMBATE À HOMOFOBIA

Os homossexuais brasileiros poderão ter uma grande vitória ainda este mês junto ao governo federal. O presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá aprovar um decreto criando o Dia Nacional de Combate à Homofobia. A data deverá ser instaurada no dia 17 de maio.
O documento será oficialmente finalizado assim que o presidente voltar do exterior, informou Lena Peres, diretora de Promoção de Direitos Humanos da Presidência da República.
A decisão partiu das inúmeras ações do governo de garantir o direito da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
“Esse plano não saiu da cabeça do presidente Lula, não saiu da cabeça do ministro Vannuchi [ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos]. Nós, da sociedade civil, construímos esse plano e temos a obrigação de defendê-lo, de forma intransigente, contra as forças conservadores que não querem ver direitos assegurados para todos nesse país”, afirmou Toni Reis, presidente Brasileira de Gays, Lésbicas e Transsexuais que pediu apoio incondicional ao PNDH 3 (Programa Nacional de Direitos Humanos) durante 7º Seminário LGBT, realizado no dia 18 de maio deste ano, no Congresso Nacional, em Brasília.
O seminário é organizado pelas comissões de Legislação Participativa, de Direitos Humanos e de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Atualmente, o 17 de março é lembrado como Dia Internacional de Combate à Homofobia, em uma alusão à data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou da sua lista de doenças o termo homossexualismo, no ano de 1990.

Homofobia é um termo utilizado para pessoas que tem preconceitos contra homossessuais e, consequentemente, contra a homossexualidade.
No Estado de São Paulo, a lei estadual 10.948/2001 estabelece multas e outras penas para a discriminação contra homossexuais, bissexuais e transgêneros. São puníveis pessoas, organizações e empresas, privadas ou públicas (art. 3º). A lei proíbe, em razão da orientação sexual (art. 2º): violências, constrangimentos e intimidações, sejam morais, éticas, filosóficas ou psicológicas; a vedação de ingresso a locais públicos ou privados abertos ao público; selecionar o atendimento; impedir ou sobretaxar a hospedagem em hotéis ou motéis, assim como a compra, venda ou locação de imóveis; demitir do emprego ou inibir a admissão. A lei também pune quem "proibir a livre expressão e manifestação de afetividade” se estas forem permitidas aos demais cidadãos.

Foto: Iguatu. Org

terça-feira, 18 de maio de 2010

CPI DA COVISA APURA ATIVIDADES EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E ÓTICAS

Dra. Maria Lúcia Zarvos durante depoimento


CPI da Covisa apurou nesta terça-feira (18) atividades no Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) e no Conselho Regional de Óptica e Optometria.
Foram ouvidos representantes de ambas as entidades que explicaram como são feitas as inspeções em clínicas odontológicas e óticas da cidade de São Paulo.

“O número de pacientes e profissionais infectados com a hepatite B e C é muito grande. Se eu não esterilizar corretamente os meus instrumentais, o risco de uma contaminação cruzada é muito grande”, afirmou a conselheira do Crosp, Maria Lúcia Zarvos .

Já em seu depoimento o presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria, José Eduardo Moura disse “Acredito que 25% das óticas na cidade estão irregulares”, declarou o presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria, José Eduardo Moura. Segundo ele, a COVISA “não os recebe”.

“No ano passado, foram destruídos 27 milhões de óculos de sol que não têm o mínimo controle de qualidade. A pessoa vai à farmácia, pega uns óculos e acha que está dando pra ler. Estão eliminando o papel do oftalmologista. A pessoa pode perder a visão”, acredita o relator da CPI, vereador Jamil Murad (PCdoB).

Ainda nesta terça-feira prestou depoimento o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (SINDSEP), Jaime Loza

Ele denunciou a COVISA por ter distribuído protetores solares com prazo de validade vencido aos agentes de zoonoses e da falta de infraestrutura para os agentes (uniforme, transportes e equipamentos), o que tem aumentado o número de casos de dengue na cidade.
Fotos: Juvenal Pereira

segunda-feira, 17 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE LOTA AUDITÓRIO DA LOCAL IMÓVEIS COM PALESTRA SOBRE ZONEAMENTO

Zoneamento da cidade de São Paulo. Este foi o tema da palestra proferida pelo vereador PAULO FRANGE, na sexta-feira, dia 14 de maio, na Local Imóveis.
O encontro reuniu aproximadamente 70 corretores de imóveis, além dos proprietários Dona Sara Miguel Sguilaro e Sr. José Carlos de Melo Rossi.
PAULO FRANGE abordou diversos temas como Plano Diretor Estratégico e Alvará de Funcionamento, temas importantes que o vereador vem debatendo na Câmara Municipal de São Paulo.
FRANGE fez questão de apresentar aos funcionários da imobiliária o projeto de lei nº 189/2010 que prevê a criação da Licença Preliminar para imóveis irregulares na cidade e a reurbanização do Largo da Batata. “Em breve teremos como vizinhos um terminal que vai envolver o Largo da Batata, interligação entre CPTM, Metrô e Garagem. Vai ser a primeira com garagem assim como existe na Europa”, afirmou.
O vereador também falou do grande problema que a cidade enfrenta atualmente, o pólo gerador de tráfego. Ele destacou a enorme quantidade de construção de shoppings centers e empreendimentos empresariais em locais exclusivamente residenciais que acabam atrapalhando o trânsito e a vida da população. “São Paulo assim como todas as metrópoles é uma cidade em movimento. Ela não para, morre e nasce diariamente. Todos os dias uma série de sobradinhos são demolidos e um prédio novo é construído", afirmou.
FRANGE ainda mencionou a variedade de problemas encontrados no bairro de Pinheiros, onde está localizada a sede da imobiliária. " Pinheiros é atualmente considerada uma das regiões mais conflitantes da cidade principalmente pelo comércio local", indagou.
PAULO FRANGE terminou a palestra mediante aplausos e parabenizações pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na Câmara Municipal de São Paulo em prol da comunidade da zona oeste.
Especializada em imóveis de terceiros , a Local Imóveis atua nos principais bairros das Zonas Sul e Oeste de São Paulo, como Alto de Pinheiros, City Lapa, Pacaembu, Vila Nova Conceição, Itaim, Moema, entre outros. A empresa possui 5 agências, incluindo uma em Alphaville. Sua sétima unidade, a Sede Administrativa, foi inaugurada em maio de 2009, contando com departamentos de administração de imóveis, recurso humanos, marketing, tecnologia da informação e homologação de dados.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

13 DE MAIO: DIA DO ZOOTECNISTA!

Algumas profissões não exigem apenas vocação. É preciso ter sensibilidade e competência. Contudo, sabe-se que são necessárias longas horas de estudo, inteligência e determinação. Depois de tudo isso, hoje você pode estufar o peito com orgulho, pois está habilitado para o trabalhar no cuidado e produção animal. Sua responsabilidade compete à alimentação, genética e melhoramento, reprodução, manejo, higiene, controle da qualidade do produto final na administração no meio rural, entre outras. Você escolheu seguir esta nobre profissão! Parabéns... pela escolha de vida!

Seu trabalho é fundamentado no respeito e zelo para com os animais e meio ambiente, em busca de assegurar ricos patrimônios da fauna brasileira às futuras gerações. Esta profissão beneficia diretamente os seres humanos através da exploração racional e coerente dos animais como fonte alimentar, tão necessárias à saúde humana.

Seguramente, sua atuação é extremamente importante para o fortalecimento da agricultura, que proporciona o desenvolvimento econômico e social das nações.

Por isso, hoje quero parabenizá-lo pelo seu trabalho, merecedor de respeito e louvor. Não somente no dia 13, mas é preciso reconhecer a verdadeira importância lhe contemplando, diariamente, afinal sua atuação contribui de forma significativa para crescimento da nossa sociedade.

COMEMORE... SEMPRE!!

PARABÉNS!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PRESENÇA MARCANTE: VEREADOR PAULO FRANGE SE REÚNE COM PETEBISTAS NUM JANTAR PROMOVIDO PELO PARTIDO

Vereador Paulo Frange, o presidente Nacional do PTB Roberto Jefferson e o vice-prefeito de
Caieiras Gerson Homero
Líder do PTB na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador PAULO FRANGE participou nesta quarta-feira (12), do “Jantar dos Amigos do PTB”, no Espaço Armazém, na Vila Leopoldina, na região oeste de São Paulo.

Esse grandioso encontro reuniu aproximadamente 700 pessoas entre elas, autoridades petebistas, amigos, simpatizantes, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores da capital e do interior.
O jantar aconteceu exatamente num momento em que o Partido Trabalhista Brasileiro consolida a candidatura à reeleição do Senador Tuma Junior, a implantação de 28 Escritórios Políticos Regionais e a efetivação de 12 Departamentos com as principais questões relacionadas a população como o PTB Mulher, o mais forte movimento de mulheres desse país. São aproximadamente 25 mil filiadas que trabalham em prol da sociedade.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS: UM PROJETO DE LEI PARA A CIDADE


Proprietários de Imóveis irregulares na sua construção ou em relação à documentação poderão ter uma grande vitória junto à Câmara Municipal de São Paulo. Os vereadores deverão aprovar o texto do projeto de lei de nº 189/10.
O projeto que foi debatido nesta quarta-feira (12) entre os vereadores diz respeito a criação de uma Licença Preliminar de Funcionamento para todos imóveis de uso não residencial - são 240 mil no município de São Paulo – que poderão ser contemplados com atividades em edificações de até 9 metros com no máximo 100 pessoas.
O prazo desta licença vai até 2012, pois nessa data haverá a revisão do Plano Diretor. Até lá não mais poderá ser votada nova anistia para imóveis.
O projeto também contempla o microempreendedor individual e fortalece o termo de consulta de funcionamento que passa a ser obrigatória a atividades em locais de áreas de proteção de mananciais.
A iniciativa ocorreu através do vereador PAULO FRANGE que há anos vem lutando junto à Casa.
A questão social mais uma vez terá destaque junto a esse parlamentar que não mede esforços e rompe barreiras.
Até a segunda votação ainda no primeiro semestre o projeto poderá receber contribuições de técnicos e do Executivo.
“É importante lembrar que as sugestões da sociedade são sempre bem vindas. O projeto de lei prevê a alteração mais importante do meu mandato, afirma PAULO FRANGE.
Elaborado pelo Grupo de Estudo para Análise das Propostas de Regulamentação de Licenças para Funcionamento e Atividades este projeto passa a ser de autoria de todos os vereadores da Casa.

FOTO: Revista Stampa

Conheça na íntegra o projeto de lei nº 189/2010

http://www.camara.sp.gov.br/cr0309_net/forms/frmNoticiaDetalhe.aspx?n=1539

SEMANA DA ENFERMAGEM

Alguém que coloca acima de tudo o desejo de ver um enfermo recebendo alta, sem medir esforços, superando a tudo e a todos, profissão que na maioria dos casos não se escolhe e sim se é escolhido, bem coisa de Deus

Amigo, irmão, conselheiro e muitas vezes psicólogo..., orientando e falando palavras de conforto, num puro gesto de carinho e amor que são com certeza os remédios dos remédios. Escala dura a ser cumprida, dia de sono, enfim, sua casa é o hospital e sua família ah...quanta saudade.

Enfermeiro...Um hospital se faz com médicos, mas tudo gira em torno de si, tamanha é sua importância.

Parabéns Enfermeiro(a) nesta data querida em qualquer hospital que passar em sua vida...

Meus sinceros agradecimentos, de quem sabe que, sem você não seria possível um novo amanhã.


FELIZ DIA DO(A) ENFERMEIRO(A)!

Fonto:www.quebarato.com.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE INDAGA DURANTE CPI FALHA NA FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS FISCALIZADOS PELA COVISA

Na reunião ordinária desta terça-feira (11), a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na CPI da COVISA, ouviu o presidente da Associação de Marketing Promocional, Guilherme de Almeida Prado e a nutricionista da Bio Nutry, Francine Ramalho, empresa que presta consultoria a empresas na área de vigilância sanitária.
O vereador PAULO FRANGE indagou o presidente da associação se as empresas associadas da entidade
realizam eventos com manipulação de alimentos fiscalizados pela COVISA.
Segundo ele, um questionário foi distribuído aos associados e o resultado indicou que a maioria não trabalha exclusivamente com alimentos, além de não receberem fiscais da COVISA em seus eventos já que são empresas terceirizadas.
Prado se comprometeu a oferecer à CPI os resultados do levantamento eletrônico.
PAULO FRANGE também exemplificou as propagandas de medicamentes e produtos relacionados à saúde publicados em revistas e jornais sem um responsável técnico. “A COVISA não fiscaliza, só vai se tiver denúncia”, indagou.
Já Francine denunciou irregularidades na fabricante de salgados Pontual Bacon que não comunicou à COVISA sua existência e não especificou na embalagem que o produto não possui gordura trans.
O parlamentar juntamente com os integrantes da CPI realizou diligência ao Supermercado Pão de Açúcar da Praça Panamericana, em Pinheiros na zona oeste de São Paulo, para apurar denúncia relacionada à CPI de produtos vencidos nas gôndolas.
Os representantes da Comissão também falaram da matéria divulgada no Jornal da Tarde da apreensão de 40 quilos de carne estragada na rede MacDonald’s.



Acompanhe na íntegra a matéria publicada no Jornal da Tarde

McDonald’s na mira da polícia

Unidade do Jabaquara tinha carne vencida há um mês. Outras lojas serão investigadas
A rede de lanchonetes McDonald's é alvo de investigação da Polícia Civil de São Paulo. Cerca de 40 quilos de carne fora do prazo de validade ou sem informação de procedência foram apreendidos ontem na unidade da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no Jabaquara, zona sul. Outras lojas do grupo devem ser fiscalizadas por policiais da 1ª Delegacia de Saúde Pública.

“A ideia é que nosso trabalho continue em outras lojas da rede. Vamos ficar em cima disso”, afirma o delegado Marcelo Jacobucci, um dos responsáveis pelo inquérito, que já dura cerca de 60 dias. “Essa apreensão foi resultado de inteligência policial e denúncias de consumidores, que recebemos aqui na delegacia nos últimos meses, dizendo que a lanchonete estaria vendendo produtos estragados”, completa.

Os investigadores apreenderam, ontem de manhã, 520 hambúrgueres considerados impróprios para o consumo - 270 deles estavam com o prazo de validade vencido desde 9 de abril e 250 não tinham etiqueta com a procedência. Um gerente, cujo nome não foi revelado, foi preso em flagrante e autuado por crime contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Ele pagou R$ 1.500 de fiança e responderá às acusações em liberdade.

Ao ser ouvido por policiais, o gerente alegou que não sabia da existência do produto vencido e que a caixa de hambúrgueres fora do prazo de validade pode ter sido colocada na lanchonete por um “ex-funcionário interessado em sabotagem”, disse Jacobucci. O delegado considerou o depoimento do funcionário “evasivo”.

A polícia não tem provas de que o alimento estragado seria colocado à venda. O fato de as caixas estarem dentro da câmara fria, porém, é suficiente para configurar a ocorrência de um crime contra a saúde pública, na opinião do delegado do caso. “O produto que vai ser descartado pode ser colocado na câmara, mas em local reservado e com identificação visível e não misturado aos alimentos bons para consumo”, afirma.

Auditoria completa

O McDonald's informou que o restaurante da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira passou por uma “auditoria completa no dia 16 de abril, não tendo sido encontrado nenhum produto fora de padrão”. No dia da auditoria, os hambúrgueres apreendidos ontem já estavam fora do prazo de validade, segundo a polícia. “Não dá para partir do pressuposto que é apenas descuido. A rede diz que faz inspeção no estoque a cada troca de turno. No período, foram 90 inspeções. Como não perceberam a data de validade?”, questiona o delegado do caso.

A rede de fast-food afirmou, por meio de nota, que “está colaborando com os órgãos competentes para a apuração dos fatos”. O texto diz, ainda, que o McDonald’s “segue procedimentos internacionais de segurança alimentar, reconhecidos pelas autoridades brasileiras como os padrões mais elevados em seu setor. Os restaurantes passam constantemente por auditoria interna”.

Fotos: Juvenal Pereira/Ana Cláudia Sacomani

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MEDICAMENTO CONTRA HIV VOLTA A SER DISTRIBUÍDO EM ALGUNS ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL

O remédio já está disponível desde sexta-feira (7) em Estados como o Rio de Janeiro e o Ceará e no Distrito Federal. A partir de hoje (10), voltou a ser distribuído no Tocantins. No entanto, estados como Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e o Rio Grande do Sul ainda não receberam o medicamento.

Com a falta do Abacavir, os usuários precisam substituí-lo por outras drogas. “Orientamos os pacientes a usar outros remédios com o mesmo efeito, mas as pessoas têm preferência pelo Abacavir porque tem menos efeitos colaterais”, disse Manoel Fonseca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará.

Em manifestação em frente ao Ministério da Saúde no dia 28 de abril, o aposentado Lucier Pereira, morador de Ceilândia - cidade do Distrito Federal a 26 quilômetros de Brasília – reclamou da substituição. Ele precisou trocar o Abacavir pelo medicamento Biovir, que contém em sua composição o AZT, substância à qual Lucier têm intolerância. “Além de não ter o mesmo resultado do Abacavir, sofro com efeitos colaterais como náuseas e vômito”, afirmou na ocasião.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que o medicamento importado chegou ao país no dia 27 de abril. A distribuição só teve início na semana passada porque sua liberação depende de inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscalização da Receita Federal.

De acordo com a pasta, a falha na distribuição ocorreu porque o laboratório responsável pelo medicamento demorou a se adequar a algumas normas estabelecidas pela Anvisa. Depois dessa adequação, o produto não pôde chegar ao Brasil devido à crise aérea na Europa.

FONTE: UOL

sexta-feira, 7 de maio de 2010

07 DE MAIO: DIA DO OFTALMOLOGISTA

Quero cumprimentá-lo pelo Dia do Oftalmologista. Uma data tão significativa! Sem dúvida a existência da sua profissão é fundamental para garantir a saúde da população mundial.

Em sua formação foi preciso muita dedicação, horas de estudo e pesquisas. E não para por aí: dia após dia torna-se necessário acompanhar de perto a evolução da ciência. De fato esta é uma nobre profissão.

Sua principal tarefa é zelar pela nossa qualidade de vida, ajudando-nos a cuidar da saúde. Durante esta caminhada, quantas pessoas você já não ajudou? Certamente foram muitas... E o mais gratificante é saber que você contribui de maneira significativa para a saúde humana, proporcionando a possibilidade de um amanhã melhor. Isso faz parte do seu profissionalismo, movido pelo amor e proteção à vida dos homens.

Hoje, quero comemorar este dia junto com você! Parabéns pelo seu árduo trabalho, merecedor de respeito e louvor. Sinto-me muito feliz por fazer parte da minha vida!


FELIZ DIA DO OFTALMOLOGISTA!

PAULO FRANGE
vereador


FOTO: Blog empregosdeprimeira

quinta-feira, 6 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE ACOMPANHA TRABALHOS E PROJETOS REALIZADOS PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Vereador PAULO FRANGE esteve no dia 18 de março na inauguração da segunda parte do Viaduto Jaraguá entregue pela Prefeitura de São Paulo.
Finalmente, depois de 40 anos de obras os moradores da região puderam realizar seu sonho.
Agora são duas pistas liberadas para o tráfego de veículos no sentido da estrada de Taipas e outras duas abertas no sentido da Avenida Dr. Felipe Pinel.
PIRITUBA-JARAGUÁ MERECE RESPEITO E OLHAR ATENTO DO PODER EXECUTIVO! Enquanto vereador da cidade de São Paulo vou acompanhar e fiscalizar atividades como essa. Atender esses moradores que já sofreram décadas, é um dever. E sem dúvida nenhuma, A CONSTRUÇÃO DO VIADUTO DO JARAGUÁ É A OBRA MAIS IMPORTANTE E DE MAIOR ALCANCE SOCIAL PARA A REGIÃO.


Um enorme empreendimento da Prefeitura de São Paulo está sendo acompanhado pelo vereador PAULO FRANGE.
A construção do Parque Tecnológico da Zona Leste . A Prefeitura assinou um convênio com o Governo do Estado que inclui o parque no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O empreendimento será instalado em uma área de 250 mil metros quadrado localizada na avenida Miguel Ignácio Curi, entre a avenida Prof. Engº Ardevan Machado e rua Dr. Luís Aires, próximo à estação de metrô Corinthians – Itaquera.

terça-feira, 4 de maio de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM A FISCALIZAÇÃO DOS PRODUTOS PERECÍVEIS DURANTE CPI DA COVISA

Aconteceu nesta terça-feira (04) mais uma reunião na Câmara Municipal de São Paulo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem por objetivo apurar deficiências no desempenho na Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA).

O primeiro a prestar depoimento foi o diretor jurídico do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo , Sérgio Martins.

Questionado sobre a atual condição dos estabelecimentos, Martins disse que 80% dos seus associados são irregulares. “Temos em torno de 40 mil empresas como associados. Muitos preferem ficar na ilegalidade , porque não pagam impostos. São da periferia, temos problemas lá de segurança. Nós não aceitamos isso”, afirmou.

A CPI também ouviu o presidente e o advogado da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Sanzovo Neto e Roberto da Silva Borges.


Segundo os representantes da entidade, que possui 181 associados, a prevenção é feita das mercadorias irregulares são feitas através de um “manual de boas práticas. Para isso, foram contratados 17.000 profissionais capacitados para atuar neste segmento.

PAULO FRANGE demonstrou grande preocupação com a fiscalização, o manuseio e o transporte das mercadorias dentro destes estabelecimentos. “A COVISA não tem quadro técnico, equipamento, nem automóvel para manter uma rotina de fiscalização. Nós temos rotineiramente matérias nos jornais mostrando que nós encontramos produtos perecíveis vencidos”, ressaltou o vereador.


O parlamentar quis saber também como é feito o controle de qualidade dos produtos acondicionados e vendidos nos supermercados principalmente no período noturno, quando em alguns estabelecimentos o aparelho de resfriamento é desligado. “Quando se pega a carne e passa por aquele equipamento que faz a carne moída, você a expõe à oxidação. No meio ambiente, temos bactérias, vírus e parasitas circulando. A carne passa a ser objeto da contaminação. A carne deve ser moída e consumida num prazo muito curto, de preferência no mesmo dia. Alimentações fracionadas como o queijo também são preocupação nossa. Vejam a quantidade de diarreias e problemas gastrointestinais na cidade de São Paulo”, ressaltou.


PAULO FRANGE integra a CPI juntamente com os vereador Aurélio Miguel (PR), presidente,; Jamil Murad (PCdoB), relator,; Sandra Tadeu (DEM); Gilberto Natalini; José Police Neto (PSDB); Milton Ferreira (PPS) e Zelão (PT).


Sérgio Martins e Ivan Baldini do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo durante depoimento
Representantes da Associação Paulista de Supermercados (APAS)

VEREADOR PAULO FRANGE PEDE REPRESENTAÇÃO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO CONTRA ATITUDE DE ASSESSOR

Fato inusitado chamou à atenção do vereador PAULO FRANGE durante a reunião da REVISÃO DO PLANO DIRETOR, realizada no ultimo dia 03 na Câmara Municipal de São Paulo.
“Pela primeira vez não consegui manter a calma após manifestação de um cidadão que sentado junto ao representante do Governo passou a responder sobre as discussões do Plano Diretor Estratégico como se fosse representante do governo.
A arrogância e a prepotência foi tão grande levando confusão entre os demais vereadores e ao presidente da Comissão, Domingos Dissei que não acreditaram no que estavam ouvindo .
Porém ,as respostas não estavam em sua linha de raciocínio . A transformação do Potencial Construtivo do Plano Diretor foi aprovado desde a gestão da então prefeita de São Paula, Marta Suplicy.
De forma equivocada, ele falou dos imóveis endividados enquadrados como Zepec – Zonas Especial de Preservação Cultural.
A sessão que iniciara às 14h00 do dia 03 de maio de 2010 foi interrompida por volta das 15h30 quando os vereadores descobriram que estavam tratando de um assessor de um político da Casa e não de um representante do Poder Executivo.
A discussão foi assistida por membros da Sociedade Civil Organizada que fazia uma manifestação. Eles ficaram extremamente preocupados com os assuntos que envolvem ordenamento urbano.
Sou testemunho de que este assunto é tratado com muito cuidado, respeito e transparência. Um processo sério, cansativo que busca o melhor para a sociedade paulistana movimentando milhões de reais por ano e que se não for tratado com urgência haverá prejuízo aos cofres públicos.
A sessão foi encerrada e na terça-feira, dia 04 de maio, o vereador Paulo Frange tornou o assunto público em Plenário junto ao presidente da Casa, Antonio Rodrigues, que sem dúvida nenhuma tomará as devidas providências para que isso não se repita na Câmara Municipal de São Paulo, considerado o maior Parlamento da América Latina”, ressaltou.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DOENÇA DE CHAGAS AMEAÇA MORADORES DE ÁREAS URBANAS

Uma cartilha de prevenção e tratamento é lançada no Brasil

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançou no mês de abril a primeira cartilha para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de Chagas.
Preocupada com o alto índice de contaminações e disseminação da doença nas áreas urbanas, a entidade resolveu elaborar o material para orientar a população.
Sempre associada à área rural, a contaminação da doença ocorre pela picada do barbeiro, um inseto que abriga em seu intestino o parasita Tripanosoma cruzi , causador da doença. Mas nos últimos cinco anos, as contaminações ocorrem durante o consumo de alimentos como o caldo de cana e o açaí.
Segundo especialistas, a transmissão pelo alimento é extremamente difícil de ser controlada devido a grande quantidade de parasitas que entram no organismo humano, chega a ser dez vezes maior em relação à picada do inseto.
Febre, mal - estar, inflamação, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço são alguns sintomas . Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo não percebe que tem a doença. O diagnóstico aparece após 20, 30 anos depois de ser sido infectado através de exames de sangue de rotina. Nos casos mais graves, a doença pode levar à insuficiência cardíaca.
A expectativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia é de que até o fim de 2010 a cartilha seja adotada por associações médicas de outros países como Estados Unidos, Espanha, França e Europa.
De acordo com as últimas estatísticas, cerca de 600 pessoas contraíram a doença de Chagas por via oral no Brasil. O número de casos cresce em média 20% ao ano.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Foto: Quiprona