terça-feira, 25 de maio de 2010

Semana de Prevenção ao Glaucoma informa a população sobre a doença e incentiva à realização de exames preventivos

Cerca de 900 mil brasileiros sofrem com uma doença silenciosa e que pode levar à cegueira: o glaucoma. Com base neste dado alarmante é meu dever chamar a atenção da população e do poder público sobre a importância de conhecer o glaucoma, seus fatores de risco, prevenção, desenvolvimento, sintomas e tratamento. Por isso, em virtude do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído no dia 26 de maio, a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG) realiza de 24 a 28 de maio um ciclo de palestras com a finalidade de informar as pessoas sobre a enfermidade. A abertura aconteceu ontem, 24, aqui, na Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Solenidade da Semana de Prevenção ao Glaucoma, prevista na Lei 14.227/06, de minha autoria.

Na ocasião, o Médico especialista em Oftalmologia Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello, que também é Presidente Científico da (ABRAG) e Professor Adjunto do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, iniciou a palestra já com a realização de testes nos participantes, para verificar se estes apresentam chances de desenvolver a doença no futuro. Além disso, Mello tirou as dúvidas da população, desde o que é o glaucoma, seus sintomas, tratamentos e prevenção, como as formas de diagnóstico e as novas pesquisas desenvolvidas atualmente acerca do tema.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma é responsável por 13% da cegueira no mundo. Além disso, segundo o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), divulgados em 2009, a estimativa é que até este ano 8,4 milhões da população mundial poderão perder a visão por conseqüência da enfermidade.

Entenda o que é...

O glaucoma é uma doença progressiva do nervo óptico que afeta a visão e causa cegueira se não for tratada a tempo. Pelo fato de agir lentamente, na maioria dos casos, até o portador perceber algo estranho com os olhos já há uma perda de 40 a 50% das fibras nervosas que constituem o nervo óptico (via que conduz as impressões visuais do olho até o cérebro).

Para tanto, o maior fator de risco para o surgimento da doença é pressão ocular elevada. Mesmo assim, nem sempre este é o único fator considerável, pois, em alguns casos, a pressão ocular é normal e a doença acaba surgindo por conta da nutrição sanguínea deficiente do nervo óptico do paciente. Enquadram-se no grupo de risco: portadores de miopia, hipertensão arterial elevada, pessoas da raça negras (que têm três vezes mais probabilidade de desenvolver glaucoma do que os brancos), mulheres (mais propensas que os homens por vivem mais e ter a estrutura do olho mais compacta), entre outros. Logo, para quem não se enquadra no grupo de risco deve começar a fazer exames oftalmológicos específicos, no qual o médico faz a medida da pressão intraocular, o conhecido exame de fundo de olho, a partir dos 40 anos.

O tratamento deve ser cuidadoso. Geralmente é receitado colírios e, em casos de maior gravidade é aconselhado a cirurgia. Isso vai depender do estado do nervo óptico do doente.

Em outras oportunidades, já tratei deste assunto e venho constantemente ressaltando sua relevância na sociedade. Minha preocupação, como médico e vereador de São Paulo, é informar a população e promover acesso à prevenção do glaucoma, bem como aos tratamentos que envolvem os problemas da saúde ocular. Desta forma, prevenir a doença é, sem dúvida, o melhor e mais eficaz caminho. Pensando nisso, também elaborei a Lei N. 13.463/02 que “dispõe sobre a realização de exames de catarata e glaucoma congênitos nos recém-nascidos em hospitais públicos da rede municipal de saúde”, com o intuito de, desde muito cedo, fiscalizar se há registros e sinais desta doença.

E, para quem ainda não conhece o glaucoma é importante informar-se. Sua saúde também depende de você! Observe o seu corpo sempre, diariamente, e, caso note alguma coisa estranha, não deixe de procurar um médico imediatamente!

Abaixo, confira a programação completa da Semana de Prevenção do Glaucoma de 2010, realizada pela ABRAG, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Glaucoma:


• 24 de maio – Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre – Bela Vista - São Paulo - SP
Abertura da Semana de Combate ao Glaucoma
11h00 - palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello

• 25 de maio – Parque Villa Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros – São Paulo - SP
10h00 às 13h00
1° Passeio Ciclístico -
Com bicicletas à disposição dos interessados

• 26 de maio – vão livre do MASP - Av. Paulista, 1758 – São Paulo - SP
Das 9 h às 15h – Fale com o Doutor - Posto de orientação médica, com médicos oftalmologistas à disposição da população para orientação sobre o glaucoma, tratamento, grupos de risco.

• 13h00- pequeno auditório - palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Carlos Akira Omi

• 27 de maio – CRI- Centro de Referência do Idoso - Zona Norte - Rua Voluntários da Pátria, 4301 – Mandaqui - São Paulo - SP
11h00- palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dr. Thiago Müller

• 28 de maio – Tribunal de Justiça de São Paulo
11h00 – palestra ministrada pelo especialista em Glaucoma – Dra. Christiane Rolim de Moura


Para mais informações, acesse: www.abrag.com.br

Nenhum comentário :