segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM TABACO

Hoje eu quero falar de um assunto muito importante para a população. Como médico e vereador, é meu dever alertar sobre os riscos que o cigarro causa na vida das pessoas.

É do conhecimento cientifico e incontestável os males do tabagismo sobre a saúde humana. Nunca é demais lembrar que a associação do tabagismo com outras situações que envolvem à saúde faz parte do cotidiano médico na orientação das pessoas que não conseguem abandonar o cigarro, mas podem viver com risco menor.

Assim é o tabagismo nas mulheres que usam contraceptivos orais. Essa associação é muito perigosa.

O tabagismo em pacientes de ambos sexos com diabetes mélitos é outra situação que leva a uma aceleração muito grande da aterosclerose e suas conseqüências como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. A mesma coisa acontece em pacientes com hipertensão arterial e ou hipercolesterolemia (dislipidemia).

Outro aspecto muito importante que não poderia deixar de falar é o risco do tabagismo que não abandonado, ainda persiste nas pessoas o desejo incontrolável que os levam a fumar à noite, pela madrugada e inclusive pela manhã. Aqui cabe o conselho e a orientação médica de, se não é possível abandonar o tabagismo, é importante não fumar após às 22h00 e o primeiro cigarro nunca antes das 10h00 para manter 12 horas sem fumo para que o pulmão possa proceder à higienização necessária que é feita através dos cílios pulmonares evitando assim doenças como bronquiectasias, DPOC e enfisema pulmonar.

Tudo isso sem contar a redução do risco de câncer de pulmão.

Uma vez tomada essa decisão é importante o tabagista estabelecer uma meta de cigarros. E assim, é mais fácil tirar um cigarro por mês a cada 12 horas até o total desmame da dependência causada pelo tabagismo.

Essa é uma forma prática e real de abandonar o tabagismo sem as conseqüências do abandono súbito e as alterações decorrentes da dependência que levam a tremores, alterações do humor, depressão, tristeza, e o pior de tudo, ficar o tempo todo procurando por um “culpado” que agora o tabagista não tem mais a companhia do inseparável cigarro.

O Dia Mundial sem Tabaco comemorado em todo mundo no dia 31 de maio, tem pó objetivo conscientizar a população sobre os males causados pelo cigarro no organismo e incentivar os fumantes a deixarem ou reduzirem o consumo de tabaco.

O tema deste ano é “Gênero e Tabaco tem Ênfase no Marketing para Mulheres”.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável pela morte de 40% das mulheres com menos de 65 anos.

Em vários países, entidades e associações promovem ações gratuitas como exames, palestras e atividades recreativas. No ano da Copa do Mundo, um hospital brasileiro realiza campanhas, brincadeiras e atividades temáticas ao futebol.

Já na Capital Federal, duas exposições marcam o Dia Mundial sem Tabaco. As mostras alertam sobre os riscos do cigarro para fumantes ativos e passivos.

Dados:

- 1,25 bilhão de fumantes no mundo consomem aproximadamente 6 trilhões de cigarros por ano; - 24,6 milhões de brasileiros acima dos 15 anos de idade são fumantes;
- 3 milhões pessoas morrem no mundo em decorrência de doenças associadas ao fumo;
- No Brasil morrem 200 mil pessoas por ano de doenças relacionados ao fumo.
- 1/3 das mortes no mundo é relacionado ao fumo.
- O cigarro chega a roubar em média 22 anos de vida dos fumantes;

Nenhum comentário :