quinta-feira, 28 de julho de 2011

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE FESTA JULINA DA TERCEIRA IDADE NA POMPEIA

Cerimonialista do evento ao lado da Sra. Walkiria de Carvalho
Jorge Presidente da ABCMI, Sra. Maria Lídia Guerra e o
Vereador PAULO FRANGE
Na tarde de hoje (28/07), o vereador PAULO FRANGE esteve na Festa Julina da Terceira Idade da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, a Coordenadoria do Idoso do Município de São Paulo e algumas empresas privadas.

O evento contou com a presença da Escola de Samba da Terceira Idade e das Misses e Misteres eleitos nos anos de 2010 e 2011 e foi realizado num clube da região da Pompéia, Zona Oeste de São Paulo.

Uma grande quadrilha foi organizada com muita descontração e músicas típicas. A alegria tomou conta da festa com grande participação popular, entre organizadores e idosos cerca de 300 pessoas estiveram presentes.

Bateria da Terceira Idade encanta o público presente
Durante o evento o vereador PAULO FRANGE fez um breve discurso parabenizando a todos pela receptividade e organização.


 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sr. Everton Rolan eleito Mister 2010 ao lado do Vereador PAULO FRANGE e a Miss 2011 Josefina Teresa Garbone

Eleita Miss 2010 Sra. Hilda Neves Roveri ao lado do Vereador PAULO FRANGE

Vereador PAULO FRANGE ao lado do Mister 2011 Sr. Oclides Carvalho

Vereador PAULO FRANGE e a Sra. Maria Lídia Guerra

Vereador PAULO FRANGE com Mestres Marquinhos e Xuxa da Bateria da Terceira Idade e a Sra. Cida Abrahão

Vereador PAULO FRANGE ao lado do Sr. José Astolfi

Angela Anastasi, Hélio de Oliveira da Secretaria Municipal de Participação e Parceria ao lado do Vereador PAULO FRANGE

Vereador PAULO FRANGE ao lado da Presidente do ABCMI, Sra. Walkiria de Carvalho Jorge

Vereador PAULO FRANGE com Angela Anastasi

Bateria da Terceira Idade

Participantes dançando quadrilha na festa julina!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CUIDE BEM DOS SEUS PÉS NO INVERNO

Lembre-se! Ingerir bastante água faz bem ao organismo
em todas as estações! (Foto Site Sempre Ativo)
Não bastasse o frio do inverno para castigar a pele, vários hábitos nesta época do ano podem fazer mal à saúde. Especialmente para as extremidades do corpo, como mãos e pés. Tomar banhos quentes e demorados e usar calefação para manter o quarto quente pioram o ressecamento do ar e, consequentemente, do corpo.

A dermatologista Carla Bortoloto explica que, quando o clima esfria, a tendência é usar mais agasalhos, especialmente nos pés. Contudo, se não usarmos tecido adequado, podemos desenvolver outros problemas. "É preciso dar preferência à tecidos orgânicos e não sintéticos. Meias de algodão deixam os pés aquecidos, mas permitem que a pele respire. Se usarmos materiais abrasivos que não permitem ventilação, criamos um ambiente quente e úmido, que é perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, que causam micoses e mau odor", afirma ela.

Segundo a médica, quando os pés ficam ressecados e a pele na região endurecida, algumas pessoas costumam usar lixas para diminuir o problema, mas isso só piora a situação. Não se deve, em hipótese alguma, lixar os pés, pois pode piorar o endurecimento na região e ainda causar ferimentos. O ideal para melhorar a aparência é uma hidratação intensiva diária, com loções que contenham ceramidas e óleos."

A especialista em calçados de alto conforto Verônica Nagy Mastrorosa diz que a saúde dos pés é essencial para o conforto e o bem-estar. "Um problema no sapato pode estragar o dia. Por isso, devemos dar preferência a calçados confortáveis que não machuquem. Além disso, para evitar chulé e micoses, é preciso secar bem os pés e usar meias de fibra de soja ou com fios de prata, que são novidades no mercado e eficientes."

Dicas essenciais:


Conforto é importante


Não adianta escolher um sapato bonito se ele machuca ou causa desconforto. Dê preferência a calçados que sirvam bem nos seus pés.

Sapatos cheirosos


Evite usar o mesmo par de sapatos por dois dias seguidos. Ao chegar em casa, tire os calçados e deixe-os descansar em um local arejado e na sombra.

Não repita meias


As meias devem ser trocadas todos os dias. O suor dos nossos pés atraem bactérias e fungos, que ficam impregnados no tecido. Não as reutilize sem lavar.

Pés hidratados


Antes de dormir, passe hidratante nos pés e envolva-os com filme-plástico. Deixe por, no mínimo, 30 minutos. Ou, se preferir, até o dia seguinte.

Loção eficiente


Quando for comprar loções hidratantes, escolha as que possuem uréia, ceramidas e óleos essenciais. Passe diariamente no corpo todo.

Seco e quentinho


Após o banho, enxugue bem os pés com uma toalha limpa e seca. Só depois coloque meias e sapatos. Isso evita o aparecimento de micoses.

Fonte: Jornal Diário de SP_20/07/2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

PAULO FRANGE ENTREVISTA AS IRMÃS MARCELINAS

Hoje, dia 26/07, o vereador PAULO FRANGE recebeu na Câmara Municipal de São Paulo a Irmã Rosane Ghedin, Diretora Presidente do Hospital Santa Marcelina e a Irmã Giuseppina Raineri, Vice-Presidente e Fundadora do hospital.

A convite do vereador PAULO FRANGE as irmãs vieram para gravar o Programa Sala de Visitas da TV Câmara e, contar um pouquinho desde a história de servidão da congregação à concretização do sonho do complexo hospitalar instalado na Zona Leste de São Paulo.

No primeiro bloco do programa o vereador entrevistou a Irmã Giuseppina de 82 anos, natural de Solarolo Rainerio, Cremona, Itália. Ela veio para o Brasil em 1912 trazendo consigo a missão de servir ao próximo na área da saúde. A partir de então, Itaquera com apenas 60 mil habitantes foi escolhida para ser o novo lar das irmãs e a região que receberia um atendimento integral a saúde da população, já que na época não existia o SUS.

No programa, com muita história para contar, a Irmã Giuseppina revelou momentos únicos vividos durante os 50 anos das marcelinas em Itaquera. Em seguida, no segundo bloco, a Irmã Rosane falou sobre a estrutura de atendimento do hospital sua evolução e as necessidades que tem passado para a dar conta da demanda. Uma forte preocupação levantada pelo vereador em relação ao atendimento a população será para o período da Copa do Mundo em 2014, onde a região receberá milhões de turistas.

Os telespectadores poderão assistir ao programa na Segunda-Feira, dia 01/08 às 17:00h.


Não percam!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PAULO FRANGE REALIZA PALESTRA EM 6º SALÃO DE TURISMO DA CNTUR

Professor da ECA/SP Mário Beni; Secretária Nacional de
Políticas do Turismo Bel Mesquita; o Ministro do Turismo,
Pedro Novais; o presidente da CNTur, Dr. Nelson de Abreu Pinto;
a Diretora da Promo Inteligência Turística, Gisele Lima;
o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin;
a deputada Gorete Pereira e o vereador Paulo Frange
Durante o mês de julho, entre os dias 13 e 17, aconteceu em São Paulo o 6º Salão do Turismo realizado pela CNTur. Vários fóruns e palestras discutiram temas relevantes a sociedade paulistana. Entre os convidados, o vereador PAULO FRANGE discorreu sobre “Liberdades individuais e Direito de Opção face à Ação Coercitiva do Estado”.

Dentro deste tema, PAULO FRANGE iniciou definindo a termologia das palavras ‘direito’, ‘liberdade’ e ‘justiça’. Falou das leis serem coercitivas, dos direitos e deveres individuais e coletivos de acordo com a Constituição Federal. E partir daí pontuou situações polêmicas que envolvem o turismo cotidiano, como a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, a proibição da Marcha da Maconha paralelamente a Lei Antifumo, a prostituição no Brasil, a crescente participação popular na Parada Gay, a Marcha para Jesus, entre outros eventos.

O 6º Salão do Turismo reuniu lideranças das entidades civis e sindicais do trade turístico nacional e contou com o apoio do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (SinHoRes – SP), Dr. Nelson de Abreu, da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo na pessoa da Dra. Ana Izabel Mesquita de Oliveira e a Secretaria Nacional de Programa de Desenvolvimento do Turismo com o Dr. Colbert Martins da Silva Filho.

A Secretária Nacional de Políticas do Turismo abriu as atividades do encontro, apresentando alguns números do turismo no Brasil, dentre eles que o segmento representa 3,6% do PIB nacional e que em 2010 houve um crescimento de 6%. Os assuntos discutidos nas palestras do fórum foram: “Políticas Públicas, planejamento estratégico e capacidade de gestão no turismo brasileiro”, proferida pelo Prof. Mário Beni; “Elaboração de indicadores de impacto econômico do turismo face aos Mega eventos”, ministrada pelo Prof. Dr. Wilson Abrahão Rabaty, da FIPE/USP; “Desempenho Sustentável do Turismo e Linhas de Crédito dos Bancos Oficiais e Privados”, tema abordado pelo economista Mário Ferreira, da Caixa Econômica Federal; “Ações e Projetos Estratégicos da CNTur na Capacitação e Qualificação do Pequeno e Micro Empresário”, assunto que foi abordado pelo Dr. Luiz Carlos Barbosa, da LCB Consultoria Organizacional, e a Dra. Regina Cavalcante, Diretora da Área de Capacitação do Ministério do Turismo; “Ação Parlamentar em favor do turismo social e econômico” que foi desenvolvida pela deputada Gorete Pereira. Em sua apresentação, umas das primeiras coisas que a deputada disse foi, que a única convicção que temos é que Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão ser um grande passo para o nosso turismo. Como a mesma disse: “A Copa de Mundo e as Olimpíadas vão ser a única maneira de alavancar o turismo nesse país”. Ela ainda informou a quem estava presente que, o Brasil atrai só 0,6% do turismo no mundo.

O evento teve média de público de 87 mil visitantes, um crescimento de 9% comparado ao ano de 2010. A cerimônia oficial de abertura aconteceu na manhã do dia 13 no Auditório Elis Regina, e foi marcada pela presença de Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo; Pedro Novais, Ministro do Turismo; Wagner Rossi, Ministro da Agricultura; Garibaldi Alves Filho, senador; e Orlando Silva, Ministro dos Esportes. Além dos governadores da Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Rio Grande do Norte. O secretário Márcio França foi o representante do governo do estado de São Paulo. A cerimônia contou também com representantes de órgãos públicos internacionais. As autoridades destacaram a importância da gestão descentralizada do turismo no Brasil, decisão estratégica do governo federal, e o papel do setor na transformação da realidade das cidades brasileiras.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PAULO FRANGE PARTICIPA DE FORMATURA DO CAMP PINHEIROS

Neste sábado (16), o vereador PAULO FRANGE foi convidado a participar como paraninfo da Formatura 2011 dos alunos dos cursos de Qualificação Profissional do Camp Pinheiros.

Com grande satisfação PAULO FRANGE discursou sobre a importância da formação dos jovens, ressaltou a história do Centro de Aprendizagem e Monitoramento Profissional Dr. Joaquim Lourenço, reviveu os tempos de estudante e agradeceu ao convite.

Na ocasião, formaram-se 500 adolescentes entre 15 e 16 anos, de família de baixo poder aquisitivo. O curso com duração de 6 meses oferece uma formação ampla desde conhecimentos culturais, matemática, informática, programação, capacidade de atendimento, comunicação e expressão, higiene e saúde, cidadania e ética, entre outros.

No final do evento foram homenageados o Sr. Luiz Roberto Gonçalvez do Rotary Club Pinheiros e a Sra. Isabel Cristina, gerente do Banco do Brasil – grandes parceiros dos projetos sociais desenvolvidos pelo Camp Pinheiros.

 



quarta-feira, 13 de julho de 2011

ATENÇÃO CONTRIBUINTE: QUITE SUAS DÍVIDAS COM O MUNICÍPIO!

É hora de acertar as contas e aproveitar esta oportunidade!



A Prefeitura de São Paulo através do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), oferece boas condições para as pessoas que apresentam impostos atrasados com o município. Veja como e aproveite para colocar tudo em dia:

QUEM PODERÁ SER CONTEMPLADO?

O contribuinte que apresentar dívidas referentes a ocorrências até 31 de dezembro de 2009, sobre tributos como IPTU, ISS, Taxa do Lixo e TFE e também as multas de postura, como as aplicadas pelo Programa de Silêncio Urbano (Psiu), por falta de muro, de calçada, de limpeza, entre outras.

Também poderão ser incluídos saldos de dívidas que já foram parceladas e estão com pagamentos em andamento (exceto os saldos originários de pedidos homologados pelo Refis), bem como débitos não tributários (excluídas multas de trânsito, multas contratuais e multas de natureza indenizatória).

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Redução de 75% da multa e desconto de 100% dos juros (no caso de pagamento em parcela única) ou redução de 50% da multa e desconto de 100% de juros, no caso de pagamento parcelado.

QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO?

São duas opções básicas de parcelamento ao contribuinte. A primeira é dividir a pendência em até 12 vezes (iguais e sucessivas) com juros de 1% ao mês, de acordo com a tabela Price. A outra opção é pagar em até 120 parcelas, reajustadas pela taxa básica de juros da economia, a Selic.

A primeira parcela vencerá no último dia da quinzena subsequente à quinzena da adesão e deverá ser paga por Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (Damsp) — emitida no próprio site de adesão ao programa, logo após a formalização da participação.

A partir da segunda parcela, o pagamento ocorrerá por débito automático em conta corrente no último dia útil do mês seguinte ao do vencimento da primeira parcela — não é possível escolher outra data ou forma de pagamento.

O atraso nos pagamentos implicará na cobrança de multa moratória de 0,33%, por dia, acrescido de juros. Se houver atraso superior a 60 dias, o contribuinte será excluído do programa e perderá os benefícios concedidos.

QUAL O PRAZO?

O pedido para aderir ao PPI deverá ser feito até dia 31 de agosto através de cadastro no site da Prefeitura (http://www.prefeitura.sp.gov.br/).

PASSO A PASSO DA RENEGOCIAÇÃO:

1º Acesse o site da Prefeitura – http://www.prefeitura.sp.gov.br/;

2º Faça seu cadastro e consulte seus débitos;

3º Faça simulação para a melhor forma de pagamento;

O total de imposto que São Paulo tem para receber gira em torno de R$ 44,9 bilhões. Mas, atenção... não poderão ser negociados: multas de trânsito, débitos de natureza contratual e indenizações por dano ao patrimônio municipal.

terça-feira, 12 de julho de 2011

GARANTA O BENEFÍCIO DA NOTA FISCAL PAULISTANA

Até o fim do ano, o programa NF-e (Nota Fiscal eletrônica) vai mudar de nome e virar Nota Fiscal Paulistana. Os contribuintes cadastrados no site da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br) poderão pedir a inclusão do CPF na nota fiscal de toda a despesa com prestadores de serviço para concorrer a prêmios e acumular crédito para pagar o IPTU. Atualmente, o NF-e não tem prêmios em dinheiro e só permite o pagamento de 50% do valor do IPTU com os créditos.



O modelo de desconto e os prêmios adotado pela Prefeitura são semelhantes aos do governo estadual, que criou em 2007 a Nota Fiscal Paulista, que dá desconto no IPVA para quem pede a inclusão do CPF na compra de produtos.


"A diferença é que a Nota Fiscal Paulistana será apenas para as despesas com prestadores de serviços que devem recolher o ISS. Quem já pede a Nota Fiscal Paulista nas compras do dia a dia também poderá pedir a Nota Paulistana quando se tratar de um serviço. Uma completa a outra", disse Ronilson Bezerra Rodrigues, subsecretário de Receita do Município.


Hoje, o ISS varia de 2 a 5% dependendo do serviço. Desse valor 30% será devolvido ao consumidor. Veja o exemplo:


A mensalidade da academia de ginástica é no valor de R$ 100, o imposto municipal desse serviço é de 5% ou seja R$ 5 que são pagos a Prefeitura – desse valor R$ 1,5 volta para o bolso do consumidor através da Nota Fiscal Paulistana.


A vantagem é que o contribuinte poderá resgatar o crédito no mês seguinte em depósito na conta corrente ou poupança, lembrando que o valor mínimo para resgate é de R$ 25. E poderão obter desconto de até 100% do valor do IPTU no reembolso.


O programa com premiação estará funcionando até o fim do ano, mas o cadastramento do contribuinte e a inclusão do CPF nas notas fiscais de prestação de serviço podem ser feitos a partir de 1º de agosto.


Para o cadastro o contribuinte deve informar o nome, a data de nascimento, o CPF e o CEP. Será pedido um e-mail para que seja criada a senha de acesso. Atualmente são 11 milhões de cadastrados na Nota Fiscal Paulista.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

DICAS PARA ENFRENTAR AS BAIXAS TEMPERATURAS

Para deixar o seu sistema imunológico fortalecido contra as doenças mais comuns desta estação preste atenção nas dicas abaixo:

1º Alimentação balanceada;


2º Manter o corpo hidratado com ingestão de água e líquidos em geral;


3º Prática de atividades físicas;


4º As variações de temperatura dos ambientes é grande e pode ser muito prejudicial. Para tanto, preste atenção com a brusca queda de temperatura de um ambiente para outro. Cuidado com o ar condicionado, tanto quente quanto frio! Agasalhe-se antes de sair;


5º Para evitar problemas alérgicos, mantenha a higiene dos locais onde você vive. Principalmente no uso de cobertores que estão guardados há meses no armário. Se puder substitua por mantas de tecido sintético ou algodão;


6º Durma em local arejado e de preferência utilize umidificadores de ar. Uma bacia com água ao lado da cama também é uma possibilidade bastante eficaz;


ATENÇÃO! As doenças mais comuns para este período:


Amidalite, Asma, Bronquite, Otite, Rinite, Sinusite, Gripe, Resfriado.

Fonte da Imagem: Site Estadão.com

sábado, 9 de julho de 2011

PAULO FRANGE VISITA OBRAS EM ITAQUERA

Hoje, (08/07) durante todo o dia o vereador PAULO FRANGE esteve em várias regiões de Itaquera visitando obras e novas demandas da população ao lado do Subprefeito de Itaquera Paulo Máximo e equipe técnica.

1a VISITA - Moradores do Condomínio Carbonizes III e Arapongas I da Rua Folhas Caídas procuraram o vereador para pedir atenção sobre falta de iluminação na escadaria que utilizam como acesso de uma rua a outra.




2a VISITA - Os moradores da Rua Antonio Bruni apresentaram as dificuldades que enfrentam há mais de 30 anos com a falta de acesso adequado entre os condomínios. Falta acessibilidade e área de lazer para os jovens.







3a VISITA - Os moradores dos Condomínios Cabreuvas  e Resedas da Rua Felix Capela e Duarte Lobo mostraram ao vereador PAULO FRANGE que há mais de 20 anos sofrem com espaço remanescente da construção dos prédios sem destinação ou cuidado. Os síndicos dos predios apresentaram várias ideias e a equipe da Subprefeitura de Itaquera com o vereador PAULO FRANGE  trabalharão para levar a melhor solução.








4a VISITA - O vereador PAULO FRANGE esteve em visita ao Clube Escola Gerdy Gomes para ver como estão ficando as melhorias em benefício ao lazer dos moradores da comunidade do entorno. Com grande satisfação, o vereador ao lado do subprefeito Paulo Máximo foram recebidos pela administradora do parque Carolina que tem mostrado muita personalidade e atitude para a mudança e benfeitorias do clube.








quarta-feira, 6 de julho de 2011

MERCADO DE TRABALHO AQUECIDO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

Uma boa dica para quem quer mudar de emprego ou procura uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho é ficar atento as novas tendências das empresas, fazer cursos de especialização, partir para a disputa com os diferenciais que hoje as empresas exigem. Hoje, o Jornal O Diário de São Paulo publicou uma matéria muito interessante abordando este tema. Quero recomerdar esta leitura porque garanto que o melhor caminho sem dúvida alguma é investir nos estudos, na qualificação dos profissionais.



SE VOCÊ QUER MUDAR DE EMPREGO E GANHAR MAIS, A HORA É ESTA

Com a menor taxa de desemprego em 21 anos, São Paulo abre chances para quem quer mudar de trabalho ou até mesmo de profissão. DIÁRIO sinaliza os mercados em alta

Se você está pensando em mudar de emprego e ganhar mais, é esta a hora. O cenário atual do mercado de trabalho está promissor para novas contratações. A taxa de desemprego verificada em maio foi de 10,9% na região metropolitana, o menor índice desde 1990, quando foi registrado 11,6%, de acordo com levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
 
Foram criadas 124 mil novas vagas de emprego entre abril e maio. Segundo especialistas em recrutamento e seleção ouvidos pelo DIÁRIO, praticamente todos os setores estão contratando atualmente, mas algumas áreas estão "bombando" com mais intensidade, como construção civil, tecnologia da informação, petróleo, gás e mineração e recursos humanos. Dentre as profissões mais requisitadas estão engenheiro civil, engenheiro elétrico e gerente de recursos humanos.

"Houve investimentos maciços em todos os setores da economia e isso se refletiu no aumento das contratações", afirmou o coordenador de análise de pesquisa do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), Alexandre Jorge Loloian.

Falta qualificação /Devido à escassez de profissionais qualificados para alguns cargos, há processos seletivos que costumam demorar meses. "Uma empresa coreana do ramo alimentício, por exemplo, demorou mais de seis meses para achar engenheiros e técnicos na área de alimentação", afirmou o diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marshal Raffa.

"Há grande demanda gerada nos últimos três anos para a construção civil e indústria automobilística devido ao forte incentivo do governo nesses setores", acrescentou o gerente da Catho On-line, Lúcio Tezotto.

Uma nova oportunidade de ascensão profissional pode também surgir dentro da própria empresa que você trabalha. "Muitas vezes, não é preciso mudar de trabalho para conseguir vantagens na carreira. Com a falta de empregados qualificados, diversas empresas optam por promoções", afirmou Raffa.

Gerente de RH recebe três propostas durante dois anos


O aquecimento do mercado de trabalho fez com que Christiano Laranjeira, de 33 anos, recebesse três propostas de mudança de emprego nos últimos dois anos. Há três semanas ele foi contratado como gerente de Recursos Humanos da multinacional de produtos químicos Brenntag. O aumento salarial foi de mais de 30%. "Sempre procurei novos desafios na carreira e não procuro ficar estagnado", ressaltou.

Para receber boas propostas das empresas, Laranjeira se manteve qualificado. Além de curso superior, possui três especializações. Acréscimo de 40% do salário foi um dos motivos para a mudança de Adriano Caiafa, de 30 anos, que virou consultor em Tecnologia da Informação. "Mudei de emprego há três meses, estou muito feliz", afirmou.


antes de mudar...

Fazer cursos de especialização e outros de qualificação. Montar boa rede de contatos. Colocar o currículo em agências confiáveis. Ter fluência em pelo menos mais um idioma. Ficar informado sobre os investimentos do setor em que trabalha.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

AIDS NA TERCEIRA IDADE

Durante esses 35 anos como médico cardiologista e há 4 mandatos como vereador, tenho insistido em abordar alguns temas relevantes para a Terceira Idade. Durante palestras e congressos em meus discursos argumento sobre a importância de manter freqüente atividade física, alimentação saudável, participação de grupos que estimulam a vivacidade, que gerem energia e produção de endorfina (hormônio da felicidade) e, sem esquecer de reconhecer os prazeres do sexo neste período. Tudo isso para manter a qualidade de vida e até mesmo prolongar a resistência do organismo contra doenças.

Porém, todas essas ações devem ser aproveitadas com cautela, muita atenção e responsabilidade. É preciso pensar que o sexo, por exemplo, na Terceira Idade também tem grandes riscos, principalmente sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Infelizmente, índices comprovam que a Aids está muito presente no convívio deste público. Veja abaixo, matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, ontem (04/07) sobre este tema. E divulgue para que possamos fazer uma corrente contra esta alarmante realidade!


DOBRAM OS CASOS DE AIDS NA TERCEIRA IDADE EM 10 ANOS

Avôs e avós fazem sexo, sim. E, sem proteção, também pegam Aids. De 1998 a 2008, os casos da doença entre pessoas acima de 60 anos no Brasil mais que dobraram, segundo dados de 2010 do Ministério da Saúde.

A via predominante de transmissão é por relação sexual heterossexual, em ambos os sexos.

Embora o número absoluto de casos ainda seja pequeno em comparação com outras faixas etárias, o ritmo de crescimento da doença entre os idosos é preocupante, afirma Eduardo Barbosa, diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Sem o hábito --e, muitas vezes, sem o conhecimento-- de usar preservativos, esse grupo se expõe mais ao risco de contrair o vírus HIV, de acordo com Barbosa. "É difícil de mudar a mentalidade dessa população. Eles ainda encaram o sexo com camisinha como chupar bala com papel."

Além disso, para as mulheres o preservativo sempre esteve associado a um método contraceptivo. Como não estão mais em idade reprodutiva, não veem por que usá-lo.


VIDA SEXUAL ATIVA

O preconceito a respeito da vida sexual dessa população também dificulta a proteção. "Ninguém de nós vê nossos nossos avós como sexualmente ativos, e isso dificulta o diagnóstico e o acesso à prevenção", diz Barbosa.

Os idosos têm ainda a ideia de que a Aids é uma doença de jovens e que estão à margem do risco, segundo o infectologista do hospital Emílio Ribas Jean Gorinchteyn, autor do livro "Sexo e Aids depois dos 50".


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/938271-dobram-os-casos-de-aids-na-terceira-idade-em-10-anos.shtml
Imagem: Site Todaperfeita.com