quarta-feira, 6 de julho de 2011

MERCADO DE TRABALHO AQUECIDO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011

Uma boa dica para quem quer mudar de emprego ou procura uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho é ficar atento as novas tendências das empresas, fazer cursos de especialização, partir para a disputa com os diferenciais que hoje as empresas exigem. Hoje, o Jornal O Diário de São Paulo publicou uma matéria muito interessante abordando este tema. Quero recomerdar esta leitura porque garanto que o melhor caminho sem dúvida alguma é investir nos estudos, na qualificação dos profissionais.



SE VOCÊ QUER MUDAR DE EMPREGO E GANHAR MAIS, A HORA É ESTA

Com a menor taxa de desemprego em 21 anos, São Paulo abre chances para quem quer mudar de trabalho ou até mesmo de profissão. DIÁRIO sinaliza os mercados em alta

Se você está pensando em mudar de emprego e ganhar mais, é esta a hora. O cenário atual do mercado de trabalho está promissor para novas contratações. A taxa de desemprego verificada em maio foi de 10,9% na região metropolitana, o menor índice desde 1990, quando foi registrado 11,6%, de acordo com levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
 
Foram criadas 124 mil novas vagas de emprego entre abril e maio. Segundo especialistas em recrutamento e seleção ouvidos pelo DIÁRIO, praticamente todos os setores estão contratando atualmente, mas algumas áreas estão "bombando" com mais intensidade, como construção civil, tecnologia da informação, petróleo, gás e mineração e recursos humanos. Dentre as profissões mais requisitadas estão engenheiro civil, engenheiro elétrico e gerente de recursos humanos.

"Houve investimentos maciços em todos os setores da economia e isso se refletiu no aumento das contratações", afirmou o coordenador de análise de pesquisa do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), Alexandre Jorge Loloian.

Falta qualificação /Devido à escassez de profissionais qualificados para alguns cargos, há processos seletivos que costumam demorar meses. "Uma empresa coreana do ramo alimentício, por exemplo, demorou mais de seis meses para achar engenheiros e técnicos na área de alimentação", afirmou o diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Marshal Raffa.

"Há grande demanda gerada nos últimos três anos para a construção civil e indústria automobilística devido ao forte incentivo do governo nesses setores", acrescentou o gerente da Catho On-line, Lúcio Tezotto.

Uma nova oportunidade de ascensão profissional pode também surgir dentro da própria empresa que você trabalha. "Muitas vezes, não é preciso mudar de trabalho para conseguir vantagens na carreira. Com a falta de empregados qualificados, diversas empresas optam por promoções", afirmou Raffa.

Gerente de RH recebe três propostas durante dois anos


O aquecimento do mercado de trabalho fez com que Christiano Laranjeira, de 33 anos, recebesse três propostas de mudança de emprego nos últimos dois anos. Há três semanas ele foi contratado como gerente de Recursos Humanos da multinacional de produtos químicos Brenntag. O aumento salarial foi de mais de 30%. "Sempre procurei novos desafios na carreira e não procuro ficar estagnado", ressaltou.

Para receber boas propostas das empresas, Laranjeira se manteve qualificado. Além de curso superior, possui três especializações. Acréscimo de 40% do salário foi um dos motivos para a mudança de Adriano Caiafa, de 30 anos, que virou consultor em Tecnologia da Informação. "Mudei de emprego há três meses, estou muito feliz", afirmou.


antes de mudar...

Fazer cursos de especialização e outros de qualificação. Montar boa rede de contatos. Colocar o currículo em agências confiáveis. Ter fluência em pelo menos mais um idioma. Ficar informado sobre os investimentos do setor em que trabalha.

Nenhum comentário :