segunda-feira, 25 de julho de 2011

PAULO FRANGE REALIZA PALESTRA EM 6º SALÃO DE TURISMO DA CNTUR

Professor da ECA/SP Mário Beni; Secretária Nacional de
Políticas do Turismo Bel Mesquita; o Ministro do Turismo,
Pedro Novais; o presidente da CNTur, Dr. Nelson de Abreu Pinto;
a Diretora da Promo Inteligência Turística, Gisele Lima;
o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin;
a deputada Gorete Pereira e o vereador Paulo Frange
Durante o mês de julho, entre os dias 13 e 17, aconteceu em São Paulo o 6º Salão do Turismo realizado pela CNTur. Vários fóruns e palestras discutiram temas relevantes a sociedade paulistana. Entre os convidados, o vereador PAULO FRANGE discorreu sobre “Liberdades individuais e Direito de Opção face à Ação Coercitiva do Estado”.

Dentro deste tema, PAULO FRANGE iniciou definindo a termologia das palavras ‘direito’, ‘liberdade’ e ‘justiça’. Falou das leis serem coercitivas, dos direitos e deveres individuais e coletivos de acordo com a Constituição Federal. E partir daí pontuou situações polêmicas que envolvem o turismo cotidiano, como a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, a proibição da Marcha da Maconha paralelamente a Lei Antifumo, a prostituição no Brasil, a crescente participação popular na Parada Gay, a Marcha para Jesus, entre outros eventos.

O 6º Salão do Turismo reuniu lideranças das entidades civis e sindicais do trade turístico nacional e contou com o apoio do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (SinHoRes – SP), Dr. Nelson de Abreu, da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo na pessoa da Dra. Ana Izabel Mesquita de Oliveira e a Secretaria Nacional de Programa de Desenvolvimento do Turismo com o Dr. Colbert Martins da Silva Filho.

A Secretária Nacional de Políticas do Turismo abriu as atividades do encontro, apresentando alguns números do turismo no Brasil, dentre eles que o segmento representa 3,6% do PIB nacional e que em 2010 houve um crescimento de 6%. Os assuntos discutidos nas palestras do fórum foram: “Políticas Públicas, planejamento estratégico e capacidade de gestão no turismo brasileiro”, proferida pelo Prof. Mário Beni; “Elaboração de indicadores de impacto econômico do turismo face aos Mega eventos”, ministrada pelo Prof. Dr. Wilson Abrahão Rabaty, da FIPE/USP; “Desempenho Sustentável do Turismo e Linhas de Crédito dos Bancos Oficiais e Privados”, tema abordado pelo economista Mário Ferreira, da Caixa Econômica Federal; “Ações e Projetos Estratégicos da CNTur na Capacitação e Qualificação do Pequeno e Micro Empresário”, assunto que foi abordado pelo Dr. Luiz Carlos Barbosa, da LCB Consultoria Organizacional, e a Dra. Regina Cavalcante, Diretora da Área de Capacitação do Ministério do Turismo; “Ação Parlamentar em favor do turismo social e econômico” que foi desenvolvida pela deputada Gorete Pereira. Em sua apresentação, umas das primeiras coisas que a deputada disse foi, que a única convicção que temos é que Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão ser um grande passo para o nosso turismo. Como a mesma disse: “A Copa de Mundo e as Olimpíadas vão ser a única maneira de alavancar o turismo nesse país”. Ela ainda informou a quem estava presente que, o Brasil atrai só 0,6% do turismo no mundo.

O evento teve média de público de 87 mil visitantes, um crescimento de 9% comparado ao ano de 2010. A cerimônia oficial de abertura aconteceu na manhã do dia 13 no Auditório Elis Regina, e foi marcada pela presença de Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo; Pedro Novais, Ministro do Turismo; Wagner Rossi, Ministro da Agricultura; Garibaldi Alves Filho, senador; e Orlando Silva, Ministro dos Esportes. Além dos governadores da Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Rio Grande do Norte. O secretário Márcio França foi o representante do governo do estado de São Paulo. A cerimônia contou também com representantes de órgãos públicos internacionais. As autoridades destacaram a importância da gestão descentralizada do turismo no Brasil, decisão estratégica do governo federal, e o papel do setor na transformação da realidade das cidades brasileiras.

Nenhum comentário :