quinta-feira, 30 de julho de 2009

PESQUISA REVELA QUE BRONZEAMENTO ARTIFICIAL PODE CAUSAR CÂNCER

Incrivelmente, não se sabe ao certo por quais motivos são pregados determinados “padrões” de estilo que, constantemente, modificam o modo de vida das pessoas e as tornam escravas da “ditadura da beleza”. Mas, até que ponto vale à pena se preocupar em construir um esteriótipo e perder sua identidade somente para agradar os “olhos” do convívio social em que está inserido?

A tecnologia é uma grande aliada para quem deseja manter uma aparência dita ou escolhida “bonita”. As novidades em tratamentos estéticos evoluem a cada dia mais, enchendo os olhos das mulheres vaidosas e os bolsos dos donos das estéticas. Nesses casos, não podemos deixar de falar na praticidade e a busca por resultados rápidos sem muito esforço. Mas, infelizmente, há quem abusa sem saber do perigo que está correndo. Um exemplo disso, podemos ver que durante essas semanas frias e nubladas, muitas mulheres não perdem a cor bronzeada que “naturalmente” adquiriram no verão. Mágica? Não... tecnologia, senhoras e senhores! O bronzeamento artificial é a solução.

As vantagens são bem atrativas: o bronzeamento artificial oferece aos adeptos, uma cor uniforme e sem manchas. Esta técnica é extremamente procurada em todas as estações do ano. O efeito do bronzeamento é gradativo, além de não causar queimaduras nem descascar a pele. Mas, médicos dermatologistas declaram sobre os riscos do envelhecimento precoce e até o desenvolvimento do câncer de pele.

ENTENDA COMO FUNCIONA:

As camas de bronzeamento artificial têm uma estrutura de acrílico transparente por onde passam as luzes vindas de uma série de lâmpadas. Elas são classificadas de alta, mista e de baixa pressão, com lâmpadas especiais que geram 98% de luz ultravioleta A e 2% de ultravioleta B. O bronzeamento ocorre por que os raios ultravioletas estimulam a produção de melanina (substância responsável pela cor da pele) pelos melanócitos, que são as células de defesa da pele. O grande problema é que os raios são estímulos agressivos para o organismo humano, na qual a exposição excessiva acaba por causar danos à pele. De acordo com dermatologistas, os raios ultravioletas gerados por este método artificial podem provocar câncer, além de acelerar o envelhecimento das células, causando o envelhecimento da pele.

Um estudo feito pelo Centro Internacional de Pesquisa do Câncer (Circ), divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, revela que os raios UVA das cabines de bronzeamento artificial são cancerígenos. Esta conclusão foi feita por um grupo de 20 especialistas de 9 países. A análise obteve o seguinte resultado: se antes dos 30 anos a pessoa se expõe aos raios artificiais UVA, o risco de melanoma (forma considerada mais agressiva de câncer de pele) aumenta em 75%.

Certamente, mesmo com esse dado alarmante, a solução não é acabar nem proibir o bronzeamento artificial. Na verdade, agora é extremamente necessário informar à população que adere a técnica sobre os riscos e danos que ela pode causar à saúde, se praticada em excessos. Por isso é fundamental sim a vaidade, porém, sempre aliada à qualidade de vida.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

DÚVIDAS SOBRE A GRIPE A????

Como ocorre a transmissão e o contágio?

1º VIA AÉREA
- Para que haja risco de contágio a pessoa deve estar a um metro de distância do doente.
- Também é preciso que o doente tussa ou respire sem proteger a boca e o nariz.

2º POR TOQUE (Contato)
- A contaminação ocorre quando a pessoa leva a mão contaminada ao nariz, a boca ou aos olhos após tocar alguém ou algo com o vírus.
- O contágio também pode ser pessoal, por meio de beijo ou aperto de mão.



Cuidados para ter em casa, no trabalho, na escola ou na rua:

1º Cubra sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir. Utilize lenços descartáveis;

2º Evite o contato com pessoas infectadas;
3º Lave as mãos com freqüência, principalmente depois de tossir ou espirrar;
4º Evite levar as mãos ao nariz e aos olhos;
5º Se ficar doente, evite sair de casa pelo menos pelos próximos sete dias. Mantenha os locais de uso comum arejados e limpos;
6º Higienize com álcool em gel as mãos, mesas, cadeiras, brinquedos e demais objetos;
7º Se for em locais com muitos doentes como hospitais é recomendável a utilização de máscaras. Elas são eficazes até duas horas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

CONSUMO DE SAL EM EXCESSO CAUSA SÉRIOS DANOS A SAÚDE HUMANA!

Em épocas passadas, a conservação dos alimentos era um grande problema nas sociedades arcaicas. Sem refrigeração, buscava-se então uma forma de garantir a boa qualidade dos mantimentos e impedir a reprodução de bactérias. Foi assim que o sal assumiu seu papel na culinária mundial. Com o tempo, sua função já não era só a de conservar, passando a ser usado para dar sabor aos alimentos.

O sal é composto por cloreto de sódio, um elemento de origem mineral que aliado a outros elementos tornam-se importantes a saúde humana. Ele está diretamente ligado ao volume de fluídos fora das células, além de ajudar a regular a passagem de líquido e de substâncias pela membrana das células, mantendo a pressão osmótica delas. Também é extremamente importante para a transmissão de impulsos nervosos no corpo humano.

Consumido em excesso, rapidamente o organismo começa a apresentar diversas complicações, entre elas à hipertensão. Médicos, nutricionistas e pesquisadores orientam a população sobre os malefícios da ingestão do sal sem moderação. O problema é que nosso paladar, no decorrer da vida, se adapta a uma determinada quantidade deste elemento. Além disso, os alimentos congelados ou servidos em lojas de fast-food, geralmente, têm maior abundância de sal (conservante natural). Assim, diminuir o sal do cardápio se torna uma tarefa difícil de ser cumprida! Mas que deve ser obedecida!

De fato, o risco de problemas cardiovasculares são maiores entre as pessoas que consomem maior porção de sal. Com esta prática, elas podem desenvolver hipertensão arterial, problemas renais, digestivos e até broncoespasmos, piorando quadros de asma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que adultos ingiram de quatro a seis gramas de sal por dia e os idosos até 5 gramas diárias. Já para as crianças, é aconselhável que os pais não adicionem a substância à comida delas até os dois anos de idade.

Com isso, o desafio agora é fazer com que as pessoas se conscientizem a comer comida com menos sal. A importância da reeducação alimentar é fundamental para se melhorar a qualidade de vida e, assim, evitar o desenvolvimento de uma série de doença que causam danos à saúde. Por isso, a população deve sim escolher melhor seus alimentos e saber a forma como eles são preparados, seus componentes e a quantidade de sódio contido. Certamente, com esses cuidados, a saúde estará assegurada. Apesar de existir grande dificuldade nas grandes metrópoles, como São Paulo é preciso buscar qualidade de vida em cada ação.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PLANO DIRETOR SERÃO EM AGOSTO!

A partir de 3 de agosto serão retomadas as audiências públicas do Plano Diretor Estratégico (PDE). Serão realizadas 34 reuniões com a participação ativa da população com críticas e sugestões. A revisão do PDE tem como objetivo adequar as ações estratégicas nele previstas e o acréscimo de novas áreas passíveis de aplicação do Estatuto da Cidade. Acompanhe abaixo as datas e locais que já estão definidos para cada região de São Paulo:

03/08/2009 - 19:00 h - REGIÃO CENTRO
Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.
Rua Genebra, 25 - Centro

04/08/2009 - 19:00 h - REGIÃO OESTE
SESC Pinheiros.
Rua Paes Lemes, 195 - Pinheiros

05/08/2009 - 19:00 h - REGIÃO NORTE
SESC Santana.
Av. Luiz Dumont Villares, 579

08/08/09 - 09:00 h - SÃO MIGUEL - CEU VILA CURUÇA
Av. Marechal Tito, 3400 - Vl. Curuçá

08/08/09 - 15:00 h - CIDADE TIRADENTES - CEU INÁCIO
MONTEIRO
R. Barão Barroso do Amazonas, s/nº

09/08/09 - 10:00 h - SÃO MATEUS - CEU ROSA DA CHINA

R. Clara Petrella, s/nº - Jd. São Roberto/ Sapopemba

09/08/09 - 15:00 h - ERMELINO MATARAZZO - USP LESTE
Av. Arlindo Bettio, 1000 - Auditório Azul

10/08/09 - 19:00 h - ITAQUERA - CEU AZUL DA COR DO
MAR

Av. Ernesto de Souza Cruz, 2171 - Cidade AE Carvalho

11/08/09 - 19:00 h - MOOCA - SESI - SENAI
Rua Bresser, 2315

12/08/09 - 19:00 h - PENHA - CEU QUINTA DO SOL
R. Luiz Imparato, 564 - Cangaíba

13/08/09 - 19:00 h - ARICANDUVA - CEU ARICANDUVA
R. Olga Fadel Abarca, s/no. Vl. Aricanduva - Cidade Líder

14/08/09 - 19:00 h - VILA PRUDENTE - AUDITÓRIO DA
SUBPREFEITURA

Av. do Oratório, 172

15/08/09 - 10:00 h - ITAIM PAULISTA - CEU TRÊS PONTES
R. Capachos, s/no. - Jd. Helena

15/08/09 - 15:00 h - GUAIANAZES - CEU ÁGUA AZUL
Av. dos Metalúrgicos, 1300 - Cohab Cidade Tiradentes

16/08/09 - 10:00 h - PARELHEIROS - AUDITÓRIO DA
SUBPREFEITURA

R. Capachos, s/nº. - Jd. Helena

16/08/09 - 15:00 H - M’BOI MIRIM - CEU GUARAPIRANGA
Estrada da Baronesa, 1120 - Jd. Ângela

17/08/09 - 19:00 h - SOCORRO - CEU TRÊS LAGOS
Estrada do Barro Branco, s/nº.- Jd. Noronha

18/08/09 - 19:00 h - SANTO AMARO - CEU ALVARENGA
Estr. Do Alvarenga, 3752 - Balneário S.Francisco/ Pedreira

19/08/09 - 19:00 h - JABAQUARA - CENTRO CULTURAL
JABAQUARA

R. Arsênio Tavolieri,45 -Vl. Pq. Jabaquara

20/08/09 - 19:00 h - V.MARIANA - ESPM
Campus Prof. Francisco Gracioso - R. Dr. Álvaro Alvim, 123

21/08/09 - 19:00 h - IPIRANGA - CEU MENINOS
R. Barbinos, s/nº - São João Climaco / Sacomã

22/08/09 - 09:00 h - CAMPO LIMPO - CEU CAMPO LIMPO
Av. Carlos Lacerda, 678 - Pirajussara/Campo Limpo

22/08/09 - 14:00 h - CIDADE ADEMAR - CEU CAMINHO
DO MAR

Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 5241 Sto. Amaro

23/08/09 - 10:00 h - CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA
ANTONIA

R. Maria Antonia, 294

23/08/09 - 15:00 h - BUTANTÃ - CEU BUTANTÃ
Av. Eng. Heitor Antonio Eyras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda/Rio
Pequeno

24/08/09 - 19:00 h - PINHEIROS - FACULDADE SUMARÉ

R. Capote Valente, 1121

25/08/09 - 19:00 h - LAPA - TENDAL DA LAPA
R. Constança, 33

26/08/09 - 19:00 h - CASA VERDE - ANFITEATRO DO
COLÉGIO PADRE MANOEL DA NÓBREGA

R. Santa Prisca, 122

27/08/09 - 19:00 - TREMEMBÉ - CEU JAÇANÃ
R. Antonio Cezar Neto, s/nº - Jd. Guapira

28/08/09 - 19:00 h - FREGUESIA - CEU PAZ
R. Firminópolis, s/nº. - Jd. Vista Alegre/ Brasilândia

29/08/09 - 10:00 h - PIRITUBA - CEU VILA ATLÂNTICA
R. Coronel José Venâncio Dias, 840 - Jd. Nadini

29/08/09 - 15:00 h - SANTANA - AUDITÓRIO DA
SUBPREFEITURA

Av. Tucuruvi, 808

30/08/09 - 10:00 h - PERUS - CEU ANHANGUERA
R. Bernardo José de Lorena, s/nº.-V. Malvina/Perus

30/08/09 - 15:00 h - VILA MARIA - AUDITÓRIO DA
SUBPREFEITURA

Av. do Oratório, 172 - Vl. Prudente

quinta-feira, 23 de julho de 2009

COMO SOCORRER UMA VÍTIMA DE PARADA CARDÍACA

Nos últimos anos, as doenças do coração tornaram-se mais presentes por todo planeta. Dados da Federação Mundial do Coração (FMC) revelam que 17,5 milhões de pessoas morrem a cada ano por doenças cardíacas e infartos, sendo estes a principal causa de mortalidade no mundo.

Com estes números é possível prever que a qualquer momento, na esquina da sua casa ou do seu trabalho, alguém pode sofrer uma parada cardíaca. Por isso, é extremamente importante estar preparado para esse tipo de situação, bem como, saber quais os procedimentos básicos para prestar os primeiros socorros. As chances de sobrevivência da vítima em um pré atendimento correto, feito nos primeiros 5 ou 10 minutos, certamente são bem maiores.

Abaixo, veja passo a passo como fazer o atendimento de primeiros socorros:

· Primeiramente, deve-se observar se a vítima está consciente e respirando;

· Remova os resíduos alimentares, caso a pessoa esteja comendo, e próteses dentárias;

· Realize a massagem cardíaca na região do peito da vítima, sempre no mesmo ritmo, por aproximadamente de 15 vezes;

· Faça a respiração boca-a-boca quantas vezes forem necessárias, até o restabelecimento da frequência respiratória;

· Examine a pulsação e analise os batimentos cardíacos, se estão acelerados ou pouco perceptíveis;

· Se necessário, continue o atendimento durante o transporte para o hospital.

quarta-feira, 22 de julho de 2009


CAUSAS DE MORTES DE HOMENS NO BRASIL

CAUSAS DE MORTES DE MULHERES NO BRASIL

O Câncer mata mais mulheres em idade fétil: cerca de 5000 mulheres com menos de 49 anos morreram em decorrência de tumores de mamo e do útero em 2006.


terça-feira, 21 de julho de 2009

Energia solar – uma possível solução para o meio ambiente


Um dos maiores desafios dos cientistas de todo o mundo é encontrar soluções para diminuir a degradação do meio ambiente. Os problemas gerados pelo aquecimento global, assunto tão divulgado nos meios de comunicação em geral, são o reflexo que a natureza mostra devido à falta de preservação ou destruição do próprio homem.

Na tentativa de amenizar toda a degradação que o planeta Terra já sofreu, várias alternativas foram estudadas com o objetivo de estabilizar nosso ecossistema e, tentar evitar mais deterioração ambiental. Uma delas é a utilização da energia solar. O sol é fonte de energia renovável, permanente e abundante, que não polui nem prejudica a atmosfera. O aproveitamento da energia proveniente do sol funciona como fonte de luz e calor, além de ser grande aliada na busca da proteção para o nosso planeta e uma alternativa barata como fonte de energia.

A energia do sol é a solução ideal para áreas afastadas, ainda não eletrificadas e para a economia da energia elétrica nas grandes cidades urbanas, como em São Paulo. Pensando nisso, o vereador PAULO FRANGE criou o PL Nº 317/01 que “torna obrigatória a instalação de aquecedores solares e/ou a gás natural em todos os conjuntos habitacionais e habitações populares de qualquer natureza cuja construção seja de iniciativa do município de São Paulo; bem como, hospitais, escolas e creches municipais”. Com isso, todos esses locais deverão, obrigatoriamente, instalar sistema de aquecimento solar e/ou gás para o uso de água quente.

Esta iniciativa do vereador PAULO FRANGE é muito importante para conscientizar a população sobre como preservar nossos recursos naturais, tão prejudicados pelo homem ao longo dos séculos.

“Como vereador e médico, sempre tive vasta preocupação com o futuro do nosso planeta. Este projeto foi pensado justamente como forma de usarmos todos os recursos que a natureza nos oferece, poupando o próprio meio ambiente de degradações. Por isso, há sim, diversas maneiras de utilizar a energia solar. Ela é fonte de luz e calor e pode salvar e garantir a preservação do nosso meio ambiente”, declara o vereador PAULO FRANGE.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SAÚDE

Acompanhe abaixo matéria interessantíssima divulgada pela Folha de São Paulo nesta última quarta-feira, 15.

Alterações vasculares cerebrais são maior causa de demência no país

Por JULLIANE SILVEIRA


No Brasil, alterações vasculares cerebrais são mais importantes do que Alzheimer no desenvolvimento de demência, mostra um estudo inédito que será apresentado hoje no Icad (Congresso Internacional da Doença de Alzheimer), em Viena, pelo Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da Faculdade de Medicina da USP.
O trabalho, que avaliou 137 cérebros de pessoas que manifestaram demência moderada e grave, constatou que 30% dos casos tinham origem somente vascular, contra os 25% que foram causados apenas por doença de Alzheimer. Foram excluídos casos de derrame cerebral.
A confirmação de um possível diagnóstico de Alzheimer e de demência vascular só pode ser feita por autopsia. Algumas alterações nos vasos cerebrais, no entanto, podem ser apontadas em exames de ressonância magnética em vida.
A pesquisa também apontou que somente metade dos casos de demência vascular havia sido diagnosticada clinicamente. Entre os casos de demência estudados, 17,5% tinham sido considerados (ainda em vida) decorrentes de alterações vasculares. Depois de análise neuropatológica dos cérebros (após a morte), viu-se que 33,3% eram demência vascular.
"Isso mostra que comemos bola no diagnóstico de demência vascular. São casos que nem sabíamos que seria possível prevenir", afirma a neuropatologista Lea Grinberg, coordenadora do Banco de Cérebros da USP. Para ela, 40% dos casos de demência poderiam ser ao menos adiados com controle de fatores de risco vascular.

Desses fatores, o mais importante é a hipertensão arterial, que pode levar a microinfartos em vasos pequenos no cérebro (arteríolas), o que prejudica a oxigenação e a chegada de nutrientes à região. Com isso, prolongamentos celulares se degeneram e dificultam a circulação de informações. Se as lesões ocorrem cumulativamente, há grandes chances de haver algum declínio cognitivo.

"Com o envelhecimento da população brasileira, acho que vai haver uma epidemia de demência, e há uma parte que pode ser prevenida. Não existem políticas de prevenção da hipertensão, e esse é um ponto fundamental para alertar a população: todo mundo tem medo de Alzheimer, mas ninguém controla direito seus problemas vasculares", diz Grinberg.
Além das demências causadas por somente um fator, existem ainda as mistas, manifestadas por alterações vasculares e Alzheimer. Nesses casos (14% no estudo da USP), os problemas nos vasos sanguíneos contribuem para acelerar os sintomas. "Sem a questão vascular, o Alzheimer poderia se manifestar até dez anos mais tarde, dependendo da escolaridade do indivíduo", afirma Grinberg.
Os demais cérebros analisados (31%) apresentavam outros causadores de demência.



(clique na imagem e redirecio a matéria na íntegra)



Diferentes perfis

No Brasil, estima-se que de 8% a 12% da população com mais de 65 anos apresente algum grau de demência.

Em países desenvolvidos, ao contrário do que ocorre aqui, o Alzheimer responde por mais casos de declínio cognitivo do que as alterações vasculares.

"Aqui, as alterações vasculares são mais importantes porque nossa população come mal, tem baixa escolaridade, não faz exercício e não tem um bom acesso à saúde", alega Grinberg.
Já se sabe que o nível de escolaridade é um dos fatores que ajudam a postergar ou reduzir riscos de demência.

Outra hipótese para explicar o fato está na idade da população estudada. No Brasil, ela é cerca de dez anos mais jovem do que a avaliada em países ricos. E a manifestação de demência vascular é mais precoce do que o Alzheimer.

"A demência vascular é talvez tão agressiva quanto o Alzheimer e pode atingir o indivíduo em uma fase precoce da vida, em fase ainda produtiva", alerta o geriatra José Marcelo Farfel, do hospital Albert Einstein e também membro do grupo de estudos da USP. Se os brasileiros tivessem maior expectativa de vida, talvez desenvolvessem doença de Alzheimer em maior proporção.

Os sintomas manifestados por indivíduos com demência causada por problemas vasculares são semelhantes aos do Alzheimer. No entanto, os estudos sugerem que, a cada novo microinfarto, o paciente tenha uma queda mais brusca na cognição. Já no Alzheimer, o declínio é mais suave.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

COLESTEROL SANGUÍNEO: UM VILÃO QUE DEVE SER TRATATO


Nos últimos dias, a mídia em geral vem divulgando notícias sobre a saúde dos brasileiros. A preocupação se concentra nos hábitos alimentares das pessoas. Trabalho, estudo, família... O acúmulo de atividades diárias e a briga com o relógio fazem com que a população dos centros urbanos coma mal, ingerindo alimentos altamente gordurosos e prejudiciais à saúde. Com isso, são elevadas as chances de desenvolverem um grande vilão do sangue: o colesterol sanguíneo.

Em reportagem a Folha de S. Paulo publicou o resultado de uma pesquisa inédita, feita pelo Conselho Latino-Americano para Cuidado Vascular (CLACC). O estudo avaliou mais de 2.000 pessoas em 70 cidades. E revelou que metade dos adultos com colesterol alto não tratam a doença, e que entre os que sabiam estar com colesterol acima do permitido, apenas 50% faziam tratamento com medicamentos. É preciso buscar orientação sobre o colesterol e sua prevenção.

É possível notar que, apesar das campanhas e toda a divulgação realizada ainda há muitas pessoas sem a devida conscientização necessária. O colesterol é uma substância gordurosa fundamental para muitos processos do metabolismo humano, como a produção de hormônios e de vitamina D, e para a integridade estrutural das membranas das células pelo colesterol bom, o HDL. Por isso, o colesterol LDT, considerado o ruim, aparece quando há excesso de ingestão de alimentos gordurosos e aumento na produção de gordura no sangue, o que acaba alterando o nível recomendado.

Dados mostram que só no Brasil, 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. A Organização Mundial da Saúde estima um aumento de 250% nos casos até 2040. A prevenção ainda é o melhor caminho. Ter uma alimentação balanceada traz inúmeros benefícios ao nosso corpo.

Para quem tem colesterol fora da sua normalidade, o acompanhamento médico é essencial! O segredo, então, é saber aliar o tratamento com a dieta adequada. Seguindo essas regrinhas, certamente a resposta será positiva.

terça-feira, 14 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA É PANDEMIA MUNDIAL


Em março deste ano, a saúde mundial entrou em estado de alerta. A descoberta de uma nova doença assustou a população de todo o planeta: a gripe suína. O que parecia uma doença ‘controlável’, mesmo que inicialmente desconhecida, logo se apresentou como um problema até mesmo para muitos profissionais da saúde, como médicos infectologistas.

Já se sabe que a gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa, quando em contato próximo ou no mesmo ambiente. E esta é a grande preocupação de todos, uma vez que o controle do vírus fica cada vez mais complicado, levando milhares de pessoas a entrar em quarentena, na expectativa da manifestação do vírus.

A gripe suína já é uma pandemia mundial! Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atingiu, desde o início dos registros, 94.512 pessoas em mais de 120 países e causou a morte de 429. Na América do Sul, a Argentina é o país mais afetado, com 94 mortes e 2.928 casos confirmados. Nos Estados Unidos foram 211 mortes e do México 121 causadas pela Gripe suína. Números esses que vem aumentando dia após dia.

Até o momento, o Brasil registrou três mortes – duas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo – e 1.027 casos da doença. A terceira morte foi confirmada ontem (13), na cidade de Sapucaia do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Estes números são preocupantes e, com base nisso, fica cada vez mais necessária a fiscalização com a presença de médicos em aeroportos e em locais onde a concentração de pessoas é constante, para que assim seja possível evitar que a doença se alastre.

De fato, detectar o vírus é difícil, pois os sintomas da gripe suína são bem parecidos aos da gripe comum. Geralmente, o doente apresenta febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. O diagnóstico da doença é feito por uma amostra respiratória do infectado, que precisa ser coletada nos primeiros cinco dias iniciais dos sintomas. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus, segundo testes laboratoriais.

Pesquisadores destacam que tal vírus tem capacidade de penetrar de maneira mais profunda no tecido respiratório, o que aumentaria as chances da gripe virar uma pneumonia. Com isso, fica mais delicado o estado de saúde do doente, que pode não reagir com eficácia ao tratamento.

Com todos estes dados é possível entender melhor o que é, e como age esse vírus, para que possamos nos proteger e ajudar na conscientização daqueles que ainda desconhecem essas informações. Por isso, divulgue e a qualquer sintoma procure orientação médica. Juntos, podemos combater esse vírus! O Ministério da Saúde vem estudando meios de conter a proliferação dos casos. E em breve teremos as vacinas contra mais esse vírus. A sociedade deve cobrar soluções do Poder Público com a máxima urgência afinal estamos falando de vidas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

EVENTO REÚNE CENTENAS DE MOTOCICLISTAS NA ZONA LESTE

Ontem, no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo, aconteceu o 1º mega encontro dos motociclistas de São Paulo numa bela exposição de motos e carros antigos. Os 38 clubes que participaram buscam conquistar um espaço democrático para mostrarem seu trabalho. A proposta inicial é que todos os clubes da cidade se reunam nesses encontros. O evento contou também com barracas de comidas, musica e muita diversão entre os mais de 1000 participantes. Parabéns a todos os organizadores por essa iniciativa!





quarta-feira, 8 de julho de 2009

AÇÚCAR É CONSUMIDO EM EXCESSO

Vivemos hoje uma rotina cheia de stress e acontecimentos que atropelam uns aos outros. Somos escravos do relógio. As 24 horas de um dia parecem não bastar para a demanda que não tem fim. É trabalho, casa, filhos, tudo junto! As vezes não sobra tempo nem ao menos para uma alimentação adequada. Quantas pessoas fazem suas refeições na própria mesa de trabalho? São inúmeros casos que comprovam essa loucura do século XXI.

Hoje, 08, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma notícia bastante preocupante: mais de um terço dos adultos e 70% dos jovens ingerem açúcar além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Este é o resultado de um estudo inédito feito pela Universidade de São Paulo (USP) com mais de 2.000 moradores da cidade de São Paulo.

Lembrando que, o Brasil é um dos principais produtores mundiais de açúcar, proveniente da cana. Já faz parte da cultura dos brasileiros “o comer bem”. Nesse grupo de alimentos estão muito presentes as gorduras e o açúcar. Quem não gosta de uma sobremesa depois do almoço? A condição é saber o que ingerir no momento certo.

Nas pesquisas deparamos com altos índices de açúcar no dia a dia das pessoas: de 12% à 25% da alimentação é composta por alimentos que contém alto teor de açúcar.

Não podemos esquecer que o açúcar gera energia. Entretanto, ele em excesso pode causar vários problemas à saúde homem. A obesidade está efetivamente relacionada a esse consumo descontrolado. O excesso de peso causa descompensações graves como a pressão alta. Por isso, é preciso um alerta geral!

A prevalência ocorre nos adolescentes. Nos adultos a marca chega a 37%. E os responsáveis mais presentes em nosso cotidiano são os refrigerantes e chocolates.

O consumo deve ser restrito até porque o excesso de açúcar não compõe um cardápio saudável. E os doces devem ser sempre substituídos por frutas que também saciam a necessidade natural do ser humano.

terça-feira, 7 de julho de 2009

APNEIA DO SONO PODE CAUSAR PERDA DE MASSA ÓSSEA EM HOMENS

Nesta segunda-feira, 06, o Jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria importante e reveladora sobre a apneia, um problema que atrapalha o sono de muita gente. Um estudo, ainda preliminar, feito no Ambulatório Médico de Especialidades de Interlagos, em São Paulo, mostrou que os homens que têm apneia (parada temporária da respiração durante o sono) podem ter maior risco de perda de massa óssea (osteopenia ou osteoporose).

Ao todo, foram avaliados 36 pacientes. Eles fizeram exames como polissonografia e densitometria óssea, sendo constatadas diferenças no peso, altura e no índice de massa corpórea dos homens.

Segundo um dos coordenadores do estudo, o fisioterapeuta Rafael Montenegro, foi possível estabelecer, por meio de comparação dos exames, uma relação direta entre a hipoxemia noturna (baixa oxigenação do sangue, causada pela apneia) e a baixa densidade óssea do fêmur.

De acordo com Montenegro, o que motivou a pesquisa foi às queixas de queda e falta de equilíbrio que os homens atendidos por ele manifestavam.

Ainda não é possível afirmar que a apneia do sono seja um fator de risco para o desenvolvimento de doenças obstrutivas crônicas, como a osteoporose, uma vez que o número de pacientes investigados é considerado pequeno.

O estudo ainda está em andamento e deve avaliar mais 200 pessoas até o próximo ano.

"Este é um assunto que venho tratando com muito cuidado e atenção na Câmara Municipal de São Paulo. Apresentei o Projeto de Lei Nº 328/2009 que institui o Programa de Atendimento a Pacientes Portadores de Apnéia Noturna pela rede municipal de saúde, com finalidade de divulgar nos diversos segmentos da sociedade a prevenção, o diagnóstico e seu tratamento. Promover ações de conscientização é extremamente importante nesse caso, afinal este é um disturbio que influencia e muito, no dia a dia das pessoas. Saúde é coisa séria! E deve ser discutida com responsabilidade e respeito."

Confira o PL completo no site:

http://www.paulofrange.com.br/dnn/LinkClick.aspx?fileticket=Brbonm5ZQQo%3d&tabid=73&mid=478&language=pt-BR


*****ENTENDA MAIS!*****

O que é apnéia do sono?

Apnéia durante o sono se define como a interrupção ou parada do fluxo aéreo (respiração) pela boca e/ou nariz, com uma duração superior a 10 segundos.

A Apnéia do sono é uma doença comum que afeta aproximadamente 2% das mulheres e 4% dos homens na idade adulta; ocorre como resultado de repetida oclusão ou fechamento da via aérea durante o sono. Apesar de ser uma doença recentemente descrita, este não é um problema novo. Grande parte dos indivíduos acometidos desta doença são roncadores, contudo muitos não suspeitam que são portadores porque os sintomas durante o dia são inespecíficos e os sintomas noturnos freqüentemente não são reconhecidos.

Existe efetivo tratamento para este distúrbio, entretanto os pacientes deverão ser adequadamente identificados através do estudo das distintas variáveis cardiorespiratórias e neurológicas durante o sono, exame este conhecido por Polissonografia.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

CRISE MUNDIAL!!!

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea), revela que o emprego feminino e masculino foi afetado pela crise financeira de forma distinta, na qual uma parcela maior de mulheres foi retirada do mercado de trabalho.

Dados indicam que de setembro de 2008 a abril deste ano, o crescimento do desemprego foi de 24% entre homens e 11,2% entre mulheres. Os setores mais atingidos foram às indústrias de transformação e a construção civil, locais este que empregam mais homens.

Apesar de empregar mais homens do que mulheres, a indústria demitiu proporcionalmente mais mão de obra feminina (-8,38%) do que masculina (-4,81%).

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ALTO RISCO CARDÍACO É PRESENTE EM UM TERÇO DA POPULAÇÃO DE SÃO PAULO


Nos últimos anos, as doenças cardíacas têm aumentado muito nas grandes metrópoles brasileiras, como em São Paulo. Devido à correria do dia a dia, o estresse e a falta de qualidade de vida, nos esquecemos de cuidar de um órgão extremamente importante: o coração.

Hoje, uma notícia divulgada pelo jornal Metrô revela que cerca de um terço dos moradores da cidade de São Paulo possui elevado risco de desenvolver problemas cardíaco. Isso significa que esta parcela da população possui 20% mais chance de sofre um infarto ou morrer nos próximo cinco anos por complicações cardíacas.

O levantamento foi feito pelo projeto Mutirão do Coração, ação da Secretaria da Saúde, em parceria com as prefeituras de São Paulo e de Campinas, e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ao todo, foram 35 mil atendimentos na capital, sendo 64% mulheres. A expectativa da Secretaria é a realização de 150 mil atendimentos.

O projeto conta com 440 locais de atendimento. Conforme divulgado, o próximo dia do Mutirão será amanhã, 04 de julho, das 9h às 17h. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, até 2010 o projeto deve ser ampliado para outras cidades paulistanas – além de São Paulo, Campinas também participa da ação.

“As doenças do coração geralmente são silenciosas, ficando difícil, em alguns casos, o diagnóstico antecipado. Por isso, o projeto Mutirão do Coração é extremamente importante para ajudar a avaliar e orientar os munícipes sobre a prevenção dos problemas cardíacos que possam apresentar no futuro”, declara o vereador PAULO FRANGE.

Para maiores informação, acesse o portal do Governo do Estado de São Paulo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/.

POTENCIAL CONSTRUTIVO

Acompanhe abaixo a tabela do potencial construtivo das 87 regiões do município de São Paulo divulgada pela prefeitura:


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA!



quinta-feira, 2 de julho de 2009

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Até 2012, São Paulo suportará mais 1500 prédios. A notícia nos jornais de hoje traz uma grande preocupação para os legisladores. É preciso muita responsabilidade em discutir, detalhar e votar PLANO DIRETOR E SUAS REVISÕES.

A melhor receita, ainda, é ouvir a sociedade em audiências públicas que, infelizmente, tem se transformado em agressões pessoais, provocações e exemplo a não ser seguido por aqueles que sonham com a cidade do futuro. Está faltando nessa discussão, o mais importante: propostas, sugestões e a participação com o interesse em mudar a cidade. A busca por um ambiente sustentável, mais humano e com convivência harmônica entre todos os interesses e tendências. O FOCO NÃO PODE MUDAR! Temos que discutir e revisar a nossa São Paulo até à exaustão. Sem finais de semanas livres, sem feriados e sem férias.

Mas, apesar do sonho que temos, está incomodando muito, a ausência de um segmento da maior importância para que possa usufruir de tudo o que estamos plantando. O JOVEM!! Onde estão?? Porque não participam conosco dessa ousada tentativa de melhorar nossas vidas em São Paulo??

Na mesa dos trabalhos, nas audiências públicas da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal, sinto falta dos nossos jovens. Vejo os cabelos grisalhos, os rostos já cansados com o tempo, com as desilusões, com a experiência acumulada, mas os olhos, esses... não mentem. A esperança chega a ser sentida no olhar, nos movimentos da ansiedade das mãos que esfregam umas sobre as outras, e a atenção permanente a cada fala de cada um dos oradores. O balançar das cabeças, concordando ou discordando é a mais silenciosa manifestação da cidadania daqueles que estão por ali, com certeza atentos, mas sonhando conosco, com uma cidade do futuro. A cidade dos filhos e netos. Uma atitude de carinho, de amor, e talvez, só pelo prazer de exercer a tal cidadania, impressão digital da democracia.

"Moema comporta mais 130 prédios", mostra a notícia. Mas, não diz que a falta do zoneamento que foi vetada no plano anterior é a causa desse "esquecimento" do setor imobiliário, sempre atento ao mercado do lucro!!! Do outro lado, a Mooca foi também deixada de lado. Para aquela região, apenas 140 prédios. As ZEIS que não foram implementadas são as responsáveis por essa ausência de habitações. Sobram galpões,tombamentos e descaso do poder público.

As linhas do Metrô avançam e os bairros vão consumir seu "estoque de potencial construtivo" na mesma velocidade, vendendo empreendimentos residenciais e comerciais na mesma velocidade. Vendendo o investimento público em acessibilidade. A mobilidade urbana hoje é assunto do momento . Se você não fala, não discute e não debate, "está por fora não é da hora" e até "alienado". Tema moderno. Como é também, chique, muito chique falar em "crédito de carbono", "efeito estufa" e, "desenvolvimento sustentável".

Bom, mais uma vez vamos debater com otimismo o PLANO DIRETOR. Buscar fazer justiça com todos os centímetros quadrados de São Paulo. Rever a situação da tabela, fruto do estudo encomendado pela Prefeitura, aproximando as pontas, de Moema em primeiro lugar, e Brasilândia em último. ÚLTIMO, sim senhor. Octogésimo sétimo. Mais uma vez, nossa querida e esquecida Brasilândia. Hoje com "estoque" suficiente para erguer um único prédio. Pouco mais de 3000 metros.´

É hora de fazer JUSTIÇA! Momento de ter responsabilidade. Deixar em casa o ódio, a vaidade, e as cores partidárias.

Vereador Paulo Frange entrevista Dr. Adib Jatene no Sala de Visitas da TV Câmara – assista hoje às 14h00

Hoje, a partir das 14h, será exibida a entrevista entre o vereador PAULO FRANGE e o Cardiologista e Ex Ministro da Saúde, Dr. Adib Domingos Jatene no Programa “Sala de Visitas”, da TV Câmara de São Paulo.

Na ocasião, o vereador PAULO FRANGE colocou em pauta a formação dos novos acadêmicos da área de medicina, reforçando a importância da qualidade do ensino para o devido e necessário preparo dos futuros profissionais. Dr. Adib Jatene relatou também alguns episódios marcantes de sua carreira como médico cardiologista, onde hoje é referência internacional. Ao longo de sua trajetória, suas equipes médicas realizaram mais de 100 mil cirurgias de coração.

Durante a entrevista um dos destaques foi a falta de leitos hospitalares e a precariedade no atendimento da rede básica de saúde municipal. Um grande exemplo disso é a carência de rede hospitalar na região norte da cidade, como no bairro da Brasilândia. O vereador PAULO FRANGE luta há 12 anos para a construção de um hospital na localidade, onde já existe o terreno destinado à obra. Esta é uma enorme conquista em benefício da população!

Veja estes e outros assuntos abordados no encontro dos amigos de profissão. Para aqueles que não puderem assistir a entrevista hoje, terão outra oportunidade. No mês de julho, período de recesso dos trabalhos legislativos, a TV Câmara reprisa os melhores programas. Acompanhe! Você não pode perder!