quinta-feira, 16 de julho de 2009

COLESTEROL SANGUÍNEO: UM VILÃO QUE DEVE SER TRATATO


Nos últimos dias, a mídia em geral vem divulgando notícias sobre a saúde dos brasileiros. A preocupação se concentra nos hábitos alimentares das pessoas. Trabalho, estudo, família... O acúmulo de atividades diárias e a briga com o relógio fazem com que a população dos centros urbanos coma mal, ingerindo alimentos altamente gordurosos e prejudiciais à saúde. Com isso, são elevadas as chances de desenvolverem um grande vilão do sangue: o colesterol sanguíneo.

Em reportagem a Folha de S. Paulo publicou o resultado de uma pesquisa inédita, feita pelo Conselho Latino-Americano para Cuidado Vascular (CLACC). O estudo avaliou mais de 2.000 pessoas em 70 cidades. E revelou que metade dos adultos com colesterol alto não tratam a doença, e que entre os que sabiam estar com colesterol acima do permitido, apenas 50% faziam tratamento com medicamentos. É preciso buscar orientação sobre o colesterol e sua prevenção.

É possível notar que, apesar das campanhas e toda a divulgação realizada ainda há muitas pessoas sem a devida conscientização necessária. O colesterol é uma substância gordurosa fundamental para muitos processos do metabolismo humano, como a produção de hormônios e de vitamina D, e para a integridade estrutural das membranas das células pelo colesterol bom, o HDL. Por isso, o colesterol LDT, considerado o ruim, aparece quando há excesso de ingestão de alimentos gordurosos e aumento na produção de gordura no sangue, o que acaba alterando o nível recomendado.

Dados mostram que só no Brasil, 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. A Organização Mundial da Saúde estima um aumento de 250% nos casos até 2040. A prevenção ainda é o melhor caminho. Ter uma alimentação balanceada traz inúmeros benefícios ao nosso corpo.

Para quem tem colesterol fora da sua normalidade, o acompanhamento médico é essencial! O segredo, então, é saber aliar o tratamento com a dieta adequada. Seguindo essas regrinhas, certamente a resposta será positiva.

Nenhum comentário :