sexta-feira, 3 de julho de 2009

ALTO RISCO CARDÍACO É PRESENTE EM UM TERÇO DA POPULAÇÃO DE SÃO PAULO


Nos últimos anos, as doenças cardíacas têm aumentado muito nas grandes metrópoles brasileiras, como em São Paulo. Devido à correria do dia a dia, o estresse e a falta de qualidade de vida, nos esquecemos de cuidar de um órgão extremamente importante: o coração.

Hoje, uma notícia divulgada pelo jornal Metrô revela que cerca de um terço dos moradores da cidade de São Paulo possui elevado risco de desenvolver problemas cardíaco. Isso significa que esta parcela da população possui 20% mais chance de sofre um infarto ou morrer nos próximo cinco anos por complicações cardíacas.

O levantamento foi feito pelo projeto Mutirão do Coração, ação da Secretaria da Saúde, em parceria com as prefeituras de São Paulo e de Campinas, e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ao todo, foram 35 mil atendimentos na capital, sendo 64% mulheres. A expectativa da Secretaria é a realização de 150 mil atendimentos.

O projeto conta com 440 locais de atendimento. Conforme divulgado, o próximo dia do Mutirão será amanhã, 04 de julho, das 9h às 17h. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, até 2010 o projeto deve ser ampliado para outras cidades paulistanas – além de São Paulo, Campinas também participa da ação.

“As doenças do coração geralmente são silenciosas, ficando difícil, em alguns casos, o diagnóstico antecipado. Por isso, o projeto Mutirão do Coração é extremamente importante para ajudar a avaliar e orientar os munícipes sobre a prevenção dos problemas cardíacos que possam apresentar no futuro”, declara o vereador PAULO FRANGE.

Para maiores informação, acesse o portal do Governo do Estado de São Paulo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/.

Nenhum comentário :