terça-feira, 7 de julho de 2009

APNEIA DO SONO PODE CAUSAR PERDA DE MASSA ÓSSEA EM HOMENS

Nesta segunda-feira, 06, o Jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria importante e reveladora sobre a apneia, um problema que atrapalha o sono de muita gente. Um estudo, ainda preliminar, feito no Ambulatório Médico de Especialidades de Interlagos, em São Paulo, mostrou que os homens que têm apneia (parada temporária da respiração durante o sono) podem ter maior risco de perda de massa óssea (osteopenia ou osteoporose).

Ao todo, foram avaliados 36 pacientes. Eles fizeram exames como polissonografia e densitometria óssea, sendo constatadas diferenças no peso, altura e no índice de massa corpórea dos homens.

Segundo um dos coordenadores do estudo, o fisioterapeuta Rafael Montenegro, foi possível estabelecer, por meio de comparação dos exames, uma relação direta entre a hipoxemia noturna (baixa oxigenação do sangue, causada pela apneia) e a baixa densidade óssea do fêmur.

De acordo com Montenegro, o que motivou a pesquisa foi às queixas de queda e falta de equilíbrio que os homens atendidos por ele manifestavam.

Ainda não é possível afirmar que a apneia do sono seja um fator de risco para o desenvolvimento de doenças obstrutivas crônicas, como a osteoporose, uma vez que o número de pacientes investigados é considerado pequeno.

O estudo ainda está em andamento e deve avaliar mais 200 pessoas até o próximo ano.

"Este é um assunto que venho tratando com muito cuidado e atenção na Câmara Municipal de São Paulo. Apresentei o Projeto de Lei Nº 328/2009 que institui o Programa de Atendimento a Pacientes Portadores de Apnéia Noturna pela rede municipal de saúde, com finalidade de divulgar nos diversos segmentos da sociedade a prevenção, o diagnóstico e seu tratamento. Promover ações de conscientização é extremamente importante nesse caso, afinal este é um disturbio que influencia e muito, no dia a dia das pessoas. Saúde é coisa séria! E deve ser discutida com responsabilidade e respeito."

Confira o PL completo no site:

http://www.paulofrange.com.br/dnn/LinkClick.aspx?fileticket=Brbonm5ZQQo%3d&tabid=73&mid=478&language=pt-BR


*****ENTENDA MAIS!*****

O que é apnéia do sono?

Apnéia durante o sono se define como a interrupção ou parada do fluxo aéreo (respiração) pela boca e/ou nariz, com uma duração superior a 10 segundos.

A Apnéia do sono é uma doença comum que afeta aproximadamente 2% das mulheres e 4% dos homens na idade adulta; ocorre como resultado de repetida oclusão ou fechamento da via aérea durante o sono. Apesar de ser uma doença recentemente descrita, este não é um problema novo. Grande parte dos indivíduos acometidos desta doença são roncadores, contudo muitos não suspeitam que são portadores porque os sintomas durante o dia são inespecíficos e os sintomas noturnos freqüentemente não são reconhecidos.

Existe efetivo tratamento para este distúrbio, entretanto os pacientes deverão ser adequadamente identificados através do estudo das distintas variáveis cardiorespiratórias e neurológicas durante o sono, exame este conhecido por Polissonografia.


Nenhum comentário :