
Hoje, 08, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma notícia bastante preocupante: mais de um terço dos adultos e 70% dos jovens ingerem açúcar além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Este é o resultado de um estudo inédito feito pela Universidade de São Paulo (USP) com mais de 2.000 moradores da cidade de São Paulo.
Lembrando que, o Brasil é um dos principais produtores mundiais de açúcar, proveniente da cana. Já faz parte da cultura dos brasileiros “o comer bem”. Nesse grupo de alimentos estão muito presentes as gorduras e o açúcar. Quem não gosta de uma sobremesa depois do almoço? A condição é saber o que ingerir no momento certo.
Nas pesquisas deparamos com altos índices de açúcar no dia a dia das pessoas: de 12% à 25% da alimentação é composta por alimentos que contém alto teor de açúcar.
Não podemos esquecer que o açúcar gera energia. Entretanto, ele em excesso pode causar vários problemas à saúde homem. A obesidade está efetivamente relacionada a esse consumo descontrolado. O excesso de peso causa descompensações graves como a pressão alta. Por isso, é preciso um alerta geral!
A prevalência ocorre nos adolescentes. Nos adultos a marca chega a 37%. E os responsáveis mais presentes em nosso cotidiano são os refrigerantes e chocolates.
O consumo deve ser restrito até porque o excesso de açúcar não compõe um cardápio saudável. E os doces devem ser sempre substituídos por frutas que também saciam a necessidade natural do ser humano.
Nenhum comentário :
Postar um comentário