quinta-feira, 31 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE É INCENTIVADOR DO PROJETO “RUAS DE LAZER”, QUE JÁ ESTÃO SENDO REVITALIZADAS NA SUBPREFEITURA FREGUESIA DO Ó

Foto: o Supervisor de Esportes, Neimar Ortiz, em conversa com os moradores

O coordenador de Esportes da Subprefeitura Freguesia do Ó, Osmar Ortiz, está colocando em prática, com desenvoltura, as diretrizes da Secretária Municipal de Esportes e Lazer, que é a revitalização das ruas de lazer, ou seja, é hora de dar uma animada neste programa, que andava meio esquecido, para não dizer, entregue à própria sorte. 

O vereador Paulo Frange é um incentivador das Ruas de lazer, tendo recentemente aproximado, através de uma reunião, alguns dos coordenadores de Esporte de Subprefeituras e a técnica da Secretaria, Alcione Helena, para ela expusesse a ideia da revitalização do programa Ruas de Lazer.

Frange diz que está contente por saber que as ruas de lazer da Freguesia/Brasilândia serão revitalizadas já a partir deste mês. Na última sexta-feira, 25/out.2013, o supervisor de Esportes da Subprefeitura, Neimar Ortiz, deu início a uma série de visitas aos locais que passarão por processos de revisão e pesquisa para atualização de dados, recolhimento de informações e reposição de materiais que estão em falta, como cavaletes e fitas adesivas.

Neymar Ortiz ouviu, nos locais, reivindicações dos moradores sobre os materiais que estão em falta e o que precisa ser melhorado. Além disso, as visitas têm o intuito de deixar os munícipes a par dos equipamentos de esporte e lazer já existentes em suas proximidades, assim como atualizar as informações sobre os conselheiros - os próprios moradores que têm a função de fiscalizar os locais aos domingos e feriados, das 9h às 17h. 

Segundo Neimar, muitas ruas têm dados de pessoas que não atuam mais no Conselho e é preciso atualizar essas informações nos registros. E que, ao todo, são 46 ruas de lazer ativas na Freguesia/Brasilândia e todas serão atendidas.

VER. PAULO FRANGE ENTREGA SIMBOLICAMENTE A LEI DE SUA AUTORIA SOBRE A SAÚDE DO HOMEM A ‘CHICÃO”, INSPIRADOR DA MESMA


O vereador Paulo Frange fez a entrega simbólica da Lei de sua autoria, que criou a “Corrida e Caminhada pela Saúde do Homem”, ao inspirador do PL, Francisco Bertolino Filho, o Chicão, que é supervisor de esportes e organizador da 1ª Corrida e Caminhada, em Itaquera, em 2011. A lei foi sancionada recentemente pelo prefeito Fernando Haddad.

A 1ª Corrida/ Caminhada aconteceu no dia 13/ago.2011, no Parque do Carmo em Itaquera, que teve a participação de cerca de 400 pessoas e foi um sucesso. Com um percurso de três quilômetros a caminhada teve início às 9h30 da manhã e a corrida, com distância de 5 quilômetros, teve a sua largada às 10h. 

O objetivo da Lei é chamar é incentivar os homens a praticar exercícios e cuidar da sua saúde . “A prevenção de doenças é fundamental, assim como as mulheres, os homens também precisam de cuidados específicos de profissionais especializados.”, explicou o vereador.

Foto: Agosto de 2011
Frange alerta que o homem vive, em média, sete anos a menos que as mulheres e apresentam índices elevados de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e tem a pressão arterial mais elevada. Ou seja, exercitar-se é mais que necessário. 

Agora, com a lei fazendo parte do Calendário Oficial, é possível ampliar essa atividade, que pode ser realidade por toda a Cidade e em especial acontecerá em 2014 a “2ª Corrida e Caminhada pela Saúde do Homem” no mesmo Parque do Carmo, em Itaquera, que deverá contar com o apoio da Secretaria de Esportes e Subprefeitura Itaquera, entre outros parceiros.

O vereador Paulo Frange, que é médico cardiologista, tem dado especial atenção à Saúde do Homem, tendo em tramitação outros projetos de lei que tratam do mesmo assunto, como o PL 383/11, que institui a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Saúde do Homem.

Foto: Agosto de 2011


- “Tenho absoluta certeza que com estes projetos aprovados e com a prática constante de exercícios o homem pode e deve melhorar a sua saúde e até mesmo aumentar o tempo médio de vida.”, disse.Frange.



Chicão ficou muito feliz pela lei criada e por ter sido o inspirador da mesma e já se prepara desde já, na organização da segunda Caminhada.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE EXPLICA COMO SE FAZ PARA DENOMINAR UMA VIA OU PRAÇA


FRANGE TEVE PROJETO DE DENOMINAÇÃO APROVADO EM COMISSÃO


O vereador Paulo Frange (PTB) teve aprovada na Comissão de Política Urbana o projeto de lei que denomina Praça Naim Kaba, o logradouro localizado entre a Av. Vereador José Diniz, Rua São Benedito e Rua da Paz, em Santo Amaro, no município de São Paulo. O local não tinha nenhuma denominação até então e, assim que for aprovado O PL e sancionado pelo prefeito o local será emplacado. Isso facilitará a sua localização, ganhará CEP e estará registrada no Cadlog – Cadastro de Logradouro da Cidade.

É PRECISO UMA LEI
O vereador explica que é assim que se denomina logradouros em São Paulo: através de PL do Legislativo ou direto por Decreto do Executivo. Trata-se, portanto, de uma prerrogativa legítima do vereador, que busca sempre, fazê-la a pedido de comunidades ou entidades e em homenagem a pessoas de ilibada reputação. 
A denominação é também o reconhecimento a líderes populares, figuras ilustres de um bairro, pelo trabalho comunitário, artístico, profissional ou por um mérito relevante e somente após o seu falecimento.

A Imprensa em geral critica quando o parlamentar escreve um projeto de lei de denominação, sem se ater ao benefício que isso trará, pois é também um ato de cidadania. Em muitos casos dá aos moradores do logradouro um endereço claro, pois ainda há casos de ruas na periferia que não têm denominação oficial; algumas são conhecidas como Rua 2 ou Travessa B, ou como Viela sem nome, mesmo tendo moradias no local – o que envergonha o cidadão na hora de uma compra.

DECRETO DE DENOMINAÇÃO
A denominação de logradouros foi regulamentada pelo Decreto 49.346, de 27/março/2008, e proíbe, por exemplo, denominações homônimas; similaridade ortográfica, fonética ou fator de outra natureza que gere ambiguidade de identificação; ou cuja denominação exponha ao ridículo os moradores ou domiciliados – casos estes que poderão ser trocados, fora isso, só por motivo de força maior e por iniciativa direta do Prefeito.

Para denominar uma praça ou via é necessário que a personalidade a ser homenageada seja falecida, e mediante comprovação por atestado de óbito ou publicação na imprensa escrita; que não exista outro próprio municipal com o nome da pessoa que se pretende homenagear; que o homenageado tenha prestado importantes serviços à humanidade, ao país, à sociedade ou à comunidade.

A proposta deve ser acompanhada de justificativa, incluindo a biografia do homenageado e a relação de suas obras e ações meritórias e relevantes. De posse de tudo isso, o interessado deve se dirigir a um vereador, que assim poderá e terá condições de fazer o projeto de lei (PL).

LEIA O DECRETO QUE REGULARIZA A DENOMINAÇÃO DE LOGRADOUROS

PROJETO DO VER. PAULO FRANGE PREVÊ ANÁLISE DE SOLO EM ÁREAS DESTINADAS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO POPULAR


Mais um projeto de Lei do vereador Paulo Frange em defesa do meio ambiente (PL 0475/2009) e de alcance social, caminha para se tornar lei, já que foi aprovado nesta quarta-feira, dia 30/nov.2013, por unanimidade, pela Comissão de Política Urbana e segue sua tramitação para votação. 

O PL obriga a apresentação de análise de investigação confirmatória do solo e subsolo para liberação de alvará de aprovação e execução de edificação nova e reformas de habitações de interesse social em área de ZEIS – Zona Especial de Interesse Social. 

Aprovada, a Lei exigirá mais rigor na escolha de terrenos para construção de habitação popular, pois obriga a apresentação de análise de investigação de solo e subsolo, principalmente em locais anteriormente ocupados por empresas consideradas potencialmente contaminantes ou por lixões e outros.

Há casos de investimentos em moradias de interesse social, feitos pela Prefeitura, em áreas onde foram construídos conjuntos habitacionais e que, depois de habitados, seus moradores tiveram que ser retirados , pois havia a emissão de gases tóxicos, como foi o caso ocorrido em Vila Nova Cachoeirinha.

Na década de 80, um aterro sanitário funcionava na em área da Vila Nova Cachoeirinha, depois que ele foi desativado a Prefeitura doou o terreno para a Cohab. Os moradores construíram as casas em um programa de mutirão e anos depois, em 1999, descobriram que o solo estava contaminado. Havia até escola pública ao lado, que também foi desativada.

LEIA MAIS SOBRE O CASO DE VILA NOVA CACHOEIRINHA

terça-feira, 29 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE REÚNE-SE COM EMPREENDEDORES DE ITAQUERA


FRANGE LEVA O SECRETÁRIO DE SERVIÇOS SIMÃO PEDRO E GARANTE MAIS MELHORIAS PARA ITAQUERA.


Fátima Regina Tomaz, coordenadora técnica de desenvolvimento econômico de Itaquera, representou a Subprefeitura de Itaquera no encontro promovido pelo vereador Paulo Frange (PTB) com o secretário de Serviços Simão Pedro e lojistas e empreendedores de Itaquera, ocorrido no Dia do Funcionário Público , 28/outubro/2013. 

Cerca de 20 empresários, representantes do Núcleo de Desenvolvimento e Economia Sustentável e da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Itaquera, participaram do encontro com Frange e Simão Pedro. Os pleitos dos lojistas se refeririam basicamente a três itens: a troca de iluminação pública no centro comercial do bairro; revitalização de mais um trecho de calçadas e a questão das faixas exclusivas de ônibus, que em alguns casos tem impedido o acesso dos consumidores às lojas.

Sobre a iluminação, o vereador Paulo Frange já havia encaminhado o pedido anteriormente e todos puderam ouvir do secretário uma resposta positiva, de que o pedido já havia tido verba empenhada e que em breve será executado. Sobre as calçadas e os problemas gerados pelas faixas exclusivas de ônibus, ambas serão encaminhas junto aos órgãos responsáveis.

VER. PAULO FRANGE ANOTA PROPOSTAS DOS MORADORES, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR DA CIDADE, NO CEU JAMBEIRO, GUAIANASES

O vereador Paulo Frange (PTB) foi o primeiro parlamentar a chegar à Audiência Pública do Plano Diretor Estratégico, que aconteceu no sábado, dia 26/out.2013, no CEU Jambeiro, em Guaianases, Zona Leste - a primeira de 4 audiências regionais, entre outras que acontecerão, temáticas e setorizadas. Entrevistado pela TV Câmara, Frange falou da importância desta revisão para a cidade e da perspectiva que oferece, de se pensar em uma cidade melhor para todos.

O vereador explicou que, muito mais que uma revisão do Plano Diretor anterior, serão discutidos os novos marcos regulatórios para a Zona Leste, com o objetivo de criar mecanismos para transformar esta região e São Paulo em 10 anos. Disse da perspectiva de mudar para melhor a realidade da Zona Leste, onde moram 35% da população, mas que tem somente 16% dos empregos da Cidade. “Aproximar o emprego dos moradores é uma das propostas”, disse.

Frange citou a proposta de adensar as áreas dos eixos principais do bairro: ao longo da via férrea, sentido Leste-Oeste, e da Av. Jacu-Pêssego, sentido Norte Sul, com a criação de facilidades para o adensamento populacional perto do transporte coletivo. A ideia, disse, é permitir que se construa até quatro vezes mais que o permitido hoje, sem a cobrança da chamada outorga onerosa - ou seja, sem custos adicionais para quem aderir e construir dentro desta perspectiva.

POPULAÇÃO LEVOU PROPOSTAS CONCERNENTES
Além do vereador Paulo Frange, vice-presidente da Comissão de Política Urbana, responsável pela condução das audiências públicas do Plano Diretor, participaram os demais vereadores desta Comissão e também Fernando de Melo, secretário do Desenvolvimento Urbano, além de cerca de 150 líderes comunitários e interessados. Na pauta o Projeto de Lei - PL 668, que trata do Plano Diretor Estratégico.

Após a manifestação de Paulo Frange, demais vereadores e o secretário, a palavra foi franqueada à população, que fez propostas e questionamentos atinentes. Um deles diz respeito à Lei de Incentivos Fiscais para a Zona Leste em pauta na Câmara.

- “O correto seria manter o ramo industrial no novo PL, que inclui incentivos fiscais para quatro novos ramos de serviços e não revogá-lo”, disse o empresário e líder comunitário Senhor Eduardo. A ideia foi anotada por Paulo Frange, que se propôs a defender a ideia junto ao governo, assim como a da inclusão do centro comercial de Itaquera na Lei de incentivos fiscais e a que propôs a construção de um cemitério para Guaianases e também um novo CEU.

- "Vamos trabalhar essas questões junto ao Prefeito e no Plano Diretor”, afirmou.

OUTRAS PROPOSTAS:
Décio Lima, líder comunitário, fez questionamento sobre os aterros sanitários, alertando que o desta região tem vida útil para apenas mais cinco anos. Pediu ainda atenção e implantação de sistema de reciclagem de lixo na região. Já a assistente social Terezinha Gianete sugeriu que fosse incluído no Plano Diretor a criação de centros de convivência para idosos e que, de fato, fossem criados empregos da região, pois como disse, não é humano o transporte público local. - "Não dá para acreditar que as pessoas repitam esse martírio todo dia", afirmou.

O vereador Paulo Frange anotou as questões colocadas pelos moradores e considerou todos os que se manifestaram muito preparados, dada às contribuições importantes feitas. Nada como ouvir quem sofre hoje os problemas de uma Cidade sem planejamento. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A AMPUTAÇÃO DE PÊNIS NO BRASIL

*Paulo Frange é médico e vereador de São Paulo no curso do quinto mandato, Líder do PTB na Câmara Municipal de São Paulo.

A Higiene é a receita mais simples e mais eficaz para evitar que os homens sofram com uma doença que, além de incapacitá-los fisicamente, pode terminar aniquilando a sua vida em termos psicológicos.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promoveu dia 29 de setembro, a Campanha de Câncer de Pênis Zero, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

O mais interessante é que o padrinho da campanha é o ex-jogador de futebol Zico, atual técnico do Al Gharafa, do Catar, que se ofereceu como voluntário.  A imagem de Zico é associada à eficiência, sucesso e o lúdico do ídolo de uma geração ou mais, faz muita diferença no alcance da população masculina.

A maior incidência do tumor ocorre nas regiões Norte e Nordeste e está associada não só à baixa condição socioeconômica, mas também à falta de higiene e de conhecimento. “O tumor de pênis é raro, ao contrário do câncer de próstata, que apresenta 60 mil novos casos por ano. Entretanto, a média de 1600  amputações anuais, por câncer de pênis, é considerada elevada, porque é uma doença que incapacita muito, pois aniquila o homem na sua concepção exata, não só na sua anatomia, mas na sua vida”, ressalta o urologista Dr. Nardi.
O câncer de pênis é evitável. Para isso, basta que o homem tenha uma higiene adequada da área genital.  Ou seja,  água e sabão!  Lavando o pênis todos os dias com água e sabão, não teremos câncer de pênis!

Outra providência é evitar doenças sexualmente transmissíveis, usando o preservativo. É sabido que o HPV, que é o vírus do papiloma humano, está ligado ao câncer de pênis. “A presença de fimose, quando a pessoa não consegue expor a glande, isto é,  a cabeça do pênis, também é um fator de risco para câncer de pênis”.
Para os especialistas, a prevenção deve começar na infância. “Cabe à família e aos pais, inicialmente, e depois à escola, orientar os meninos quanto aos procedimentos que devem ser adotados para uma adequada higiene”, observa o urologista.

 O principal sintoma de alerta é o aparecimento de uma ferida que não cicatriza.  “Toda ferida no pênis que não cicatriza revela a importância de procurar um médico para saber o que é”. Pode ser um câncer de pênis. Na fase inicial a doença exige uma cirurgia pequena. Significa que existe uma possibilidade elevada de cura.
“Por fim, quanto mais cedo o diagnóstico de câncer de pênis, menor é o tratamento e menor é a invasão do tratamento cirúrgico”, e muito menor a chance de amputação de pênis.

É assim, e é barato!  Água e sabão podem livrar homens do câncer no órgão genital!

*Paulo Frange é médico e vereador de São Paulo no curso do quinto mandato, Líder do PTB na Câmara Municipal de São Paulo.

VER. PAULO FRANGE RECEBE MEDALHA DE MÉRITO PELOS 80 ANOS DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

Foto: Dr. Antônio Carlos Lopes, diretor da EPC e Vereador Paulo Frange
A Escola Paulista de Medicina completou 80 anos de existência neste ano de 2013. “Uma longa história marcada por muito trabalho, suor e empenho de uma série de pessoas que trabalharam pela instituição com muita competência, criatividade e força de vontade” – disse o professor e médico Dr. Antônio Carlos Lopes, diretor da instituição.

Em reconhecimento aos eméritos colaboradores da Instituição foi criada e outorgada uma medalha comemorativa. O médico cardiologista e vereador Paulo Frange foi um dos que receberam a homenagem, neste dia 24/out.2013, a qual agradeceu emocionado ao diretor pela deferência (foto).

Disse Frange: “Um bom momento hoje. Estar ao lado de um dos mais importantes médicos do nosso país! Exemplo de coerência, ética e competência! Obrigado Unifesp e todos os seus colaboradores pelo carinho!”

Nas oito décadas da EPM já passaram pelo campus São Paulo mais de 1500 alunos de graduação, além de técnicos administrativos, servidores, docentes e pós-graduandos. 

“Essa é uma grande comunidade que respira suas tradições e anseia por um futuro ainda mais imponente. Hoje nossa Escola figura entre as mais importantes do país no ensino, pesquisa, e extensão, com reconhecimento inclusive no exterior”. Disse o diretor.

A HISTÓRIA DA UNIFESP
Conheça um pouco da História da Escola Paulista de Medicina – EPM, QUE FOI Fundada em 1933 – um ano antes da criação da Universidade de São Paulo (USP) – por um grupo de cientistas e médicos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi a 11ª escola de Medicina do país.

Antes de o prédio próprio ficar pronto, o ensino prático dos alunos ocorria com pacientes do Hospital Humberto Primo.A EPM foi reconhecida oficialmente em maio de 1938; em 1939, foi criada a Escola de Enfermagem e a sua federalização ocorreu em janeiro de 1956. A Residência Médica da instituição teve início no ano seguinte.

Atualmente, são oferecidos 35 programas a mais de 400 médicos residentes. São cinco cursos de graduação, com cerca de 1.400 alunos; 38 programas de pós-graduação no nível de mestrado e 37 de doutorado aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com cerca de 2.100 alunos; e aproximadamente 1.500 alunos de especialização em 100 programas de extensão.

Mais informações: www.epm.br/80anos e http://agencia.fapesp.br/17388

ITAQUERA: UMA HISTÓRIA DE 327 ANOS


Itaquera é um distrito da Zona Leste da cidade que tem sido beneficiada com investimentos públicos, inclusive receberá o Estádio da Copa do Mundo e com ele um legado de obras sociais e incentivos fiscais. O vereador Paulo Frange tem se destacado com representante deste bairro, proposto e votado projetos que beneficiam esse distrito.

Segundo a Wikipédia, foi por volta de 1620 que apareceram as primeiras referências à "Roça Itaquera", localizada nas proximidades do Aldeamento de São Miguel. No final do século XVII a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista. Em 1920, passou a ser um distrito autônomo.

Itaquera prepara-se para comemorar, no dia 6 de novembro, o seu 327º aniversário. Aguarde a programação dos festejos.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PLANO DIRETOR JÁ ESTÁ NA CÂMARA E AS DISCUSSÕES SOBRE A CIDADE QUE QUEREMOS NA PAUTA DO DIA


Foto: RenattodSousa/CMSP
A Câmara Municipal de São Paulo inicia nesta quinta-feira (24/out.2013) o processo de discussão da revisão do Plano Diretor estratégico da cidade, após a chegada à Casa do projeto de lei 688/2013, entregue pelo prefeito Fernando Haddad (PT) aos vereadores.

O vereador Paulo Frange (PTB) vice-presidente da Comissão de Política Urbana, que coordenará os trabalhos, informa que a participação da população neste processo é muito importante e isso se dará através de 12 Audiências Públicas, sendo quatro regionais, uma por cada região da cidade, e oito temáticas. Também serão realizadas novas audiências públicas nas 31 subprefeituras da cidade.

AUDIÊNCIAS NOS BAIRROS
Frange informe que a primeira delas acontece no dia 26/outubro (sábado) em Guaianases, no CEU Jambeiro, das 10h às 13h; dia 23/novembro na Capela do Socorro, no CEU Vila Rubi e no dia 30/novembro em Pinheiros, no Sesc Pinheiros, das 10h às 13h. No dia 7/dezembro acontece na Freguesia do Ó.

O Plano Diretor segue o que preconiza a Lei Federal e o Estatuto das Cidades, ou seja que ocorra a sua revisão a cada dez anos. São Paulo tem um plano diretor aprovado durante a gestão Marta Suplicy (PT). É a lei 13.430/02. Houve tentativa de revisão em 2006, mas o processo de discussão da proposta foi considerado pouco transparente e paralisado por causa de inúmeros questionamentos judiciais.

UMA CIDADE MELHOR
Frange diz que a revisão do Plano Diretor é a oportunidade que temos de pensar a cidade que queremos, melhorando a questão da mobilidade urbana, adensando os bairros onde isso ainda é possível, perto do transporte coletivo e aproximando trabalho-emprego. 
Ao entregar o plano, o prefeito Fernando Haddad diz que houve ajustes para evitar a alta dos imóveis. "O preço da outorga foi recalibrado porque de fato estava em um patamar que poderia encarecer os imóveis da cidade. Nós readequamos o preço para aumentar o potencial de aproveitamento dos terrenos", disse.

MAIS DEMOCRÁTICA
Haddad promete avanços, com a criação de Zonas para produção de moradias para famílias de renda mais baixa nos bairros já estruturados. A ideia central do plano é o Arco do Futuro que inverte o que ocorre atualmente, onde se tem uma cidade radial, que vai dos bairros para o Centro para uma mais democrática. O prefeito destacou os eixos de grandes avenidas estruturais, como a Cupecê, as Marginais Pinheiros e Tietê e a Jacu-Pêssego como importantes nesta perspectiva.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE CONTA A HISTÓRIA DOS 423 ANOS DA LAPA

Foto: http://www.vitruvius.com.br/
O vereador Paulo Frange lembra que um dos marcos da Lapa foi inaugurado em um dia trágico para o Brasil, no dia do suicídio de Getúlio Vargas. O prédio do Mercado da Lapa foi inaugurado em 24 de agosto de 1954, data em quem Vargas se matou no Palácio do Catete, no Rio, capital da República na época. O Mercado da Lapa foi construído na década de 1950.

Mas a história da Lapa começou mesmo em 1561, depois que os jesuítas ganharam uma sesmaria na região, uma ampla área banhada pelo Rio Emboaçava, atual Rio Pinheiros. E durante três séculos, a região foi conhecida como "Emboaçava" – segundo a Wikipedia, base deste texto.

Os Jesuítas permaneceram na área e tinham a sua sede na chamada Fazendinha da Lapa até que, em 1743, os religiosos abandonaram o local, mudando para a Baixada Santista.

Já no final do século XIX, chegaram, ao bairro, famílias de diversas nacionalidades. Destacavam-se os tiroleses, vindos do norte da Itália e que eram agricultores. Anos mais tarde, vieram outros italianos, vindos da região de  Veneza. Houve, também, imigração portuguesa, espanhola, francesa e sírio-libanesa - estes eram comerciantes, profissionais liberais, artesãos, sapateiros ou alfaiates.

A influência italiana no bairro é muito significativa, tanto que alguns logradouros do bairro têm designações que fazem referência à Itália, e ao Império Romano, tais como: Roma, Coriolano, Cipião, dentre outros.

No século XX, o bairro se tornou industrial, através da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway e de suas oficinas, houve a implantação de indústrias como a Vidraria Santa Marina e os frigoríficos Armour, Bordon, Swift e Wilson. Estes estabelecimentos trouxeram operários e técnicos ingleses, croatas, lituanos, poloneses, russos e húngaros, que passaram a ser moradores do local e da Lapa de Baixo.

As indústrias baseavam-se na proximidade com o Rio Tietê, multiplicando-se ao longo dos anos. A Lapa tornou-se também um grande centro comercial, favorecido pela duas linhas férreas que cortavam e cortam o bairro até os dias de hoje.

ORGANIZADOR AGRADECE AO VER. PAULO FRANGE PELO APOIO À 5ª FEIRA DE ARTES E CULTURA DA LAPA, COMEMORATIVA AO ANIVERSÁRIO DA LAPA


O vereador Paulo Frange foi um dos colaboradores da festa de aniversário dos 423 anos do bairro da Lapa, neste ano comemorado também com uma festa de rua e em grande estilo: a 5ª Feira de Artes e Cultura, NA Praça Cornélia.

O evento começou às 10h da manhã do domingo,dia 20/outubro/2013, com Missa Campal também em homenagem aos 80 anos da Paróquia São João Maria Vianney e celebrada por Dom Angélico – Bispo Emérito de São Paulo. Seguiu-se uma ampla programação, com coral, grupo de dança cigana, Pedro, o Palhaço, Banda Operária da Lapa, oficinas de artes e xadrez; contação de história e roda de samba.

A organização foi do Centro Cultural Pompéia, com apoio da Subprefeitura da Lapa e entidades locais.

- “Obrigado Vereador Paulo Frange pela ajuda, a ambulância que ficou a disposição durante a festa foi nos enviada pelo seu gabinete”, disse Adriano Romão, da Sociedade Amigos da Vila Romana, também da organização do evento.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE CONTA A HISTÓRIA DOS 42 ANOS DA ROSAS DE OURO


Fundada em 1971, por um grupo de quatro amigos a escola de samba Rosas de Ouro completou 42 anos de existência, com uma grande festa, em sua quadra na Freguesia do Ó, em 18/outubro/2013. A presidente da Rosas, Angelina Basílio recebeu alguns convidados especiais em seu camarote, entre eles o vereador Paulo Frange (PTB).

O vereador, Líder do PTB na Câmara Municipal, foi recebido com muito carinho por todos da escola, onde pode rever também velhos amigos. Foi uma festa grandiosa, com a quadra lotada, e que fez jus a história da Rosas de Ouro, uma das mais marcantes de São Paulo, pelas suas vitórias e história, disse. 

Frange parabenizou Angelina pela bela festa e pela condução da escola, cuja tradição iniciada por seu pai foi mantida e a escola continua brilhando dentre as melhores de São Paulo até hoje.
“Parabéns Angelina e longa vida à família Rosas de Ouro”.

HISTÓRIA DA ROSAS DE OURO

Fundada em 1971, por um grupo de quatro amigos, José Luciano Tomás da Silva, João Roque “Cajé”, José Benedito da Silva “Zelão” e Eduardo Basílio, a Rosas de Ouro foi presidida pó Eduardo, desde a sua fundação, até 2003. Angelina Basílio o sucedeu, após seu falecimento, e conseguiu manter a Rosas no mesmo nível e dentre as melhores de São Paulo.

A Rosas de Ouro foi a primeira escola de samba de São Paulo que se estruturou independentemente das ligas carnavalescas e do governo, buscando parcerias com iniciativa privada e, assim, conseguiu subir e se manter ao patamar das maiores e bem estruturadas entidades carnavalescas de São Paulo. Para tanto se apresenta no exterior com frequência e por todas as capitais do Brasil, em shows, eventos e convenções.

Nascida na antiga Rua da Feira, a Rua José Felix Alves Pacheco, na Vila Brasilândia, logo conquistou sua primeira quadra, na Rua Otaviano Basílio da Silva, mas depois muitas reclamações da vizinhança, devido ao barulho, segundo explicou na época Eduardo Basílio, mudou-se para a atual quadra na Freguesia do Ó, na porta da Marginal, que acabou ajudando a transformá-la em um dos “points” da noite paulistana, muito visitada, virou atração turística da Capital..

O nome escolhido, Rosas de Ouro, é uma referência à uma condecoração criada pelo Papa Gregório II, em 730, e que foi criada para condecorar virtuosas princesas católicas com um bouquet de Rosas de Ouro, em um vaso de forma elegante, ricamente decorado, abençoado pelo Papa antes da missa do quarto domingo de quaresma. Após a assinatura da Lei Áurea, em 1889, a Princesa Isabel foi condecorada por iniciativa do Papa Leão XIII, que a entregou uma “Rosa de Ouro”.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE DEFENDE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA INCENTIVOS FISCAIS PARA SETOR HOSPITALAR

Foto: André Guimarães

O Vereador Paulo Frange (Líder do PTB) defendeu na manhã do dia 16/out.2013, na Câmara Municipal de São Paulo, a Emenda de sua autoria ao Projeto de Lei 569/2013, do Executivo, que cria incentivos fiscais para alguns setores de prestação de serviços na Zona Leste.

A Emenda de Frange inclui também o setor hospitalar privado dentre os setores que receberão os incentivos e que não estava incluído inicialmente.

As razões são muitas para essa inclusão, explicou Frange, dentre elas está a falta de empregos na Zona Leste, sendo que e o setor hospitalar é um gerador de muitos empregos. Citou que, cada leito hospitalar aberto, gera de 5 a 10 empregos diretos. Em São Paulo há 800 mil pessoas com plano de saúde privado, e a Zona Leste não tem hospitais e clínicas suficiente e próximas.

Os incentivos previstos são os seguintes:
- isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, pelo prazo de 20 anos;
- isenção do Imposto sobre Transmissão Inter Vivo de Bens e Imóveis (IBTI-IV) na aquisição de imóvel de propriedade do contribuinte incentivado, para obras iniciadas;
- Isenção de 60% do ISS, incidente sobre os serviços incentivados pelo prazo de 20 anos.

O PL, proposto pelo prefeito Fernando Haddad, já aprovado em primeira votação, dispõe sobre a criação do Programa de Incentivos Fiscais para prestadores de serviços da Zona Leste de São Paulo, para os setores de informática, educação, hospedagem, call center e telemarketing. Com a proposta de Frange o setor hospitalar também será o quinto beneficiário. A votação do PL acontecerá nas próximas semanas.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE ENTRA COM PROJETO DE LEI QUE CRIA A OUVIDORIA DA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA


O vereador Paulo Frange (PTB) entrou, em 15/out.2013, com o projeto de lei (PL 00740/2013) que prevê a criação da Ouvidoria Municipal da Pessoa com Deficiência e ou Mobilidade Reduzida, através de uma central de atendimento telefônico, para recebimento de denúncias e reclamações contra preconceito e intolerância às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, bem como o desrespeito às normas que garantem sua acessibilidade, nos termos da legislação em vigor. 

Um detalhe importante do projeto é que a central de atendimento telefônico deverá necessariamente ter funcionários que sejam pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A Ouvidoria ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a qual se responsabilizará pelos devidos encaminhamentos das denúncias e reclamações formuladas. 

No Artigo 3º, o PL prevê ainda que as denúncias serão imediatamente encaminhadas à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – DECRADI, para o devido registro e apuração de responsabilidades. 

No Artigo 4º, o PL prevê ainda que as denúncias e reclamações quanto ao desrespeito às normas que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, especialmente aquelas caracterizadas pelo uso de espaço reservado a elas, em vagas de veículos, serão apuradas com urgência e rigor, em caráter prioritário, com a identificação dos responsáveis e lavratura de infração e imposição de multa.

Leia o projeto de lei na íntegra:

LEI DO VER. PAULO FRANGE CRIA A CORRIDA E CAMINHADA PELA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM

O vereador Paulo Frange teve o Projeto de Lei – PL 384/2011 – de sua autoria, aprovado na Câmara Municipal de São Paulo e promulgado pelo prefeito Fernando Haddad, em 2/setembro/2013. Ele cria a Corrida e Caminhada pela Atenção Integral à Saúde do Homem, a ser comemorada anualmente no primeiro domingo do mês de agosto.

Frange justificou a Lei, afirmando que a mesma tem por finalidade promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. É sabido que a atividade física é responsável pela redução dos índices de doenças na população masculina. A Corrida/Caminhada é mais um incentivo aos homens para que saiam do sedentarismo, tão comum na Cidade, e assim passem a adquirir o hábito de exercitar-se regularmente.

O sedentarismo está por trás de 13,2% das mortes no Brasil, segundo uma pesquisa publicada pela revista médica Lancet. A inatividade é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon. O número é um dos maiores da América Latina, onde 11,4% das mortes são causadas pelo sedentarismo.
...
(Ver mais sobre essa pesquisa: http://saude.terra.com.br/sedentarismo-causa-13-das-mortes-no-brasil-diz-pesquisa,27ecfb56c7690410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html)


http://www.paulofrange.com.br/pls/Lei15848.pdf

UMA PASSARELA EM FRENTE AO NOVO SHOPPING EM PIRITUBA. "UMA NECESSIDADE. VAMOS EXIGIR" - DIZ VEREADOR PAULO FRANGE


O vereador Paulo Frange conseguiu recentemente ver incluída na Leia da Operação Urbana Água Branca a construção da Ponte de Pirituba, uma luta do Movimento Ponte de Pirituba Já, que já durava 22 anos, sem que esse clamor de todo o bairro fosse ouvido.

Vereador Paulo Frange agora se debruça sobre outra questão, também uma bandeira deste Movimento: as contrapartidas que o Shopping Tietê Plaza, que está sendo construído e prestes a inaugurar justamente no local da futura ponte, teria que realizar, mas nada fez, uma delas é a construção de uma passarela sobre a Av. Raimundo Pereira de Magalhães na altura do Condomínio Projeto Portal dos Bandeirantes.

Frange diz que o conceito de passarelas hoje significa masi que uma escadaria, tem que ter acessibilidade e elevador, além de garantir a segurança dos transeuntes que ali atravessarão - vindos de ônibus ou a pé. Se não tiver a passarela vidas se perderão nessa via e isso é inadmissível, disse.

- “O custo-benefício não é mensurável, pois nada paga uma vida perdida. Para o Shopping é uma bagatela, algo em torno de R$400 mil, que é muito pouco diante do investimento feito”. 

Frange diz que, "se não foi feito o estudo de polo gerador de tráfego nesta obra, houve um equívoco ou uma grave omissão”, afirmou o vereador Paulo Frange.

O vereador pretende ir com o “Movimento Ponte de Pirituba Já” ao Ministério Público, na próxima reunião, onde os empreendedores do Shopping estão sendo acionado para apresentar as contrapartidas à obra, que antes nem tinha sido exigidas e o foram somente após o ingresso do pedido pelo Movimento ao MP.

“A passarela é fundamental como uma das contrapartidas", afirmou Frange.

domingo, 13 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE NA 1ª FESTA DAS CRIANÇAS DA VILA CARMOSINA


O vereador Paulo Frange (PTB) participou no domingo, dia 13/out.2013, de evento voltado às crianças do CEI Jandira Luiz de Souza, em Itaquera e organizado pelo Moto Clube 100 pressa e CDC Areião de Vila Carmosina. Frange destacou a participação dos motoclubes nas ações sociais, cumprindo um importante papel no apoio às entidades carentes e nesse caso às crianças 


Paulo Frange parabenizou todos os envolvidos na “1ª Festa das Crianças do Jardim Marabá”, entre eles: Maurício, presidente do CDC Areião de Vila Carmosina, Márcio, presidente do Motoclube 100 Pressa; Carolina Anacleto, supervisora de Esportes da Subprefeitura Itaquera, todos da comunidade.

Álbum de fotos

VER. PAULO FRANGE PARTICIPA E APÓIA O PROJETO PINTANDO A ZONA LESTE


O vereador Paulo Frange participou no domingo (13/outubro/2013) do início do projeto Pintando a Zona Leste, em Itaquera. Durante este fim de semana, os grafiteiros da região pintam a história do bairro em um muro em frente ao Centro Cultural Casa da Memória, recentemente reformado.


“Esse é um Projeto artístico Cultural que estamos apoiando, para dar vida nos pontos cinzas da cidade”, disse o vereador Paulo Frange. – “E usar o artista local para contar a história da região é muito interessante. Esse foi o primeiro, em Itaquera, realizado junto à Casa da Memória, para resgatar a história do trem, de 1875. Parabéns aos artistas e à vice-prefeita (e prefeita em exercício) Nádia Campeão, que esteve presente” – afirmou Frange.

"A cidade precisa de cor. Sempre conhecida pelo cinza, pelo concreto, pelo asfalto, a nossa cidade precisa misturar criatividade. Nada colabora mais para colorir São Paulo que o grafite, com ideias contemporâneas de artistas da juventude", afirmou Nádia Campeão, que visitou o local acompanhada pelos subprefeitos Guilherme Henrique Silva (Itaquera) e Miguel Perrella (Penha).

Segundo informou a assessoria de imprensa da Subprefeitura Itaquera, o painel em execução mostra o trem e a antiga estação ferroviária de Itaquera, em comemoração aos 327 anos do bairro. O centro cultural está instalado onde no passado era a residência do chefe da estação. 

"O grafite vai chamar atenção para a casa. Eu moro aqui há anos e não sabia que aqui funcionava o centro cultural. Traz também a lembrança da estação de trem, que era bem aqui", contou o artista Ednaldo Otoni, 35 anos. Ednaldo, conhecido como Kombo, integra a equipe de cerca de 20 pessoas que trabalhava no local.

sábado, 12 de outubro de 2013

VER. PAULO FRANGE NO EVENTO DE 10 ANOS DO CEU V. ATLÂNTICA


O vereador Paulo Frange participou no sábado, dia 12/out.2013, das atividades comemorativas dos dez anos do CEU Vila Atlântica, localizado no Jardim Nardini, na área da Diretoria de Ensino Pirituba/ Lapa. A gestora Elza Ramelo abriu o evento com um ato solene, onde homenageou um funcionário de cada setor e que ali trabalhou quando da inauguração do CEU, em 2003.

Seguiram-se pronunciamentos de autoridades presente. O vereador Paulo Frange lembrou do seu apoio ao projeto do CEU, quando da sua implantação em São Paulo, sob muitas críticas. Disse que os pessimistas não foram embora, mas estão calados, diante do resultado positivo deste projeto. Elogiou o "pessoal" da Educação, que tem envolvimento incomum com o que faz e sai, todo dia, do CEU "lambuzado de amor". 

Frange diz que estava feliz de estar neste espaço, hoje consolidado com referência regional e administrado tão bem pela educadora Elza Ramelo.

Presentes, além do vereador Paulo Frange, o subprefeito de Pirituba, Carlos Eduardo, o diretor regional de Educação, Marcos Manoel dos Santos, a primeira gestora, funcionários desta época e de agora, além de pais e alunos. Após, seguiu-se uma apresentação musical voltada ao público infantil.