quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial sem Tabaco: O Vereador Paulo Frange apoia esta causa


Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que
entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu
de 16,2% para 15,1%
Dia 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. O cigarro além de fazer mal a saúde por conter componentes malignos e causar dependências, pode fazer com que a pessoa tenha doenças fatais, levando até a morte. No Brasil, atualmente, cerca de 64 milhões de pessoas são dependentes do cigarro e quase 50% deste número morrerá no futuro, devido ao vício da nicotina.

A luta contra o Tabaco teve início em 1985, após o Ministério da Saúde cadastrar o país em um programa contra o tabagismo mais eficaz da América do Sul. No ano de 2003, o Conselho Federal de Medicina criou uma Comissão de Controle do Tabagismo, constituídas por médicos para conscientizar as pessoas do mal que o cigarro faz para a saúde da população, não só para aqueles que fumam mas também, para as pessoas que convivem junto dos fumantes. Foi divulgado então que haveria comemorações específicas para a luta contra esse mal, entre eles estava o Dia Mundial de Luta contra o Tabaco.
Todos contra esse mal!

Todos devem se unir para diminuir o uso do cigarro e lutar contra as doenças provocadas por ele, como as doenças crônicas, as alergias, as doenças pulmonares, derrames cerebrais e problemas de infarto.

O Dia Mundial sem Tabaco, é uma iniciativa que visa ajudar as pessoas que dependem do tabaco. A população inteira deve lutar a favor da saúde, dos exercícios físicos e de uma alimentação saudável, para que no futuro, haja pessoas mais conscientes e que se preocupem mais com a saúde e com o bem-estar de toda nação, não só brasileira, mas mundial.

Fotos: Banco de Imagens.



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comissão de Política Urbana faz audiência pública sobre dois Projetos do Vereador Paulo Frange sobre: manejo integrado de vetores, pragas e DESCUPINIZAÇÃO DO SOLO. Frange é convidado a tratar o assunto em Câmara Técnica do IPT

Vereador Paulo Frange e Tião Farias
 Na manhã desta quarta-feira, 30/5, o Vereador Paulo Frange participou da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente para dar continuidade às discussões de Projetos de Leis, com os Vereadores Tião Farias e Carlos Neder. 

O Projeto de Lei 597/11, dispõe a implantação do manejo orientado de vetores e pragas sinantrópicas e deve ser apresentado um laudo técnico que disponha sobre a inexistência de cupins e outras pragas. O Projeto visa boas práticas de fabricação e trabalhos de educação e treinamento, para evitar futuras infestações em casas, apartamentos, móveis entre outros.

Paulo Frange, Tião Farias e Carlos Neder

O Vereador Paulo Frange apoia a ideia da descupinização do solo e junto com a comissão está criando um Projeto de Lei para atender essas demandas. “Com a globalização nós estamos conseguindo receber e transferir as nossas pragas urbanas para o mundo todo, e em habitat diferentes, elas simplesmente se multiplicam para sobreviver. Aqui em São Paulo, nós não temos uma legislação específica e moderna sobre descupinização de solo, assim como várias outras grandes cidades do país. O que nós queremos aqui é que tenhamos nas edificações novas, um laudo técnico de descupinização de solo, saber se o solo tem cupim, e se tiver deve ser tratado, uma vez diagnosticado nós temos que tratar os lindeiros, para que acabe de vez com essas pragas”, explicou Frange.
Vereador Paulo Frange

Ros Mari Zenha, representante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, estava presente na reunião de hoje. Ela deu sua opinião sobre o Projeto de Lei de Laudo Técnico de Descupinização de Solo, mas levou para ser discutido o Projeto de Uso de Áreas Municipais por Clubes Esportivos Sociais, Projeto de Lei 01-00219/2012 do Executivo.

Mari, convidou o Vereador Frange para discutir o Projeto na Câmara Técnica do IPT - Instituto de Pesquisa Tecnológica. O Vereador Paulo Frange agradeceu o convite e se comprometeu em agendar uma data para então trabalhar de forma aperfeiçoada o Projeto.

“A operação urbana da Água Branca está estimando levar para todo esse eixo da região oeste cerca de 80 mil pessoas e vai impactar essa região com densidades construtivas e a necessidade de área de lazer é fundamental. Nós temos na Zona Oeste dois centros de treinamento, um do Esporte Clube Palmeiras e o outro do São Paulo Futebol Clube áreas enormes e públicas cuja utilização é até 2020. Considerando que o Palmeiras está fazendo uma grande arena multiuso na região da Lapa, depois de 2020 nós íamos pegar esta grande área pública dos dois centros de treinamento, juntar com outra área que é do CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) e criar com isso um grande parque urbano para toda cidade de São Paulo”, afirmou Ros Mari.

Ros Mari Zenha


Entretanto, foi desconsideradas todas essas discussões que foram colocadas na audiência, e foi prorrogado o uso dessas áreas pelo clube esportivo por mais 80 ou 90 anos. “Nós viemos aqui pedir o apoio dos Vereadores dessa comissão, para quando esse projeto de Lei começar a ser discutido aqui na Câmara, isso seja pautado pela Comissão de Política Urbana e haja um debate aberto com a sociedade”, finalizou Ros Mari.

Vereador Paulo Frange, que vem debatendo a Operação Urbana Água Branca, e é crítico na sua concepção, falta de transparência e na não utilização dos recursos recebidos para serem aplicados na região, bem como não foi utilizado nenhum real para edificar HIS, afirmou que vai contribuir com esse debate para a Zona Oeste de São Paulo.






As mulheres, a osteoporose e o Brasil de 2050

*Paulo Frange

Estudo cientifico realizado pela International Osteoporosis Foundation (IOF) revela que o número de fraturas no quadril em decorrência da osteoporose, doença que enfraquece os ossos, deve crescer 32% até 2050, no Brasil.

Esse crescimento se deve a velocidade de envelhecimento da população brasileira. No Brasil, o número de pessoas com mais de 70 anos aumentará 380% até 2050 e representará 14% da nossa populacão.

Atualmente, a osteoporose atinge três milhões de brasileiros. O tratamento preventivo e as orientações de dieta, exercícios, suplementação de cálcio e vitamina D, entre outras, não fazem parte de um programa, voltado a prevenir essa que será um problema de Saúde Pública de alto custo lá pelos anos 50 do século XXI. Isso tudo sem se esquecer de enfatizar a importância do sol no período matutino, como agente conversor da vitamina D inativa em virtude da D ativa.

A incidência entre as mulheres é maior, chegando a atingir uma em cada três com mais de 50 anos. É comum o enfraquecimento dos ossos, levando a fraturas graves e irreversíveis de quadril, vértebras, ombro, pélvis ou punho.

O estudo aponta para a falta de diagnóstico precoce no Brasil, o que torna cada vez mais importante exames regulares especialmente se há histórico familiar da doença na família.

Esses dados, não significa recomendar exame de densitometria a pessoas normais. Se o primeiro exame de densitometria não mostrou sinais da doença, poderíamos repetir o exame apenas após 15 anos, pois a chance de mudar é muito pequena.

Em pessoas com uma osteopenia moderada na densitometria, ela deve repetir o exame a cada cinco anos. A recomendação de repetir a cada ano seria apenas em quem apresenta uma osteopenia mais importante, ou osteoporose.

É importante lembrar que nem todas as pessoas que sofrem da doença precisam utilizar suplementação de cálcio, além da alimentação, assim como nem todos os pacientes com osteopenia precisa ser tratado. Deve ser dada mais atenção à reposição da vitamina D, e não do cálcio sozinho. Além disso, nenhum paciente precisa ser tratado com medicamento para a vida toda.

As fraturas são o componente de maior risco da doença, especialmente as de quadril. Cerca de 20% das mulheres que têm esse tipo de fratura morrem até um ano depois da queda, em decorrência de complicações.

Ainda, segundo o estudo, o fator psicológico também afeta os pacientes, pois eles perdem grande parte de sua autonomia. Pelo menos 55% das pessoas precisam de ajuda para tomar banho e 68% terão incontinência fecal e urinária.

Por fim, a pesuisa recomenda apoio à pesquisa, campanhas de prevenção, aumento da capacidade de formação dos médicos e formulação de políticas nacionais de saúde para reduzir essa expectativa.

Enquanto essa política não chega, nos resta como médicos, a oportunidade de falar, escrever e alertar as pessoas, em especial as comunidades de mulheres organizadas, associações de mães, clubes, igrejas e... sem esquecer das mulheres do nosso ambiente de trabalho e familiar.

Vamos fazer tudo isso e ...esperar 2050 !

*Paulo Frange é médico e Vereador de São Paulo pelo PTB.


Paulo Frange

terça-feira, 29 de maio de 2012

Vereador Paulo Frange, Presidente da CPI - Serra da Cantareira, questiona conflitos de ações do munícipio e do Estado na ficalização, gestão e manejo da Reserva Florestal da Cantareira


Nesta terça-feira (29), o Vereador Paulo Frange participou da CPI - Serra da Cantareira juntamente com Rosélia Mikie Ikeda, Diretora do Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN) e os Vereadores Juscelino Gadelha e Aurélio Miguel.


Vereadores Juscelino Gadelha, Paulo Frange e Aurélio Miguel

Foi discutida a inclusão do Rodoanel na região Norte da capital, na Serra da Cantareira onde ficam Áreas Verdes, tais como os parques Taipas, Canivete, Tremembé, Santa Maria entre outros. No futuro, isso poderá acabar com o Meio Ambiente e com as poucas áreas verdes que ainda existem na cidade de São Paulo.

Vereador Paulo Frange


O Vereador Paulo Frange defende que uma obra deste porte deve ser muito bem estudada. “Essa área, que são as bordas da Serra da Cantareira, nós estamos transformando em 10 ou 11 parques municipais, que protegem a borda Sul da Cantareira e por onde irá passar o Rodoanel. Essa obra é de muito impacto para a região, e por mais que se discuta este impacto ambiental e que seja provado isso, nós percebemos que não é o suficiente. A Serra da Cantareira é uma das áreas mais delicadas de São Paulo, que nós sabemos que é importante para o abastecimento das águas, do sistema Cantareira. É uma obra que nos traz muita preocupação, e até hoje eu não tenho convicção que a passagem do Rodoanel por essa região, seja a melhor”, afirmou Frange.
Rosélia Mikie Ikeda, Diretora do
Deparamente de Planejamento
Ambiental (DEPLAN)



Foi discutido também as atribuições do Departamento de Planejamento Ambiental, referente as ações que devem ser feitas para adequar a cidade para mudanças climáticas, delinear um novo plano de ação para adaptação, auxiliando a Prefeitura com novos projetos políticos, foi sugerido instrumentos para melhoria na qualidade do solo e desenvolver um Plano de Gestão Pública com interesse ambiental, para ampliação do Sistema de Áreas Verdes.

Foram convidados para participar da CPI Elisa Buhiman, representante da SOS Cantareira e de Sociedades Civis, Cristina Navarro que é moradora da região da Cantareira e Paulo Rodrigues que é representante do Movimento Perus Unidos pela Qualidade de Vida.



O Vereador Paulo Frange tem investido na participação da sociedade na CPI da Cantareira. Entidades muito bem organizadas em defesa do Meio Ambiente e do Cinturão Verde, tem uma importância muito grande pela qualidade diária, pela experiência que adquiriram com o tempo junto do poder público.


Cristina Navarro e Elisa Buhiman







ASSISTÊNCIA DOMICILIAR NO SETOR PÚBLICO: DO SONHO À REALIDADE


Médico e Vereador Paulo Frange
                                                                                  
*Paulo Frange
                                                                                                                                                                                                          
Em setembro de 2011, numa segunda feira, dia 26, o prefeito Gilberto Kassab sancionou o Projeto de Lei 98/2011, de minha autoria, que institui o Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar no município de São Paulo (PROHDOM). O programa já existia no município, mas é aplicado através de portaria de 2008, sendo assim restritivo. A partir de agora, com a Lei em vigor, o atendimento se estenderá a todos os cidadãos do município de São Paulo que necessitar. Deixa de ser uma vontade, por portaria e passa ser uma obrigação, por Lei especifica e regulamentada. São Paulo é agora a primeira cidade do país a ter o Programa de Atenção e Internação Domiciliar em caráter de Lei.

 O PROHDOM é a concretização de um desejo antigo que eu tinha, por ser médico e conhecer o sofrimento dos doentes de perto. Mas, também, vem ao encontro das expectativas dos empresários do setor, representados pelo NEAD (Núcleo Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar) e pelo SINESAD (Sindicato Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar) que, desde o início, apoiaram a iniciativa e contribuíram para a concretização e o sucesso do Projeto.

De forma ampla, o PROHDOM engloba a Atenção, o Atendimento e a Internação Domiciliar, como ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas no domicílio. Engloba também além do conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e contínuas desenvolvidas no domicílio, até a assistência em tempo integral, para pacientes com quadro clínico mais complexo, bem como aqueles com necessidade de tecnologia especializada.

A partir desta atuação, o programa irá contribuir para a otimização de leitos hospitalares, reduzindo o tempo de permanência e aumentando a rotatividade dos leitos clínicos e cirúrgicos.
 O objetivo é desospitalizar em tempo adequado os pacientes com perfil para migrarem para a internação domiciliar, evitar hospitalização desnecessária, reduzir as taxas de re-internações, minimizar os riscos de complicações clínicas, como infecções hospitalares, permitir uma melhor integração do paciente com o grupo familiar, além do primordial que é humanizar e personalizar o atendimento oferecido ao paciente.



Atendimento Domiciliar - PROHDOM
 Destinado a pacientes de todas as idades moradores do município de São Paulo, o PROHDOM será implementado gradativamente nas Unidades Hospitalares e em outros estabelecimentos de saúde do Município de São Paulo, obedecendo prioridades que incluem disponibilidade de recursos necessários previstos para cada equipamento de saúde, área geográfica, contemplando inclusive as várias regionais de saúde e interação com os programas existentes.

Segundo dados do município, atualmente 3 a cada 10 pacientes internados, poderiam ser tratados em casa. A cidade de São Paulo tem hoje 80 pessoas em internação domiciliar pelo sistema público e outras 1.700 pessoas estão no programa de atendimento domiciliar, todos recebendo o acompanhamento de equipe multiprofissional de saúde. O PROHDOM espera aliviar a superlotação dos 40 hospitais públicos da capital paulista, um benefício para mais de 11 milhões de pessoas. Dos 40 Hospitais Públicos, 18 são exclusivamente Municipais.


Hospital do M´Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo

Não poderia deixar de lembrar da importância desse trabalho na medicina privada. Apesar de pouco divulgada, a assistência médica domiciliar no setor privado já influencia a vida de aproximadamente um terço da população brasileira e movimenta recursos anuais, estimados em 500 milhões de reais. Um mercado crescente de oportunidades também para os profissionais. Estima-se que atualmente mais de 70 mil pessoas atuem diretamente neste segmento, com uma demanda potencial de mais 10 mil postos de trabalho nos próximos anos.


O setor de saúde suplementar está aquecido. Nos últimos 10 anos o número de usuários dos planos de saúde cresceu 40%, um contingente de mais de 45 milhões de pessoas, com reflexos também no mercado de atenção domiciliar, visto que o número de leitos hospitalares não cresceu na mesma proporção.

Em São Paulo, onde há uma grande defasagem de leitos, existe, 4,5 milhões de pessoas com planos de saúde e apenas 14,5 mil leitos, ou seja, a desospitalização, com a transferência de pacientes para atendimento domiciliar, se faz necessária e urgente ! Atualmente, estima-se que no Brasil, 50 mil pessoas sejam atendidas em casa, sendo que a maioria delas encontram-se em São Paulo, local que concentra a maior parte das empresas, das quais 25 somente na capital, segundo o NEAD.

Com excelentes resultados há mais de 17 anos, a assistência domiciliar é uma prática bastante utilizada pelas operadoras de saúde para promover a desospitalização de pacientes que tenham indicação clínica para continuar o tratamento em casa.

É uma prática crescente, que promove uma série de benefícios ao longo da cadeia: para hospitais, fontes pagadoras e, principalmente, pacientes que ganham em humanização do atendimento, qualidade de vida, possibilidade de conforto e bem-estar na proximidade com a família.



Ambulância do PHORDOM, veículo reutilizado pela Secretaria da Saúde
 
A experiência das empresas que atuam neste setor indica que a modalidade não se limita a nenhuma patologia. Ou seja, desde que os pacientes tenham estabilidade clínica, todos podem ser atendidos nos programas de internação ou atendimento domiciliar. Contempla desde casos mais simples, como procedimentos ambulatoriais, de curativos ou medicação endovenosa, até procedimentos mais complexos, como os casos de pacientes que necessitem de respirador artificial (ventilação mecânica).
Projetos como o PROHDOM vêm em boa hora para suprir a demanda de uma população carente de um atendimento digno em saúde e também do setor público que há muito anseia por uma ferramenta que possa oferecer uma redução de custos e otimização dos recursos disponíveis.

Durante a discussão e debate do tema, para elaboração do Projeto de Lei até a sua sanção, vários parceiros se colocaram a disposição. Entre eles, o NEAD (Núcleo Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar) e o SINESAD (Sindicato Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar), que colocou toda sua experiência e das empresas privadas à disposição do sistema público e da secretaria municipal de São Paulo para ampliar a prestação dos serviços de atendimento e internação domiciliar.

Agora, vem a discussão do custeio. Com a Emenda 29 aprovada em janeiro de 2012, é inquestionável a obrigação dos municípios em aplicar 15% da sua Receita Liquida Corrente na função SAÚDE. Em São Paulo, já estamos aplicando 20% nos últimos 4 anos. Temos que garantir esses investimentos também em Lei. Caso contrario corremos risco de ter um Programa dessa envergadura sem recursos para seu custeio.
A solução está na Lei Orgânica do Município de São Paulo. Há promessa do Prefeito Gilberto Kassab de enviar para o Legislativo Municipal proposta de Emenda a Lei Orgânica, obrigando aos próximos governos a aplicarem no mínimo 20% da Receita Liquida Corrente em SAÚDE. Assim, São Paulo será a primeira cidade a dar exemplo, que saúde é coisa séria, é prioridade e vem sim em primeiro lugar, quando há vontade política.



Que Deus nos ouça, abençõe e nos ilumine...


*Paulo Frange é Medico, Administrador Hospitalar e Vereador de São Paulo


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vereador Paulo Frange participa da XIII MaiFest no Brooklin, Zona Sul de São Paulo



Vereador Paulo Frange com Sarkis Karamekian Júnior (radialista)
No dia 27 de maio (domingo), o Vereador Paulo Frange participou da XIII MaiFest que aconteceu no bairro do Brooklin, Zona Sul de São Paulo. A MaiFest é um evento multicultural que acontece sempre no quinto mês do ano e comemora a chegada da primavera alemã no Brasil.


O evento, que teve como tema “Cultura pela Paz”,  tem o objetivo de transformar a sociedade a partir da cultura. O XIII MaiFest ofereceu ao público apresentações artísticas de músicas, danças, teatro, literatura, fotografia, dentre outros.


Dança típica alemã


O Vereador Paulo Frange ficou muito alegre em participar da MaiFest.  Pois ela traz ao público a cultura alemã contemporânea,  a diversidade cultural, e também abre as portas do bairro para receber moradores de todas as regiões de São Paulo que acompanham, os shows, visitam barracas típicas e provam vários pratos da culinária alemã.

O evento é realizado pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin – AEMB, e tem o apoio da São Paulo Turismo. A festa ocorreu no quadrilátero formado pelas ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, e apresentou também, além das quase 200 atrações artísticas, gastronomia e artesanato de várias partes do Brasil e do mundo.


Milhares de pessoas participam da MaiFest 2012



Sarkis, Fábio Roberto, Juninho Rodrigues, Vereador Paulo Frange e Nicolau Moraes


Nesse sábado, Vereador Paulo Frange caminhou por Pirituba e foi ao encontro dos amigos que o acompanha nos últimos anos



Adriana, Elisa, Paulo Frange, Silvia e Dika
Vereador Paulo Frange, no dia 26/5 visitou amigos na Região de Pirituba nos bairros: Vila Mangalot, Vila Mirante e Vila Pirituba no Zona Oeste de São Paulo. Ali ele pode ouvir seus amigos falarem de cada necessidade dos bairros, bem como desfrutar da companhia de cada um deles.
"São quatro mandatos e sempre fui recebido na região como se fosse membro de uma grande família. Sempre tive aqui uma votação expressiva e são votos de um trabalho pessoal, e de relaçoes pessoais fortes".

Durante a visitação, os problemas de sempre. Reclamações da saúde, no atendimento a especialidades e principalmente quando se busca atendimento de maior complexidade.

 Frange explica : "é incrivel uma região com mais de um milhão de habitantes, nao ter uma maquina para cateterismo, ressonância magnetica ou tomografia. Esses casos tem apenas o Mandaqui como referência. Ou, mais uma vez buscar a Santa Casa, do outro lado do rio Tiete".


Vereador Paulo Frange no Bar e Restaurante dos Amigos ouvindo os comerciantes
Nas outras visitas, ao Mangalot, Vila Mirante, e Jaraguá, as reclamações aumentam no que tange a zeladoria. Mato crescendo, buracos na rua e falta de iluminação. Essas são as queixas mais comuns.


Vereador Paulo Frange, ouviu também problemas da falta de lazer, e principalmente a falta de campos de futebol, e novos CDM's.

Vereador Paulo Frange na Adega do Wilson e Genildo com amigos



Vereador Paulo Frange com amigos no Bar e Restaurante dos Amigos na Vl. Mangalot

Vamos tratar desse assunto junto a Secretaria de Esportes. A política do municipio tem destinado atenção especial para esse tema, afirmou Frange.

A Adega do Wilson com música ao vivo

Ao final da visita, um encontro animado com amigos, onde foi possível a descontração e o reencontro com velhos amigos.

Ao som de boa música, testemunhamos a importância de se estabelecer relações de amizade. "é possível estar na vida Pública, e construir relações de amizade fortes, o que nos permite estar sempre em pontos da cidade com uma receptividade grande. O segredo é não mentir e nem prometer o que não se pode cumprir"



Vereador Paulo Frange com empresários da Região de Pirituba

Dos medios e grandes empresários da região, foi possível detectar a expectativa com o Piritubão e as obras que virão para Pirituba-Jaraguá.








sábado, 26 de maio de 2012

Feira de Saúde na Associação NOSSA TURMA, no CEAGESP agita Jaguaré e tem participação do Vereador Paulo Frange



Vereador Paulo Frange  toma  vacina contra o vírus Influenza

Nesse sábado, 26 de maio, aconteceu a Feira de Saúde organizada pelo Rotary Club Alto da Lapa e a direção do Nossa Turma, Entidade que ocupa espaço dentro do CEAGESP.

As atividades de saúde foram tratadas com muito carinho e responsabilidade, com exames para diabetes, avaliação de pressasão arterial, palestras de DST/AIDS, dinamica  de grupo, orientação para cardiologia e  vacinação.

O assessor Celso também foi vacinado

Chama atenção  a paticipação apaixonada dos voluntários. Para o Presidente do Rotary  Club
Alto da Lapa, CEZAR ROMERO, as pessoas realmente se envolvem por perceber o alcance social dessas ações que chama atenção principalmente para a prevenção de doenças.

Quanto a vacinação, essa foi um sucesso. Segundo Frange, "aproveitei para me vacinar hoje até para participar e estimular. Ainda há um grande número de pessoas que temem a vacina ou que tem informações incorretas. A vacina é produzida por partes de vírus mortos e não tem risco. Apenas cuidados para aqueles que são alérgicos a gema do ovo, bem como evitar ser vacinado em períodos febris", afirma Frange.
Vereador Paulo Frange, Manelão e os organizadores da Feira da Saúde

Izabel, jornalista do Jornal da Gente
 (maior veículo de comunicação da Zona Oeste) também foi vacinada
O representante da imprensa local, o Jornal da Gente, o assessor do Gabinete, Celso Dionisio e várias outras pessoas tambem buscaram imunização contra INFLUENZA.

A organização do evento, coube a Sra Maribel de Donato e foi impecável . "tudo foi feito de tal forma que as pessoas pudessem sentir que houve capricho e dedicação". Segundo Vereador Frange, essses eventos são muito importantes por ter a participação da sociedade em parceiria com Poder Público.

Manelão, Presidente e incentivador dessas ações. O mesmo que organizou o Cicuito da QUEIMA DO ALHO na semana passado, compareceu  a Feira da Saúde e se mostrou entusiasmado com a campanha. "Aqui, a gente não para. Vamos que vamos, meu Brasil!",  disse Manelão. Esse é o seu jargão que usa frequentemente, quando tudo dá certo.
Feira da Saúde imune pessoas do vírus Influenza

Mais uma vez, exemplo a ser seguido, o Jaguaré sai na frente, mostrando que quando se une, é possível fazer mais!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vereador Paulo Frange visita Eletropaulo, traz boas notícias para Itaquera e espera ver Leandro de Itaquera na abertura da Copa 2014




Vereador Paulo Frange na AES Eletropaulo

Vereador Paulo Frange, visitou no último dia 24/05, a AES Eletropaulo, na Rua Tabatiguera, no Centro de São Paulo. A reunião foi para tratar de assuntos referentes a podas de árvores e as fiações. Hoje, a Eletropaulo depende de autorização prévia da Subprefeitura.

Vereador Paulo Frange vai apresentar Projeto de Lei onde as autorizações passarão a ser anuais como já acontece em outros municípios da grande São Paulo, para desviar da burocracia.

Durante a reunião a equipe da Eletropaulo fez uma apresentação técnica, mostrando as dificuldades que a empresa vem encontrando com as distribuições de árvores no município junto à rede elétrica, trazendo um transtorno muito grande em época de chuvas, causando quedas de energia.

Frange relatou a sua preocupação com o novo sistema viário do Polo Desenvolvimento Econômico da Região Leste de São Paulo, principalmente em Itaquera, no entorno do futuro Itaquerão, bem como no novo sistema viário a ser construído. A preocupação é mais uma vez com postes e com sistema aéreo de distribuição de energia em uma área onde ainda há muitas árvores e outras serão plantadas como compensação ambiental.

A notícia boa foi que, a DERSA, responsável pelas obras em nome do Estado de São Paulo, juntamente com a Eletropaulo, já tem o Projeto de enterramento de toda a fiação dessa região. Assim teremos um viário e uma paisagem moderna, com galerias de compartilhamento das distribuições de energia juntamente com cabos de TV e outros.

“Esse custo é muito alto, onde a fiação e os postes já existem, e chega a 3 milhões de reais por quilometro. Nas obras novas o custo ficará para a DERSA e será muito menor”, afirma Frange.

Luiz Mário, Leandro, Vereador Paulo Frange e Samir Cinti

 
O Brasil é conhecido pelo futebol e pelo samba. 2014 vamos mostrar nosso futebol. O que não pode acontecer é os organizadores mostrar o samba que temos para o mundo e que com certeza não faltará na abertura, e esquecer que Itaquera tem sua escola de samba que sobrevive pela coragem e dedicação de poucos.

“Estou propondo para a SPTuris, Secretaria da Copa fazer um movimento para os organizadores para não esquecer de Leandro de Itaquera e também daqueles que militam no samba da região. Se nós não reagirmos agora, vamos assistir a Copa de 2014 sendo aberta glamorosamente com alguma escola de samba do Rio ou que faça seu loby junto aos organizadores”, afirma Frange.


Leandro de Itaquera, Paulo Frange e Marilene Martins (esposa do Leandro)
Esse é momento certo de estar unidos e cobrar da Organização da Copa a participação daqueles que dedicaram suas vidas a Itaquera e a Zona Leste. É o caso das Marcelinas, Obras Assistência Dom Bosco, e outras.

Convido a todos a participar conosco para o grande movimento que mostrará Itaquera em 2014 para o mundo, mas que não pode esquecer dos Itaquerenses ilustres, corajosos, destemidos e até teimosos por terem vencido o tempo.

Vereador Paulo Frange recebe em seu gabinete o pré-candidato à Vereador de São Roque, Caco Rodrigues



Vereador Paulo Frange e Caco Rodrigues

Na tarde desta sexta-feira, o Vereador Paulo Frange recebeu em seu gabinete o pré-candidato à Vereador, Caco Rodrigues e Sérgio Costa, seu assessor.



Durante o encontro, que foi muito proveitoso, trocaram experiências, ambos em pontos diferentes da sociedade. Paulo Frange é médico e é vereador por quatro mandatos seguidos na cidade de São Paulo. Caco Rodrigues, amigo pessoal e de longa data , é um homem do mundo artístico e da comunicação do Programa de Silvio Santos, do SBT e que por opção, escolheu São Roque como a terra que deve tratar e cuidar com carinho.

Paulo Frange, durante a conversa, insistiu juntamente com Caco Rodrigues, de que deve tratar com cuidado a cidade de São Roque, como se dela fosse um médico, cuidando de cada um dos pontos críticos da cidade.

Paulo Frange e Caco Rodrigues
O Vereador Paulo Frange, que conhece muito bem São Roque, falou sobre a importância da descentralização do atendimento. “A saúde só é humana, quando as pessoas podem chegar até o sistema de atendimento caminhando, ou então quando recebem esse mesmo sistema na sua porta”.

Falou também com Caco, sobre a ampliação do Programa Saúde da Família na cidade de São Roque. Rodrigues lembrou a Paulo Frange, que a cidade tem riquezas, a concentração do poder público é bem próxima do centro e ele pretende distribuir os equipamentos de saúde, ensino e as creches na periferia da cidade, trabalhando com o Prefeito no sentido de socializar as riquezas da cidade.

Em franca preparação para a campanha política, Caco Rodrigues coletou inúmeras das leis aprovadas na Câmara de São Paulo, e que tem grande avanço social e de baixo custo para o município. Rodrigues afirmou também que se deve tratar o dinheiro público com muita responsabilidade. Daí a importância de fazer trabalho político com custo compatível com a receita do município, para que as promessas não fiquem paradas no papel ou não passe mais de uma das pirotecnias que os munícipes comumente ouvem durante as campanhas eleitorais.

Os amigos tem um pacto de troca de ideias permanentes, e Paulo Frange colocou a Câmara de São Paulo à disposição, a biblioteca, as informações que tem e tudo aquilo que puder ser compatível com o desenvolvimento de São Roque.













quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vereador Paulo Frange faz palestra na Adh´ 2012 - Congresso Nacional de Administração Hospitalar em São Paulo

Vereador Paulo Frange ministra palestra na Adh´2012
  

O Vereador Paulo Frange, ministrou no dia 23/5 uma palestra no Adh´-2012, Congresso Nacional de Administração Hospitalar que aconteceu no Expor Center, em São Paulo.

O Centro Universitário São Camilo, mantido pela União Social Camiliana, é o realizador do Adh’2012, em conjunto com as seguintes Entidades parceiras: Sociedade Beneficente São Camilo, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, a Federação Brasileira de Administração Hospitalares e CQH.

Participantes do Adh´2012

Na abertura do evento, o Vereador Paulo Frange fez questão de agradecer o convite para ministrar sobre Engenharia e Arquitetura Hospitalar num Congresso de tamanha importância. Além do Vereador Frange, a mesa estava composta por diversos profissionais da área da saúde, tendo como mediador dos debates Salim Lamha Neto- MHA Engenharia–São Paulo–SP.

Vereador Paulo Frange e Salim Lamha - MHA Engenharia
“Sinto-me orgulhoso em participar de um evento de tamanha grandeza; ainda mais com um companheiro da qualidade do Salim Lamba. O engenheiro Salim é a própria receita do sucesso, pois ele trabalha não só com foco, mas também com a visão do futuro, pois é um estrategista”, disse Frange durante sua saudação.


Vereador Paulo Frange com o tema, Modernização Legislativa como Instrumento de Transformação de Saúde Pública Urbana, fez uma retrospectiva do que antecedeu as questões na área da saúde no âmbito da arquitetura, engenharia e políticas públicas.

Ao concluir sua apresentação, Frange ressaltou a importância da mobilização da sociedade para fazer valer as questões da modernização legislativa.

Foto Oficial dos Componentes da mesa



“Estou à disposição, e espero que todos os que aqui estão tenham absorvido através desta apresentação a nossa preocupação com a Cidade. Vou continuar na Comissão de Política Urbana cuidado desses “tecidos” vivos da Cidade de São Paulo, como cuidei ao longo da minha vida”, afirma Frange.




Vereador Paulo Frange fazendo sua apresentação


A Adh´2012 São Camilo, acontece no período de 22 a 25 de maio, sendo constituído por um conjunto de 9 congressos, 3 jornadas, 5 sessões pôsteres, apresentados por especialistas bem conceituados nas respectivas áreas de atuação, em parceria com destacadas empresas do segmento hospitalar com o objetivo de capacitar e atualizar profissionais da saúde nos âmbitos técnico, humano e ético.


Homicídio entre mulheres no Brasil

*Artigo de Paulo Frange

Cada ano que passa, nos assustamos  com os índice de homicídios  no Brasil. São 26 por 100 mil habitantes (homicídios em geral).

Na virada do século, tínhamos pesquisas que se confrontadas com  as atuais, mais de uma década depois,  parece ter estancado a violência, mas ainda temos que amargar um lastimável e vergonhoso sétimo lugar entre os 84 países monitorados por organismos internacionais, interessados em interpretar especificamente  a violência contra a mulher.

A recente publicação  no início de maio de 2012, mostra uma taxa de 4,4 mulheres vitimas para cada 100 mil habitantes. 

O líder do ranking, é El Salvador com taxa de 10,3 vítimas para cada 100 mil mulheres. Na frente do Brasil ainda aparecem Trinidad e Tobago (7,9), Guatemala (7,9), Rússia (7,1), Colômbia (6,2) e Belize (4,6). Temos pouco para comemorar!

O interessante é ter  taxa zero em Marrocos, Egito, Bahrein, Arábia Saudita e Islândia estão na outra ponta do índice de homicídios entre as mulheres. É aqui que gostaríamos de estar.

A pesquisa , é coordenada pelo sociólogo,  Julio Jacobo Waiselfisz, e batizada de 'Mapa da Violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil'.

O objetivo do estudo é traçar um panorama da evolução do homicídio de mulheres entre 1980 e 2010, quando foram assassinadas 91.932 mulheres.

Os Estados com maiores taxas, no ano de 2010, foram: Espírito Santo, Alagoas e Paraná, com taxas de 9.4, 8.3 e 6.3 homicídios para cada 100 mil mulheres, respectivamente. O detalhe é que normalmente pensaríamos em São Paulo e Rio de Janeiro como os estados mais violentos por serem os mais noticiados entre os demais quanto ao consumo de alcool,droga e da violência urbana tão noticiada. Esses dois estados tiveram uma redução de 60 e 40%, respectivamente, em uma década, talvez decorrente da política de Segurança Pública.

O intrigante da pesquisa é que 69% das vítimas femininas atendidas pelo SUS, o local da agressão foi a própria casa. Isso naturalmente nos remete a discussão  da familia. Chama atenção a interiorização da violência, fenômeno observado e preocupante.   Curioso também é que em cerca de 20% dos municípios do Brasil ou seja,mais de 1000, não se detectou um so homicídio nos últimos três anos.

Um detalhe também significativo é o local onde aconteceu a agressão: em 69% das vítimas femininas atendidas pelo SUS, foi na própria casa. Cabe aqui uma reflexão sobre familia, ambiente familiar, princípios religiosos e a presença do estado, oferecendo qualidade de vida, opções  de lazer, recreação e espaços para sociabilidade nessas comunidades.

O extenso relatório desse estudo, com certeza poderá nortear Políticas Públicas de toda a natureza, em especial Política de Segurança Pública. O que não podemos aceitar mais, é um país como o nosso que não convive com disputas territoriais, guerras, conflitos  étnicos, de religião, de cor ou de raça, ter sua taxa de homicídios como países em conflitos permanentes.

O relatório completo do estudo , pode ser acessado no site http://www.mapadaviolencia.net.br/

*Paulo Frange é médico e Vereador de São Paulo pelo PTB.

 
Paulo Frange

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Vereador Paulo Frange presidiu nesta quarta-feira a Comissão de Política Urbana, Ambiental e Metropolitana, na Câmara Municipal de São Paulo.

Vereador Paulo Frange  preside Comissão de  Política Urbana

Vereador Paulo Frange presidiu nesta quarta-feira, 23/05, a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente que apreciou os Projetos propostos pelos Vereadores. Praticamente todos os Projetos foram aprovados, com exceção de um único que ainda precisará ser melhor trabalhado.

“Nós temos uma subcomissão da Copa do Mundo da Comissão de Política Urbana, onde tratamos especificamente sobre a Copa do Mundo 2014, a luz da Comissão de Política Urbana. Principalmente em relação ao impacto gerador na região da Zona Leste. Tudo o que será construído no entorno para contemplar a população de Itaquera. Com um viário novo e moderno, um viário que não tenha congestionamentos nas datas dos jogos, pós Copa do Mundo. O grande legado para o bairro de Itaquera é ficar com aquele espaço para manter as atividades, manter a empregabilidade da região, mas que não tenha nenhum impacto negativo”, disse Paulo Frange.

No próximo dia 30 de maio, a Comissão de Política Urbana, receberá convidados para tratar desse assunto na Subcomissão da Copa de 2014. O Vereador Paulo Frange sugeriu estender o convite a todos os demais vereadores da Câmara  de São Paulo.


Vereador Paulo Frange comentou sobre a reunião que teve esta semana com os diretores da Eletropaulo, para compreender o que está acontecendo em relação a fiação na região do Itaquera.

Frange foi informado que todos os fios que envolvem aquele local serão embutidos nas galerias e que todo o custo da obra será pago pelo Desenvolvimento Rodoviário S.A (DERSA).


As obras que serão pelo DERSA, ou seja, o Governo do estado contemplando um viário novo, já tem galerias para enterramento da fiação da Eletropaulo e seguramente compartilhadas com tvs à cabo e fibras óticas.

"Essa notícia é muito boa e sugiu numa reunião que tive na Sede AES Eletropaulo, na Rua Tabatinguera, e traz para a região um caráter de modernidade às obras do viário, e a possibilidade de uma arborização sem alto custo da manutenção de podas entre fios, bem como as conhecidas interrupções de energias em periodos de chuva", afirma Frange.