Vereador de São Paulo no 5º mandato, médico cardiologista e administrador hospitalar.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
VEREADOR PAULO FRANGE CRIA PROJETO DE LEI QUE PREVÊ DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
Para tanto, o referido projeto – lido em Sessão Ordinária em 23 de junho e publicado no D.O.M no dia 24 deste mesmo mês – estabelece que a COMDATT seja integrada a um representante das onze Secretarias Municipais, e presidida pelo Secretário de Transporte que estiver em exercício. Além disso, a COMDATT contará com um representante de diversos órgãos e entidades, tais como: Companhia de Engenharia de Tráfego; Associação Brasileira de Medicina de Tráfego; Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Pedestres, entre outros (veja no projeto abaixo). Contudo, o intuito é interagir com órgãos púbicos e entidades privadas, nacionais e internacionais, a fim de priorizar ações nas áreas da saúde e educação.
Recentemente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um balanço importante, no qual mostra que no ano de 2009 foram registradas 81 vítimas fatais a menos decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo. Em comparação a 2008, a redução é de 5,5%. Entre motorista e passageiros, houve queda de 10% de vítimas fatais.
É valido destacar que a pesquisa confirmou dados inéditos: no primeiro semestre de 2009, o número de motociclistas mortos no trânsito caiu 10% em relação ao ano anterior, o que representa 50 vítimas a menos. Tal redução foi constatada mesmo com o ingresso de 67 mil novas motocicletas na frota da cidade – em somatória, totalizando 823 mil motos nas ruas da cidade – ao longo do ano passado.
Altruísta, o vereador PAULO FRANGE manifesta preocupação com as questões que envolvem a segurança e qualidade de vida da população brasileira. Como membro do Poder Legislativo há 13 anos, PAULO FRANGE sempre apresenta propostas que visam o desenvolvimento da cidade de São Paulo.
“De fato, a análise realizada pela CET revela números ainda preocupantes, porém animadores, do ponto de vista estatístico. Isso comprova que a educação e fiscalização no trânsito são atitudes extremamente válidas e necessárias. Mesmo com o aumento populacional e na frota diária de veículos de locomoção, como carros, caminhões, motos e bicicletas, é possível observar o significativo controle de acidentes fatais. Agora, o importante é reeducar e conscientizar a população de São Paulo acerca da responsabilidade no trânsito”, declara o vereador PAULO FRANGE.
Além de outras providências já mencionadas, o referido projeto de lei tem como intuito opinar, analisar, levantar, divulgar, articular e traçar informações sobre questões envolvendo os sistemas de transportes; propor soluções, melhorias, campanhas e programas de educação, comportamento e conscientização no trânsito da maior metrópole brasileira, com a finalidade de aumentar a responsabilidade social.
Esta é mais uma iniciativa do vereador PAULO FRANGE em elaborar um projeto que priorize a excelência no trânsito de São Paulo. Dessa forma, os cidadãos que habitam esta cidade serão diretamente beneficiados, com um tráfego consciente, menos violento e com maior segurança.
Acompanhe abaixo o PL nº 296/2010, de autoria do vereador PAULO FRANGE:
PROJETO DE LEI 296/2010
Vereador Paulo Frange (PTB)
“Institui o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT e dá outras providências.
A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:
Artigo 1º - Fica instituído, junto ao Gabinete do Secretário dos Transportes, o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT, órgão colegiado de caráter consultivo e de assessoramento.
Artigo 2º - O COMDATT tem por finalidade propor e opinar acerca de medidas tendentes a reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito urbano e rodoviário.
Artigo 3º - O COMDATT será integrado pelos seguintes membros:
I - o Secretário dos Transportes, que será seu Presidente;
II - um representante de cada uma das seguintes Secretarias:
a) Secretaria dos Transportes;
b) Secretaria da Educação;
c) Secretaria do Meio Ambiente;
d) Secretaria da Segurança Urbana;
e) Secretaria da Segurança Pública;
f) Secretaria da Saúde;
g) Secretaria do Governo Municipal;
h) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho;
i) Secretaria Municipal de Planejamento;
j) Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida;
k) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano;
III - um representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades:
a) Companhia de Engenharia de Tráfego - CET;
b) Um membro indicado pela Câmara Municipal de São Paulo;
c) Um membro indicado pela São Paulo Turismo S.A – SPTURIS;
d) Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET;
e) Associação Brasileira de Ciclomotores, Bicicletas e Motocicletas - ABRACICLO;
f) Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo - SETPESP;
g) Associação Brasileira de Pedestres - ABRASPE;
h) Associação Nacional de Transportes de Cargas - NTC;
i) Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA;
j) Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP;
k) erviço Nacional de Aprendizagem ao Trabalhador em Transportes - SEST- SENAT;
I) Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo;
m) Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP.
§ 1º - Cada membro do Conselho terá um suplente que o substituirá em seus impedimentos.
§ 2º - As entidades referidas nas alíneas c a I do inciso III serão convidadas a integrar o COMDATT e indicar seus representantes.
§ 3º - Os membros do COMDATT e seus suplentes serão designados pelo Prefeito do Município de São Paulo, com mandado de 2 (dois) anos, permitida a recondução e a substituição.
§ 4º - O exercício das funções de membro do Conselho não será remunerado, porém, considerado serviço público relevante.
§ 5º - Poderão integrar o Comitê, a critério dos representantes governamentais:
I - personalidades;
II - técnicos;
III - representantes de Pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado;
IV - representantes de entidades da sociedade civil;
V - representantes do Ministério Público, e
VI - representantes do Poderes Legislativo e Judiciário.
Artigo 4º - Compete ao COMDATT;
I - propor a implementação de ações que visem à redução de acidentes e número de vítimas no trânsito e no transporte em vias e rodovias do Município de São Paulo;
II - opinar sobre projetos atinentes aos sistemas de transportes, propondo soluções e fazendo sugestões com vista à melhoria das condições de segurança dos usuários;
III - levantar, analisar e divulgar os dados estatísticos sobre acidentes de trânsito e transportes;
IV - coordenar campanhas de conscientização da população quanto à gravidade do problema, desenvolvendo a consciência coletiva com a finalidade de aumentar o nível de responsabilidade individual e social;
V - articular a troca de informações e a implantação de programas de educação e comportamento no trânsito junto às esferas federal, estadual e municipal;
VI - integrar as estruturas de transporte rodoviário e urbano na discussão e busca de soluções para problemas localizados, tais como, pontos críticos, populações lindeiras, acidentes de trajeto e outros;
VII - interagir com os órgãos públicos e entidades privadas, nacionais e internacionais, priorizando ações nas áreas de educação e saúde.
Artigo 5º - Compete ao Presidente do COMDATT:
I - dirigir os trabalhos do Conselho;
II - convocar e presidir as reuniões do Conselho;
III - representar o Conselho nas suas relações com terceiros;
IV - dar posse os membros titulares e suplentes.
Parágrafo único – O COMDATT contará com o apoio de uma Secretaria Executiva.
Artigo 6º - Compete ao Colegiado a elaboração do seu Regimento Interno, que, homologado pelo Secretário dos Transportes, será publicado no Diário Oficial do Município.
Artigo 7º - O Secretário dos Transportes adotará as providências necessárias à instalação do COMDATT.
Artigo 8º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das sessões, 22 de junho de 2010. Às Comissões competentes.”
Crédito da foto: Spazio Acqua
PAULO FRANGE CONCEDE ENTREVISTA À RÁDIO SUL AMÉRICA TRÂNSITO
Em entrevista à repórter Juliana Verboneen, PAULO FRANGE, destacou a redução no número de mortes baseado na pesquisa divulgada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em relação aos anos de 2008 e 2009.
“De fato a análise realizada pela CET revela ainda números preocupantes, porém animadores, do ponto de vista estatístico. Isso comprova que a educação e fiscalização no trânsito são atitudes extremamente válidas e necessárias. Mesmo com o aumento populacional e na frota diária de veículos de locomoção, como carros, caminhões, motos e bicicletas, é possível observar o significativo controle de acidentes fatais. Agora, o importante é reeducar e conscientizar a população de São Paulo acerca da responsabilidade no trânsito”, declara o vereador PAULO FRANGE.
O Vereador também falou das vagas de estacionamentos para motos e bicicletas.
Acompanhe a entrevista concedida à Rádio Sul América Trânsito nos seguintes horários: 14h35, 20h35 e 0h30.
Crédito da Foto: www.globo.com
quinta-feira, 29 de julho de 2010
VEREADOR PAULO FRANGE CRIA PROJETO DE LEI QUE PREVÊ DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
Para tanto, o referido projeto – lido em Sessão Ordinária em 23 de junho e publicado no D.O.M no dia 24 deste mesmo mês – estabelece que a COMDATT seja integrada a um representante das onze Secretarias Municipais, e presidida pelo Secretário de Transporte que estiver em exercício. Além disso, a COMDATT contará com um representante de diversos órgãos e entidades, tais como: Companhia de Engenharia de Tráfego; Associação Brasileira de Medicina de Tráfego; Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Pedestres, entre outros (veja no projeto abaixo). Contudo, o intuito é interagir com órgãos púbicos e entidades privadas, nacionais e internacionais, a fim de priorizar ações nas áreas da saúde e educação.
Recentemente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um balanço importante, no qual mostra que no ano de 2009 foram registradas 81 vítimas fatais a menos decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo. Em comparação a 2008, a redução é de 5,5%. Entre motorista e passageiros, houve queda de 10% de vítimas fatais.
É valido destacar que a pesquisa confirmou dados inéditos: no primeiro semestre de 2009, o número de motociclistas mortos no trânsito caiu 10% em relação ao ano anterior, o que representa 50 vítimas a menos. Tal redução foi constatada mesmo com o ingresso de 67 mil novas motocicletas na frota da cidade – em somatória, totalizando 823 mil motos nas ruas da cidade – ao longo do ano passado.
Altruísta, o vereador PAULO FRANGE manifesta preocupação com as questões que envolvem a segurança e qualidade de vida da população brasileira. Como membro do Poder Legislativo há 13 anos, PAULO FRANGE sempre apresenta propostas que visam o desenvolvimento da cidade de São Paulo.
“De fato, a análise realizada pela CET revela números ainda preocupantes, porém animadores, do ponto de vista estatístico. Isso comprova que a educação e fiscalização no trânsito são atitudes extremamente válidas e necessárias. Mesmo com o aumento populacional e na frota diária de veículos de locomoção, como carros, caminhões, motos e bicicletas, é possível observar o significativo controle de acidentes fatais. Agora, o importante é reeducar e conscientizar a população de São Paulo acerca da responsabilidade no trânsito”, declara o vereador PAULO FRANGE.
Além de outras providências já mencionadas, o referido projeto de lei tem como intuito opinar, analisar, levantar, divulgar, articular e traçar informações sobre questões envolvendo os sistemas de transportes; propor soluções, melhorias, campanhas e programas de educação, comportamento e conscientização no trânsito da maior metrópole brasileira, com a finalidade de aumentar a responsabilidade social.
Esta é mais uma iniciativa do vereador PAULO FRANGE em elaborar um projeto que priorize a excelência no trânsito de São Paulo. Dessa forma, os cidadãos que habitam esta cidade serão diretamente beneficiados, com um tráfego consciente, menos violento e com maior segurança.
Acompanhe abaixo o PL nº 296/2010, de autoria do vereador PAULO FRANGE:
PROJETO DE LEI 296/2010
Vereador Paulo Frange (PTB)
“Institui o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT e dá outras providências.
A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:
Artigo 1º - Fica instituído, junto ao Gabinete do Secretário dos Transportes, o Conselho Municipal para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte – COMDATT, órgão colegiado de caráter consultivo e de assessoramento.
Artigo 2º - O COMDATT tem por finalidade propor e opinar acerca de medidas tendentes a reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito urbano e rodoviário.
Artigo 3º - O COMDATT será integrado pelos seguintes membros:
I - o Secretário dos Transportes, que será seu Presidente;
II - um representante de cada uma das seguintes Secretarias:
a) Secretaria dos Transportes;
b) Secretaria da Educação;
c) Secretaria do Meio Ambiente;
d) Secretaria da Segurança Urbana;
e) Secretaria da Segurança Pública;
f) Secretaria da Saúde;
g) Secretaria do Governo Municipal;
h) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho;
i) Secretaria Municipal de Planejamento;
j) Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida;
k) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano;
III - um representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades:
a) Companhia de Engenharia de Tráfego - CET;
b) Um membro indicado pela Câmara Municipal de São Paulo;
c) Um membro indicado pela São Paulo Turismo S.A – SPTURIS;
d) Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET;
e) Associação Brasileira de Ciclomotores, Bicicletas e Motocicletas - ABRACICLO;
f) Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo - SETPESP;
g) Associação Brasileira de Pedestres - ABRASPE;
h) Associação Nacional de Transportes de Cargas - NTC;
i) Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA;
j) Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP;
k) eviço Nacional de Aprendizagem ao Trabalhador em Transportes - SEST- SENAT;
I) Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo;
m) Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP.
§ 1º - Cada membro do Conselho terá um suplente que o substituirá em seus impedimentos.
§ 2º - As entidades referidas nas alíneas c a I do inciso III serão convidadas a integrar o COMDATT e indicar seus representantes.
§ 3º - Os membros do COMDATT e seus suplentes serão designados pelo Prefeito do Município de São Paulo, com mandado de 2 (dois) anos, permitida a recondução e a substituição.
§ 4º - O exercício das funções de membro do Conselho não será remunerado, porém, considerado serviço público relevante.
§ 5º - Poderão integrar o Comitê, a critério dos representantes governamentais:
I - personalidades;
II - técnicos;
III - representantes de Pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado;
IV - representantes de entidades da sociedade civil;
V - representantes do Ministério Público, e
VI - representantes do Poderes Legislativo e Judiciário.
Artigo 4º - Compete ao COMDATT;
I - propor a implementação de ações que visem à redução de acidentes e número de vítimas no trânsito e no transporte em vias e rodovias do Município de São Paulo;
II - opinar sobre projetos atinentes aos sistemas de transportes, propondo soluções e fazendo sugestões com vista à melhoria das condições de segurança dos usuários;
III - levantar, analisar e divulgar os dados estatísticos sobre acidentes de trânsito e transportes;
IV - coordenar campanhas de conscientização da população quanto à gravidade do problema, desenvolvendo a consciência coletiva com a finalidade de aumentar o nível de responsabilidade individual e social;
V - articular a troca de informações e a implantação de programas de educação e comportamento no trânsito junto às esferas federal, estadual e municipal;
VI - integrar as estruturas de transporte rodoviário e urbano na discussão e busca de soluções para problemas localizados, tais como, pontos críticos, populações lindeiras, acidentes de trajeto e outros;
VII - interagir com os órgãos públicos e entidades privadas, nacionais e internacionais, priorizando ações nas áreas de educação e saúde.
Artigo 5º - Compete ao Presidente do COMDATT:
I - dirigir os trabalhos do Conselho;
II - convocar e presidir as reuniões do Conselho;
III - representar o Conselho nas suas relações com terceiros;
IV - dar posse os membros titulares e suplentes.
Parágrafo único – O COMDATT contará com o apoio de uma Secretaria Executiva.
Artigo 6º - Compete ao Colegiado a elaboração do seu Regimento Interno, que, homologado pelo Secretário dos Transportes, será publicado no Diário Oficial do Município.
Artigo 7º - O Secretário dos Transportes adotará as providências necessárias à instalação do COMDATT.
Artigo 8º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das sessões, 22 de junho de 2010. Às Comissões competentes.”
quarta-feira, 28 de julho de 2010
LIMITE DE PRÉDIOS PODE SUBIR DE 10 PARA 54 METROS DE ALTURA NA REGIÃO DO IBIRAPUERA
Prédio nas imediações da Praça Cidade de Milão
O tema causou polêmica entre especialistas, representes de associações e moradores da região. Segundo a reportagem, a proposta defendida pelo DPH ( Departamento do Patrimônio Histórico), ligado á Secretaria Municipal da Cultura, é autorizar construções de até 54 metros em seis quadras que circundam a praça Cidade de Milão.
Como membro da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de São Paulo quero ressaltar que trata-se de uma intervenção de mudança de zoneamento e do direito adquirido pelos moradores da região do Parque do Ibirapuera. Esse aumento deveria ser tratado na Câmara Municipal e pela Comissão de Política Urbana. Mais uma vez a Câmara estava correta quando interviu no zoneamento da região.
Acompanhe a matéria divulgada na Folha de São Paulo
Conselho discutirá prédio maior em volta do parque Ibirapuera, em SP
ADRIANO BRITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um espaço de seis quadras na Vila Nova Conceição, próximo ao parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo), pode ver aumentar em breve o limite de altura nas suas construções.
O limite atual, de dez metros, foi fixado em 1997 por resolução do Conpresp, órgão municipal de preservação do patrimônio, como uma forma de evitar que o parque Ibirapuera fosse sufocado pelos prédios.
Mas, agora, o próprio Conpresp decidiu reintroduzir em sua pauta a flexibilização desse limite. As discussões haviam sido iniciadas em 2008, mas foram paralisadas após o Ministério Público receber contestação do Movimento Defenda São Paulo.
A assessoria da gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM), no entanto, diz ser contra a alteração. Pelo projeto, quatro das seis quadras poderão receber empreendimentos de até nove andares (27 m). As outras duas, de até 18 (54 m).
De acordo com a análise do diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), Luiz Paulo Pompeia, o valor dos imóveis pode mais do que triplicar. Ele estima que o metro quadrado da área, hoje na ordem de R$ 3.000, pode superar os R$ 10 mil.
O Conpresp diz que só se pronunciará quando o seu conselho decidir se revê o tombamento ou não. Segundo o promotor do Meio Ambiente Marcos Lúcio Barreto, a deliberação do conselho só pode ocorrer se o Ministério Público arquivar a representação contra a mudança.
No início do mês, Barreto pediu o arquivamento. Segundo ele, um parecer técnico do Ministério Público descartou prejuízos à região.
"As limitações impostas foram calcadas na falsa premissa de que a área também era estritamente residencial. Uma resolução [do tombamento] modificou uma lei [de zoneamento], o que juridicamente é inaceitável", diz.
Mesmo assim, a associação de moradores da Vila Nova Conceição é contra a mudança. Lucila Lacreta, diretora do Movimento Defenda São Paulo, também. "Queremos evitar que a barreira de prédios prejudique ainda mais o parque."
ADOLESCENTES FAZEM CIRURGIA DE REDUÇÃO DO ESTÔMAGO
Para saber mais, acompanhe a matéria abaixo:
Adolescentes realizam mais cirurgias de redução de estômago no Brasil
IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A indicação de cirurgia para obesidade em adolescentes está crescendo no Brasil, mas ainda está longe de ser consenso entre especialistas.
Cinco por cento dessas operações já são feitas em menores de 20 anos. Em 2009, foram realizadas 30 mil cirurgias bariátricas no país, segundo Thomas Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Explicam essa alta tanto o aumento da obesidade na população quanto o aperfeiçoamento das técnicas que tornaram o método mais seguro, de acordo com Szego.
Como a legislação brasileira só permite a cirurgia a partir dos 16, esse número poderia ser ainda maior.
Para uma parte dos especialistas, aumentar as indicações é uma tendência.
"Vamos discutir as diretrizes no próximo encontro brasileiro de endocrinologia pediátrica", conta Paulo César Alves da Silva, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Um dos pontos mais polêmicos sobre a cirurgia em menores de 20 anos é a falta de dados sobre os efeitos a longo prazo. "Isso a gente não sabe, mas sabemos dos riscos da obesidade. A cirurgia é uma opção que vale a pena", afirma Silva.
As normas brasileiras determinam que a cirurgia só pode ser feita em casos de Índice de Massa Corporal acima de 40 e com a presença de doenças associadas como diabetes, hipertensão etc.
A equipe médica e os pais ou responsáveis devem assinar um documento declarando que concordam com o procedimento.
Para Arthur Belarmino Garrido Jr., coordenador da Unidade de Cirurgia da Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, os riscos da cirurgia em adolescentes são similares aos dos adultos.
Porém, há médicos que apontam para características específicas dessa faixa etária que complicam o tratamento cirúrgico da obesidade.
DOENÇA CRÔNICA
"A pessoa ainda está em fase de crescimento e podemos estar trocando uma doença crônica [a obesidade] por outra [desnutrição], sem saber o que vai acontecer mais tarde", pondera Rosana Radominski, presidente da Abeso (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
"Mutilar o aparelho digestivo em quem está em crescimento não é bom. Antes de partir para a cirurgia, eu tentaria o tratamento clínico para emagrecer pelo menos duas vezes", afirma o pediatria e nutrólogo Fábio Ancona Lopes, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
As questões psicológicas de uma operação que promove o emagrecimento ultrarrápido são ainda mais importantes na adolescência.
"Essa é a idade em que se manifestam vários distúrbios psiquiátricos, especialmente os transtornos alimentares. É perigoso reduzir o estômago se o problema de base não for tratado", analisa o psiquiatra Carlos Henrique Rodrigues dos Santos, do Grupo de Doenças Afetivas do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Crédito da foto: Notícias em Foco
VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DO ENCONTRO UNIDOS POR SÃO PAULO EM PIRITUBA
O evento teve a participação do Vereador PAULO FRANGE, lideranças políticas, líderes comunitários, empresários, estudantes e simpatizantes que demonstraram apoio ao candidato do governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Além de Geraldo Alckmin estavam reunidos no palco o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, a vice-prefeita, Alda Marco Antonio, o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, o candidato a vice- governador do estado Guilherme Afif Domingos, a subprefeita de Pirituba, Andréa Pelizari, candidatos a deputados estaduais, federais e senadores.
Os candidatos apresentaram à população da região seus projetos e a força de cada partido.
Em seu discurso PAULO FRANGE afirmou a honestidade, o desempenho e a experiência de Geraldo Alckmin em comandar novamente São Paulo. O vereador também não dispensou elogios à subprefeita de Pirituba, Andréa Pelizari e a vice-prefeita da cidade, Alda Marco Antonio, exemplos de profissionalismo e dedicação.
O Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman também manifestou apoio ao candidato Geraldo Alckmin e lembrou do carinho da comunidade de Pirituba.
O encontro terminou com o discurso do candidato Geraldo Alckmin que foi aplaudido em pé pelos simpatizantes. “Nós temos um compromisso com o nosso país, a quinta maior potência do mundo e com mais de 40 partidos políticos. Não é fácil presidir o Brasil. É preciso alguém com muita experiência”, disse. Alckmin também prometeu melhorias para a região caso seja eleito governador. “Vamos trabalhar para as pessoas que precisam e necessitam”, afirmou Alckmin.
A subprefeita de Pirituba, Andréa Pelizari e Paulo Frange
Crédito das Fotos: Ana Cláudia Sacomani - Assessora de imprensa/ Ciete do PTB
terça-feira, 27 de julho de 2010
ENCONTRO UNIDOS POR SÃO PAULO REÚNE MIL E QUINHENTAS PESSOAS EM ITAQUERA
Segundo a organização, o evento reuniu 1.500 pessoas entre lideranças políticas, líderes comunitários, empresários, estudantes e simpatizantes que ouviram e demonstraram apoio aos candidatos do PSDB, PMDB, DEM, PSC, PPS, PHS e PMN na zona leste.
Além de Geraldo Alckmin estavam no palco os candidatos Afif Domingos, Aloysio Nunes, Samuel Moreira, Orestes Quércia, Walter Feldman, o Vereador PAULO FRANGE, a vice-prefeita de São Paulo Alda Marco Antonio e o subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura.
A vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio e o Vereador Paulo Frange
Durante discurso, PAULO FRANGE demonstrou apoio ao candidato Geraldo Alckmin e afirmou seu desempenho e luta em prol à comunidade itaquerense. “O PTB traz apoio incondicional e fará diferença nessa campanha de São Paulo 2010”, ressaltou. O vereador finalizou dizendo que Alckmin faz a diferença pela experiência e tem história para mostrar.
Deputado Estadual Samuel Moreira, o Secretário Municipal de Educação Alexandre Scheneider e o Vereador Paulo Frange
Crédito Fotos: Karen Patines/TV Bandeirantesdomingo, 25 de julho de 2010
UNIFESP FIRMA CONVÊNIO EM PROL DA POPULAÇÃO DA ZONA LESTE
A criação da Unifesp integra um conjunto de investimentos que a Prefeitura planeja para ao desenvolvimento da região com parceria do governo federal e estadual.
O complexo com 175,5 metros quadrados está localizado na Avenida Jacu – Pêssego, altura do número 2.630, em Itaquera. A luta pela construção de universidades públicas na zona leste acontece desde 1983. Já foram implantadas a Escola Técnica Estadual (Etec), a Faculdade de Tecnologia de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP- Leste).
A cerimônia reuniu lideranças políticas, movimentos sociais, representantes de diversas entidades, autoridades, imprensa e a comunidade da zona leste.
O subprefeito de Guaianases Jorge Perez, o vereador Paulo Frange e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab
Paulo Frange afirmou que a Zona Leste tem mais de 4 milhões de habitantes e merece um investimento desse porte . A Universidade em Itaquera, na Avenida
Jacu Pêssego e o centro geográfico da região Metropolitana de São Paulo e a concentração de jovens será beneficiada mudando uma história de migração natural por falta da presença do Estado em especial na educação .
Padre Tião em seu discurso
Já em seu discurso o Secretário Municipal da Educação, Alexandre Schneider, disse que a região está em constante evolução na área da educação principalmente pelo aumento de creches nos últimos 8 anos.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Miguel Luiz Bucalem, parabenizou toda a população pela luta do ensino superior da região. “A implantação de uma faculdade pública na região é um sonho de jovens, pais da zona leste e paulistanos”, afirmou Bucalem.
Roher da subprefeitura de Itaquera, Deputado Federal Walter Feldman, o Vereador Paulo Frange e o subprefeito da Cidade Tiradentes Tenente Coronel Paulo Regis Salgado
Representando o Ministro da Educação Fernando Haddad, a diretora do MEC, Adriana Rigon Vesca, acredita no desempenho e apoio dos parlamentares estaduais e regionais para tornar a faculdade um espaço de inclusão e formação de cidadãos.
Roher, Deputado Walter Feldman, Vereador Paulo Frange e o subprefeito de
Acompanhado de seus assessores o prefeito Gilberto Kassab falou da importância do trabalho em conjunto e da integração entre os Poderes Públicos em prol da população paulistana. ‘Para mim é muito gratificante participar de uma das maiores conquistas do meu mandato, a implantação de uma Faculdade Pública na zona leste”, complementou Kassab.
sábado, 24 de julho de 2010
AMIGO MOTORISTA!
Sem dúvida, esta data é de suma importância e merece ser comemorada. Afinal, sua atividade diária de condução exige de você concentração e, principalmente, consciência e responsabilidade.
Uma profissão submetida a constantes riscos... Portanto, é válido lembrar que não só hoje, mas em todos os dias de sua vida, é preciso que tenha paciência, prudência e muita disciplina, pois são práticas essenciais que, certamente, o levarão com segurança ao seu destino.
Neste momento, externo minha alegria e imensa satisfação pelo seu árduo trabalho, merecedor de respeito e louvor. Como ser humano e profissional, hoje, paro para cumprimentá-lo pelo seu dia.
Crédito da foto: Clubinho Blumenau
Parabéns Motorista!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
TIPOS DE TRANSTORNOS
SÍNDROME DO PÂNICO: Esse transtorno corresponde patologicamente aos humanos o transtorno de ansiedade generalizada. Os sintomas são semelhantes a qualquer outra forma de ansiedade, porém mais intensos como: boca seca, tremores, taquicardia, falta de ar, tontura, formigamento, dor no peito e ondas de frio e calor.
FOBIA SOCIAL
Existem dois tipos de fobia, a social e a específica. A mais frequente é a social. A fobia social se trata com exposição ou treinamento de habilidades sociais. Muitas vezes o paciente com fobia social precisa de antidepressivo para controlar as reações
TOC – TRANSTORNO OBSSESSIVO COMPULSIVO
Os pensamentos, imagens ou impulsos são geralmente de cunho agressivo, sexual, religioso, contaminação. O mais frequente são verificações e aí tem rituais para combatê-los . A obsessão cria a ansiedade e a compulsão diminui a ansiedade formando um ciclo vicioso cada vez mais difícil de eliminar. Os pensamentos são repetitivos e acontecem diariamente.
PESQUISA APONTA CORAÇÃO COMO SEGUNDA CAUSA DE MORTE NO PAÍS
Foram 74,9 mil óbitos. Doenças cerebrovasculares ocupou o primeiro lugar na pesquisa com 97,8 mil mortes.
Saiba como está seu coração:
Você é fumante?
Há quanto tempo?
Você tem uma vida e uma alimentação saudável?
Quanto você pesa?
Você anda estressado?
Qual foi a última vez que você consultou um cardiologista?
Fonte: Folha de São Paulo, www.prevencao.cardiol.br
Crédito da foto: www.campus.fortunecity.com
quinta-feira, 22 de julho de 2010
700 EMPRESAS, ENTIDADES E CIDADÃOS PAULISTANOS PARTICIPAM DO PROJETO ADOTE UMA PRAÇA
O projeto surgiu em 1985, e reestruturado em 2007, com a criação de um termo de cooperação entre munícipes e Poder Público para que as praças sejam administradas pela iniciativa privada.
De acordo com o documento fica sob responsabilidade do administrador a manutenção total do espaço. Em contrapartida, é permitido que a área verde receba uma placa ou mais – dependendo do tamanho da praça – com o nome da empresa que adotou o local. Os contratos, feitos por pessoas físicas ou jurídicas, duram até três anos e podem ser renovadas.
Como adotar uma praça?
- Escolha uma área verde (praças, canteiros ou parques);
- Leve os documentos de identificação de pessoa física ou jurídica, comprovante de inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) e uma proposta de manutenção do terreno;
- Elabore uma carta de intenção;
- Encaminhe a proposta e os demais documentos a uma subprefeitura;
- Aguarde até dez dias para a publicação da carta de intenção no Diário Oficial;
- Espere o resultado da avaliação.
Vantagens:
- Incentivo aos funcionários e outras empresas a se preocuparem com o meio ambiente;
- Manter sempre os espaços em ordem, garantindo a beleza paisagística e a qualidade de vida da comunidade local.
Praças já adotadas:
Distrito Lapa:
Praça - Sebastião Jaime Pinto
Praça - Sem Denominação – 13 (Rua Belmonte x Rua Belchior de Azevedo x Rua Samuel Klabin (Lapa)
Área verde – Rua Bárbara Heliodora
Canteiro Central - Rua Fortunato Ferraz
Canteiro Central – Av. José Maria de Faria
Distrito da Barra Funda:
Praça Conde Francisco Matarazzo Junior
Praça David Raw
Rotatória Rua Achilles Orlando Curtolo x Rua Robert Bosch x Rua Jose de Oliveira Coutinho
Distrito de Perdizes:
Praça Márcia Aliberti Mammana
Praça Sílvio de Almeida
Canteiro Central – Av. Sumaré
Área verde – Av. Prof º Alfonso Bovero x Rua Apinagés
Distrito da Vila Leopoldina:
Praça Apecatú + Canteiro central Av. Queiroz Filho
Praça Augusto Ruschi
Praça Nossa Senhora do Ó
Praça Sem denominação - 35
Distrito do Jaguaré:
Praça Giovanni Montagna
Canteiro central – Av. Escola Politécnica
Canteiro central – Av. Kenkiti Shimoto
Área verde – Av. General Mac Arthur
Distrito do Jaguara:
Praça Rocha Falcão
Fonte: Revista Época São Paulo, comunidade.bemsimples.com, adoteumapraca.wordpress
Crédito da foto: www.flickr.com
quarta-feira, 21 de julho de 2010
VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DA POSSE DOS DIRETÓRIOS DISTRITAIS PETEBISTAS DA ZONA NORTE
Na noite desta segunda-feira, 19, o PTB São Paulo, por meio do coordenador político da zona Norte II, Isaías Rossi, deu posse aos diretórios distritais da Cachoeirinha, Limão, Vila Penteado, Vila Cardoso e Bom Retiro. Ao todo, tomaram posse os petebistas Daniel Granjeiro, Amilcar Marques, Cristiano de Morais, Yude Watanabe e Cláudio Corrieri.
O vereador Paulo Frange esteve presente na confraternização, que reuniu cerca de 700 pessoas, entre elas o ex- governador do Estado de São Paulo, José Maria Marín; o vereador paulistano, Celso Jatene; o ex-secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, candidato a deputado federal; a presidente do PTB Mulher Estadual, Marlene de Campos Machado, petebistas, lideranças comunitárias da região e amigos do PTB.
Na ocasião, o presidente estadual e secretário-geral da executiva nacional do Partido Trabalhista Brasileiro, deputado estadual Campos Machado, recebeu o título de Cidadão Amigo da Ecologia, da ONG Humanizar, criada há mais de 30 anos, e que tem como presidente o Sr. Jorge Fernando Dal Molin.
O Dr. Oswaldo Guimarães, médico do ex-presidente Jânio Quadros, foi lembrado como uma grande liderança da zona norte. Em seu discurso, o vereador Paulo Frange ressaltou a importância do Dr. Oswaldo na região norte, um dos primeiros a convidar médicos do Dante Pazzanese para seu consultório na cachoeirinha.
Paulo Frange aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido por Campos Machado no comando do partido no estado, e afirmou: “O homem envelhece rápido demais, e se torna sábio tarde demais. E há homens, como Campos Machado, que são sábios ao longo da vida, e são sábios porque sabem escolher aqueles que o acompanham”, completou o vereador paulistano.
Já em seu discurso, o Dr. Daniel Granjeiro, médico há 35 anos, exaltou a história do PTB desde a época de Getúlio Vargas, até os líderes contemporâneos.
Fonte e Fotos : Assessoria de imprensa Deputado Campos Machado
VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO DIRETÓRIO DO PTB EM CIDADE LÍDER JUNTAMENTO COM O DEPUTADO CAMPOS MACHADO
Na ocasião também foram empossados os presidentes do Diretório Itaquera, Lídia Paniagna, Diretório Cidade Líder, Sueli Benazi e do Diretório Parque do Carmo, Ernestinho Vieira de Santana, o Tino.
O vereador PAULO FRANGE esteve presente na confraternização que reuniu o presidente estadual do PTB, Campos Machado, o vereador Celso Jatene, petebistas, lideranças comunitárias da região e amigos do PTB.
Em seu discurso, PAULO FRANGE ressaltou a evolução do PTB e o trabalho desenvolvido por Campos Machado. “A região de Itaquera é como o elo de ligação de toda a região metropolitana. Estamos aqui reunidos, pensando na região como um grande pólo de desenvolvimento. Junto ao Deputado Campos Machado lutamos pela reconstrução do partido que mais cresce no Brasil.
Por isso, não podemos esquecer desta data tão importante. O nosso objetivo é buscar aliança para esse desenvolvimento”, ressaltou o vereador.
Paulo Frange e amigos do PTB
O Deputado Campos Machado chamou a atenção para a importância do partido, sua criação e desenvolvimento se referindo a inauguração dos diretórios e escritórios regionais. Campos também elogiou o excelente trabalho desenvolvido pelo vereador PAULO FRANGE na Câmara Municipal de São Paulo como líder do partido.
Sueli Benazi, Deputado Campos Machado, Lídia Paniagna, Ernestinho Vieira (Tino) , Antonio do PTB e Vereador Paulo Frange
Paulo Frange e o deputado estadual Campos Machado durante cerimônia
Vereador Paulo Frange reunido com lideranças comunitárias da região
domingo, 18 de julho de 2010
MORRE SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO LUIZ ROBERTO BARRADAS
O secretário sentiu -se mal no sábado (17/07) em sua residência e foi levado para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia onde não resistiu e veio a falecer. Segundo o último boletim médico divulgado pelo hospital, Barradas sofreu infarto agudo do miocárdio.
Segundo a assessoria de imprensa do secretário, o corpo de Barradas será cremado nesta segunda-feira (19/07) no cemitério Vila Alpina, em cerimônia restrita aos familiares e amigos.
Formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo, exerceu o cargo de secretário da saúde nas gestões Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, e seguia o cargo no governo de Alberto Goldman.
Foto: Revista Caras
sexta-feira, 16 de julho de 2010
LEVANTAMENTO MOSTRA FALTA DE HIGIENE DO BRASILEIRO
Sempre costumo alertar a população dos riscos causados pela falta de higiene pessoal. Como médico posso assegurar o risco de contrair uma doença é muito alto, além de afetar o relacionamento social quando constatados maus cheiros.
Doenças como dermatoses e micose de praia são provenientes da má higienização.
A bromidrose ( suor malcheiroso) e o mau hálito também causam desconforto.
A edição de sexta-feira, dia 16 de junho, do jornal Metro, publicou um levantamento realizado por uma consultoria brasileira. A pesquisa constatou que 51% da população não lavam as mãos após ir ao banheiro.
Muitos entrevistados confessaram que não lavam as mãos após tocarem em animais ou esquecem as regras básicas de limpeza durante a alimentação das crianças.
Algumas dicas para melhorar o seu dia a dia:
- Tomar banho e secar - se com uma toalha limpa após os exercíicos fiscos é fundamental;
- Carregar consigo lenços umedecidos principalmente no verão;
- Escovar os dentes várias vezes ao dia;
- O profissional de cozinha deve sempre se preocupar na hora de manusear os alimentos.
Crédito da foto: www.canaldireto.blogspot.com
quinta-feira, 15 de julho de 2010
DR. OSWALDO GUIMARAES É RECEBIDO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO PELO VEREADOR PAULO FRANGE E AMIGOS EM ALMOÇO COMEMORATIVO AO SEU ANVERSÁRIO
Na ocasião, além da emoção dos amigos que tiveram oportunidade de cumprimentá-lo, tive a alegria de rever a Dra. Reina Margarita de Guimarães, filha do Dr. Oswaldo Guimarães, hoje médica na capital do Paraguai. Assim como o pai, a Dra. Reina vem conquistando seu espaço como profissional da saúde, esbanjando simpatia, dedicação e competência.
Impossível não falar desse momento de intimidade com a família do Dr. Oswaldo que, com o netinho Diego, que chegou ao almoço acompanhado de sua mãe com certeza voltará para o Paraguai com a lembrança de que aqui foi carinhosamente acolhido.
Do nosso gabinete e das pessoas que pelo Restaurante Escola da Câmara Municipal de São Paulo passaram para cumprimentar o Dr. Oswaldo fica a mensagem de que os homens especiais sempre são lembrados e tem a responsabilidade de em cada uma de suas ações ter transformado a própria ação um exemplo a ser seguido.
Parabéns Dr. Oswaldo pelo que representa como médico na capital de São Paulo, na vida de tantas pessoas que ajudou a construir, pelos milhares de exemplos que deu ao longo da vida , aos seus seguidores e também no interior paulista, mais especificamente na região de Rifaina onde é amado como filho especialíssimo .
Nossa mensagem para o Dr. Oswaldo é repetir mais uma vez no seu aniversário que “alguns homens escrevem histórias, outros fazem histórias. Há homens que se tornam lendas e outros, como o Dr. Oswaldo, ficam maiores que a própria lenda”.
Vereador Paulo Frange e o Dr. Oswaldo no almoço de aniversário
Amigos e família no Restaurante Escola na Câmara Municpal de São Paulo
Vereador Paulo Frange, Dr. Oswaldo, Dra. Reina e o neto Diego
Crédito das fotos: Ana Cláudia Sacomani
Assessora de imprensa
quarta-feira, 14 de julho de 2010
29º ENCONTRO DE FAMILIARES DAS VÍTIMAS DO VOO TAM JJ3054 MARCA OS 3 ANOS DA TRAGÉDIA
Considerada uma ação da sociedade civil inédita pela sua persistência e longevidade, os familiares das vítimas da TAM estão há 36 meses mobilizados em busca de VERDADE e JUSTIÇA para que sejam apontadas as causas e os responsáveis por esta tragédia.
O 29º Encontro promovido pela Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAMJJ3054 (AFAVITAM) será realizado no Bourbon Convention – Ibirapuera localizado na Avenida Ibirapuera, n.º 2927, São Paulo, e marca o 3º Ano da tragédia. A principal tônica desse Encontro são as atividades que estarão voltadas para uma série de homenagens às 199 pessoas mortas no acidente
No dia 17/07/10 (Sábado), a partir das 18 horas, os familiares estarão realizando o evento Celebrando a Vida – Momento em homenagem às vítimas do Acidente do voo TAMJJ3054, no local do acidente, em frente à pista do Aeroporto de Congonhas, onde será construído o futuro Memorial 17 de Julho. O evento contará com a presença de familiares, convidados, autoridades e representantes de diversas entidades.
Antes desse ato no dia 17/7, por volta das 16h30min, os familiares e amigos das vítimas farão uma manifestação no aeroporto de Congonhas com o objetivo de informar a população sobre o andamento das investigações dessa tragédia.
Após isso, em torno das 17 horas, os familiares estarão decorando os tapumes que cercam local, na Av. Washington Luiz. Cada tapume representará uma das vítimas e terá uma decoração feita pelos próprios familiares. No evento, também, serão coletadas doações de roupas para bebês que serão doadas à Santa Casa de Santo Amaro.
No dia 18/07 (Domingo), às 14h30min, os familiares participarão de uma Celebração Eucarística na Capela do Colégio Santa Maria (Av. Sargento Geraldo Santana, 901, Jardim Taquaral) com a presença de familiares e convidados.
FONTE: AFAVITAM
FOTO: GOOGLE EARTH
terça-feira, 13 de julho de 2010
BRASIL É O GRANDE VENCEDOR DO MUNDIAL DE KARATÊ
As conquistas vieram tanto por equipes quanto individualmente, a catarinense Beatriz Mafra, foi a atleta que mais conquistou medalhas, participou de quatro disputas e faturou quatro medalhas de ouro. “Estou muito feliz, treinei bastante para não perder e acabei ganhando quatro medalhas, de ouro. Nunca vou esquecer”. Comemora Beatriz, de apenas 15 anos.
Além de lutas de alto nível e uma organização exemplar, digna de um Campeonato Mundial a competição também contou com a maior estrela do Karatê atual, o francês Christoph Pinna, hexa campeão mundial, hoje personal trainner de pop stars como Madonna e Britney Spears, e apresentador da versão européia do programa televisivo “Academia das Estrelas”.
Com cerca de 1.200 atletas participantes de 50 delegações, um sistema de apuração informatizado e uma grande organização com 20 instrutores, 4 médicos, 4 enfermeiros, e uma estrutura de alojamento que conta com 3 hotéis, e um sistema de transporte com 11 ônibus e 3 vans que farão o deslocamento dos atletas e comissão técnica, Mundial foi disputado em alto nível.
“O mundial foi excelente, superou ás expectativas. Recebemos os melhores atletas do planeta, o nível técnico foi o melhor.” Avalia Oswaldo Messias, presidente da World Union Karate-do Federation e da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos.
O Campeonato Mundial é organizado pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos e Word Union of Karate-Do Federations em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo e São Paulo Convention & Visitors Bureau.
O vereador PAULO FRANGE participou recentemente de uma reunião no Diretório do Deputado Federal Walter Feldman para tratar da criação de um Centro de Referência em MMA (modalidade de luta que possibilita ao praticante utilizar as diferentes técnicas das artes marciais como boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras) na região de Itaquera. Contudo, a idéia é desmistificar este tipo de esporte, ou seja, apontar seu propósito mostrando às pessoas que a prática da “luta” não deve ser comparada diretamente à violência, além de criar, por meio do esporte, um programa de inclusão social na localidade.
Para o vereador PAULO FRANGE , esta é uma iniciativa que promoverá a inclusão social e trará benefícios à população. “A atividade física traz disciplina, além de ser um agente agregador para a aproximação do praticante à sua família. O Poder Público pode aproveitar os espaços físicos que já dispomos para a implantação da sede do programa.
Fonte: Assessoria de imprensa do evento
Foto: www.brasilcombate.com.br/www.pakshaolin.org.br
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMPLETA 20 ANOS
Como vereador de São Paulo posso assegurar os avanços ocorridos na nossa cidade e no Brasil em prol às crianças e adolescentes.
Hoje, dia 13 de julho, o Estatuto do Idoso e do Adolescente (ECA) completa 20 anos.
A Lei Nº 8.069/1990 tem como objetivo ampliar a proteção e garantir os direitos infantojuvenil.
Porém entre conquistas e desafios, o Estatuto ainda provoca polêmicas. Até que ponto, por exemplo, o jovem que cometeu um crime deve ser amparado pelo ECA? Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Estudos sobre o ECA da OAB – SP, defende a proporcionalidade da medida sócio-educativa à gravidade do ato praticado. O presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, é contrário à redução da maioridade penal já que “o sistema prisional é falido”.
“A principal conquista foi a garantia do acesso ao ensino. Atualmente, 98% das crianças cursam o ensino fundamental e 82% dos adolescentes, o médio. Antes não chegava a 60%. O ECA é uma das leis mais avançadas. O problema é o distanciamento entre a teoria e a prática, além da falta de oportunidades aos jovens. Sou contra a maioridade penal porque o sistema prisional é falido”, ressalta Ariel de Castro.
"O ECA mostrou que o filho não é objeto de propriedade dos pais. Um problema foi a alusão do ECA à impunidade. Não defendo mudanças, mas adaptações. Pelo ECA, qualquer que seja o ato infracional, o jovem terá como medida sócio- educativa internação máxima por três anos. Somos favoráveis a uma medida proposrcional à gravidade do ato. Há situações em que o jovem, bem encaminhado na marginalidade, necessita de mais tempo”, afirma Cabezón.
Para marcar a data, várias cidades brasileiras realizam eventos como concursos, palestras e seminários.
Acompanhe na íntegra a Lei Nº 8.069/1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no site do Governo Federal.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
Fontes:Jornal Metro/Band/ Fundação Criança
Foto: www.uguatu.org.br
sábado, 10 de julho de 2010
PAULO FRANGE FALA SOBRE PUBLICIDADE EM TÁXIS DA CIDADE DE SÃO PAULO
É muito importante lembrar que estamos a menos de 4 anos da criação da Lei Cidade Limpa, copiada em cidades brasileiros e do mundo. Recentemente, o México já manifestou interesse .
Como vereador de São Paulo estou convencido de que foi realmente um avanço. A Lei deixou brecha para que uma Comissão pudesse submeter uma apreciação de um grupo colegiado para corrigir algumas situações injustas que ficaram sem a clareza necessária.
A iniciativa da SPTuris endossada pelo CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) vai criar uma grande polêmica na Câmara Municipal de São Paulo. O projeto prevê 300 táxis, o equivalente a 1% da frota da cidade onde 32 mil veículos circulam pela cidade.
Sempre defendi a categoria que é o cartão de visita e o braço estendido do Poder Público junto ao turismo de negócios e lazer, além do excelente serviço e a implantação de situações novas que levam o conforto do passageiro.
Fica aminha dúvida: “Será que a CPPU não está legislando demais? Com esse acordo não vai dar uma brecha para a publicidade em ônibus? E depois, os outdoors que já se avizinham na Argentina e Uruguai não vão chegar por aqui? É hora de reflexão, que tipo de cidade queremos ter e ampliar esse debate e não tratá-lo isoladamente sem consulta pública como vem ocorrendo ao longo dos anos com a CPPU e a CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) que frequentemente faz intervenções na cidade mudando o zoneamento em nome da preservação do patrimônio histórico.
www.bragacity.olx.pt
quinta-feira, 8 de julho de 2010
08 DE JULHO: DIA DO PANIFICADOR
História:
Conta a história portuguesa que, no ano de 1333, sob o reinado de D. Diniz, casado com D. Isabel, houve uma fome terrível. Para melhorar a situação, D. Isabel empenhou suas jóias para poder comprar trigo de outras regiões e assim, poder manter seu costume de distribuir pão aos pobres. Em um dos dias de distribuíção, o rei apareceu inesperadamente. Com medo de ser censurada, ela escondeu os pães em seu regaço. O rei percebendo o gesto perguntou: " Que tendes em seu regaço?".A rainha respondeu em voz trêmula: "São rosas, meu senhor". O rei, não acreditando, pediu para vê-las. Isabel abriu os braços e, para surpresa de todos, caíram ao chão rosas frescas e perfumadas. O rei não se conteve e beijou as mãos da esposa enquanto, os povres gritava: "Milagre, milagre!".
Na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Foi aí que surgiram os primeiros padeiros. No século XVII, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. No Brasil, a chegada do pão ocorreu no século XIX. No início, a fabricação do pão era uma espécie de ritual, com cerimônias. Com a chegada dos imigrantes italianos, a atividade de panificação começou a se expandir.
FONTE: www.ufrgs.br.com.br
FOTO: www.gastronomiaenegocios.uol.com.br/www.jornale.com.br
BAIXA UMIDADE DO AR DEIXA CIDADE DE SÃO PAULO EM ESTADO DE ALERTA
Na tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil do Município de São Paulo decretou estado de atenção em toda a cidade devido à baixa umidade relativa do ar. Segundo o órgão, em média, o índice está em torno de 30%. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% já caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.
Com o clima atual, oscilando entre baixas e médias temperaturas, a grande preocupação é com os problemas respiratórios que podem atingir a população. Estima-se que, em média, eles aumentam em até 40%. Devido ao ar seco, o muco das vias aéreas (composta pelo nariz, bochechas e brônquios) resseca, o que permite a entrada de poluentes. Logo, o organismo acaba perdendo sua funcionalidade normal – por exemplo, no combate a resfriados, gripes, bronquites, sinusites, rinites, entre outras doenças que afetam o sistema respiratório.
Por ora, principalmente enquanto a qualidade do ar da cidade permanecer em estado de atenção, a Defesa Civil recomenda que a população evite praticar exercícios e atividades ao ar livre, bem como exposição ao sol entre as 10h e as 17h.
Para evitar a proliferação das doenças respiratórias, evite permanecer em locais fechados, mal ventilados e com muitas pessoas. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite contato com os olhos e a boca.
Fica a dica!
Fontes: Folha de S. Paulo, Jornal Metro, Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet www.inmet.gov.br
Foto: www.jangadeirooline.com.br/ www.arquiodiocesedecampogrande.org.br