sexta-feira, 23 de julho de 2010

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

A ansiedade é uma sensação normal presente na vida de qualquer ser humano. Porém para algumas pessoas as mudanças de hábito proporcionadas pela modernidade podem tornar-se uma doença.

Qual a diferença entre ansiedade normal e a patológica? Segundo os especialistas em doenças psíquicas, a ansiedade torna-se uma doença quando causa incapacitação, sofrimento excessivo e prejuízo no ambiente físico e social.
Seus principais sintomas são irritabilidade, dor de cabeça, falta de ar, tremor, medo, calafrios, tontura e outros que podem ou não se manifestar em grupos.
Para o psiquiatra e membro do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Marcio Bernik, esses sintomas são de efeito adverso o que faz com que muitas vezes os médicos não levem a sério as queixas dos pacientes com transtornos de ansiedade. “Para esses pacientes o grau de sofrimento é tão grande que os tornam incapazes de realizar qualquer tipo de atividade diária ou rotineira”, ressalta o médico. O psiquiatra destaca ainda que na ansiedade normal a maioria das pessoas saberia muito bem lidar com situações embaraçosas diante de um público. Já para 13% da população esse tipo de situação é um constrangimento e humilhação.

TIPOS DE TRANSTORNOS

SÍNDROME DO PÂNICO: Esse transtorno corresponde patologicamente aos humanos o transtorno de ansiedade generalizada. Os sintomas são semelhantes a qualquer outra forma de ansiedade, porém mais intensos como: boca seca, tremores, taquicardia, falta de ar, tontura, formigamento, dor no peito e ondas de frio e calor.


FOBIA SOCIAL
Existem dois tipos de fobia, a social e a específica. A mais frequente é a social. A fobia social se trata com exposição ou treinamento de habilidades sociais. Muitas vezes o paciente com fobia social precisa de antidepressivo para controlar as reações

ANSIEDADE GENERALIZADA

Neste tipo de transtorno a pessoa está sempre tensa, o medo não é do corpo mas é o mundo, as finanças, o di- nheiro, saúde, emprego, segurança dos filhos.


TOC – TRANSTORNO OBSSESSIVO COMPULSIVO
Os pensamentos, imagens ou impulsos são geralmente de cunho agressivo, sexual, religioso, contaminação. O mais frequente são verificações e aí tem rituais para combatê-los . A obsessão cria a ansiedade e a compulsão diminui a ansiedade formando um ciclo vicioso cada vez mais difícil de eliminar. Os pensamentos são repetitivos e acontecem diariamente.


Fonte: Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo


Nenhum comentário :