quinta-feira, 8 de julho de 2010

BAIXA UMIDADE DO AR DEIXA CIDADE DE SÃO PAULO EM ESTADO DE ALERTA

O inverno já chegou e, pelo menos este ano, os dias de frio serão de clima seco e sem chuva. Este fenômeno é explicado pela baixa umidade relativa do ar na capital paulista que não permite a formação de nuvens carregadas de vapor de água, nem o encontro de massas de ar frias, impedindo a condensação da água. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mês de junho foi o mais seco dos últimos sete anos na região metropolitana. Só para se ter uma ideia, ao todo, foram 34 dias sem chuvas.

Na tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil do Município de São Paulo decretou estado de atenção em toda a cidade devido à baixa umidade relativa do ar. Segundo o órgão, em média, o índice está em torno de 30%. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% já caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.

Com o clima atual, oscilando entre baixas e médias temperaturas, a grande preocupação é com os problemas respiratórios que podem atingir a população. Estima-se que, em média, eles aumentam em até 40%. Devido ao ar seco, o muco das vias aéreas (composta pelo nariz, bochechas e brônquios) resseca, o que permite a entrada de poluentes. Logo, o organismo acaba perdendo sua funcionalidade normal – por exemplo, no combate a resfriados, gripes, bronquites, sinusites, rinites, entre outras doenças que afetam o sistema respiratório.
Nessa época do ano, em especial, é extremamente importante cuidar da saúde, mantendo o corpo sempre hidratado através da ingestão de grande quantidade de líquido para evitar o ressecamento do muco e da garganta, e ajudar o organismo a funcionar melhor. Além disso, é imprescindível manter uma alimentação equilibrada. No inverno costumamos comer mais, uma vez que para proteger-se do frio, o metabolismo trabalha em ritmo mais acelerado, o que resulta no aumento do consumo de energia para manter o aquecimento normal do corpo. Mas é preciso atenção na hora de escolher os alimentos. Prefira sempre as frutas, verduras, legumes e sopas de baixas calorias.

Por ora, principalmente enquanto a qualidade do ar da cidade permanecer em estado de atenção, a Defesa Civil recomenda que a população evite praticar exercícios e atividades ao ar livre, bem como exposição ao sol entre as 10h e as 17h.

Para evitar a proliferação das doenças respiratórias, evite permanecer em locais fechados, mal ventilados e com muitas pessoas. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite contato com os olhos e a boca.

Fica a dica!

Fontes: Folha de S. Paulo, Jornal Metro, Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet www.inmet.gov.br
Foto: www.jangadeirooline.com.br/ www.arquiodiocesedecampogrande.org.br

Nenhum comentário :