terça-feira, 30 de novembro de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE CONCURSO DE BANDAS E FANFARRAS EM ITAQUERA

Foi com grande alegria e satisfação que o vereador Paulo Frange participou do Concurso de Bandas e Fanfarras, realizado no último domingo, dia 28, em Itaquera. Este é mais um evento que aconteceu em virtude da comemoração do 324º Aniversário de Itaquera.

O referido concurso foi organizado pela Obra Social Dom Bosco de Itaquera, associação de natureza beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de caráter de assistência social e educacional, fundada pelo Padre Rosalvino. Ao todo, 37 escolas se apresentaram, vindas do Estado de São Paulo e interior.

“O que marcou este concurso, primeiramente, foi a alegria e disposição das crianças, todas em harmonia e envolvidas umas com as outras. O corpo de jurados altamente qualificado e responsável. Iniciativas como esta de promover um concurso de bandas e fanfarras contribui e muito na construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, com espírito de cidadania. Fica aqui o meu agradecimento a todos os participantes e a Dom Bosco de Itaquera”, declara e vereador Paulo Frange.



Crédito das fotos: Subprefeitura de Itaquera

VEREADOR PAULO FRANGE COMEMORA O DIA DO CAPELÃO

Ontem, 29/11, o vereador Paulo Frange, conduziu mais uma Solenidade em Comemoração à 9a Celebração ao Dia do Capelão, na Câmara Municipal de São Paulo, de acordo com a Lei nº13.377/2002, de sua autoria. O evento contou com a participação de vários representantes da capelania. Na mesa solene esteva presente o Vereador PAULO FRANGE, o capelão Micmás e o Tenente Coronel Capelão da Polícia Militar Osvaldo Palopito.

Em discurso, o Vereador Paulo Frange ressaltou o trabalho dos capelães como condutores da esperança. “Seu trabalho é marcado pela disponibilidade a qualquer momento ou lugar, ouvindo e ajudando sem expectativa de retorno pessoal ou promocional. Eles transmitem o que cada um pode ser. Quantas vezes por dia não somos capelão?”, ressalta.

No fim da solenidade os integrantes da mesa solene homenagearam os Capelães Reinaldo Cumprido e Elias Egídio,representantes da capelania que tiveram relevantes contribuições durante o ano de 2010.

Conheça mais...

O capelão é um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades, hospitais, presídios e até em equipes esportivas.

Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres também tinham o seu capelão.Frange ressaltou o trabalho desempenhado pelos profissionais e lembra que muitos acompanham famílias em momentos difíceis. “São pessoas que dedicam a sua vida a acompanhar e a levar coesão e solidariedade. Nos hospitais auxiliam as dificuldades das famílias. No parlamento, ajudam a buscar o senso de justiça comum e a coerência”, explica.

O capelão, integrante da equipe multidisciplinar de saúde, é uma pessoa capacitada e sensível às necessidades humanas, dispondo-se a dar ouvidos, confortar e encorajar, ajudando o enfermo a lutar pela vida com esperança em deus e na medicina. Oferece aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto ao paciente e seus familiares, como aos profissionais da saúde.






segunda-feira, 29 de novembro de 2010

HOSPITAL SANTA MARCELINA PEDE APOIO DE PAULO FRANGE PARA A CONSTRUÇÃO DE AMA

Em Audiência Pública Regional e Temática do Orçamento 2011 realizada neste último domingo, dia 27, o vereador Paulo Frange comunicou aos participantes sobre a implantação da AMA (Assistência Médica Ambulatorial) anexa ao Hospital Santa Marcelina de Itaquera, zona leste de São Paulo.

O vereador Paulo Frange recebeu sugestão e inclusive o projeto das Irmãs Mantenedoras do Hospital Santa Marcelina de Itaquera. “A idéia foi bem vinda e encaminhei rapidamente a proposta no valor R$ 1,4 milhões ao relator do Orçamento Municipal de São Paulo para o ano de 2011”, declara o vereador Paulo Frange.

Para o vereador Paulo Frange, a presença da AMA traz enorme contribuição para o atendimento da população da região, uma vez que diminuirá a busca pelo Pronto Socorro do referido Hospital, ficando assim os atendimentos mais “simples” no AMA e, nos casos de maior gravidade no Hospital. Esse resultado já é de conhecimento dos munícipes de São Paulo e, inclusive com sucesso na avaliação municipal, como é o caso da AMA Pirituba, do Hospital Alexandre Zaio, entre outros.

A atenção especial e a edificação de uma AMA anexa ao Hospital Santa Marcelina de Itaquera é, sem dúvida nenhuma, um grande avanço, facilitador no atendimento e no suporte aos pacientes, inclusive nos casos de pós-alta e nas avaliações pré-operatórias. Fica aqui uma questão a ser administrada no ano de 2011.

O Hospital Santa Marcelina de Itaquera é conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde) e esse Hospital, que não participa como Organização Social junto ao município, não faz parte da programação do orçamento do município, como é o caso do Hospital de Cidade Tiradentes, administrada pela OSS Marcelina. O grande problema é encontrar mecanismos de custeio para atender a unidade. Para essa questão, o vereador Paulo Frange já vem tratando com o Governo Municipal na criação de uma legislação específica, para que em situações como a desta unidade, os recursos fornecer subvenção da entidade responsável.

Para tanto, há necessidade de ser aprovada uma lei específica na Câmara Municipal de São Paulo, permitindo um fluxo de caixa para a entidade – sem fins lucrativos e, nesse caso, sem mecanismo de custeio. Essa lei, portanto, trará benefícios para as outras entidades, como a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Santa Casa de Santo Amaro, GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho, APAE de São Paulo (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a outras entidades que são pilares do atendimento do SUS em São Paulo.

Crédito da Foto:http://viablogs.net/hospital-santa-marcelina.html

VEREADOR PAULO FRANGE ANUNCIA A INCLUSÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE ITAQUERA NO ORÇAMENTO 2011

No último sábado, 27, o vereador Paulo Frange participou da Audiência Pública Regional e Temática do Orçamento 2011, na zona leste da capital. Na ocasião, o Paulo Frange anunciou aos presentes a inclusão de mais R$ 1,5 milhões em emenda específica para a Secretaria de Abastecimento destinada à implantação do MERCADO MUNICIPAL DE ITAQUERA. Uma ótima notícia para os moradores da região!

Há algum tempo o subprefeito de Itaquera Roberto Tamura vem insistentemente procurando uma área para edificação. Finalmente foi encontrada uma área de 22 mil metros quadrados, de boa localização topográfica, além do fácil acesso. A área recebeu anuência da Secretaria de Abastecimento, que foi referendada pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.

Agora, a documentação encaminhada irá para o prefeito Gilberto Kassab que irá propor um Decreto D.O.C. Se tudo continuar transcorrendo nesse ritmo, já no início do ano que vem será materializado um dos grandes sonhos de Itaquera.

Essa é mais uma vitória que o vereador Paulo Frange pretende comemorar junto com o subprefeito Roberto Tamura e com todos àqueles que tem contribuído para o desenvolvimento da região de Itaquera.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

COMUNIDADE ‘VILA GIL’ GANHA PONTE DE CONCRETO

(ANTES - A ponte improvisada pelos moradores)









(DEPOIS - Obra em construção)


A comunidade de ‘Vila Gil’, distrito José Bonifácio já pode comemorar! A ponte de concreto de estrutura metálica estará finalizada nos próximos dias. Uma importante conquista dos moradores da região. A obra, em estágio adiantado, está sendo realizada pela coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana da Subprefeitura de Itaquera e deverá ser entregue no começo de dezembro. Tudo isso paralelamente ao trabalho do poder legislativo, na pessoa do Vereador Paulo Frange que vem atuando intensamente para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores de Itaquera e região.

Desde o início do mês, operários trabalham na construção da ponte que substituirá a antiga e improvisada ponte de madeira, única passagem que liga os dois lados da comunidade separada pelo Córrego Aricanduva, construída pelos próprios moradores.

Além da ponte, que terá rampa de acesso para deficiente, está sendo construído também um muro de contenção na margem do córrego para prevenir erosão.


Crédito da Foto: Subprefeitura de Itaquera


EXECUÇÃO DE EMENDA DO VEREADOR PAULO FRANGE NO CENTRO DE ITAQUERA

Desde o último dia 3, a Subprefeitura de Itaquera, através da coordenadoria de Infraestrutura Urbana vem realizando uma obra de prevenção a enchentes no centro do bairro. É a galeria de águas pluviais (águas da chuva) da Rua Carolina Fonseca, trecho entre a Rua Ademir Roldan Pereira e Avenida Pires do Rio, que deverá ser entregue no começo de dezembro. A execução da obra foi com base à emenda parlamentar do vereador Paulo Frange de 2010.

A obra deverá acabar com o problema de alagamento naquele trecho, beneficiando moradores e comerciantes, além de muitos transeuntes, já que a rua é uma das mais movimentas do bairro, onde está localizada uma universidade particular, a Unicastelo.

A galeria de aproximadamente 40 metros é ligada a uma outra galeria, tem poço de visita e tubos de concreto com diâmetros mais largos para aumentar a capacidade de vazão das águas pluviais.

Veja abaixo, fotos da obra em andamento:













































Crédito das Fotos: Subprefeitura de Itaquera

PRÉ-CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE ACONTECE NESTE SÁBADO EM SP

No próximo sábado, 27/11, será realizada a Pré-Conferência Regional de Saúde 2010 da Supervisão Técnica de Saúde Mooca / Aricanduva, que abrange os Distritos de Aricanduva, Vila Formosa, Carrão, Pari, Brás, Tatuapé, Belém Mooca e Água Rasa. O encontro será na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Sob o tema “Construindo o SUS 100%”, diversas Pré-Conferencia serão realizadas na cidade. O objetivo é eleger delegados representantes dos usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre os membros titulares nos Conselhos Gestores.

Por isso, a Pré-Conferência é uma oportunidade ímpar para a população opinar e sugerir políticas públicas direcionadas à melhoria na saúde da região correspondentes aos distritos. Portanto, a participação popular é fundamental e deve ser encarada como ‘ato de cidadania’, visto a importância da sociedade na formatação das necessidades do SUS das regiões.

A 15ª Conferencia Municipal da Saúde ocorrerá, conforme determinação publicada no Diário Oficial do Município de São Paulo, nos dias 13 e 14 de dezembro. Em breve, divulgaremos a programação.


Pré-Conferência Regional de Saúde - Supervisão Técnica de Saúde Mooca / Aricanduva

DATA:
27 de novembro de 2010
HORÁRIO: das 8h às 16h
LOCAL: Universidade Anhembi Murumbi – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Brás São Paulo/SP


Programação

08:00 h às 09:00 h
Credenciamento de participantes e distribuição de material
Café.

09:00 h às 09:45 h
Execução do Hino Nacional
Abertura oficial

09:45 h às 10:45 h
Palestra: “Construindo o SUS 100%”

10:45 h às 12:30 h
Divisão e discussão nos grupos por eixos temáticos

• Eixo1: Papel do Estado e suas Formas de Gestão
• Eixo2: Financiamento
• Eixo3: Controle social com Participação Popular
• Eixo4: Direitos Humanos e a Importância da Transversalidade

12:30 h às 13:30 h
Almoço

13:30 h às 14:30 h
Apresentação das propostas aprovadas nos grupos por eixo temático

14:30 h às 15:30 h
Eleição dos delegados

15:30 h às 16:30 h
Apuração dos votos

16:30 h
Apresentação dos Delegados
Encerramento

Crédito imagem: google.imagens

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE COLOCA EMENDA AO ORÇAMENTO PARA REFORMA DA UBS BRÁS

Na manhã desta quinta-feira, o vereador Paulo Frange visitou o Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Saldiva Neto, localizado no bairro do Brás, em São Paulo. Na ocasião também estavam presentes a Dra. Helena Zaio, Coordenadora Regional de Saúde Sudeste; Oswaldo Sumita, Supervisor Técnico de Saúde da Mooca/Aricanduva; Ivan Cáceres, Assessor Parlamentar da Secretaria Municipal de Saúde; Célia Rodrigues, Coordenadoria do USB Brás.

Por ser localizado numa região comercial, nos últimos anos houve grande crescimento populacional no Brás. Além dos moradores, há um significativo número de atendimentos no UBS de pessoas residentes em outros locais da cidade que visitam o bairro para fazer compras. Para se ter uma idéia, entre o período de 20/10 a 21/11/2010, cerca de 1.500 pacientes foram atendidos na unidade e 3.400 receberam visitas dos agentes comunitário de saúde.

Atualmente, o UBS Dr. Manoel Saldiva Neto precisa, com certa urgência, de reformas na sua estrutura, como pinturas, troca de pisos, reparos nas portas, entre outros. Com a alta demanda, o espaço físico está insuficiente e inadequado para comportar tantos atendimentos diários. Por trata-se de uma construção antiga, ela precisa ser adaptada, visto que além de limitar o acolhimento, impede o aumento no quadro funcional dos profissionais de saúde. Contudo, ainda é visível a necessidade de aquisição de novos equipamentos médicos para a realização de exames e até computadores.

Sempre comprometido com as questões que envolvem a qualidade na saúde pública, o vereador Paulo Frange recebeu em seu gabinete membros da comunidade do Brás que pediu atenção do poder legislativa na melhoraria da infraestrutura da UBS da região. Sendo assim, em visita ao aparelho de saúde que atende a população e constatando a real situação, vereador PAULO FRANGE colocou uma emenda ao orçamento de 2010 destinada a reforma da USB Dr. Manoel Saldiva Neto. “Saúde sempre é prioridade. A população tem direito ao atendimento adequado, de qualidade, com todo respeito a saúde de cada pessoa. Visto as necessidades deste UBS, é função minha como vereador da cidade de São Paulo fiscalizar as deficiências da cidade e propor melhorias. Por isso, a proposta da emenda orçamentária foi apresentada por mim na Câmara Municipal. E a verba está disponível para a execução da obra”, afirma o vereador Paulo Frange.

Acima Célia Rodrigues, Oswaldo Sumita, Paulo Frange, Helena Zaio, Ivan Cáceres e Isabel Moreno; reunião discutiu as melhorias na estrutura física do USB Brás

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PAULO FRANGE DISCUTE OS DESAFIOS DO SETOR PÚBLICO NA IMPLANTAÇÃO DE MODELOS DE RELACIONAMENTO PÚBLICO PRIVADO NA SAÚDE

No último dia 19/11, o vereador Paulo Frange participou do primeiro dia de curso do CIAD 2010 - 9º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Na ocasião, Paulo Frange foi um dos palestrantes do Curso VI: Assistência Domiciliar: As Perspectivas do Setor Privado no Brasil. Com o tema “Parceria Público-Privada na Atenção Domiciliar: da possibilidade à realidade”, o vereador destacou alguns aspectos que envolvem os Desafios do Setor Público para a Implantação de Modelos de Relacionamento Público Privado na Saúde (RPPS).

Na composição da mesa estavam presentes também a Dra. Helena Celeste Mendes, que abordou o “Panorama atual e futuro da Assistência Domiciliar no Setor Privado e a ampliação do novo rol de procedimentos”; “ Gestão da Assistência Domiciliar no Setor Privado: desafios e soluções” foi exposto pela Dra. Márcia Brandão e pelo Dr. Henrique Oti Sinomata.

Sob o tema “Cuidados em Cena: Atenção Domiciliar ao Paciente, Família e Domicílio”, o Congresso deste ano discutiu nos três dias de curso (19, 20 e 21/11), a amplitude da assistência e atenção domiciliar focada no paciente, familiares e cuidador – considerado figura-chave na supervisão de cuidados na ausência de algum profissional especializado.

O foco do CIAD 2010 girou em torno da importância do preparo dos profissionais que exercem o atendimento em domicílio, sobre a necessidade de uma formação técnica por meio de treinamentos para o correto e específico acolhimento dado a cada paciente, visto a complexidade de cada doença ou disfunção. Além disso, os prestadores de serviço domiciliar presentes relataram o quanto é indispensável que o profissional seja orientado e preparado para a atenção adequada ao paciente e familiares que irão acompanhar dia a dia todo o processo de assistência.

Como médico cardiologista há 30 anos e vereador da cidade de São Paulo no seu 4º mandato, Paulo Frange tem sólido conhecimento acerca das necessidades da saúde pública e privada, bem como nas deficiências no atendimento eficaz e humanizado. Sobre a Atenção e Assistência domiciliar, ele destaca que “o compromisso de todos os profissionais da saúde é com o paciente, no melhor e mais humano acolhimento”. Alerta ainda que “médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, ou qualquer outra especialidade na área da saúde, todos devem falar a mesma língua para que não haver problemas de comunicação”. E aconselha que é preciso “promover a educação entre os familiares, ou seja, ensiná-los como cuidar do doente em caso de emergência, socorrer para a prevenção precoce das complicações em domicílio e para evitar uma reinternação”.

O vereador Paulo Frange é autor da LEI Nº 15.198/2010 que ‘define a forma de apresentação do Relatório de Prestação de Contas e de Gestão Municipal da Saúde e dá outras providências’. Na verdade, o relatório de prestação de contas (elaborado trimestralmente e submetido à Câmara Municipal de São Paulo em audiência pública) é considerado um instrumento fundamental para o acompanhamento, controle e avaliação das ações que envolvem os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de São Paulo.

Entretanto, a proposta é fazer com que o Relatório seja o mais transparente e acessível à população, contendo, basicamente, a programação e execução física e financeira do orçamento, de projetos, de planos e de atividades, com demonstrativos de aplicação de todos os recursos financeiros utilizados no SUS no período; avaliação das ações e serviços de saúde; os resultados alcançados, registro de produção da atenção básica e especializada com número de consultas e atendimentos médicos nas especialidades básicas; análise prospectiva do setor saúde da Cidade, entre outras providências. “É preciso coragem para mudar a realidade e tudo está dentro da lei. Basta que se tenta uma ligação entre os dois que garanta o direito a Assistência Médica Domiciliar aos pacientes que necessitam do serviço”, afirma o vereador Paulo Frange.

São diversos os desafios para alcançar a qualidade nos serviços em domicílio prestados aos pacientes. É fundamental que durante o processo de assistência o profissional tenha responsabilidade no convívio entre paciente e familiares. Já prestador de serviço domiciliar precisa oferecer, caso seja indicado, um amparo psicológico a todas as pessoas envolvidas no atendimento; judicialização da saúde (direito ao atendimento médico dado pelo Estado, inclusive medicamentos e insumos terapêuticos, mesmo que por determinação do Judiciário).

“Ainda precisamos melhorar e muito a assistência domiciliar no Brasil. Nosso país caminha para ser um país de idosos, o que reforça ainda mais os cuidados na área da saúde. Tanto pelo envelhecimento populacional quanto pela alta incidência das doenças crônico-degenerativas, há certa urgência em estabelecer estratégias e recursos para assegurar os cuidados necessários a esta população. Por isso, vamos cuidar do doente brasileiro, unindo num relacionamento transparente e eficiente o sistema público privado para caminharmos juntos!!!”, afirma o vereador Paulo Frange.

Sobre o CIAD 2010:

Realizado pelo Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (NADI-HCFMUSP), pela Faculdade de Medicina e o Instituto Racine, o CIAD 2010 - 9º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar contou com congressistas de todos os estados brasileiros.

No Brasil, a Assistência Domiciliar ainda está em processo de construção para a atenção a diferentes populações, no qual segue diferentes modelos de prevenção aos cuidados paliativos. Há, portanto, atualizações constantes nos serviços, na busca pela adequada administração dos recursos, adequação de estratégias, capacitação técnica, entre outros.

Contudo, a principal característica do encontro é a troca de experiência entre os profissionais de todas as áreas da saúde, do âmbito público e privado, que atuam em assistência domiciliar, principalmente médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, dentistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.

sábado, 20 de novembro de 2010

PARABÉNS ESTETICISTA!!!


Nessa data tão especial em que celebramos o Dia do Profissional de Estética, eu não poderia deixar de cumprimentá-lo!

Foi pensando em cada profissional da estética que eu, vereador Paulo Frange criei a Lei nº 13.894 de 2004, que estabelece no Calendário Oficial do Município de São Paulo o ‘Dia do Profissional de Estética’, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro. E mais um ano nós comemoramos juntos essa grande conquista!

Com muito talento, dedicação e competência, seu objetivo é elevar a alto-estima, enaltecendo o que há de mais belo e formoso em cada pessoa. Por toda essa contribuição e esforço nos trabalhos que desenvolve diariamente, fica aqui minha certeza de que você merece a nossa lembrança e o nosso carinho, não somente hoje, mas todos os dias do ano.

Desejo muitas felicidades, saúde e paz para que continue levando alegria e satisfação àqueles que o procura!


crédito foto: GOOGLE imanges

terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIABETES: ATENÇÃO MUNDIAL!

No último domingo, 14/11, comemoramos o Dia Mundial do Diabetes. Por conta da data diversos monumentos no Brasil e no mundo foram iluminados de azul, como o Cristo Redentor (RJ). A iniciativa é da Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation - IDF), organização não-governamental nas relações oficiais com a OMS e a ONU, que reúnem mais de 200 associações, com membros em mais de 160 países. A missão da IDF, contudo, é promover cuidados da doença e prevenção em todo o mundo por meio de campanhas de sensibilização e promoção e intercâmbio de informações.

Segundo o Ministério da Saúde, ao menos 245 milhões de pessoas têm diabetes, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento. Estima-se que em 30 anos este número alcance a margem de 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.

A intenção da campanha é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados do diabetes, focado na redução do impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral; informar a população, ou seja, promover o conhecimento acerca da doença, bem como os riscos e os seus sinais de alerta.

Para os portadores, o foco da campanha é disseminar informações e ferramentas que melhorem o conhecimento sobre o diabetes para que possam entender melhor sobre como conduzir a vida.

É válido ressaltar que a campanha também é extremamente útil aos profissionais de saúde, que precisam atualizar seus conhecimentos para melhor atender os pacientes que sofrem da doença.


A Data
Embora haja campanhas de conscientização do Diabetes, a data de 14 novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921. O logotipo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul. Esse símbolo foi criado como parte da campanha de conscientização "Unidos pelo Diabetes” e adotado em 2007 para comemorar a aprovação da Resolução das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Diabetes. O seu significado é incrivelmente positivo. Em muitas culturas, o círculo simboliza a vida e a saúde. A cor azul representa o céu, que une todas as nações e simboliza a comunidade internacional do Diabetes.


Diabetes
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. A doença está entre as 5 que mais matam no mundo. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do portador.


Principais fatores de risco:
• Idade maior de 45 anos (envelhecimento da população)
• Alimentação rica em açucares e gorduras, principalmente a gordura saturada;
• Sedentarismo / falta de atividade física regular;
• Obesidade;
• Antecedente familiar;
• Hipertensão arterial (maior que 14 por 9);
• Colesterol alto

Principais fatores de risco:
• Aumento do volume urinário (acima de 2.500 ml por dia - observar que é volume, e não frequência);
• Sensação de sede em demasia;
• Fome excessiva;
• Perda involuntária de peso;
• Fadiga e Fraqueza

Fonte: Portal Ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br/ / GOOGLE.imagens

sábado, 6 de novembro de 2010

PARABÉNS ITAQUERA, PELOS SEUS 324 ANOS DE CONQUISTAS!!!

No dia de hoje, 06 de novembro, comemoramos o aniversário de Itaquera, um importante bairro da zona leste de São Paulo. E deste o surgimento das primeiras vilas até a atualidade, Itaquera cresceu e se fortaleceu de maneira sólida e notável. Nesta estrada de constante desenvolvimento, a história do bairro foi escrita dignamente pela população que “viveu Itaquera” de perto. Contudo, a localidade ainda sofre inúmeras deficiências e clama pela atenção do Poder Público.
(ACIMA FOTO DA ESTAÇÃO DE ITAQUERA EM 1926)

Mas, a boa notícia é que Itaquera ainda viverá grandes conquistas nas próximas décadas... Esta é a grande expectativa dos moradores! É extremamente importante o desenvolvimento social, econômico, educativo e cultural da região de Itaquera! Eu, vereador PAULO FRANGE estou engajado em todas as obras que favorecerão os munícipes de São Paulo, inclusive aos moradores de Itaquera, sempre com muito trabalho, ética, seriedade, responsabilidade e respeito.

Agora eu convido você, caro leitor, a conhecer um pouco da origem do bairro de Itaquera:


Origem

O nome “Itaquera” é de origem tupi e quer dizer “pedra dura” (Ita=pedra e quera=dura). A data exata de fundação do bairro ainda é desconhecida. Mas, a primeira referência de que se tem notícia é datada do ano de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria (Carta patente dada a Martim Afonso de Souza, considerada como o primeiro documento sobre sesmarias do Brasil). Sesmaria era um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção do Estado. (ACIMA ESTAÇÃO DE ITAQUERA EM 1955)

Para tanto, foi em 1820 a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a "Casa Pintada", localizada nas proximidades de Aldeia de São Miguel. Porém, acredita-se que a povoação de Itaquera começou a se desenvolver a partir da inauguração da Estação Ferroviária de Itaquera, no dia 6 de novembro de 1875, construída por voluntários húngaros, portugueses e brasileiros. Este dia, então, foi estabelecida pela comunidade como o dia do aniversário do bairro de Itaquera.

A partir de então, chegava ao povoado o sistema de transporte, o único da época, que transportava além de passageiros, sacos de cimentos, cereais e bovinos. O progresso ganhou incentivo maior em Itaquera quando parou no bairro a primeira “Maria-Fumaça”. Com o passar do tempo, ela passou a ser símbolo de desenvolvimento do bairro através dos trilhos ferroviários que cortaram planícies e montanhas no passado, para chegar às casas, casebres e fábricas.

Desde o início, a localidade foi povoada por pessoas das mais diversas nacionalidades, entre as quais predominavam os japoneses. Em 1922 eles eram a maioria de habitantes do bairro, originando o nome “Colônia Japonesa”.


Itaquera: dias atuais e futuros

Analisando a “Itaquera de ontem” com a “Itaquera de hoje”, é possível constatar um gigantesco progresso, mesmo entre as carências existentes ainda na região. Houve considerável crescimento industrial, com a expansão de algumas empresas, favorecendo o desenvolvimento constante do comércio, inclusive de redes bancárias. Itaquera possui Centros religiosos, estabelecimentos de ensino, cartórios, fórum, delegacia de polícia, associações recreativas e áreas de lazer. Além disso, várias linhas e ônibus e o metrô que possibilitam a população fácil acesso a outros pontos da cidade. (ACIMA ILUSTRAÇÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO GERAL DO POLO INSTITUCIONAL ITAQUERA)

Há sim a necessidade de inúmeras obras em Itaquera que proporcionará de forma espetacular a expansão constante do bairro. Faz parte do plano de crescimento: a construção da Universidade Federal, da Faculdade de Tecnologia (FATEC) e da Escola Técnica Estadual (ETEC), manutenção do Planetário, importante espaço cultural e educativo da localidade, a conclusão das obras do Parque Linear do Rio Verde, as obras do complexo da Avenida Jacu – Pêssego que fará uma ligação direta entre o rodoanel Mário Covas e a Rodovia Ayrton Senna, o prolongamento da Avenida Radial Leste entre Itaquera e Guaianases, inclusive por intermédio do vereador PAULO FRANGE que recentemente se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Edson Simões, para tratar do processo licitatório. Além disso, a construção do estádio do Corinthians, que será sede de abertura da Copa do Mundo de 2014. (AS FOTOS ACIMA 1-PARQUE DO CARMO 2-PLANETÁRIO)

“Sem dúvida Itaquera está num período oportuno para crescer, porém, ainda falta planejamento das vias, segurança, placas, semáforos, asfaltamentos, calçamento, limpeza e tantas outras providências para que a qualidade de vida melhore no local. Mas, o que me deixa muito feliz é saber que a Zona Leste está em grande desenvolvimento e as consequência disso tudo será sentida dia após dia. Por isso, vamos trabalhar! (ACIMA FOTO DA PLANTA DO ESTÁDIO DO CORINTHIANS)

Aproveito a oportunidade para parabenizar Itaquera pelos seus 324 anos de história. Meus cumprimentos a todos os moradores que ajudaram a construir o bairro e a população que sempre me recebe com muito carinho e respeito! A vocês, o meu muito obrigado! E que Itaquera traga inúmeras alegrias, conquistas e qualidade de vida a todos!”, declara vereador PAULO FRANGE.


Fonte das Imagens: Google Imagens

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PAULO FRANGE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA OPERAÇÃO URBANA ÁGUA BRANCA

Ontem, dia 04, o Vereador PAULO FRANGE participou da Audiência Pública para discutir as problemáticas que envolvem a Operação Urbana Água Branca, que abrange os bairros da Lapa, Perdizes e Barra Funda, no prédio da Uninove (Barra Funda, zona oeste de SP).

Cerca de mil pessoas participaram da audiência, entre elas moradores, entidades ligadas ao urbanismo, ao meio ambiente e à habitação popular. Na ocasião, os participantes criticaram a falta de projetos para a implantação de novos equipamentos sociais, como escola e postos de saúde, a criação de propostas visando à segurança, visto o aumento de violência na região e medidas efetivas de combate as enchentes.



Contudo, as principais questões levadas para a Audiência foram: 1º Preservação da área Fabril; 2º Necessidade de Estudo sobre as Mudanças Climáticas da região devido a área ocupar grande parte da Várzea do Rio Tietê; 3º Implantação de Equipamentos Públicos; 4º As desapropriações e as moradias populares; 5º Estudo sobre a capacidade do Sistema Viário; 6º Soluções de drenagem, destaque para as enchentes e as 5 bacias da região; 7ºA contaminação dos solos da região; 8º Plano de Investimento com cronograma físico das obras; 9º Compatibilização das Operações Urbanas do entorno.

A lei da Operação Urbana Água Branca é de 1995. Ela foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento da região de modo equilibrado, com a implantação de um conjunto de melhoramentos viários, reformas nos sistemas de macro e microdrenagem para diminuir os problemas de enchentes causados pela deficiência das redes e galerias existentes, além de implantação de espaços públicos para benefícios da população.

Incansável, o Vereador PAULO FRANGE vem trabalhando com seriedade e responsabilidade na Câmara Municipal de São Paulo para que a Operação Urbana sai o quanto antes do papel e que seus efeitos surjam em melhorias efetivas para a região. “Nos bairros que cercam a Operação Urbana Água Branca, é visível o estrondoso crescimento populacional e, consequentemente, um aumento na frota de veículos. Por isso há uma necessidade emergencial para que toda a área seja estudada para a criação de um plano de ação efetivo de contenção desses impactos. Como vereador e morador da região, eu tenho a clara ciência dos problemas enfrentados diariamente pela população, principalmente com as terríveis enchentes que tanto afetam a localidade. Mas tenho a certeza que juntos vamos resolver de vez mais esta situação da nossa cidade”, declara PAULO FRANGE.
Componentes da Mesa: Laura de Castro Lopes, da WALM. Eng. e Tecnologia; Vladir Bartalini, da Emurb; Helena Magozo, Coordenadora geral do Cades; Eduardo Jorge, Presidente do Cades; e Regina Barros, da Decont - SVMA

Público acompanha explicação acerca das principais necessidades da região

Crédito fotos: Ricardo Moreno

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PAULO FRANGE É CONVIDADO A CONHECER O SISTEMA DE SAÚDE DE BARCELONA

Entre os dias 10 e 12 de novembro, o Vereador PAULO FRANGE que tem como formação a medicina, especialista em cardiologia, foi convidado para viajar para Catalunha em Barcelona e realizar um grande trabalho de aperfeiçoamento e contribuição para o desenvolvimento da rede pública de saúde da cidade.

Para tanto, PAULO FRANGE participará de um programa que inclui visitas a centros de saúde e serviços de atenção hospitalar, atenção básica e atenção de cuidados continuados, sessões de intercâmbio com profissionais de referência e experiências de sucesso em gestão de serviços. Tudo isso com o objetivo de aprofundamento no modelo de prestação de serviços de saúde de Catalunha, considerada exemplo mundialmente conhecido em excelência na aplicação de suas atividades, organização e assistências, através da entidade Parc de Salut Mar.

O Parc de Salut MAR de Barcelona (antigo Instituto Municipal de Assistência da Saúde –IMAS) é uma organização integral de serviços na parte litoral de Barcelona, onde concentram-se profundo conhecimento assistencial, docente e de pesquisa de Catalunha, com importante centros de pesquisa e formação.


O Hospital do Mar é o principal equipamento assistencial, a assistência sócio sanitária (cuidados continuados integrados) é prestada através do hospital da Esperança e o Centre Fórum. Também dispõe de uma amplia oferta de serviços de saúde mental e dependências para a população adulta, infantil e juvenil. Desenvolve um intenso trabalho em atenção à mulher, a saúde sexual e reprodutiva.

Um hospital geral moderno, universitário, activo, investigador, que presta cuidados de complexidade media e alta; tem longa história e amplia tradição de serviço e vocação comunitária à população de referência dos distritos marítimos de Barcelona (Ciutat Vella e Sant Martí). A capacidade do Hospital do Mar é de 400 leitos convencionais e 20 leitos para críticos, 35 lugares de Hospital de Dia, 21 boxes polivalentes de urgências, 69 consultas, 21 gabinetes diagnósticos, 10 blocos cirúrgicos e 2 salas de partos. Atualmente esta em processo de ampliação para atender cada vez melhor a população local e com um olhar no envelhecimento progressivo dos moradores e suas necessidades específicas. Dispõe de um sistema de informação que inclui o Processo clínico eletrônico e uma plataforma de permite compartilhar os dados clínicos entre os diferentes serviços, centros e níveis. Atualmente encontra-se em processo de ampliação e reforma.

O Centro Fórum presta serviços no âmbito da assistência Geriátrica (diagnostico, tratamento, acompanhamento e avaliação dos problemas de saúde) através de equipes de profissionais multidisciplinares que trabalham em unidades de internação, consultas ambulatoriais, hospital/centro de dia e cuidados domiciliares. Oferece leitos para assistência geriátrica, doenças neuro degenerativas como Alzheimer ou outras demências. No centro estão localizados também serviços de saúde mental: urgências psiquiátricas 24 horas.

O CAP Barceloneta é um centro de atenção básica e presta serviços para a população mais próxima do Hospital do Mar. Sua equipe é multidisciplinar prestando serviços de medicina, pediatria, enfermagem, odontologia, trabalho social desde 1993. Dispõe de uma organização com consultas descentralizadas e médicos especialistas do hospital do Mar e múltiplos programas comunitários.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PARABÉNS CABELEIREIRO!!!


Nessa data tão especial, 03/11, em que celebramos o Dia do Cabeleireiro, eu não poderia deixar de cumprimentá-lo! Afinal, é mais do que merecido esse reconhecimento!

Você desempenha a importante tarefa de cuidar dos cabelos das pessoas. Mas, a vitalidade dos fios não é só uma questão de estética, e sim de saúde pública! Com muito talento, dedicação e competência, seu objetivo é elevar a alto-estima!

Por isso que todos os profissionais da beleza como você merecem a nossa lembrança e o nosso carinho, não somente hoje, mas todos os dias do ano. Eu, vereador Paulo Frange reconheço a importância do seu trabalho na vida dos seres humanos.

Desejo muitas felicidades, saúde e paz, para que continue, entre um corte e outro, levando alegria e satisfação para aqueles que o procura!

Crédito imagem: recadosonline.com