terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIABETES: ATENÇÃO MUNDIAL!

No último domingo, 14/11, comemoramos o Dia Mundial do Diabetes. Por conta da data diversos monumentos no Brasil e no mundo foram iluminados de azul, como o Cristo Redentor (RJ). A iniciativa é da Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation - IDF), organização não-governamental nas relações oficiais com a OMS e a ONU, que reúnem mais de 200 associações, com membros em mais de 160 países. A missão da IDF, contudo, é promover cuidados da doença e prevenção em todo o mundo por meio de campanhas de sensibilização e promoção e intercâmbio de informações.

Segundo o Ministério da Saúde, ao menos 245 milhões de pessoas têm diabetes, sendo que a maioria vive em países em desenvolvimento. Estima-se que em 30 anos este número alcance a margem de 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.

A intenção da campanha é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados do diabetes, focado na redução do impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral; informar a população, ou seja, promover o conhecimento acerca da doença, bem como os riscos e os seus sinais de alerta.

Para os portadores, o foco da campanha é disseminar informações e ferramentas que melhorem o conhecimento sobre o diabetes para que possam entender melhor sobre como conduzir a vida.

É válido ressaltar que a campanha também é extremamente útil aos profissionais de saúde, que precisam atualizar seus conhecimentos para melhor atender os pacientes que sofrem da doença.


A Data
Embora haja campanhas de conscientização do Diabetes, a data de 14 novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921. O logotipo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul. Esse símbolo foi criado como parte da campanha de conscientização "Unidos pelo Diabetes” e adotado em 2007 para comemorar a aprovação da Resolução das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Diabetes. O seu significado é incrivelmente positivo. Em muitas culturas, o círculo simboliza a vida e a saúde. A cor azul representa o céu, que une todas as nações e simboliza a comunidade internacional do Diabetes.


Diabetes
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. A doença está entre as 5 que mais matam no mundo. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do portador.


Principais fatores de risco:
• Idade maior de 45 anos (envelhecimento da população)
• Alimentação rica em açucares e gorduras, principalmente a gordura saturada;
• Sedentarismo / falta de atividade física regular;
• Obesidade;
• Antecedente familiar;
• Hipertensão arterial (maior que 14 por 9);
• Colesterol alto

Principais fatores de risco:
• Aumento do volume urinário (acima de 2.500 ml por dia - observar que é volume, e não frequência);
• Sensação de sede em demasia;
• Fome excessiva;
• Perda involuntária de peso;
• Fadiga e Fraqueza

Fonte: Portal Ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br/ / GOOGLE.imagens

Nenhum comentário :