sábado, 6 de novembro de 2010

PARABÉNS ITAQUERA, PELOS SEUS 324 ANOS DE CONQUISTAS!!!

No dia de hoje, 06 de novembro, comemoramos o aniversário de Itaquera, um importante bairro da zona leste de São Paulo. E deste o surgimento das primeiras vilas até a atualidade, Itaquera cresceu e se fortaleceu de maneira sólida e notável. Nesta estrada de constante desenvolvimento, a história do bairro foi escrita dignamente pela população que “viveu Itaquera” de perto. Contudo, a localidade ainda sofre inúmeras deficiências e clama pela atenção do Poder Público.
(ACIMA FOTO DA ESTAÇÃO DE ITAQUERA EM 1926)

Mas, a boa notícia é que Itaquera ainda viverá grandes conquistas nas próximas décadas... Esta é a grande expectativa dos moradores! É extremamente importante o desenvolvimento social, econômico, educativo e cultural da região de Itaquera! Eu, vereador PAULO FRANGE estou engajado em todas as obras que favorecerão os munícipes de São Paulo, inclusive aos moradores de Itaquera, sempre com muito trabalho, ética, seriedade, responsabilidade e respeito.

Agora eu convido você, caro leitor, a conhecer um pouco da origem do bairro de Itaquera:


Origem

O nome “Itaquera” é de origem tupi e quer dizer “pedra dura” (Ita=pedra e quera=dura). A data exata de fundação do bairro ainda é desconhecida. Mas, a primeira referência de que se tem notícia é datada do ano de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria (Carta patente dada a Martim Afonso de Souza, considerada como o primeiro documento sobre sesmarias do Brasil). Sesmaria era um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção do Estado. (ACIMA ESTAÇÃO DE ITAQUERA EM 1955)

Para tanto, foi em 1820 a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a "Casa Pintada", localizada nas proximidades de Aldeia de São Miguel. Porém, acredita-se que a povoação de Itaquera começou a se desenvolver a partir da inauguração da Estação Ferroviária de Itaquera, no dia 6 de novembro de 1875, construída por voluntários húngaros, portugueses e brasileiros. Este dia, então, foi estabelecida pela comunidade como o dia do aniversário do bairro de Itaquera.

A partir de então, chegava ao povoado o sistema de transporte, o único da época, que transportava além de passageiros, sacos de cimentos, cereais e bovinos. O progresso ganhou incentivo maior em Itaquera quando parou no bairro a primeira “Maria-Fumaça”. Com o passar do tempo, ela passou a ser símbolo de desenvolvimento do bairro através dos trilhos ferroviários que cortaram planícies e montanhas no passado, para chegar às casas, casebres e fábricas.

Desde o início, a localidade foi povoada por pessoas das mais diversas nacionalidades, entre as quais predominavam os japoneses. Em 1922 eles eram a maioria de habitantes do bairro, originando o nome “Colônia Japonesa”.


Itaquera: dias atuais e futuros

Analisando a “Itaquera de ontem” com a “Itaquera de hoje”, é possível constatar um gigantesco progresso, mesmo entre as carências existentes ainda na região. Houve considerável crescimento industrial, com a expansão de algumas empresas, favorecendo o desenvolvimento constante do comércio, inclusive de redes bancárias. Itaquera possui Centros religiosos, estabelecimentos de ensino, cartórios, fórum, delegacia de polícia, associações recreativas e áreas de lazer. Além disso, várias linhas e ônibus e o metrô que possibilitam a população fácil acesso a outros pontos da cidade. (ACIMA ILUSTRAÇÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO GERAL DO POLO INSTITUCIONAL ITAQUERA)

Há sim a necessidade de inúmeras obras em Itaquera que proporcionará de forma espetacular a expansão constante do bairro. Faz parte do plano de crescimento: a construção da Universidade Federal, da Faculdade de Tecnologia (FATEC) e da Escola Técnica Estadual (ETEC), manutenção do Planetário, importante espaço cultural e educativo da localidade, a conclusão das obras do Parque Linear do Rio Verde, as obras do complexo da Avenida Jacu – Pêssego que fará uma ligação direta entre o rodoanel Mário Covas e a Rodovia Ayrton Senna, o prolongamento da Avenida Radial Leste entre Itaquera e Guaianases, inclusive por intermédio do vereador PAULO FRANGE que recentemente se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Edson Simões, para tratar do processo licitatório. Além disso, a construção do estádio do Corinthians, que será sede de abertura da Copa do Mundo de 2014. (AS FOTOS ACIMA 1-PARQUE DO CARMO 2-PLANETÁRIO)

“Sem dúvida Itaquera está num período oportuno para crescer, porém, ainda falta planejamento das vias, segurança, placas, semáforos, asfaltamentos, calçamento, limpeza e tantas outras providências para que a qualidade de vida melhore no local. Mas, o que me deixa muito feliz é saber que a Zona Leste está em grande desenvolvimento e as consequência disso tudo será sentida dia após dia. Por isso, vamos trabalhar! (ACIMA FOTO DA PLANTA DO ESTÁDIO DO CORINTHIANS)

Aproveito a oportunidade para parabenizar Itaquera pelos seus 324 anos de história. Meus cumprimentos a todos os moradores que ajudaram a construir o bairro e a população que sempre me recebe com muito carinho e respeito! A vocês, o meu muito obrigado! E que Itaquera traga inúmeras alegrias, conquistas e qualidade de vida a todos!”, declara vereador PAULO FRANGE.


Fonte das Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário :