quarta-feira, 30 de junho de 2010

ANVISA REGULAMENTA PROPAGANDA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Divulgar assuntos relevantes publicados na mídia também faz parte deste Blog.
Nosso objetivo é informar a população sobre as principais mudanças e acontecimentos relevantes e que merecem destaque.

O Diário Oficial da União publicou nesta semana o novo regulamento exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à propaganda e publicidade de alimentos com quantidade elevada de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio, e de bebidas com baixo teor nutricional.

Segundo o documento, as mídias publicitárias devem informar e alertar o consumidor sobre os riscos à saúde provocados pelo consumo excessivo dessas substâncias como colesterol, hipertensão e doenças cardíacas.

A medida também vale para os refrigerantes, refrescos artificiais e bebidas à base de xarope de guaraná ou chás prontos.



O objetivo é coibir as práticas excessivas de consumo principalmente para as crianças onde os padrões estão incompatíveis e são prejudiciais à saúde.

Fonte: Jornal O Dia SP.
Foto: www.chinatradegateway.com
www.didonnabar.com.br

domingo, 27 de junho de 2010

VEREADOR PARABENIZA COMUNIDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO

No domingo, 27, Vereador PAULO FRANGE esteve ao lado da Comunidade de José Bonifácio celebrando os 30 anos da região. A comemoração aconteceu na Praça Brasil e reuniu uma grande multidão de moradores. Equipes de voluntários da saúde realizaram medições de pressão arterial e glicemia. Muitas barraquinhas de lanches e guloseimas cercaram o local. Vários grupos musicais se apresentaram, mas o Sampa Crew, a atração principal só entrou no palco no fim da tarde. Além de tudo isso, ainda aconteceram sorteios e premiações. Na oportunidade o Vereador PAULO FRANGE ressaltou sua alegria e entregou alguns dos troféus aos destaques do evento. “É com grande satisfação que parabenizo os moradores de José Bonifácio, principalmente por esses anos de conquistas. Quero deixar aqui registrado meus sinceros votos de progresso, na certeza que muitas obras e melhorias estão por vir. Aproveito a oportunidade também para agradecer o apoio da Subprefeitura de Itaquera na realização de todo o evento”, descreve PAULO FRANGE

Sr. Jorge da Igreja Adventista, Vereador Paulo Frange e Levy Ribeiro do Colégio Adventista Tucuruvi

Praça Brasil lotada para assistir aos shows comemorativos!!!


Vereador Paulo Frange realiza teste de glicemia durante o evento.

Vereador Paulo Frange e equipe de saúde da Escola Almeida Santos de Enfermagem - Itaquera

Equipe de Enfermagem e Vereador Paulo Frange

Vereador Paulo Frange cumprimenta os colaboradores do evento nas barraquinhas de lanches.

Vereador Paulo Frange e Gabriel cumprimentam amigos da região!

Numa bela tarde ensolarada moradores do Conjunto José Bonifácio reunem-se para comemorar!

Shows fazem sucesso entre os jovens de Jose Bonifácio!


Daniel e o Vereador Paulo Frange entregam homenagens!


Roher, Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Itaquera , Roberto Tamura, Subprefeito de Itaquera e o Vereador Paulo Frange


Vereador Paulo Frange e Alexandre representando a São Paulo Turismo que participou da organização do evento.

Karina, Vereador Paulo Frange e Everton (nora e filho de Tata de Itaquera)


Bea, Calil (assessor do Deputado Samuel Moreira) e Vereador Paulo Frange


Vereador Paulo Frange entrega homenagem para Patrícia, representante da Rádio Transcontinental
Renata (aniversariante comemora com seus ídolos no show do grupo Sampa Crew), Vereador Paulo Frange e Monique (jovens moradoras de José Bonifácio)



Damasio Soares (Administrador de Condomínios) e Vereador Paulo Frange
Subprefeito de Itaquera Roberto Tamura, Calil (assessor Deputador Samuel Moreira), Vereador Paulo Frange, grupo Sampa Crew e o Roher, Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Itaquera

sábado, 26 de junho de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE MARCA PRESENÇA NA CONVENÇÃO ESTADUAL DO PTB

O vereador PAULO FRANGE e líder do PTB na Câmara Municipal de São Paulo participou no sábado, dia 26 de junho, na Assembléia Legislativa, da Convenção Estadual de São Paulo do Partido Trabalhista Brasileiro que homologou chapas completas de candidatos e candidatas à eleição 2010.

Foram lançados 100 candidatos a deputado federal e 143 a deputado estadual.

Segundo o deputado estadual e presidente da legenda em São Paulo, Campos Machado, foram aproximadamente quatrocentos inscritos ao longo do ano de 2009.

O evento reuniu toda cúpula petebista, além da presença do candidato ao governo do estado, Geraldo Alckmin e o candidato à reeleição, o senador Romeu Tuma.


De acordo com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, mais de 14 mil pessoas estiveram presentes, no Plenário JK e no estacionamento da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Confira as fotos!

Dr. Giovanni Melone e o vereador Paulo Frange

Vereador Paulo frange durante a Convenção do PTB na Assembléia Legislativa de São Paulo

Dr. Giovanni Melone, Geraldo Alckmin e o vereador Paulo Frange

O Vereador Paulo Frange, Renata Del Busco e Sidney Ferreira do Diretório do PTB em Santana

Vereador Paulo Frange fez parte da mesa juntamente com vereadores, deputados e prefeitos
Cerca de 14 mil pessoas estiveram na convenção segundo levantamento da Polícia Militar
Dr. Giovanni Melone, o comerciante Avelásio Jacobina e o vereador Paulo Frange
Nina Melone, Dr. Giovanni Melone, Vereador Paulo Frange e o Secretário do Estado de São Paulo José Benedito Pereira Fernandes
A mesa foi composta por deputados estaduais, federais, vereadores e prefeitos da cidade de São Paulo.


Vereador Paulo Frange, Dr. Giovanni Melone e o deputado estadual Campos Machado


O Plenário estava lotado de manifestantes de todos os departamentos de São Paulo

Fonte e Fotos: Ana Cláudia Sacomani - Assessora de imprensa



























































































quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROJETO DE LEI Nº 327/2009 É APROVADO PELA COMISSÃO DE SAÚDE

Na tarde de quarta-feira, 23 de junho, o projeto de lei nº 327/2009 de autoria do vereador PAULO FRANGE teve parecer favorável e aprovado em reunião realizada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo.

O referido projeto “torna obrigatória a afixação nas academias de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de ‘nutrição esportiva’ e produtos correlatos à atividade física, de carta com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes”.

É de grande preocupação do vereador PAULO FRANGE informar a população do uso abusivo e irresponsável do anabolizante, além de tornar de conhecimento público os danos causados pela substância sintética ao organismo humano. “Com os cartazes vamos conscientizar as pessoas sobre os riscos na utilização de anabolizantes e as conseqüências à saúde humana. Sem esquecer que a ação é como qualquer outra droga, causa dependência devastando todo o organismo. Infelizmente, o alvo está nos jovens entre 17 e 34 anos, quando a preocupação é com a alto afirmação, ou seja, os olhares estão voltados apenas para a estética do corpo. O que me preocupa são as alarmantes estatísticas. Cerca de 1% da população brasileira já consumiu estas substâncias. Portanto, é extremamente importante o olhar do Poder Público para esta situação. É preciso tratar o assunto com a responsabilidade que merece”, afirma.

Acompanhe abaixo, na íntegra, o texto do projeto:

PROJETO DE LEI 327/09 – CÂMARA, do Vereador PAULO FRANGE (PTB)

“Torna obrigatória a afixação nas academias de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de ‘nutrição esportiva’ e produtos correlatos à atividade física, de carta com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes”.

A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:

Art.1º Ficam as academias de ginástica, os centros esportivos e estabelecimentos comerciais de “nutrição esportiva” e produtos correlatos à atividade física em funcionamento no Município de São Paulo, obrigados a fixarem em local visível de suas dependências, cartazes contendo advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes, com a seguinte redação: “O uso de anabolizantes causa danos à saúde e dependência química”.

Art.2º O Poder Executivo incluirá nas campanhas de combate ao uso de drogas, a divulgação sobre os prejuízos à saúde que os anabolizantes podem causar.

Art.3º. Os estabelecimentos a que se refere o Art. 1º terão o prazo de sessenta dias contados da data da publicação desta lei para se adequarem às suas disposições.

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

SALA DAS SESSÕES, Às Comissões competentes.”

Fonte: Assessoria de imprensa
Ana Cláudia Sacomani - Mtb030298
Débora Porto - Estagiária

Foto: Juvenal Pereira

APLAUDIDO VEREADOR PAULO FRANGE ENCERRA CERIMÔNIA NO 1º ENCONTRO DE DEPARTMENTOS DO PTB


O Vereador PAULO FRANGE participou na quarta-feira (23/06), do 1º Encontro dos Departamentos do PTB, numa casa noturna, na região da Barra Funda. O evento reuniu representantes de associações, líderes políticos e imprensa.

A cerimônia foi presidida por Dona Marlene Campos Machado, esposa do presidente do Diretório Estadual do PTB de São Paulo e deputado estadual Campos Machado.
Em seu discurso, Dona Marlene ressaltou a evolução do partido com a criação dos 12 departamentos e 28 escritórios regionais. “O PTB está construindo um exército”, afirmou.




“A Câmara Municipal de São Paulo está muito bem representada pelo partido” disse ao se referir ao vice-presidente da Casa, o vereador Celso Jatene e o Líder do PTB na Câmara, vereador PAULO FRANGE. Segundo ela, os parlamentares estão fazendo um excelente trabalho para melhorar a qualidade de vida da população na cidade.


Quanto ao deputado Campos Machado, Dona Marlene disse que o parlamentar é um revolucionário e trabalha com muita luta e garra. “É a primeira vez que o deputado falta em um compromisso”, justificando sua ausência devido a um problema de saúde.

O encontro foi encerrado com o discurso do vereador PAULO FRANGE. “Nos honra muito o dia de hoje. É um momento muito especial. Mais uma vez o PTB faz história. Campos Machado é um homem que construiu e constrói história. “É primeira vez que o deputado Campos Machado falta em um compromisso, mas não nós faz sentido sentir saudade, nós o temos no coração e na presença de sua esposa Dona Marlene Campos Machado”., indagou.

PAULO FRANGE comparou o deputado aos sociólogos . “Campos Machado encontrou e enfrentou diferenças e dificuldades da sociedade. Com certeza toda a sociedade está aqui representada pelos departamentos”.

No final de seu discurso foi aplaudido pelo público e elogiado pelas autoridades políticas presentes no eventos.

Atualmente o Diretório Estadual conta com 12 departamentos: PTB Afro, PTB Ambiental, PTB Aposentados, PTB Diversidade, PTB Empresarial, PTB Esporte e Saúde, PTB Inclusão Social, PTB Inter – Religioso, PTB Jovem, PTB Mulher, PTB Sindical e PTB Terceiro Setor.



Fonte e Fotos: Ana Cláudia Sacomani - Assessora de imprensa

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PESQUISA REVELA QUE MISTURA DE AÇAI COM IOGURTE PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Divulgar as principais notícias pautadas na imprensa também é o objetivo deste Blog. A intenção, entretanto, é informar a população acerca de alguns fatos que julgo ser de relevância social. No dia 23 de junho, no site da revista Época foi publicada uma matéria que traz o resultado de um estudo muito importante, noticiado no International Dairy Journal. A pesquisa revela que a mistura da polpa do açaí durante o processo de fermentação do iogurte pode ajudar a prevenir o câncer e até mesmo a fornecer nutrientes importantes para o corpo humano. Na verdade, a adição da fruta durante a fermentação do leite estimula a produção do chamado ácido linoleico conjugado (CLA) por linhagens de bactérias presentes na fermentação do iogurte. Logo, este auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o colorretal, de estômago e de mama.

Contudo, o estudo também considerou os benefícios do açaí sobre o perfil lipídico do iogurte que, ao ser misturado e fermentado ao iogurte desnatado probiótico, contatou-se um aumento do teor de ácidos graxos (presentes em maior quantidade em gorduras de origem animal) que são benéficos à saúde. Mas, ele precisa estar presentes na nutrição diária do indivíduo em quantidade moderada e, por isso, a descoberta deste ácido no iogurte evita a ingestão exagerada de alimentos gordurosos.

No mundo do atletismo, a ingestão do açaí é tradição. Porém, a cada dia ele ganha mais espaço na mesa e cardápio dos brasileiros, na forma de suco, doces, sorvetes ou batido a alguma fruta, como banana – famosa e popular versão “açaí na tigela”. O fruto possui significativas propriedades nutricionais bastante importantes para o organismo: é rico em fibras, lipídeos, proteínas, vitamina E e minerais; apresentar elevado teor de pigmentos antocianinas, recomendados ao controle do colesterol; possui compostos antioxidante, o que favorece a circulação sanguínea; atua protegendo o organismo contra o acúmulo de placas de gordura nas artérias e melhora as funções intestinais.

É válido lembrar ainda que, segundo a coordenadora do trabalho, a professora Maricê de Oliveira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), não é possível fazer o iogurte de açaí em casa, visto que para o ácido linoleico conjugado (CLA) ser formado é necessário sofrer uma fermentação de escala industrial. A especialista afirma que a próxima etapa agora é submeter os testes em humanos para constatar o processo da mistura no organismo, com o objetivo que o produto seja comercializado em supermercados no futuro.

Vamos torcer para que os resultados sejam positivos!

Fontes:
Unicamp:
www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2002/unihoje_ju186pag8a.html

Revista Época:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI148684-15257,00-ACAI+PODE+AJUDAR+NA+PREVENCAO+DO+CANCER.html
Fotos:
Revista Ippon
www.revistaippon.blogspot.com

Site Como Se Reforma um Planeta
www.comosereformaumplaneta.wordpress.com

Fonte: Assessoria de imprensa
Ana Cláudia Sacomani – Mtb030298
Débora Porto – Estagiária

VEREADOR PAULO FRANGE MANIFESTA APOIO E SOLIDARIEDADE AOS PROFISSIONAIS E ALUNOS DA UNISA EM OFÍCIO A SER PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL


O vereador PAULO FRANGE elaborou na terça-feira, dia 22 de junho, um ofício para ser publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo e encaminhado à reitoria da UNISA – Universidade Santo Amaro - manifestando seu apoio e solidariedade ao corpo docente e alunos da entidade - em referência à publicação da portaria SESU/MEC Nº 732, de 14 de junho de 2010 que entendeu “não ter a Universidade cumprido satisfatoriamente as condições estabelecidas em Termo de Saneamento de Deficiências celebrado com a Secretaria de Educação Superior em relação ao curso de Medicina ofertado no município de São Paulo/SP”.

No documento, PAULO FRANGE, afirma ter se surpreendido com a notícia divulgada nos principais veículos de comunicação e sensibilizado com a possível perda de “PATRIMÔNIO TÃO PRECIOSO”, ao longo de tantos anos.

O vereador também fez questão de relembrar a história da UNISA e os valorosos profissionais médicos e milhares de horas/noites em claro à cabeceira de pacientes.


40 Anos de história:

A UNISA foi fundada em 1968 por um grupo de moradores de Santo Amaro, com o nome de FASA (Faculdade de Santo Amaro). Já em 1994, a entidade passou a ser chamar Universidade de Santo Amaro.
Entidade privada, a Universidade é sediada em São Paulo e possui 3 campi na cidade, além de um hospital veterinário e um amplo programa de educação á distância.

Acompanhe na íntegra o ofício elaborado pelo vereador PAULO FRANGE.

VOTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE A UNISA


À
Dra. Darci Gomes do Nascimento
Magnífica Reitora da Universidade de Santo Amaro


CONSIDERANDO o inestimável papel desenvolvido ao longo de quatro décadas pela Universidade Santo Amaro (UNISA) na Zona Sul de São Paulo; a sua IMPORTÂNCIA para o município, a sua REPRESENTATIVIDADE como órgão formador e educador da maior respeitabilidade do Estado de São Paulo e RECONHECIDA pelos brasileiros pela sua EXCELÊNCIA e o alto nível de seus profissionais médicos, que formados atuam por todo o território do nosso país;

CONSIDERANDO que a atividade de educação de formação de profissionais médicos é de alta complexidade e vem sendo acompanhada pelo MEC no sentido de aprimorar a qualidade do ensino no nosso país;

CONSIDERANDO que a história traçada especificamente pela MEDICINA DA UNISA, com os profissionais já reconhecidos nos grandes hospitais de nossa cidade, bem como dos grandes centros médicos do país, por si já escrevem a própria história da Universidade;

CONSIDERANDO que ao longo dos meus 35 anos como médico, ex-residente do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, vereador da cidade de São Paulo no quarto mandado, sempre acompanhei e testemunhei a evolução, os bons momentos e também as dificuldades, pelas quais passaram e ainda passam TODAS AS UNIVERSIDADES que formam médicos em nosso país;

Venho de público, manifestar o meu APOIO E SOLIDARIEDADE ao corpo docente da UNISA, ao corpo funcional e aos alunos, em referência à publicação da portaria SESU/MEC Nº 732, de 14 de junho de 2010 que entendeu “não ter a Universidade cumprido satisfatoriamente as condições estabelecidas em Termo de Saneamento de Deficiências celebrado com a Secretaria de Educação Superior em relação ao curso de Medicina ofertado no município de São Paulo/SP”.

Espero, tenho a convicção e mais que isso, a certeza vivida em semelhantes episódios que fizeram parte da minha vida, como Médico Cardiologista, Médico Intensivista e Administrador Hospitalar que a aplicação da penalidade foi em dose excessivamente alta para tratar de um problema que vem sendo encaminhado com a maior responsabilidade por vossa administração. Haja vista, a contradição da própria Portaria que diz “não ter cumprido satisfatoriamente”, e ter sentenciado “suspensão de novos ingressos no curso de medicina da Universidade Santo Amaro”.

Enfim, não me surpreende por se tratar simplesmente de uma análise técnica que, embasado nas letras frias de portarias, decretos, regras e enquadramentos, talvez tenha se distanciado da flexibilidade, da história, da tradição e não tenha percebido o calor do envolvimento do corpo docente e discente, representado pelo seu Centro Acadêmico, que vem a cada dia caminhando no sentido da convergência de idéias e de ideais. Todos, sem dúvida, com objetivo comum de atender aos anseios do Ministério da Educação e Cultura, os mesmos da sociedade paulistana e, de todos que vivem e convivem dentro do Campus da Universidade.

Magnífica Reitora, faço essas manifestações por ter me surpreendido com a notícia estampada em manchetes de jornais, um desserviço por tratar-se de matéria não transitada e julgada, mas de uma Portaria com uma decisão ainda inicial. Isso rompe e ameaça uma das mais sagradas relações que se estabelece entre os humanos, que é a relação MÉDICOXPACIENTE e a RELAÇÃO INSTITUIÇÃO DE SAÚDEXCOMUNIDADE. A sociedade do entorno da UNISA e da Zona Sul de São Paulo, naturalmente se amedronta por imaginar a possibilidade, por mais remota que seja, da perda de PATRIMÔNIO TÃO PRECIOSO, construído ao longo de tantos anos, por valorosos profissionais médicos e milhares de horas/noites em claro à cabeceira de pacientes.

Diante do cenário da provocação da Portaria SESU/MEC Nº 732, dentro do ordenamento jurídico brasileiro, fica à UNISA a segurança que dispõe dos recursos cabíveis, do sagrado direito ao contraditório, que culminará na apreciação pelo MEC, dessa vez, colegiada e prudente em sua análise. E assim, a justiça será feita!

No Brasil temos que confiar nas Instituições!
Confio no bom senso e no tecnicismo do MEC!
Confio no trabalho incansável da administração da UNISA!
Confio nas argumentações que a UNISA levará as portas do MEC!
Confio na participação e dedicação do corpo docente da UNISA!
Confio no envolvimento cada vez crescente dos alunos representados pelo Centro Acadêmico Rubens Monteiro de Arruda!
Confio que em muito breve este panorama mudará e as cortinas se abrirão para que possamos vislumbrar um glorioso futuro que fará justiça a toda uma história de uma das mais importantes universidades do Brasil – Universidade Santo Amaro!

Fica aqui a minha mensagem otimista, na esperança de justiça, da qual jamais deixarei de ter fé.
Cordialmente,



PAULO FRANGE
Vereador


Fonte: Assesoria de imprensa
Fotos: http://www.suklogo.com/; http://www.amethyst.co.za/

terça-feira, 22 de junho de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM MMA NA REGIÃO DE ITAQUERA

Na segunda-feira, (21/06), o vereador PAULO FRANGE participou de uma reunião no Diretório do Deputado Federal Walter Feldman para tratar de uma questão de grande interesse social. Trata-se de uma proposta, ainda inicial, para a criação de um Centro de Referência em MMA (modalidade de luta que possibilita ao praticante utilizar as diferentes técnicas das artes marciais como boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras) na região de Itaquera. Contudo, a idéia é desmistificar este tipo de esporte, ou seja, apontar seu propósito mostrando às pessoas que a prática da “luta” não deve ser comparada diretamente à violência, além de criar, por meio do esporte, um programa de inclusão social na localidade.


Reunião para discutirem a proposta



PAULO FRANGE, juntamente com o Deputado Walter Feldman e o Supervisor de Esporte de Itaquera, Jefferson Campos Lopes, conversaram com grades esportistas, praticantes e profissionais brasileiros do MMA, com o objetivo de entender e analisar qual a melhor forma de elaboração do projeto para beneficio direto à população. O instrumento central do programa será o ensino das técnicas desta modalidade esportiva nas comunidades do município de São Paulo, visto ser um esporte de fácil acesso, que trabalha basicamente com o corpo e necessita de uma estrutura menor para sua prática. Este esporte, em específico, traz benefícios ao organismo como um todo (corpo e mente). É válido lembrar que a elaboração inicial do projeto está sob a administração de Jefferson Campos Lopes, Pós-Graduado em Cooperativos e Controler e Doutor em Educação Física.
Vereador Paulo Frange reunido com deputado Walter Feldman e lutadores

Primeiramente, a intenção é fazer com que o bairro de Itaquera abrigue a sede do Centro de Referência, visto o grande número de pessoas que habitam esta região. Itaquera poderá ser o pólo modelo e, aos poucos, com o desenvolvimento do programa no local, levá-lo a outras áreas da cidade, independente da classe social. Com qualidade, seriedade, competência e disciplina, muitos profissionais e mestres do MMA poderão ensinar a arte do esporte para muitas crianças, jovens e adultos; unir a educação ao esporte com o intuito de proporcionar à população uma opções de qualificação profissional no futuro, acesso a cultura e entretenimento.

Para o vereador PAULO FRANGE , esta é uma iniciativa que promoverá a inclusão social e trará benefícios à população. “A atividade física traz disciplina, além de ser um agente agregador para a aproximação do praticante à sua família. O Poder Público pode aproveitar os espaços físicos que já dispomos para a implantação da sede do programa. Há também a possibilidade de unir um espaço público com a iniciativa privada, como universidades. A idéia é aproximar os extremos e beneficiar todas as classes sociais. Acredito que o MMA tem a capacidade de transformar as pessoas e pode contribuir com isso”, declara.
Vereador Paulo Frange em entrevista para um canal de TV em São Paulo


Como médico e vereador, uma das maiores preocupações de PAULO FRANGE é alertar a população sobre a importância de praticar atividades físicas e qualquer tipo de esporte para o equilíbrio do corpo e mente, com consciência e responsabilidade. Por isso, constantemente traz à Câmara Municipal de São Paulo questões que envolvem a saúde da população. Sempre está engajado na luta para a promoção de melhorias dos munícipes. Em março deste ano, foi aprovado pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia o Projeto de Lei nº 327/2009, de sua autoria, que “torna obrigatória a afixação nas acadêmicas de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de "nutrição esportiva" e produtos correlatos a atividade física, de carta com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes”. De fato, são altos os riscos do uso abusivo de substâncias anabolizantes, cercados pela irresponsabilidade dos usuários que buscam um corpo forte em pouco tempo. O vereador também é vice-presidente de Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga a atuação da COVISA, trabalha na busca de fazer com que sejam identificador e fiscalizados todos os estabelecimentos que comercializam anabolizantes a fim de elaborar ações para coibir sua utilização indevida, o que hoje já representa riscos à saúde pública.

Entenda melhor o que é o MMA:

Confira em poucas palavras a história, como funciona e quais são suas regras.
Felizmente, a maioria dos eventos impõe regras que buscam evitar danos graves aos lutadores.

História:

MMA ou Mixed Martial Arts surgiu na Grécia, em 648 a.C.
Criado pelos gregos com o nome de Pankration, uma combinação de duas palavras: pan (tudo ou vários) e kratos (força).
Nesta época o esporte era considerado uma mistura de boxe e wrestling, tornando – se mais rapidamente ao esporte mais popular dos jogos olímpicos.
Atualmente o esporte está ligado à família Gracie.
O MMA também pode ser definido como uma modalidade de luta onde os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial, ou seja, é uma modalidade ma qual não se usa golpes tão violentos.

Prática:

Este tipo de atividade possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como boxe, caratê, jiu – jitsu, judô, muay thai, entre outras.
Segundo os mestres, o bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.
O esporte vem evoluindo consideravelmente em todo o mundo e no Brasil consagrando esportistas brasileiros que representam o país em vários eventos nacionais e internacionais.

Regras gerais

• Os lutadores devem usar luvas de dedo aberto fornecidas pelo evento.
• É obrigatório o uso de coquilha (acessório para proteção genital).
• É obrigatório o uso de protetor bucal.
• É permitido (porém, não obrigatório) o uso de: sapatilhas, protetores para os joelhos, protetores para os cotovelos e bandagens para os tornozelos e punhos.
• Os lutadores não podem aplicar na pele produtos como óleo, vaselina etc.
Regras de combate
É proibido:
• acertar a região genital
• morder
• enfiar os dedos nos olhos do adversário
• puxar o cabelo
• acertar a nuca (Pride)
• dar cotoveladas de cima para baixo
• dar qualquer tipo de cotovelada (Pride)
• dar cabeçada
• agarrar as cordas do ringue
• jogar o oponente para fora do ringue
• chutar o adversário quando ele está no chão (UFC)
• pisar na cabeça
• dar pedaladas quando o adversário estiver com os joelhos no chão.
• Os lutadores que deixarem a luta “amarrada”, não demonstrando agressividade, são advertidos e a luta é reiniciada.
• Se os dois lutadores estiverem no solo a ponto de sair do ringue, o juiz deve parar a luta e colocar os dois lutadores na mesma posição no centro do ringue.
Regras para término de combate
A luta termina quando um dos combatentes não consegue mais se defender dos golpes deferidos contra ele. Isso acontece quando:
• o lutador bate no tatame, indicando que não suporta mais o golpe
• o treinador joga a toalha no ringue
• o lutador desmaia ou o juiz decide que ele não pode mais continuar
• o lutador sangra, e o ferimento não é estancado pelo médico no tempo estabelecido
• o lutador viola as regras listadas acima
• o tempo de luta se esgota


Principais eventos:

Jungle Figth, Shooto Brasil, The Warrior, Full Figth Brazil, Pride, Clã Figth, UFC – maior evento de MMA do mundo entre outros.

Os dez melhores atletas do mundo:

1. Anderson Silva (26-4)
2. Georges St. Pierre (20-2)
3. Fedor Emelianenko (31-1, 1 NC)
4. Lyoto Machida (16-0)
5. Jose Aldo (16-1)
6. Jon Fitch (22-3, 1 NC)
7. Mike Thomas Brown (22-5)
8. Frankie Edgar (12-1)
9. B.J. Penn (15-6-1)
10. Jake Shields (25-4-1)

Fonte e fotos: Ana Cláudia Sacomani - Assessora de imprensa e Débora Porto - Estagiária

MUNDIAL DE KARATÊ SERÁ EM SÃO PAULO

O jornal O Dia SP publicou nesta semana uma nota sobre o Primeiro Campeonato Mundial de Karatê realizado na cidade de São Paulo.

O evento que acontecerá no mês de julho, no Ginásio do ibirapuera, deverá reunir aproximadamente 1.200 atletas de 50 nações diferentes, além de 300 profissionais técnicos e preparadores físicos, 150 árbitros, 50 federações dos 5 continentes, 20 instrutores, 4 médicos e 4 enfermeiros.

O local do campeonato também contará com uma ampla estrutura com alojamento, hotéis e transporte para os atletas e comissão técnica.

É a primeira vez que o Brasil receberá um campeonato mundial da modalidade. "Estar à frente de uma entidade mundial é um orgulho para qualquer um , e para mim um amante do karatê", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos, CBKI, Sr. Oswaldo Messias durante entrevista para o jornal.

Fonte: Jornal O Dia SP



CPI DA COVISA VOLTA A QUESTIONAR SITUAÇÃO DOS CEMITÉRIOS EM SÃO PAULO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covisa voltou a discutir nesta terça-feira, dia 22 de junho, a atual deficiência no serviço funerário nos principais cemitérios da cidade de São Paulo.

Foram convidados Caio Cavalheiro Lacerda e Adelino Gomes Arantes Filho, representantes do Parque dos Girassóis e Parque das Cerejeiras.

Uma das principais preocupações do vereador PAULO FRANGE e demais membros da Comissão é a possibilidade de contaminação da água subterrânea, os lençóis freáticos, levando impurezas e microorganismo tóxicos às águas.

Segundo especialistas, a decomposição dos cadáveres que leva aproximadamente três anos pode ser uma ameaça ao meio ambiente.

O nível escolar e a qualificação dos profissionais que atuam na área é outra preocupação do vereador. Segundo ele, há denúncias de motoristas alcoolizados dirigindo os carros funerários.


Para PAULO FRANGE um das principais metas da CPI é modernizar o serviço funerário com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que vivem nas regiões próximas aos cemitérios. “ O serviço funerário de São Paulo é o maior do planeta e tem um das estruturas mais rudimentares que nós conhecemos”, indagou o parlamentar.

Atualmente existem 40 cemitérios em São Paulo – 19 públicos e 21 particulares.



Fonte e foto: Juvenal Pereira
Ana Cláudia Sacomani
Assessora de imprensa

Acompanhe matéria divulgada no site da Cãmara Municipal de São Paulo




Cemitérios da capital não possuem Licença de Operação Ambiental

40 cemitérios da cidade de São Paulo, dos quais 21 privados e 19 públicos, não possuem a documentação

Caio Cavalheiro Lacerda e Adelino Gomes Arantes Filho, diretores dos cemitérios Parque dos Girassóis e Parque das Cerejeiras, respectivamente, localizados na Zona Sul de São Paulo, foram ouvidos nesta terça-feira (22/06), na qualidade de convidados, pela Comissão Parlamentar de Inquérito que averigua eventuais deficiências do desempenho das competências da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).
Os parlamentares que integram a CPI perguntaram aos dirigentes a respeito da presença da Covisa nesses locais, bem como a atividade desenvolvida pelos técnicos durante as vistorias. “As visitas são voltadas aos focos de dengue”, afirmou Lacerda, do cemitério Parque dos Girassóis. “O trabalho é sempre voltado à verificação de vetores”, completou Arantes Filho. De acordo com o vice-presidente da CPI, vereador Paulo Frange (PTB), a CPI vai pedir os relatórios de fiscalização da Covisa nesses locais.

Outra preocupação dos vereadores com relação aos cemitérios foi o respeito à lei ambiental. Isso porque dos 40 cemitérios da cidade de São Paulo, dos quais 21 são privados e 19 públicos, nenhum possuem a Licença de Operação Ambiental (LOA). “As documentações estão irregulares e quero chamar à Comissão o engenheiro que é gerente da agência ambiental da CETESB de Santo Amaro para saber quem assinou a licença por ele”, afirmou o vereador Paulo Frange.

Segundo ele, a Cetesb precisa garantir que não há degradação do meio ambiente na área onde esses cemitérios jardins estão instalados e se as áreas de mananciais estão íntegras, “pois dessa forma saberemos se os cemitérios estão contaminando os lençóis freáticos”, explicou o parlamentar.

Para o presidente da CPI, vereador Aurélio Miguel (PR), é notório que os cemitérios em questão não têm licença ambiental, mas até o final do ano terão de apresentar o documento. “A Comissão fará uma visita a esses locais para averiguar se tudo está dentro dos conformes, pois para atuar nesse ramo é preciso ter responsabilidade”, informou o presidente.

A CPI da Covisa, que voltará a se reunir no próximo dia 03 de agosto, é formada pelos vereadores Noemi Nonato (PSB), Milton Ferreira (PPS), José Police Neto (PSDB), José Ferreira – Zelão (PT), Natalini (PSDB), Sandra Tadeu (DEM) e Jamil Murad (PC do B).

www.camara.sp.gov.br