quarta-feira, 23 de junho de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE MANIFESTA APOIO E SOLIDARIEDADE AOS PROFISSIONAIS E ALUNOS DA UNISA EM OFÍCIO A SER PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL


O vereador PAULO FRANGE elaborou na terça-feira, dia 22 de junho, um ofício para ser publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo e encaminhado à reitoria da UNISA – Universidade Santo Amaro - manifestando seu apoio e solidariedade ao corpo docente e alunos da entidade - em referência à publicação da portaria SESU/MEC Nº 732, de 14 de junho de 2010 que entendeu “não ter a Universidade cumprido satisfatoriamente as condições estabelecidas em Termo de Saneamento de Deficiências celebrado com a Secretaria de Educação Superior em relação ao curso de Medicina ofertado no município de São Paulo/SP”.

No documento, PAULO FRANGE, afirma ter se surpreendido com a notícia divulgada nos principais veículos de comunicação e sensibilizado com a possível perda de “PATRIMÔNIO TÃO PRECIOSO”, ao longo de tantos anos.

O vereador também fez questão de relembrar a história da UNISA e os valorosos profissionais médicos e milhares de horas/noites em claro à cabeceira de pacientes.


40 Anos de história:

A UNISA foi fundada em 1968 por um grupo de moradores de Santo Amaro, com o nome de FASA (Faculdade de Santo Amaro). Já em 1994, a entidade passou a ser chamar Universidade de Santo Amaro.
Entidade privada, a Universidade é sediada em São Paulo e possui 3 campi na cidade, além de um hospital veterinário e um amplo programa de educação á distância.

Acompanhe na íntegra o ofício elaborado pelo vereador PAULO FRANGE.

VOTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE A UNISA


À
Dra. Darci Gomes do Nascimento
Magnífica Reitora da Universidade de Santo Amaro


CONSIDERANDO o inestimável papel desenvolvido ao longo de quatro décadas pela Universidade Santo Amaro (UNISA) na Zona Sul de São Paulo; a sua IMPORTÂNCIA para o município, a sua REPRESENTATIVIDADE como órgão formador e educador da maior respeitabilidade do Estado de São Paulo e RECONHECIDA pelos brasileiros pela sua EXCELÊNCIA e o alto nível de seus profissionais médicos, que formados atuam por todo o território do nosso país;

CONSIDERANDO que a atividade de educação de formação de profissionais médicos é de alta complexidade e vem sendo acompanhada pelo MEC no sentido de aprimorar a qualidade do ensino no nosso país;

CONSIDERANDO que a história traçada especificamente pela MEDICINA DA UNISA, com os profissionais já reconhecidos nos grandes hospitais de nossa cidade, bem como dos grandes centros médicos do país, por si já escrevem a própria história da Universidade;

CONSIDERANDO que ao longo dos meus 35 anos como médico, ex-residente do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, vereador da cidade de São Paulo no quarto mandado, sempre acompanhei e testemunhei a evolução, os bons momentos e também as dificuldades, pelas quais passaram e ainda passam TODAS AS UNIVERSIDADES que formam médicos em nosso país;

Venho de público, manifestar o meu APOIO E SOLIDARIEDADE ao corpo docente da UNISA, ao corpo funcional e aos alunos, em referência à publicação da portaria SESU/MEC Nº 732, de 14 de junho de 2010 que entendeu “não ter a Universidade cumprido satisfatoriamente as condições estabelecidas em Termo de Saneamento de Deficiências celebrado com a Secretaria de Educação Superior em relação ao curso de Medicina ofertado no município de São Paulo/SP”.

Espero, tenho a convicção e mais que isso, a certeza vivida em semelhantes episódios que fizeram parte da minha vida, como Médico Cardiologista, Médico Intensivista e Administrador Hospitalar que a aplicação da penalidade foi em dose excessivamente alta para tratar de um problema que vem sendo encaminhado com a maior responsabilidade por vossa administração. Haja vista, a contradição da própria Portaria que diz “não ter cumprido satisfatoriamente”, e ter sentenciado “suspensão de novos ingressos no curso de medicina da Universidade Santo Amaro”.

Enfim, não me surpreende por se tratar simplesmente de uma análise técnica que, embasado nas letras frias de portarias, decretos, regras e enquadramentos, talvez tenha se distanciado da flexibilidade, da história, da tradição e não tenha percebido o calor do envolvimento do corpo docente e discente, representado pelo seu Centro Acadêmico, que vem a cada dia caminhando no sentido da convergência de idéias e de ideais. Todos, sem dúvida, com objetivo comum de atender aos anseios do Ministério da Educação e Cultura, os mesmos da sociedade paulistana e, de todos que vivem e convivem dentro do Campus da Universidade.

Magnífica Reitora, faço essas manifestações por ter me surpreendido com a notícia estampada em manchetes de jornais, um desserviço por tratar-se de matéria não transitada e julgada, mas de uma Portaria com uma decisão ainda inicial. Isso rompe e ameaça uma das mais sagradas relações que se estabelece entre os humanos, que é a relação MÉDICOXPACIENTE e a RELAÇÃO INSTITUIÇÃO DE SAÚDEXCOMUNIDADE. A sociedade do entorno da UNISA e da Zona Sul de São Paulo, naturalmente se amedronta por imaginar a possibilidade, por mais remota que seja, da perda de PATRIMÔNIO TÃO PRECIOSO, construído ao longo de tantos anos, por valorosos profissionais médicos e milhares de horas/noites em claro à cabeceira de pacientes.

Diante do cenário da provocação da Portaria SESU/MEC Nº 732, dentro do ordenamento jurídico brasileiro, fica à UNISA a segurança que dispõe dos recursos cabíveis, do sagrado direito ao contraditório, que culminará na apreciação pelo MEC, dessa vez, colegiada e prudente em sua análise. E assim, a justiça será feita!

No Brasil temos que confiar nas Instituições!
Confio no bom senso e no tecnicismo do MEC!
Confio no trabalho incansável da administração da UNISA!
Confio nas argumentações que a UNISA levará as portas do MEC!
Confio na participação e dedicação do corpo docente da UNISA!
Confio no envolvimento cada vez crescente dos alunos representados pelo Centro Acadêmico Rubens Monteiro de Arruda!
Confio que em muito breve este panorama mudará e as cortinas se abrirão para que possamos vislumbrar um glorioso futuro que fará justiça a toda uma história de uma das mais importantes universidades do Brasil – Universidade Santo Amaro!

Fica aqui a minha mensagem otimista, na esperança de justiça, da qual jamais deixarei de ter fé.
Cordialmente,



PAULO FRANGE
Vereador


Fonte: Assesoria de imprensa
Fotos: http://www.suklogo.com/; http://www.amethyst.co.za/

Nenhum comentário :