quarta-feira, 23 de junho de 2010

PESQUISA REVELA QUE MISTURA DE AÇAI COM IOGURTE PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Divulgar as principais notícias pautadas na imprensa também é o objetivo deste Blog. A intenção, entretanto, é informar a população acerca de alguns fatos que julgo ser de relevância social. No dia 23 de junho, no site da revista Época foi publicada uma matéria que traz o resultado de um estudo muito importante, noticiado no International Dairy Journal. A pesquisa revela que a mistura da polpa do açaí durante o processo de fermentação do iogurte pode ajudar a prevenir o câncer e até mesmo a fornecer nutrientes importantes para o corpo humano. Na verdade, a adição da fruta durante a fermentação do leite estimula a produção do chamado ácido linoleico conjugado (CLA) por linhagens de bactérias presentes na fermentação do iogurte. Logo, este auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o colorretal, de estômago e de mama.

Contudo, o estudo também considerou os benefícios do açaí sobre o perfil lipídico do iogurte que, ao ser misturado e fermentado ao iogurte desnatado probiótico, contatou-se um aumento do teor de ácidos graxos (presentes em maior quantidade em gorduras de origem animal) que são benéficos à saúde. Mas, ele precisa estar presentes na nutrição diária do indivíduo em quantidade moderada e, por isso, a descoberta deste ácido no iogurte evita a ingestão exagerada de alimentos gordurosos.

No mundo do atletismo, a ingestão do açaí é tradição. Porém, a cada dia ele ganha mais espaço na mesa e cardápio dos brasileiros, na forma de suco, doces, sorvetes ou batido a alguma fruta, como banana – famosa e popular versão “açaí na tigela”. O fruto possui significativas propriedades nutricionais bastante importantes para o organismo: é rico em fibras, lipídeos, proteínas, vitamina E e minerais; apresentar elevado teor de pigmentos antocianinas, recomendados ao controle do colesterol; possui compostos antioxidante, o que favorece a circulação sanguínea; atua protegendo o organismo contra o acúmulo de placas de gordura nas artérias e melhora as funções intestinais.

É válido lembrar ainda que, segundo a coordenadora do trabalho, a professora Maricê de Oliveira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), não é possível fazer o iogurte de açaí em casa, visto que para o ácido linoleico conjugado (CLA) ser formado é necessário sofrer uma fermentação de escala industrial. A especialista afirma que a próxima etapa agora é submeter os testes em humanos para constatar o processo da mistura no organismo, com o objetivo que o produto seja comercializado em supermercados no futuro.

Vamos torcer para que os resultados sejam positivos!

Fontes:
Unicamp:
www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2002/unihoje_ju186pag8a.html

Revista Época:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI148684-15257,00-ACAI+PODE+AJUDAR+NA+PREVENCAO+DO+CANCER.html
Fotos:
Revista Ippon
www.revistaippon.blogspot.com

Site Como Se Reforma um Planeta
www.comosereformaumplaneta.wordpress.com

Fonte: Assessoria de imprensa
Ana Cláudia Sacomani – Mtb030298
Débora Porto – Estagiária

Nenhum comentário :