terça-feira, 22 de junho de 2010

VEREADOR PAULO FRANGE PARTICIPA DE REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM MMA NA REGIÃO DE ITAQUERA

Na segunda-feira, (21/06), o vereador PAULO FRANGE participou de uma reunião no Diretório do Deputado Federal Walter Feldman para tratar de uma questão de grande interesse social. Trata-se de uma proposta, ainda inicial, para a criação de um Centro de Referência em MMA (modalidade de luta que possibilita ao praticante utilizar as diferentes técnicas das artes marciais como boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras) na região de Itaquera. Contudo, a idéia é desmistificar este tipo de esporte, ou seja, apontar seu propósito mostrando às pessoas que a prática da “luta” não deve ser comparada diretamente à violência, além de criar, por meio do esporte, um programa de inclusão social na localidade.


Reunião para discutirem a proposta



PAULO FRANGE, juntamente com o Deputado Walter Feldman e o Supervisor de Esporte de Itaquera, Jefferson Campos Lopes, conversaram com grades esportistas, praticantes e profissionais brasileiros do MMA, com o objetivo de entender e analisar qual a melhor forma de elaboração do projeto para beneficio direto à população. O instrumento central do programa será o ensino das técnicas desta modalidade esportiva nas comunidades do município de São Paulo, visto ser um esporte de fácil acesso, que trabalha basicamente com o corpo e necessita de uma estrutura menor para sua prática. Este esporte, em específico, traz benefícios ao organismo como um todo (corpo e mente). É válido lembrar que a elaboração inicial do projeto está sob a administração de Jefferson Campos Lopes, Pós-Graduado em Cooperativos e Controler e Doutor em Educação Física.
Vereador Paulo Frange reunido com deputado Walter Feldman e lutadores

Primeiramente, a intenção é fazer com que o bairro de Itaquera abrigue a sede do Centro de Referência, visto o grande número de pessoas que habitam esta região. Itaquera poderá ser o pólo modelo e, aos poucos, com o desenvolvimento do programa no local, levá-lo a outras áreas da cidade, independente da classe social. Com qualidade, seriedade, competência e disciplina, muitos profissionais e mestres do MMA poderão ensinar a arte do esporte para muitas crianças, jovens e adultos; unir a educação ao esporte com o intuito de proporcionar à população uma opções de qualificação profissional no futuro, acesso a cultura e entretenimento.

Para o vereador PAULO FRANGE , esta é uma iniciativa que promoverá a inclusão social e trará benefícios à população. “A atividade física traz disciplina, além de ser um agente agregador para a aproximação do praticante à sua família. O Poder Público pode aproveitar os espaços físicos que já dispomos para a implantação da sede do programa. Há também a possibilidade de unir um espaço público com a iniciativa privada, como universidades. A idéia é aproximar os extremos e beneficiar todas as classes sociais. Acredito que o MMA tem a capacidade de transformar as pessoas e pode contribuir com isso”, declara.
Vereador Paulo Frange em entrevista para um canal de TV em São Paulo


Como médico e vereador, uma das maiores preocupações de PAULO FRANGE é alertar a população sobre a importância de praticar atividades físicas e qualquer tipo de esporte para o equilíbrio do corpo e mente, com consciência e responsabilidade. Por isso, constantemente traz à Câmara Municipal de São Paulo questões que envolvem a saúde da população. Sempre está engajado na luta para a promoção de melhorias dos munícipes. Em março deste ano, foi aprovado pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia o Projeto de Lei nº 327/2009, de sua autoria, que “torna obrigatória a afixação nas acadêmicas de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de "nutrição esportiva" e produtos correlatos a atividade física, de carta com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes”. De fato, são altos os riscos do uso abusivo de substâncias anabolizantes, cercados pela irresponsabilidade dos usuários que buscam um corpo forte em pouco tempo. O vereador também é vice-presidente de Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga a atuação da COVISA, trabalha na busca de fazer com que sejam identificador e fiscalizados todos os estabelecimentos que comercializam anabolizantes a fim de elaborar ações para coibir sua utilização indevida, o que hoje já representa riscos à saúde pública.

Entenda melhor o que é o MMA:

Confira em poucas palavras a história, como funciona e quais são suas regras.
Felizmente, a maioria dos eventos impõe regras que buscam evitar danos graves aos lutadores.

História:

MMA ou Mixed Martial Arts surgiu na Grécia, em 648 a.C.
Criado pelos gregos com o nome de Pankration, uma combinação de duas palavras: pan (tudo ou vários) e kratos (força).
Nesta época o esporte era considerado uma mistura de boxe e wrestling, tornando – se mais rapidamente ao esporte mais popular dos jogos olímpicos.
Atualmente o esporte está ligado à família Gracie.
O MMA também pode ser definido como uma modalidade de luta onde os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial, ou seja, é uma modalidade ma qual não se usa golpes tão violentos.

Prática:

Este tipo de atividade possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como boxe, caratê, jiu – jitsu, judô, muay thai, entre outras.
Segundo os mestres, o bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.
O esporte vem evoluindo consideravelmente em todo o mundo e no Brasil consagrando esportistas brasileiros que representam o país em vários eventos nacionais e internacionais.

Regras gerais

• Os lutadores devem usar luvas de dedo aberto fornecidas pelo evento.
• É obrigatório o uso de coquilha (acessório para proteção genital).
• É obrigatório o uso de protetor bucal.
• É permitido (porém, não obrigatório) o uso de: sapatilhas, protetores para os joelhos, protetores para os cotovelos e bandagens para os tornozelos e punhos.
• Os lutadores não podem aplicar na pele produtos como óleo, vaselina etc.
Regras de combate
É proibido:
• acertar a região genital
• morder
• enfiar os dedos nos olhos do adversário
• puxar o cabelo
• acertar a nuca (Pride)
• dar cotoveladas de cima para baixo
• dar qualquer tipo de cotovelada (Pride)
• dar cabeçada
• agarrar as cordas do ringue
• jogar o oponente para fora do ringue
• chutar o adversário quando ele está no chão (UFC)
• pisar na cabeça
• dar pedaladas quando o adversário estiver com os joelhos no chão.
• Os lutadores que deixarem a luta “amarrada”, não demonstrando agressividade, são advertidos e a luta é reiniciada.
• Se os dois lutadores estiverem no solo a ponto de sair do ringue, o juiz deve parar a luta e colocar os dois lutadores na mesma posição no centro do ringue.
Regras para término de combate
A luta termina quando um dos combatentes não consegue mais se defender dos golpes deferidos contra ele. Isso acontece quando:
• o lutador bate no tatame, indicando que não suporta mais o golpe
• o treinador joga a toalha no ringue
• o lutador desmaia ou o juiz decide que ele não pode mais continuar
• o lutador sangra, e o ferimento não é estancado pelo médico no tempo estabelecido
• o lutador viola as regras listadas acima
• o tempo de luta se esgota


Principais eventos:

Jungle Figth, Shooto Brasil, The Warrior, Full Figth Brazil, Pride, Clã Figth, UFC – maior evento de MMA do mundo entre outros.

Os dez melhores atletas do mundo:

1. Anderson Silva (26-4)
2. Georges St. Pierre (20-2)
3. Fedor Emelianenko (31-1, 1 NC)
4. Lyoto Machida (16-0)
5. Jose Aldo (16-1)
6. Jon Fitch (22-3, 1 NC)
7. Mike Thomas Brown (22-5)
8. Frankie Edgar (12-1)
9. B.J. Penn (15-6-1)
10. Jake Shields (25-4-1)

Fonte e fotos: Ana Cláudia Sacomani - Assessora de imprensa e Débora Porto - Estagiária

MUNDIAL DE KARATÊ SERÁ EM SÃO PAULO

O jornal O Dia SP publicou nesta semana uma nota sobre o Primeiro Campeonato Mundial de Karatê realizado na cidade de São Paulo.

O evento que acontecerá no mês de julho, no Ginásio do ibirapuera, deverá reunir aproximadamente 1.200 atletas de 50 nações diferentes, além de 300 profissionais técnicos e preparadores físicos, 150 árbitros, 50 federações dos 5 continentes, 20 instrutores, 4 médicos e 4 enfermeiros.

O local do campeonato também contará com uma ampla estrutura com alojamento, hotéis e transporte para os atletas e comissão técnica.

É a primeira vez que o Brasil receberá um campeonato mundial da modalidade. "Estar à frente de uma entidade mundial é um orgulho para qualquer um , e para mim um amante do karatê", afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos, CBKI, Sr. Oswaldo Messias durante entrevista para o jornal.

Fonte: Jornal O Dia SP



Nenhum comentário :