sábado, 24 de janeiro de 2009

O DESMATAMENTO PRECISA ACABAR!

Não é segredo para ninguém que as violentas reações da natureza que vem acontecendo por toda parte do mundo são fruto da irresponsável atitude do homem. A ganância falando mais alto sempre. É lógico que a globalização, a modernidade, a tecnologia que se tem são cada vez mais atraentes. Quem não gosta de viver bem? A busca pela “perfeição” para satisfação de um egocentrismo radical foge de qualquer razão ou lógica. É lamentável ver que as pessoas não cultivam pequenos costumes como a prática diária do respeito e a aplicação da educação.


A sociedade está tomando um caminho perigoso. Cientistas vêem alertando sobre as conseqüências do uso indevido ou incorreto dos benefícios que a natureza oferece. Infelizmente a surdez impera. Catástrofes alertam, pessoas morrem, cidades desaparecem do mapa e mesmo assim a ignorância no sentido real da palavra sucumbe à esperança de um mundo mais humano. E as religiões brigam: Cadê o amor pelo próximo? Não presidente, não há rei e nem conspiração do Universo que possa salvar esta humanidade que se perde nos pecados da insatisfação.


Já basta! Está na hora de cada ser que presa sua existência mostrar que viver é a coisa mais valiosa que temos. Proteste! Grite! Façamos algo para mudar esse quadro degradante e desumano. O desmatamento não pode continuar. Nossa riqueza está nas plantas... na terra... no cultivo... Faça o seu papel. Cumpra com sua responsabilidade e deixe que as florestas cuidem do equilíbrio do clima. As árvores são os pulmões da nossa atmosfera. Ao destruir esse patrimônio que nos foi “cedido de graça” estamos destruindo as próximas gerações.
x

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CATARATA AGORA JÁ PODE SER PREVENIDA

Uma boa notícia! Prevenção a catarata sempre foi minha preocupação. Tenho a lei N.13.463 que dispõe sobre a realização de exames de catarata e glaucoma congênitos nos recém-nascidos em hospitais públicos da rede municipal de saúde.

E hoje, nos jornais leio:


Pesquisadores da Nasa e do Instituto Nacional de Olhos dos Estados Unidos desenvolveram um aparelho capaz de diagnosticar casos de pré-catarata, antes que o problema se desenvolva. A catarata é a primeira causa de cegueira no mundo e atualmente não existem exames clínicos que façam o diagnóstico precocemente.


Trata-se de um equipamento não-invasivo que avalia com laser a concentração da proteína alfacristalina no tecido do cristalino (lente dos olhos que fica opaca com a catarata). Essa proteína está diminuída em pacientes com catarata.
O cristalino fica entre a córnea e a retina e é composto por várias proteínas. Os pesquisadores desenvolveram uma fonte luminosa capaz de quantificar o brilho de cada uma. Para isso, avaliaram os olhos de 380 pacientes entre 7 e 86 anos e constataram que, quanto mais opaca a visão, menor a quantidade da proteína alfacristalina.
"Cada proteína tem um brilho diferente. Eles [pesquisadores] conseguiram medir a concentração da alfacristalina no tecido pela intensidade do brilho. É um avanço muito importante porque hoje, clinicamente, você não consegue fazer esse tipo de diagnóstico [detectar a pré-catarata antes que o cristalino fique opaco]", afirmou o oftalmologista Newton Kara José Júnior, chefe do grupo de catarata do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo os pesquisadores, inicialmente, a técnica vai ajudar os cientistas a observarem as alterações visuais decorrentes de envelhecimento, tabagismo e diabetes. Além disso, eles continuarão utilizando o dispositivo durante três anos para analisar o impacto das viagens espaciais sobre o sistema visual (para saber se a exposição à radiação espacial também pode causar catarata). A tecnologia poderá, ainda, ajudar a compreender o mecanismo de formação da catarata.
Para o oftalmologista Rubens Belfort Júnior, professor e presidente do Instituto da Visão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o aparelho pode ser o primeiro passo para a busca de medicamentos para prevenir a catarata.
"Esse aparelho vai nos ajudar a entender o mecanismo da formação da catarata e poderá servir de base para o desenvolvimento de medicamentos que evitem a doença", avaliou Belfort, que acredita que o aparelho deve ser colocado em uso nos principais centros oftalmológicos do mundo, incluindo os brasileiros, em dois anos.
Uso limitado
Atualmente, não existe nenhum medicamento que consiga parar o desenvolvimento da catarata --o tratamento é necessariamente cirúrgico.
Para os pesquisadores que desenvolveram o novo aparelho, a vantagem de fazer um diagnóstico da queda da proteína antes de a catarata aparecer é estimular as pessoas a reduzirem o risco de desenvolver a doença mudando hábitos de vida, como diminuir a exposição ao sol, parar de fumar e controlar os índices de diabetes.
Kara José Júnior acredita que o uso do aparelho é limitado, pelo menos por enquanto, mas diz que ele pode abrir caminhos para algo mais vantajoso. "Como agora a gente conseguirá quantificar essa proteína, poderemos pensar em criar um colírio para aumentar a sua concentração, por exemplo."
Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam que são diagnosticados cerca de 120 mil novos casos por ano de catarata. Segundo o Ministério da Saúde, em 2008 foram realizadas 70.088 cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde). FOLHA DE SÃO PAULO

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

APOSENTADORIA POR IDADE AGORA EM 30 MINUTOS!


Quem tem direito

Para se aposentar por idade, o trabalhador urbano precisa ter 65 anos (homem) ou 60 (mulher) e um prazo mínimo de contribuições ao INSS. Aqueles que se inscreveram a partir de 25 de julho de 1991, devem ter 180 contribuições, o equivalente a 15 anos. No caso daqueles que se inscreveram antes dessa data, é utilizada uma tabela de transição com acréscimo de seis meses a cada ano. Para quem atingir a idade em 2009, por exemplo, são necessárias 168 contribuições, o equivalente a 14 anos. Quem completou a idade em 2008, por exemplo, precisa ter apenas 162 contribuições. As contribuições não precisam ser contínuas.



Como ser atendido

Para ser atendido faça um agendamento pelo telefone 135, da Central de Atendimento da Previdência Social.

As ligações para a Central 135, originadas de telefones públicos ou fixos, são gratuitas e o serviço funciona de segunda a sábado, das 8 às 23 horas (horário de Brasília). O trabalhador imediatamente fica sabendo o dia, a hora e a agência onde será feito o atendimento. A agência emitirá um extrato da vida laboral do segurado e se houver concordância do cidadão quanto às informações, a aposentadoria será homologada. O benefício será pago retroativamente à data do agendamento.



A importância dos documentos

Os documentos que comprovam os vínculos empregatícios e as contribuições ao INSS - como carteira de trabalho e carnês do INSS - devem ser guardados pelo trabalhador e podem ser levados, por precaução, na hora de requerer a aposentadoria por idade. Esses dados poderão comprovar a veracidade de informações que não constem do CNIS, garantindo sua inclusão imediata no cadastro. Na hora do atendimento, o servidor do INSS vai emitir um extrato com os dados sobre as contribuições à previdência e os vínculos empregatícios do trabalhador. Se o cidadão concordar, a aposentadoria é concedida imediatamente, mas se houver lacunas, é possível solicitar a inclusão de dados. Entretanto, é necessário comprovar documentalmente a autenticidade das informações. A existência de contribuições além da carência é importante, pois pode aumentar o valor do benefício. Isso acontece porque a lei determina que o valor da aposentadoria por idade corresponde a 70% do salário de benefício, acrescidos em 1% para cada grupo de 12 contribuições mensais, até completar 100% do salário de benefício.



Exceções

Em alguns casos, a lei exige que o INSS peça ao trabalhador documentos para complementar as informações do CNIS. Também será necessário mais tempo para analisar o caso e conceder o benefício. Um desses casos ocorre quando é preciso considerar vínculos e remunerações chamadas de extemporâneas, ou seja, aquelas que foram incluídas no sistema após a data em que o recolhimento deveria ter sido feito. Se o trabalhador tiver vínculos e remunerações garantidas por ações trabalhistas, é necessário levar todos os documentos do processo, para que as informações sejam incluídas no sistema.


(AGÊNCIA BRASIL)
X

CAMPANHA!

Prefeitura lança um programa inédito de castração gratuita de cães e gatos com o objetivo de conter a aumento desses animais na cidade, o abandono de ninhadas e também, combater doenças prejudiciais à saúde do homem. Está prevista a castração de 4 mil animais por mês. Para isso, o prefeito Gilberto Kassab destinou R$ 2 milhões para o ano 2009. As inscrições serão realizadas na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Santana e as cirurgias ocorrerão em clínicas conveniadas.


PARTICIPE!
CCZ – Rua Santa Eulália, 86 – Santana

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ENTRE O CARRO E A COMIDA!

Estamos em crise! A crise chegou, bateu a nossa porta, entrou pela sala, se acomodou no sofá e, descobrimos que para o Brasil, a crise só é notícia bombástica quando se fala em empregos da indústria, em especial a Indústria Automobilística. Os remédios de sempre surgem rapidamente. Afinal, somos especialistas em crises. Financiamentos, desoneração do setor (IPI), dinheiro para salvar a Indústria, mudanças nas taxas de juros, fusões de Bancos, etc, etc.

Meu Deus! Como é bom em tempos de crise, um Presidente da República metalúrgico. Por favor, salve a nossa indústria automobilística tão sonhada e implementada por Juscelino Kubitschek. Mas, pensando aqui com meus botões, percebo que o brasileiro não come carro. Ele precisa do carro para trabalho, lazer e transporte. Até para status! Afinal, é um orgulho nacional a indústria automobilística.

Aí então, me vem ao pensamento: e a agropecuária? Impossível desconhecê-la. Até mesmo o mais simples brasileiro e o mais estúpido dos governantes ou representantes públicos sabem que até a chegada da crise, representava 36% das exportações do Brasil. Pobre... rico campo brasileiro. Apelaram até para o neologismo “agronegócios”, para manter o preconceito e as grosserias ideológicas que estigmatizam os produtores rurais, ruralistas, setor agrícola e, não interessa o nome! Mas, vamos respeitá-los. Os números traduzem o meu desabafo: 24% do produto interno bruto (PIB) com 1 milhão de estabelecimentos grandes, médios e pequenos, representando 37% das vagas de trabalho no Brasil.

É preciso ter compromisso e respeitar o empresário rural brasileiro. Não importa o seu tamanho.

Agora, no fim desse túnel, com todo o respeito, alguém de “peito” assume a presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com conhecimento, determinação, foco e disciplina. Trata-se, pelos adjetivos de alguém do sexo feminino, Senadora da República de um Estado caçula na União, o Tocantins, e nela depositamos muita, muita esperança.

Afinal, o campo é inquestionavelmente o maior detentor do trabalho das mulheres. Para cada trabalhador rural, lá está a sua companheira, esposa e família. Não se trabalha no campo sozinho, e a mulher tem um papel extraordinariamente importante.

Vem aí um desafio para você, senadora Kátia Abreu. As commodites da produção agropecuária do país perderam cerca de 23% em dólar com a crise, e os empregos do campo, a indústria a céu aberto, não vem recebendo a mesma atenção que é dada aos funcionários das indústrias, inclusive a automobilística.

É o campo que alimenta este país e parte do mundo e nós humanos, fizemos opção por comer arroz, feijão, milho, soja, frutas, suínos, bovinos, ovinos, caprinos, leite e derivados, etc. Não queremos comer carros, peças, pneus, etc. Apenas usá-los.

Enquanto aguardamos por uma solução ágil do nosso querido Presidente Metalúrgico, esperamos que a CNA, dirigida por Kátia Abreu bata à porta do Gabinete da Presidência e seja recebida para ensinar o que é e o que representa o Brasil rural. Afinal, essa é a única atividade do país que tem 500 anos! Nossos índios já sobreviviam quando aqui chegaram os portugueses.

É só um desabafo! Faça o seu também. Fique indignado. Reclame. Cobre de qualquer autoridade que está perto de você, a atenção e o respeito para com o homem do campo. Grande parte deles são muito, muito humildes, falam pouco e não tem nem tempo para fazer greve e reivindicar seus direitos. Quem iria ordenhar a vaquinha, curar o umbigo do bezerro recém parido? Milho para as galinhas? Por ser assim, sem tempo, ficaram décadas sendo tratado de forma imoral pela CLT que diferenciava o trabalhador urbano e rural, tendo a Constituição ao seu lado, garantindo-lhes “diretos” iguais. Essa, a Constituição só estava ao seu lado! Foram discriminados e na prática, continuam discriminados. Com muita fé, característica do homem do campo, vamos continuar aqui no campo, trabalhando e apostando que a saída dessa crise tem uma porta enorme aberta, e uma estrada já pavimentada com uma seta indicando: BRASIL RURAL. Êta nois !!!

PAULO FRANGE – Vereador no seu 4º mandato, 2º Vice Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, membro permanente da Comissão de Finanças e Orçamento, médico cardiologista há 30 anos e pecuarista.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

TRANSFUSÕES DE SANGUE - RISCO OU SALVAÇÃO?

Não basta apenas fazer um amplo programa de divulgação para doação de sangue, é preciso que essas coletas sejam monitoradas até o último momento, que é quando o doente recebe esse sangue e apresenta melhora ou possíveis "complicações" no seu quadro clínico. Deixar de notificar as ocorrências após o recebimento desse sangue é um ato irresponsável e desumano. A partir do momento que consideramos o sangue a "essência da vida" este tipo de situação torna-se lamentável no dias de hoje. Em pleno século XXI é terrível acompanhar notícias como essa que saiu hoje, dia 13 de janeiro, no jornal O Estado de São Paulo: "ANVISA: 80% DAS REAÇÕES A TRANSFUSÕES NO PAÍS NÃO SÃO NOTIFICADAS".

"O registro de reações permitiria medidas de correção e prevenção. O documento, lançado no fim do ano passado, informa que, em 2007, 3 milhões de transfusões ocorreram no país, segundo estimativas feitas pela Anvisa, mas apenas 1.792 reações a elas foram informadas à agência.

No entanto, segundo cálculos do órgão de vigilância, eram esperadas 8.908 reações, o que significa uma subnotificação de 80% no país - ainda pior nas Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Nesta última, a subnotificação chegou a 98,7%. A conta do número de reações esperadas é feita com base em literatura científica, que aponta 3 reações para cada 1.000 transfusões realizadas.

Algumas das reações à transfusão de sangue, como febre, alergias e até lesões pulmonares são, em geral, relacionadas a uma resposta do sistema imunológico do paciente à entrada do sangue doado no organismo. No entanto, também as contaminações bacterianas ou a transmissão de doenças infecciosas após transfusões são consideradas reações, além das mortes.

Em 2007, a maioria das reações registradas foram leves ou moderadas, principalmente febre e alergia. Foram notificados 3 casos de pessoas que contraíram malária (doença infecciosa) em transfusões. Duas outras morreram por receber o tipo sanguíneo errado."Só conhecendo a realidade é que poderemos prevenir os problemas", afirma Geni de Almeida, responsável pela Unidade de Bio e Hemovigilância da Anvisa."

x

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Um pouco mais de fitoterapia!


"O fitoterápico é eficaz, embora tenha riscos como qualquer outro [medicamento], e tem que seguir as regras que a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] exige" afirma JOSÉ MIGUEL DO NASCIMENTO, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da .


COMPROVAÇÃO!

Cuiabá - "(...) ao menos 20 plantas já são utilizadas, como a babosa, a erva-cidreira e o alho. Elas não podem, porém, ser adquiridas com a verba repassada pela União, já que não constam da lista de referência do ministério. Com a iniciativa federal, gestores do SUS esperam contar com mais medicamentos a partir deste ano.
Segundo Isanete Bieski, supervisora do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterapia, da Secretaria da Saúde de Cuiabá, a redução dos gastos pode chegar a 80% em relação à compra de medicamentos convencionais. Na cidade, moradores recebem medicamentos e são orientados a adaptar, em casa, hortas com plantas medicinais." (AGÊNCIA FOLHA - ANGELA PINHO)


VALE LEMBRAR QUE APESAR DOS "MEDICAMENTOS" SEREM A BASE DE PRODUTOS NATURAIS NÃO SIGNIFICA QUE PODEM SER CONSUMIDOS À VONTADE. ELES TAMBÉM TEM UMA PRESCRIÇÃO MÉDICA A SER SEGUIDA PARA QUE NÃO TENHAM EFEITOS COLATERAIS.

X

domingo, 11 de janeiro de 2009

FITOTERAPIA

Em meio a tumultos, crise mundial e tragédias por todo lado ainda encontramos boas notícias. Quinta-feira, quando abri os jornais, comecei meu dia bem, lí algo que espero há muito tempo. "SUS VAI USAR MAIS PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS", esta foi a manchete que me fez ganhar o dia. Esta sim, é uma boa notícia para o nosso sistema de saúde. Afirmo com toda a certeza que este é melhor caminho para o reconhecimento mundial de nossas riquezas naturais.


"O governo federal vai ampliar a oferta de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública. Em dois anos, o número de prefeituras que disponibilizam os produtos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) subiu de 116 para 350, chegando a 6,3% dos municípios em 2008. A ideia agora é ampliar o número de cidades e a variedade de substâncias disponíveis.
Em dezembro de 2008, foi aprovado o programa nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, coordenado pelo Ministério da Saúde. Ele prevê a destinação de verbas para o setor e a ampliação da lista de produtos que poderão ser pagos com recursos federais.
O governo estima que ao menos 200 plantas medicinais nativas tenham potencial de uso no SUS, mas só dois fitoterápicos, feitos a partir do guaco e da espinheira-santa, estão na lista de medicamentos comprados com a verba do ministério. " (AGÊNCIA FOLHA - Angela Pinho)


Há 10 anos visitei Cuba fiquei impressionado com o Programa de Atenção básica de Saúde realizado pelos médicos dos quarteirões. Os PFS funcionam praticamente para cada quadra, o que aproxima muito os moradores do sistema de saúde. É impressionante os bons resultados que os laboratórios fitoterápicos apresentam em suas pesquisas. Venho pregando que a fitoterapia é uma das melhores formas de tratamento já aplicada. Na UNITINS (Universidade do Tocantins) ouvi do Reitor da Universidade uma verdade que é repetida em todos os cantos. O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta e se investir corretamente colhendo os benefícios que a mãe natureza nos apresenta, seremos reconhecidos mundialmente pela qualidade dos nossos produtos.
FOTO - Espinheira Santa - está entre as plantas medicinais mais procuradas. Apresenta propriedades que ajudam no tratamento de úlceras e pode ser vastamente encontrada na Mata Atlântica.
X

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

MAIS UMA DESCOBERTA: TÉCNICA QUE ACELERA REGENERAÇÃO DE TECIDOS!



A cada dia que passa, a ciência avança de maneira avassaladora e nos faz questinar o que ainda não conhecemos. Amanhã, qual será a nova descoberta?


Estudos mostram que é possível sim, a regeneração dos tecidos e os benefiados desta vez são àqueles que sofreram danos nos tecidos devido ataques cardíacos ou ossos fraturados.


Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo de hoje, a combinação de drogas pode induzir a medula a liberar mais células reparadoras, intensificando o mecanismo de auto-regeneração. São células-tronco que as vezes não são liberadas pela medula na quantidade suficiênte para reconstruir tamanha "agressão" e com o estimulo pode ajudar a aumentar a presença no sangue em 100 vezes. Foi a partir de testes com ratos que os britânicos revelaram a descoberta.


Há esperança que com essa alta produção de celulas-tronco seja possível amenizar também doenças em que o sistema imunológico ataca erroneamente os próprios tecidos do organismo, como a artrite reumatóide.

(foto extraída de reportagem da Revista Época - maio/2008)
X

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

HPV - UMA ALARMANTE REALIDADE QUE TAMBÉM AFETA OS JOVENS

















Segundo reportagem no Jornal Folha de São Paulo no fim de dezembro, os índices de jovens que apresentam HPV no 1º ano de vida sexual gira em torno de 24%.

Câncer de colo de útero decorrente de lesão de HPV, é o terceiro mais comum em mulheres, depois do câncer de pele e dos de mama.

Foram 403 garotas entrevistadas, entre 1993 e 2006, uma em cada quatro delas, já apresenta lesões causadas por HPV.

“Os dados mostraram que, no primeiro ano de atividade sexual, 97 delas (24,1%) apresentaram lesões no colo do útero. Ao longo do estudo, 147 desenvolveram o problema.

A primeira alteração geralmente era de baixa gravidade. Em 113 pacientes, foram encontradas lesões intraepiteliais de baixo grau. Em 12 jovens, foram detectadas lesões de alto grau. Ambas as lesões são precursoras de câncer cervical, mas as de alto grau têm um maior potencial oncogênico.” (...)

“De acordo com Ismael Guerreiro da Silva, professor de ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as mulheres mais jovens são realmente mais vulneráveis ao HPV. Um dos motivos é que o sistema imunológico ainda não conhece o vírus e, portanto, não tem imunidade contra ele.”

“O lado bom, afirma o ginecologista, é que, na maior parte dos casos, há uma regressão completa da lesão. Nas de alto risco, a remissão costuma ocorrer em 14 meses e, nas de baixo risco, em oito. O aparecimento de lesões é mais preocupante quando ocorre em mulheres com mais de 30 anos.”

Mas isso não significa que não precisa de acompanhamento. É necessário que a pessoa procure fazer exames periódicos.

É extremamente relevante alguns fatores de risco, a cada ano de atividade sexual, o risco de a paciente ter a lesão praticamente dobra. A gravidez na adolescência também dobra o risco. O cigarro e o uso da pílula anticoncepcional são também considerados fatores de risco, segundo a literatura científica.

A promiscuidade também é um meio que é preciso ser considerado. A multiplicação do vírus através da escolha dos parceiros sexuais é um risco alto para a ploriferação.
E OS HOMENS PODEM SER OS VILÃOS, CUIDADO! Eles são agentes que transportam esse vírus facilmente.

TENHO UM PROJETO DE LEI N. 703/06 QUE INSTITUI O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO HPV - PAPILOMAVÍRUS HUMANO E DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO".

VENHO TRABALHANDO EM CIMA DESTE TEMA HÁ MUITOS ANOS COMO MÉDICO E NA CÂMARA DESDE 2006 ME IMPENHO PARA QUE ESTE PROJETO ENTRE EM VIGOR.

É PRECISO CUIDAR DE NOSSAS MULHERES! ELAS SÃO A BASE DE NOSSAS FAMÍLIAS !!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PACIENTES ABANDONADOS EM HOSPITAIS

A cada dia que abro os jonais fico mais perplexo com os descasos com o ser humano. Em poucas linhas a notícia abrange o tema "doentes que são abandonados por familiares em hospitais", e mostra que, ainda existe esperança no fim do túnel. Apesar de terem sido deixados ou bem dizendo ABANDONADOS por seus familiares, o sistema público de saúde tem se esforçado para oferecer um teto digno, uma moradia decente para cada um deles. Isto é o mínimo necessário, se trata de respeito!

Estes pacientes são em sua maioria do setor psiquiátrico e hoje somam cerca de 6.349 moradores de casas especializadas mantidas pelo Estado com ajuda dos Municípios.


A meta do Governo do Estado estabelece que, em três anos, R$15 milhões serão investidos em moradia adequada a estes pacientes. Ainda este ano, está prevista a compra de 400 casas que atenderão 3.200 pessoas.

ATENÇÃO AOS DADOS!


62,8% têm entre 40 e 70 anos;


42,6% são esquizofrenicos ou apresentam transtornos delirantes;


30% têm retardo mental;


7,31% recebem visitas de parentes;


77 pacientes estão internados há mais de 65 anos;


49,6% apresentam vontade de morar fora do hospital;


77,2% foram internados contra a vontade;


domingo, 4 de janeiro de 2009

PAULO FRANGE ELEITO PARA SEGUNDO VICE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Por 50 votos, foi eleito entre os pares, e foi indicado pelo PTB para representar o partido num momento importante de transformações que passa o legislativo paulistano. Entre os desafios estão, o processo de informatização das atividades do legislativo, a modernização dos trabalhos das comissões e aperfeiçoar a relação com os munícipes para melhor participação popular nas audiências públicas. Frange afirma que, representar a bancada é um orgulho e ao mesmo tempo, desafio, por se tratar de uma bancada de apenas 3 vereadores, embora, experientes e qualificados. O PTB, tem mantido uma política de reciclar e revesar as atribuições nas comissões, mesa diretora, liderança e outros cargos, o que torna a bancada sempre atualizada e preparada para novos desafios. "Vereador Adilson Amadeu, Celso Jatene e eu temos nos esforçado em representar um dos mais antigos e importante Partido do País. Na assembléia legislativa de São Paulo, o Deputado Campos Machado que preside o partido no Estado, vem escrevendo a história do PTB, em todas as grandes decisões nas últimas duas décadas. Precisamos cuidar do partido com o carinho que dedicamos quando tratamos nossas casas”, insiste Paulo Frange.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009