domingo, 11 de janeiro de 2009

FITOTERAPIA

Em meio a tumultos, crise mundial e tragédias por todo lado ainda encontramos boas notícias. Quinta-feira, quando abri os jornais, comecei meu dia bem, lí algo que espero há muito tempo. "SUS VAI USAR MAIS PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS", esta foi a manchete que me fez ganhar o dia. Esta sim, é uma boa notícia para o nosso sistema de saúde. Afirmo com toda a certeza que este é melhor caminho para o reconhecimento mundial de nossas riquezas naturais.


"O governo federal vai ampliar a oferta de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública. Em dois anos, o número de prefeituras que disponibilizam os produtos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) subiu de 116 para 350, chegando a 6,3% dos municípios em 2008. A ideia agora é ampliar o número de cidades e a variedade de substâncias disponíveis.
Em dezembro de 2008, foi aprovado o programa nacional de plantas medicinais e fitoterápicos, coordenado pelo Ministério da Saúde. Ele prevê a destinação de verbas para o setor e a ampliação da lista de produtos que poderão ser pagos com recursos federais.
O governo estima que ao menos 200 plantas medicinais nativas tenham potencial de uso no SUS, mas só dois fitoterápicos, feitos a partir do guaco e da espinheira-santa, estão na lista de medicamentos comprados com a verba do ministério. " (AGÊNCIA FOLHA - Angela Pinho)


Há 10 anos visitei Cuba fiquei impressionado com o Programa de Atenção básica de Saúde realizado pelos médicos dos quarteirões. Os PFS funcionam praticamente para cada quadra, o que aproxima muito os moradores do sistema de saúde. É impressionante os bons resultados que os laboratórios fitoterápicos apresentam em suas pesquisas. Venho pregando que a fitoterapia é uma das melhores formas de tratamento já aplicada. Na UNITINS (Universidade do Tocantins) ouvi do Reitor da Universidade uma verdade que é repetida em todos os cantos. O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta e se investir corretamente colhendo os benefícios que a mãe natureza nos apresenta, seremos reconhecidos mundialmente pela qualidade dos nossos produtos.
FOTO - Espinheira Santa - está entre as plantas medicinais mais procuradas. Apresenta propriedades que ajudam no tratamento de úlceras e pode ser vastamente encontrada na Mata Atlântica.
X

Um comentário :

gostoroso disse...

Meu nome é Guilherme Jorge da Silva Vieira, tenho 52 anos e sou de Vila Velha-Es. Estou necessitando urgentemente de ajuda, para tratar de uma ulcera varicosa que surgiu em minha perna esquerda. Quero tratá-la com fititorapia e solicito ajuda urgente. desde já fico lhe muito agradecido.