sexta-feira, 19 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE PROPÕE A 101ª META AO PREFEITO: A IMPLANTAÇÃO DO “MELHOR EM CASA” – PROGRAMA INTERNAÇÃO DOMICILIAR

Ver. Paulo Frange propôs a inclusão do programa Melhor em Casa,
 no Programa de Metas do prefeito Haddad
O vereador PAULO FRANGE participou da Audiência Pública da Subprefeitura Itaquera, que contou com cerca de 200 pessoas, a maioria, líderes comunitários, empreendedores e interessados no desenvolvimento do bairro. Muito deles trouxeram críticas, sugestões e reivindicações sobre os temas: educação, cultura, saúde, segurança e, especialmente, habitação. Ele falou da meta 101, que propôs ao prefeito Haddad, que é a implantação do programa Melhor em Casa.

A Audiência acontece na tarde de sábado, 13/abril/2013, no auditório da Subprefeitura Itaquera. As propostas colhidas seguirão para análise e serão utilizadas na implementação de obras na área desta Subprefeitura. Observou-se também o Programa de Metas 2013-2016, que abrange compromissos estabelecidos pelo prefeito Haddad.

O vereador explicou que serão implantadas 108 equipes do programa Melhor em Casa, sendo 30 através do Governo, que deve montar as equipes no entorno dos Hospitais do Estado; as outras 78 equipes estarão vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde. Frange defende que todas as equipes sejam municipalizadas.

O Melhor em Casa é um programa similar ao PROHDOM, Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (o Home Care Público), que já funciona na Cidade, através de Lei criada pelo vereador Paulo Frange, onde pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, têm assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

O Vereador explicou que, já no dia 20/abril/2013, o ministro da Saúde Paulo Padilha estará em São Paulo para iniciar o programa, com 20 equipes habilitadas.  Cada equipe terá custa de R$40 mil/mês. Na Capital terá 108 equipes, porque, para cada 100 mil habitantes o Governo Federal irá implantar uma.

- O atendimento domiciliar será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

- O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

A AUDIÊNCIA PÚBLICA COLHEU REIVINDICAÇÕES


Além do vereador Paulo Frange, participaram da Audiência Pública: o subprefeito, Guilherme Henrique de Paula e Silva; secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro Chiovetti; o chefe de gabinete do secretário de Coordenação das Subprefeituras, Antonio Crescenti; representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA) e o vereador Alessandro Guedes.

O subprefeito ressaltou a importância do estabelecimento do diálogo entre o poder público e sociedade civil, reforçando a importância da participação da população na gestão pública - que ali se iniciava. Destacou ainda que as contribuições serão integradas à base de tudo, que é a Lei aprovada na Câmara Municipal, a do Plano de Metas.

As cem metas foram agrupadas em cinco articulações territoriais: o resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis; a estruturação do Arco do Futuro; o fortalecimento das centralidades locais e das redes de equipamentos públicos; a requalificação da área central; e a reordenação da fronteira ambiental.

Em resumo, as mais importantes para Itaquera são: o resgate da cidadania nos territórios mais vulneráveis socialmente e o programa Arco do Futuro, que busca novos eixos de desenvolvimento urbano, estruturando melhor a periferia, com a criação de obras estruturais e o desenvolvimento de novos centros, e com eles progresso e emprego na periferia da Cidade.

Faz parte, ainda, do Plano Estratégico de Itaquera a abertura de vagas no Pronatec, para cursos técnicos de qualificação profissional de jovens; a ampliação da jornada escolar dos alunos da rede municipal; a expansão da oferta de vagas para a educação infantil.

Outra mudança prevista é a reformulação da Operação Delegada para o patrulhamento noturno em áreas com altos índices de violência; funcionamento 24h no transporte público; modernização dos semáforos e implantação de ciclovias.

Logo acontecerão as audiências temáticas, que aprofundarão as questões abordadas nesse primeiro encontro, bem como as devolutivas, para prestar contas à sociedade.

Nenhum comentário :