terça-feira, 23 de abril de 2013

VER. PAULO FRANGE CONVIDA ARQUITETO ROBERTO SIMON PARA PARTICIPAR DE EVENTO QUE DISCUTIRÁ UMA ARQUITETURA MAIS HUMANAIZADA PARA HOSPITAIS

Vereador Paulo Frange esteve com Roberto Simon, arquiteto, em
encontro promovido pelo Jornal  da Gente, da Lapa
O vereador PAULO FRANGE participou nesta segunda-feira, dia 22/abril/2013, do almoço “Na Mesa com Empresário”, organizado pelo Jornal da Gente, da Lapa, que teve como palestrante o arquiteto Roberto Simon, proprietário do Studio/domo Arquitetura, em Porto Alegre e integrante da união de incorporadores e arquitetos renomados, a Alfa Realty, que atua no mercado imobiliário em todo o Brasil. O vereador o convidou para participar, ano que vem, do Hospitalar, em um congresso que envolverá médico e arquitetos na busca de uma arquitetura hospitalar mais humanizada e eficiente.

O arquiteto trabalha com projetos hospitalares, edifícios comerciais e residenciais, além de desenvolver complexos universitários, hotéis, etc. Ele é defensor da escola arquitetônica chamada de Novo Urbanismo, que visa à transformação e criação de bairros, com pequenos centros comerciais, onde a prioridade é o pedestre e não o automóvel.

O arquiteto expôs, em cerca de 30 minutos, as suas ideias arquitetônicas, onde enfatizou, a sua prioridade: criar e transformar bairros cuja prioridade seja o pedestre e não o automóvel. Falou do bairro Pedra Branca Palhoça Brasil, em Florianópolis (SC), que ajudou a criar e que está em fase de construção, dentro deste conceito, onde observa ainda as questões de sustentabilidade.

A ideia é ter centros de serviços menores, calçadas generosas, serviço coletivo de transporte planejado e moradias no entorno, onde o morador não precisaria sair de carros para ir às comprar, à padaria, ao bar ou ao cinema, com bulevares, anfiteatros, etc.

Exemplificou que essa ideia é contrária a dos shoppings centers, que são “aspiradores de gente” – pois tira todo mundo das ruas e calçadas. Isso seria também mais seguro, pois quanto mais portas abertas, mais gente, mais movimento, mais segurança. Disse.

O convite do vereador PAULO FRANGE ao arquiteto Roberto Simon participar do “Hospitalar”, evento que envolve vários congressos médicos, pois quer discutir e buscar uma arquitetura mais eficiente e mais humanizada para hospitais. 

Nenhum comentário :