domingo, 22 de julho de 2012

Vereador Paulo Frange faz entrevista na Casa de Acolhida Padre Afonso Pastores na Pompéia em São Paulo

Casa deAcolhida Padre Alfonso Pastore fica na Rua Cotoxó na Pompéia

O Vereador Paulo Frange visita a Casa de Acolhida Padre Afonso Pastore que pertence a Paróquia Nossa Senhora da Pompéia na Vila Pompéia, em São Paulo.

Na década de setenta, o pároco, Padre Afonso Pastore, deu um forte impulso à paróquia dando início à criação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e ao Encontro de Casais com Cristo (ECC), que atualmente está presente em quase todo o Brasil e até no exterior.


Padre Alfonso Pastore
Nascido aos 8 de novembro de 1932 em Soledade (RS), filho de José Pastore e Maria Ranzolin. Viveu parte de sua infância e adolescência em Iomerê (SC). Foi ordenado sacerdote em SãoPaulo aos 29 de junho de 1958, pelas mãos de D.Vicente Marchetti Zione. 

Durante anos dedicou-se basicamente aos doentes, preocupando-se com o doente como um todo; sua integração à família, ao meio, às condições dos hospitais, leprosários e hospícios. Atuou inicialmente em Curitiba e São Paulo, onde, como pároco de Nossa Senhora do Rosário de Vila Pompéia, idealizou e implantou o Encontro de Casais com Cristo (ECC). No seu tempo, a Paróquia da Pompéia foi a primeira, no Brasil, a ter comunidades de base em bairros de classe média. Tais comunidades foram e são formadoras de consciência não só religiosa e a demonstração se fez sentir no tempo da repressão militar, sem alarde, porém com firmeza evangélica.

Após ter sido Provincial Camiliano no Brasil, foi capelão do Complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde implementou e coordenou um Serviço Pastoral, quando uma legião de leigos atendia a todos aqueles que lá se internavam. Ainda em São Paulo, Pe. Alfonso também se preocupou com os presos.

Chegaram a ser feitos ECC no Carandiru e por várias vezes. Posteriormente transferiu-se para a Arquidiocese de Vitória (ES) onde trabalhou, através de leigos, na reabilitação de encarcerados e na vitalização da Paróquia São Pedro do Suá, com a criação de várias comunidades cristãs.
 

Vereador Paulo Frange conversa com o Padre Arlindo Toneta,
responsável pela Casa de Acolhida na Vila Pompéia

Destaca-se o grande número de pessoas que participam mensalmente das celebrações e demais atividades da Paróquia: missas, encontros de casais, retiros, preparação para a eucaristia, batismo, entre outros.
Equipe de voluntários, Padre Arlindo, Vereador Frange
 e hóspedes da Casa de Acolhido



Paulo Frange e Orides Moya um dos coordenadores
voluntários da Casa de Acolhida



Paulo Frange fala com Erandes Lucas (integrante do Conselho)
 da Casa de Acolhida


Paulo Frange conversa com o voluntário
da Casa de Acolhida, Fernando Toledo
Por outro lado, mais de três mil pessoas se beneficiam das ações sociais promovidas por esta paróquia. O setor de Serviços Sociais responde pelo ministério da caridade exercido através das atividades e programas do Centro Social Nossa Senhora do Rosário, dos serviços prestados pelas casas de acolhida Padre Afonso Pastore e São José e dos trabalhos do grupo CCEV (Comunidade, Casa, Esperança e Vida). 


Cada uma dessas instituições tem contribuição ímpar no atendimento social.As Casas de Acolhimento de Acolhida Padre Afonso Pastore abriga pacientes carentes vindos de outras cidades, bem como seus acompanhantes. Esses doentes encontram-se em lista de espera para transplantes ou estão em fase de recuperação.

Vereador Paulo Frange conversa com Dnª Lindaci Bosco e João Bosco
que estão hospedados na Casa

O Centro Social Nossa Senhora do Rosário de Pompéia funciona nas dependências da Igreja, conta com um grande número de voluntários, além de profissionais remunerados. O Centro é composto por áreas diversas que promovem programas como:
Plantão Social: Faz o atendimento, triagem, avaliação sócio-econômica, encaminhamentos e orientação sobre o uso dos benefícios de dos nossos programas. É o primeiro contato dos usuários, e coordena todas as atividades do Centro Social.


Entrada da Casa de Acolhida na Pompéia






Nenhum comentário :