quarta-feira, 27 de junho de 2012

É aprovado o Projeto de Lei de autoria do Vereador Paulo Frange sobre Levantamento Epidemiológico de áreas no entorno de aterros sanitários inativos e lixões de São Paulo


Vereador Paulo Frange
 
 Nesta quarta-feira, 27/06, o Vereador Paulo Frange participou da Reunião Ordinária da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.

Foram discutidos Projetos de Leis de autoria dos Vereadores, entre elas duas de autoria do Vereador Paulo Frange. O PL 737/2009 foi aprovado pela mesa diretória, que obriga a Prefeitura do Município de São Paulo a elaborar e publicar, anualmente, um levantamento epidemiológico das áreas localizadas no entorno dos aterros sanitários ativos e inativos, estações de transbordos e lixões dos municípios de São Paulo.  Esse projeto é de 2009, e foi citado em uma Audiência que o assunto era o lixo, aterros sanitários, estação de transbordo, e todos os processos que envolvem a movimentação do lixo em São Paulo.

No texto da lei, será incluso os piscinões. Esta questão partiu da Audiência Pública da Comissão de Política Urbana do mês passado, já que é outro local que é encontrado pragas sinantrópicas e infecções.

O maior problema atualmente, são as crianças que convivem perto desses aterros, lixões, estações de transbordo, e as doenças e infecções que elas pegam nestes locais. “Nós encontramos crianças com conjuntivite, com otite, com infecções, adolescentes com corrimento, infecções de pele e a cidade de São Paulo não sabe disso, e se você perguntar até mesmo pras pessoas da saúde, todos vão falar que não existem mudanças epidemiológicas na região”, explicou Frange.

Na cidade de São Paulo, tem uma estação de transbordo no Rio Pequeno, que o muro faz divisa com uma creche com 150 crianças matriculadas, que é motivo de preocupação para todos. “Já trouxemos o presidente da empresa e nada foi feito até semana passada, agora sim estão voltando a tratar esse espaço e vai resolver o problema, mas demorou 10 anos com a gente discutindo o mesmo assunto”, afirma Paulo Frange.

Esse estudo epidemiológico tem como finalidade saber exatamente o que está acontecendo para poder combater com mais facilidade e evitar inclusive o problema da resistência antibiótica. “Se eu tenho infecções repetidas naquele lugar em pessoas que estão naquele entorno e não podem sair, eu vou ter que usar antibióticos mais potentes para aumentar essa resistência antibiótica. Isso é um problema de saúde pública que nós temos que encarar com responsabilidade”, finalizou Frange.

Foi aprovado também o Projeto de Resolução 17/2011, de autoria do Vereador Paulo Frange, que institui a frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de violência no âmbito da cidade de São Paulo. 

Nenhum comentário :