quarta-feira, 13 de junho de 2012

Casos de câncer devem aumentar 75% até 2030

*Paulo Frange

A informação é da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (AIPC), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta para uma prospecção alarmante: o número de pessoas com câncer deve crescer mais de 75% até 2030. Ou seja em menos de 20 anos vamos nos deparar com uma situação para a qual temos que nos preparar.

Um dos motivos apontados pelo estudo é a adoção de estilos de vida insalubres, especialmente em países pobres.

Para os especialistas, a melhoria na qualidade de vida nos países pobres aumenta o poder de consumo e leva à adoção de hábitos “ocidentalizados” de alimentação, ao sedentarismo e a outros hábitos nocivos a saúde. Com isso, a tendência é que os casos de câncer aumentem.

Os tipos de câncer com maior probabilidade de aumento são os de mama, o de próstata e o colorretal. O câncer já é a principal causa de morte em países ricos e é seguido pelos países emergentes .

Os pesquisadores descobriram que nos países menos desenvolvidos, especialmente na África Subsaariana, os casos de câncer ligados a infecções são mais comuns, sendo o de colo do útero o mais frequente. Além desses, temos ainda os casos de câncer de fígado, estomago e o sarcoma de Kaposi. Esse último, tem sua incidencia mais associada aos portadores de AIDS.

Já em países como Brasil, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia, os tipos de câncer mais comuns são os relacionados ao tabagismo, à obesidade e à má alimentação. Os pesquisadores dizem que a melhoria na qualidade de vida pode levar a uma diminuição dos casos de câncer relacionados a infecções nos países subdesenvolvidos, mas, em contrapartida, tende a aumentar os relacionados à alimentação, sedentarismo e obesidade.

Países de renda média, como China, Índia e África do Sul podem ter até 78% de aumento nos casos da doença até 2030, afirmam os pesquisadores. Nos países menos desenvolvidos, o aumento no número de casos pode chegar a 93%. Ou seja, quase dobrar a incidência em duas decadas.

O estudo usou dados da Globocan, um banco de dados compilado pela AGencia Internacional de Pesquisa do Câncer, com estimativas sobre a incidência e mortalidade decorrente do câncer em 2008 em 184 países e foi publicado no jornal Lancet Oncology.

Essa pesquisa , por ser ampla, multicêntrica e publicada em veículo científico de credibilidade internacional, deve ser um alerta para a comunidade científica e devera nortear os Ministérios de Saúde e organismos Internacionais de Saúde Pública no implemento de ações preventivas , já que as causas são aparentemente evitáveis e cabe a todos a responsabilidade na reversão dessa tendência.

*Paulo Frange é médico e vereador de Sáo Paulo pelo PTB, cumprindo seu quarto mandato.


Paulo Frange

Nenhum comentário :