quarta-feira, 28 de março de 2012

FRANGE participa da inauguração do Complexo Prates


Vereador destaca o trabalho integrado no enfrentamento às drogas

O Vereador PAULO FRANGE participou de terça-feira (27), da inauguração do Complexo Prates, localizado no Bom Retiro, região Central da capital paulista.

Prestigiado por autoridades de várias esferas de governo, entre elas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o governador, Geraldo Alckmin; o prefeito, Gilberto Kassab; a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Alda Marco Antônio; o cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; secretários de Estado e do Município; além de deputados estaduais e federais, o evento marcou o início das atividades de um equipamento que irá reunir em um só local atendimento de Saúde e Assistência Social para tratamento e recuperação de dependentes químicos em situação de rua e vulnerabilidade social na região.

Nesse novo Complexo, a Secretaria Municipal de Saúde contará com uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), em uma área útil de 850m², ambos com funcionamento 24 horas, mais de 120 profissionais de saúde e 11 leitos para observação e internação.


Vereador PAULO FRANGE diante da exposição de imagens do Complexo Prates





Além disso, o Complexo estará instalado em uma área total de 16 mil m², em que vai oferecer um Espaço de Convivência Dia para Adultos com 3.200 m² e capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia.

Afora criar vínculos e conquistar a confiança para que os usuários aceitem os serviços oferecidos, o espaço oferecerá atividades lúdicas, esportivas, oficinas, Telecentro, sala de leitura, jardinagem e, principalmente, psicólogos e assistentes sociais.


O Vereador PAULO FRANGE concorda e repete a frase da vice-prefeita, Alda Marco Antonio quanto ao Complexo Prates e sua relação com os moradores de rua. “Temos que oferecer aqui no Complexo tudo aquilo que eles já possuem na rua e tornar o espaço ainda mais atrativo para que eles sintam-se a vontade e a Assistência Social e a Saúde possam oferecer-lhes o que há de melhor”, ressaltou FRANGE.

“Nada aqui amedronta e toda a privacidade é garantida com a disposição dos banheiros e de um albergue com mais de 12 lugares. A inclusão no Complexo Prates de uma unidade de saúde mental, CAPS com médicos de todos os profissionais de saúde e a AMA traz segurança e a oportunidade de tratamento daquele que ‘espontaneamente’ irão procurar por ajuda“, disse o parlamentar.

Grande público presente 

Frange afirmou mais de uma vez que “Aqui no Complexo Prates ninguém é obrigado a nada e ninguém será forçado a nada. Nem por isso deixará de ter regras, disciplina, segurança e higiene”, finalizou.

A Secretaria de Assistência Social enfatizou que os moradores de rua da cidade de São Paulo hoje não é mais aquele da miserabilidade ou o pedinte, eles estão em 5 grupos de pessoas. O primeiro grupo de dependentes de álcool, o segundo dependentes de drogas, o terceiro que vivem da prostituição, o quarto de doentes mentais e por fim o quinto grupo que são aqueles que participam do comércio ilícito de drogas, principalmente no período da noite e que dormem durante o dia.

O Vereador PAULO FRANGE acredita que com esses dados a Assistência Social, por meio do Sistema Único de Assistência Social - (SUAS), tem cumprido o papel e nesses três últimos anos consolidou a implantação com mais de 1 milhão de pessoas atendidas ao ano.

FRANGE lembrou que o prefeito Gilberto Kassab anunciou que vai encaminhar uma emenda à Lei Orgânica do município, estabelecendo em 20% do orçamento o piso para o investimento em Saúde para a próxima gestão. Atualmente, o índice obrigatório é de 15%. 



Durante inauguração uma homenagem aos trabalhadores que dedicaram intensivamente a uma obra tão fantástica construída em tempo recorde de 90 dias.









Nenhum comentário :