terça-feira, 3 de maio de 2011

CPI DISCUTE ACESSIBILIDADE DAS CALÇADAS DA CIDADE DE SÃO PAULO



Nesta manhã, em reunião ordinária a CPI da Acessibilidade recebeu o Secretário Marcos Belizário da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para discutir as necessidades de adaptação que o município precisa para atender o deficiente em todos os seus ‘serviços’. O Secretário destacou dois pontos que considera importantes. O primeiro é o livre transitar dos deficientes por todos as ruas e prédios da cidade e a capacitação adequada para inclusão deste público ao mercado de trabalho.

O vereador PAULO FRANGE em discurso falou da importância da acessibilidade dos passeios públicos em geral e ressaltou o difícil acesso dos deficientes aos próprios prédios ocupados por órgãos públicos.

Sobre as calçadas, o Secretário apresentou um projeto que consiste em tornar os proprietários de imóveis responsáveis por adaptar suas calçadas, aplicando multas àqueles que não cumpram a regulamentação. “Se o comércio tem que pagar por causa de uma calçada irregular, ele vai correr atrás de mudar”.

Para o vereador PAULO FRANGE a manutenção dessas calçadas é o principal encargo que precisa ser tirado da prefeitura e repassado, principalmente, aos estabelecimentos comerciais. Em contrapartida, Belizário afirma que o poder público se ocuparia de questões mais complexas, como obras de calçadas em terrenos inclinados, além da fiscalização.

2 comentários :

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER EM RELAÇÃO ACESSIBILIDA DAS CALÇADAS EM LUGARES COM DECLIVE.
A QUESTÃO QUE MORO NO LOCAL ONDE Á RUA É EM DECLIVE, GOSTARIA DE SABER SE VAMOS TER QUE MUDAR A ESTRUTURA DA CASA PARA SE ADEQUAR A CALÇADA COMO ELA É???????????
GOSTARIA DE UMA RESPOSTA SOBRE ESSE COMENTÁRIO.
OBRIGADO..

A VOZ DE PAULO FRANGE disse...

Prezado Sr.

Estamos tratando dessa discussão aqui na Câmara Municipal. São Paulo tem 35 mil quilômetros de calçadas. E através da CPI, estamos aguardando o senso municipal que trará dados que subsidiarão nossos argumentos junto ao Poder Executivo para aumentar o atendimento aos deficientes por toda a cidade.
Um abraço!
PAULO FRANGE