segunda-feira, 7 de junho de 2010

ALERTA: TUBERCULOSE MATA 4.700 BRASILEIROS POR ANO

Como médico e vereador da cidade de São Paulo sempre procuro chamar a atenção da população para assuntos relacionados à saúde pública.

Quando trata-se de uma doença grave e transmissível como acontece com a TUBERCULOSE , doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch, o alerta ainda é maior.

Apesar das diversas campanhas publicitárias realizadas no Brasil, o poder público acha impossível a erradicação da doença principalmente nas regiões mais pobres do país onde segundo os profissionais da saúde a infraestrutura que atende os pacientes é insuficiente o que favorece a transmissão.

Aproximadamente 4.700 brasileiros morrem por ano em decorrência da doença de acordo com dados do Ministério da Saúde. A taxa é de 37,4 contaminados por cem mil habitantes. Só no ano passado, foram registrados 72 mil casos de tuberculose.

Atualmente, o Brasil ocupa o 19º lugar no ranking dos países com mais casos no mundo.
Uma das principais causas da doença é a desinformação e a ignorância do problema. Cerca de 13% das pessoas diagnosticadas com tuberculose abandonam o tratamento.

TRANSMISSÃO: Ocorre de pessoa para pessoa através da saliva com o agente infeccioso principalmente em lugares fechadas e de pouca ventilação.

SINTOMAS: Tosse, perda de peso, dor no peito, falta de apetite, febre e sudorese noturna.

PREVENÇÃO: A Organização Mundial da Saúde recomenda a prevenção infantil. Indicado para crianças entre 0 e 4 anos de idade, o BCG é um tipo de vacina que permite o combate da doença no organismo. Outra recomendação é o tratamento precoce para pessoas já infectadas.

TRATAMENTO: Uso de antibióticos, com duração de aproximadamente 6 meses. Os medicamentos podem causar efeitos colaterais como enjôos, vômitos, indisposição e mal estar em geral.


Fontes: Site Brasil escola, Jornal Diário de São Paulo, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
Fotos: amparo.gov.br; amigos do crivella

Nenhum comentário :