sexta-feira, 4 de junho de 2010

05 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Sempre procuro chamar a atenção da população em datas especiais, com o objetivo de promover reflexões acerca dos acontecimentos da atualidade que acredito ser de caráter social. Hoje, 05 de junho, comemoramos um dia que é de interesse de todos os habitantes deste planeta: o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data foi estabelecida em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, como o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação ambiental.

É comum os meios de comunicação repercutirem sobre questões que envolvem a sustentabilidade dos recursos naturais. O tema já gerou discussões pelo mundo no século 20 e ganha diariamente mais espaço na primeira década do século 21. Porém, muitas pessoas ainda não conseguiram entender ao certo o que significa este termo e o que podem fazer para ajudar a preservar o meio ambiente.

Consumo sustentável é saber usar os recursos naturais, por exemplo, a água, de acordo com as necessidades básicas. Cabe, portanto, que cada indivíduo pense em como usar e evitar abusos, sempre com bom senso. Este, de fato, é o primeiro passo para aprender que tudo o que a natureza nos oferece serve para atende a todos. Utilizar os recursos naturais em abundância é um imenso risco de um dia não tê-los e isso atingirá a você, seus vizinhos, familiares e as gerações futuras. Por isso é tão importante valorizar, poupar e cuidar do planeta.

Líquido precioso

Cerca de 97,5% da água existente na Terra é salgada, dispostas em mares e oceanos. O surpreendente é que apenas 2,5% é água doce (apropriada para o consumo humano), armazenada em lençóis subterrâneos, pólos, geleiras, icebergs, lagos e rios.


O problema é que este bem tão precioso que mata a sede da humanidade apresenta cada dia mais chances de ser insuficiente para a demanda de consumo. Aqui em terras brasileiras, detemos de 13,7% da água doce disponível no mundo, sendo que deste total 80% estão concentrados na Amazônia. Para tanto, com o crescimento constante da população nossa reserva pode reduzir significativamente caso não houver um trabalho de preservação quanto à diminuição de consumo. É relevante alertar também sobre a responsabilidade da sociedade em não jogar lixo nem resíduos industriais nos rios, visto que este ato gera grande contaminação em longa escala.



Economia em casa

O consumo excessivo de energia também é uma grande preocupação quanto à preservação ambiental. A partir de mudanças simples e básicas que você pode adotar na sua casa é possível ajudar a natureza e mais: diminuir os gastos com as contas de energia elétrica. Então é hora de mudar os hábitos!

• Ao escovar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira;

• Quando for lavar a louça, deixe a torneira aberta somente quando for enxaguar os utensílios;

• Prefira as toalhas de pano para secar o rosto e mãos ao invés dos lenços de papel descartáveis. A mesma regra vale para os guardanapos: opte pelos de pano e descarte os de papel;

• Substitua as sacolinhas plástica do supermercado por caixas de papelão ou sacolas de pano;

• Fique alerta com o tempo do banho e a temperatura da água, principalmente em dias mais frios;

• Compre aparelhos elétricos com o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética, contribuindo para a redução de impactos ambientais;

• Evite abrir a porta da geladeira e freezer várias vezes ao dia, pois a entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais, o que aumento o consumo de energia elétrica;

• Se puder, evite acender lâmpadas durante o dia. Abra as janelas e permita que a luz do sol ilumine o ambiente;

• Na hora de comprar lâmpadas, dê preferência às fluorescentes compactas ou circulares que, além de ter de 5 a 10 vezes mais durabilidade, gastam menos energia e iluminam melhor;

• Desligue a televisão se não estiver assistindo;

• Evite ligar o ferro de passar várias vezes por dia ou por mês. A dica é deixar as roupas acumularem para passá-las de uma só vez.

Estas são algumas dicas que pode ajudar e muito a preservar os recursos naturais. Pense sempre que é responsabilidade de todos nós assegurar a sustentabilidade do planeta. Economizar e poupa é a melhor maneira de preservar. Pense nisso!


Fontes:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/mundomoderno.html
http://www.unep.org/wed/2009/portuguese/evento.htm
http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?categ=2
http://www.natureba.com.br/economia-energia-eletrica.htm
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=3AA4ED76C41E8627832571B8006C6545

Fotos: Sites Brasil Cultura, Badaueonline, Pedroseverinoonline

Nenhum comentário :